fiba Publicado 18 Março 2009 Boas, Já li o manual por inteiro e continuo com as seguinte dúvidas. A Mentalidade está relacionada apenas com o posicionamento do jogador em campo? Um DC com mentalidade 20 joga mais adiantado do que um DMC com mentalidade 0? Qual a relação entre a mentalidade do jogador e a linha posicional em que ele se encontra? Tendo o campo 6 linhas posicionais (GK e Líbero; DRLC; DM; MRLC; AMRLC; FRLC), estará o campo dividido em 120 posições (6 linhas de posição * 20 pontos de mentalidade)? Agradicia que alguém me pudesse responder. Tenho ainda uma proposta a fazer aos programadores que frequentam o Fórum. Por que não fazem um utilitário que permita desenhar as táctivas em excell (na onda do excell de apoio que vem neste manual) e converte-las para um ficheiro. tac. Assim acredito que seria viável desenvolver mais variantes de tácticas e assim fazer face ao tamanho do campo, ao clima, a dificuldade do adversário e a outros aspectos. Digo isto porque um dos aspectos que acho negativos no jogo é que não temos nunca a possibilidade de ver as instruções indiviuais em conjunto. Isto só é possível se recorrermos ao ecxell. Cumprimentos Fiba Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 18 Março 2009 Quanto ao utilitário, há gerenciadores em que podes colocar todas as instruções individuais num unico ecran e gravar como tactica, mas a partir do excel penso ser impossivel. Em relação à mentalidade, para mim a tua ideia não está totalmente errada, mas eu vejo-a em parte como um "grau de posicionamento" em relação à posição base. Um DC com mentalidade 19 (não há 20...) jogará muito próximo de um MDC com mentalidade 1 (não há 0...) mas ainda assim mais recuado. No entanto, a mentalidade está mais relacionada com o comportamente de um jogador do que com a sua posição. Compartilhar este post Link para o post
fiba Publicado 19 Março 2009 Obrigado pela resposta. Em relação aos gerenciadores, não os conheço, poderias dar-me umas dicas? Quais os melhores? Links? Abraço FIBA Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Março 2009 Eu pensei que havia um aqui no forum, mas não o consigo encontrar, espero que os mods não se importem que coloque aqui um link para a minha segunda casa ;) espero que seja util: http://forum.fmanager.com.br/index.php?showtopic=71722 Compartilhar este post Link para o post
fiba Publicado 20 Março 2009 Boa. Vou testar. Parece-me, pelos comentários que é o que ando a procura. Obrigado Abraço FIBA Compartilhar este post Link para o post
aLmEIDA7 Publicado 20 Março 2009 alguem conseguiu criar apenas so uma tactica de acordo com este documento ,ou é imprescidivel usar 2 tacticas ou mais ( uma tactica para jgr em casa outra fora etccc..) ,neste fm 09 acho que isso de usar varios sets de tacticas se tornou obrigatorio ,parece que temos de ter um plano B ,acabaram se os velhos tempos de outros fm ´s em que usava-mos uma tactica e chegava se alguem consegui criar apenas uma tactica que pelo menos tenha sido boa que diga qualuqer coisa eu queria criar uma tactica ,mas nao tenho la muito jeito naosei porque falha sempre qualquer coisa. nao consigo associar ideias ,e estou farto de usar tacticas de outros ,tbm queria ganhar por mérito proprio e na pelo trabalha ou genialidade de outros. cumpz :adeus: Compartilhar este post Link para o post
fiba Publicado 30 Março 2009 Caro Red Mosquito, Saquei o gerenciador de tácticas, no entanto não funciona (ou eu é que não consigo que funcione). Eles quenado salva uma táctica fá-lo em .tac? Existem outros? Abraço FIBA Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 31 Março 2009 sinceramente não sei, nunca os usei, pergunta no tópico ;) Compartilhar este post Link para o post
