Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Flamez

[Duvidas] Bolas Paradas

Publicações recomendadas

Boas pessoal!

Já postei algumas vezes aqui no Fórum, mas este é o meu primeiro tópico.

Penso que está na secção correcta.

Estou a criar este tópico para toda a gente que frequenta este fórum trocar opiniões sobre as intruções tácticas referentes a bolas paradas, tanto instruções colectivas como individuais.

A ideia é permitir a pessoal (eu) que não atinge resultados em termos de finalização com as bolas paradas, vir a perceber melhor como funciona a politica das bolas paradas.

Pronunciem-se sobre os vossos resultados (nas bolas paradas), dúvidas e explicações que tenham a dar sobre a relação entre as instruções para as bolas paradas a usar e os diferentes tipos de jogadores (altos, bons cabeceadores, destabilizadores de àrea, ...).

Exponham aqui todas as instruções que dão e todo o tipo de questões acerca do assunto!

:smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho tido alguns bons resultados nos cantos e livres laterais. Para isso meto os 2 DC a "saltar com GR", 1 AC a "desviar ao 1º poste" e o outro AC "ao 2º poste" e depois dou indicação para marcar os cantos a "cruzar para a área de penalty"...

Desde que os DCs tenham boa impulsão e cabeceamento consigo marcar bastantes golos desta forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogas com que equipa?

O que é que mandas os jogadores baixos ou maus cabeceadores (normalmente são extremos e laterais) fazerem?

Compartilhar este post

Link para o post
Jogas com que equipa?

O que é que mandas os jogadores baixos ou maus cabeceadores (normalmente são extremos e laterais) fazerem?

Com o Benfica e depois com o Farense.

Jogo em 4132, por isso não tenho extremos...

O Trinco digo para aparecer ao 1º poste, os 3 MC e os 2 DL ficam com ordens para ficar atrás se necessário. Mas importante é mesmo a colocação dos DC, porque com ordem para colocar na área de penalty, os marcadores de cantos colocam a bola na zona do GR. Até mesmo contra equipas que têm bons cabeceadores (Porto) consigo marcar golos desta forma com o D. Luiz, Sidnei, Luisão, etc., porque normalmente nesta zona se o defesa perde o cabeceamento é golo quase certo. São raros os GR que conseguem ganhar estas bolas, por isso se o defesa não tira a bola é golo quase certo.

No Farense a colocação é igual, os jogadores é que são mais fracos, mas mesmo assim consigo ir marcando uns golos nos cantos.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre isto das bolas paradas tambem gostava de saber as melhores tecnicas pra isso..

MAs nos cantos pra mim o melhor é marcar os cantos para o primeiro poste e meter o central com mais cabeceamento a "desviar ao 1º poste"..usando isto marco muitos golos de cantos..usando outras coisas nunca marco um unico golo num canto...

descobri isto dos cantos ao primeiro poste devido a no fm 08 uma tactica do grande cesario dalta e essa mesma tactica tinha isso dos cantos ao primeiro poste...

Compartilhar este post

Link para o post

Não será o unico sistema, mas dos que já testei é dos melhores. Com as características certas, o central que ataca o GR faz 20 a 30 golos por época ;)

Vou enfatizar isso, porque 33% dos gols no futebol são de bolas paradas. Em minha formação faço isso:

Para escanteios ofensivos, meu melhor zagueiro (impulsão/jumping, cabeceio/heading, força/strength, bravura/bravery e sem a bola/off the ball) disputa com o goleiro. O outro zagueiro ataca o poste mais perto (attack near post) e um dos laterais ataca o poste mais longe (attack far post). TODO O RESTANTE FICA ATRÁS! Sempre coloco para o cobrador cruzar a "6 yard box" (não sei a tradução