skor Publicado 16 Abril 2009 Alguém que já tenha tido sucesso com tácticas criadas somente baseadas neste Tactical Theorems and Frameworks ? Compartilhar este post Link para o post
peixotob Publicado 22 Abril 2009 Alguém que já tenha tido sucesso com tácticas criadas somente baseadas neste Tactical Theorems and Frameworks ? Eu no meu save com o Porto fiquei em primeiro sem derrotas apenas com 3 empates. Fiz 3 tacticas, uma atacante, uma para controlar o jogo depois de tar a ganhar por 2, e uma mais defensiva para a Champions.. Compartilhar este post Link para o post
skor Publicado 23 Abril 2009 Eu no meu save com o Porto fiquei em primeiro sem derrotas apenas com 3 empates. Fiz 3 tacticas, uma atacante, uma para controlar o jogo depois de tar a ganhar por 2, e uma mais defensiva para a Champions.. e seguiste à regra as instruções referidas no documento para os "estilos" de jogo ? Compartilhar este post Link para o post
peixotob Publicado 24 Abril 2009 e seguiste à regra as instruções referidas no documento para os "estilos" de jogo ? Não, apenas utilizei todo o tutorial como base para fazer as minhas tacticas e para compreender melhor o jogo e os conceitos de mentalidade, pressao, etc... Compartilhar este post Link para o post
leandrolol Publicado 24 Junho 2009 http://rapidshare.com/files/248182136/Theo...ks__09.doc.html como o site ta off criei em documentos de texto ou tudo tem 36 pag. Créditos para: Richard (wwfan) e Gareth (Millie) Tradução: Xootz, Outsider e Lincoln Dantas e user amauri do orkut boas leituras Compartilhar este post Link para o post
Guest darkdragon08 Publicado 30 Agosto 2009 Pessoal eu faço o download do ficheiro mas tento extrair e nao da alguem disponiveliza outra vez please! Compartilhar este post Link para o post
semed_roger Publicado 1 Setembro 2009 sera que podem repor o download queria sacar mas n da nada Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 1 Setembro 2009 Eu já li isto umas duas vezes e mesmo assim continuo com dúvidas: - Sobre a pressão. Eu entendi por pressão que aquilo de Área, Meio Campo e Todo o Campo eram apenas nomes e a pressão funciona como um circulo a volta do jogador, quanto maior estiver maior maior é o raio de abrangência do jogador a pressionar mal um jogador entre nesse espaço. Apenas tenho pena que os meus jogadores quando vêem um jogador a correr para eles comecem a correr para trás e não o pressionem. Apesar de ter utilizado aquelas continhas que eles dão no tutorial os jogadores pressionam muito mal. Alguém sabe como definir bem a pressão de um jogador? - Sobre as formações em si. Temos muitas: 442, 433, 451, etc. Já ouvi/percebi que os jogadores também levam tempo a se habituarem a uma nova formação, mas as minhas questões são: Os jogadores habituam-se há formação ou às novas instruções? Por exemplo, se eu mudar umas coisas nas instruções, mas não mudar a táctica a equipa quebrara ou só se passa se mudar a formação em si (de um 442 para um 451 por exemplo)? - Sobre a consistência das tácticas. Já ouvi muita gente dizer que uma táctica só funciona bem durante uma certa quantidade de jogos depois os resultados começam a cair em flecha. Eu já tive essa situação num save, mas antes os resultados eram muito irregulares e depois a coisa lá engrenou. Apesar disso, não posso deixar de dizer que aquela história das formações para Casa, Fora, atacante, defensiva me fazem uma impressão dos diabos. E ai leva-me à questão do ponto anterior. Fosses na pré-época treinam com as várias tácticas ou mantêm sempre a mesma (a normal, digamos) até ao fim, e depois durante o campeonato, fazem as mais ofensivas/defensivas? - Por fim, a consistência dos jogadores. Aqui eu queria perguntar duas coisas: 1º- jogadores e a consistência dos mesmos. Os jogadores só fazem aquilo que lhes dissermos (pelo menos para isso é que lhes "fazemos a cabeça" com aqueles sliders, ridículos) mas porque é que a sua forma é tão inconstante? Num dia jogam uma coisa, no próximo fim de semana, já nem metade fazem, têm um bocado a tendência de ficar com o rei na barriga não? A pergunta seria mais como evitam isto? com novas instruções, elogios ou descanço ou outra coisa qualquer? 2º - Os jogadores fora das posições. Eu quase sempre adapto as minhas tácticas (não consigo fazer uma que me satisfaça sempre, mal perco mudo logo tudo... =/ ) à equipa e aos jogadores. por exemplo, na Juve já tentei usar tácticas tipo: 442 def. (2 trincos, 1 deep-lying playmaker), 41122, 4222 def. (como a primeira mas 1 ala é AMC esq. Giovinco) enfim um inúmero numero delas, mas nunca vão dando até que jogo contra uma equipa um bocado melhor e pumbas, levo no fuçinho... Ou seja so funcionam tácticas simétricas? 442 plano ou com 2 extremos, 433 tipico do jogo,4321, etc? Peço desculpa por isto já ir tão longo, mas é que estas tácticas dão-me cabo do canastro e tudo isto me faz bué aborrecido porque eles só jogam, logicamente, com uma táctica mas se a táctica está mal, eles só fazem borrada.. Espero que alguem tenha alguma paciencia para ler e responder a estas questões. Um prayer à alma caridosa que me consiga elucidar. Lol Compartilhar este post Link para o post
Caeiros Publicado 1 Setembro 2009 Eu já li isto umas duas vezes e mesmo assim continuo com dúvidas: - Sobre a pressão. Eu entendi por pressão que aquilo de Área, Meio Campo e Todo o Campo eram apenas nomes e a pressão funciona como um circulo a volta do jogador, quanto maior estiver maior maior é o raio de abrangência do jogador a pressionar mal um jogador entre nesse espaço. Apenas tenho pena que os meus jogadores quando vêem um jogador a correr para eles comecem a correr para trás e não o pressionem. Apesar de ter utilizado aquelas continhas que eles dão no tutorial os jogadores pressionam muito mal. Alguém sabe como definir bem a pressão de um jogador? - Sobre as formações em si. Temos muitas: 442, 433, 451, etc. Já ouvi/percebi que os jogadores também levam tempo a se habituarem a uma nova formação, mas as minhas questões são: Os jogadores habituam-se há formação ou às novas instruções? Por exemplo, se eu mudar umas coisas nas instruções, mas não mudar a táctica a equipa quebrara ou só se passa se mudar a formação em si (de um 442 para um 451 por exemplo)? - Sobre a consistência das tácticas. Já ouvi muita gente dizer que uma táctica só funciona bem durante uma certa quantidade de jogos depois os resultados começam a cair em flecha. Eu já tive essa situação num save, mas antes os resultados eram muito irregulares e depois a coisa lá engrenou. Apesar disso, não posso deixar de dizer que aquela história das formações para Casa, Fora, atacante, defensiva me fazem uma impressão dos diabos. E ai leva-me à questão do ponto anterior. Fosses na pré-época treinam com as várias tácticas ou mantêm sempre a mesma (a normal, digamos) até ao fim, e depois durante o campeonato, fazem as mais ofensivas/defensivas? - Por fim, a consistência dos jogadores. Aqui eu queria perguntar duas coisas: 1º- jogadores e a consistência dos mesmos. Os jogadores só fazem aquilo que lhes dissermos (pelo menos para isso é que lhes "fazemos a cabeça" com aqueles sliders, ridículos) mas porque é que a sua forma é tão inconstante? Num dia jogam uma coisa, no próximo fim de semana, já nem metade fazem, têm um bocado a tendência de ficar com o rei na barriga não? A pergunta seria mais como evitam isto? com novas instruções, elogios ou descanço ou outra coisa qualquer? 2º - Os jogadores fora das posições. Eu quase sempre adapto as minhas tácticas (não consigo fazer uma que me satisfaça sempre, mal perco mudo logo tudo... =/ ) à equipa e aos jogadores. por exemplo, na Juve já tentei usar tácticas tipo: 442 def. (2 trincos, 1 deep-lying playmaker), 41122, 4222 def. (como a primeira mas 1 ala é AMC esq. Giovinco) enfim um inúmero numero delas, mas nunca vão dando até que jogo contra uma equipa um bocado melhor e pumbas, levo no fuçinho... Ou seja so funcionam tácticas simétricas? 442 plano ou com 2 extremos, 433 tipico do jogo,4321, etc? Peço desculpa por isto já ir tão longo, mas é que estas tácticas dão-me cabo do canastro e tudo isto me faz bué aborrecido porque eles só jogam, logicamente, com uma táctica mas se a táctica está mal, eles só fazem borrada.. Espero que alguem tenha alguma paciencia para ler e responder a estas questões. Um prayer à alma caridosa que me consiga elucidar. Lol Eu posso tentar te ajudar... tb ando a seguir essas dicas :) - Já exprimentaste fazer uma formação com base nas instruções daquela folha excel que vem juntamente com os outros documentos do Tactical Theorems and Frameworks '09? - Até aposto que jogas com a marcação á zona, certo? por isso os teus jogadores recuam e não caem em cima deles... - No que diz respeito a formações... eu jogo com 5 formações criadas por mim e com ajuda das dicas da folha excel: Ultra-Defensiva; Defensiva; Inicial, Ofensiva e Ultra-Ofensiva (claro que depende do adversário e da situação de jogo) jogo com o meu Sporting e obtei pelo 4-4-2 à Paulo Bento :p lool embora prefira o 4-4-2 clássico... mas tinha que arranjar extremos e optei por reforçar o resto da equipa Se quiseres "debater" estes assuntos e outros relacionados com o nosso jogo preferido... estou à disposição: [email protected] Abraço e espero ter-te ajudado um pouco com as tuas dúvidas;) Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 6 Setembro 2009 http://rapidshare.com/files/248182136/Theo...ks__09.doc.html como o site ta off criei em documentos de texto ou tudo tem 36 pag. Créditos para: Richard (wwfan) e Gareth (Millie) Tradução: Xootz, Outsider e Lincoln Dantas e user amauri do orkut boas leituras Da minha segunda casa só vêm coisas boas :celebracao: Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 1 Outubro 2009 Tenho umas quantas perguntas sobre o que diz no guia. - Quando estão a atribuir a Mentalidade aos jogadores, fazem como no guia e deixam um espaço de apenas 8 toques entre o mais defensivo e o mais atacante? - Usam a mesma mentalidade para todos os jogadores defensivos ou variam? Tipo se dão a mesma mentalidade a um trinco e a um central já que ambos vão só defender? - Ao definir a pressão fazem como o guia diz e usam os centrais como base e vão baixando? ou fazem de outra forma? - Ainda em relação à pressão, e em relação ao que o Moskito disse a umas páginas atrás, ao mudarem por exemplo o comprimento (para jogar num campo maior/mais pequeno) mudam os níveis de pressão, linha defensiva, temporização? Se sim por quantos valores? Espero que algum "génio" das tácticas do FM me possa explicar isto sff. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado Agosto 29 Citação de Cabeça de giz, Em 18/12/2008 at 13:55: Foste ao dicionário antes de escrever isto, não foi? Já não tens palavras mal escritas, já só te falta começar a usar as letras todas, a pontuação e os acentos... Citação de Cabeça de giz, Em 26/02/2009 at 17:50: o ttf pode não ter muita coisa de novo, mas organiza muitas ideias de forma extruturada, 🤯 Compartilhar este post Link para o post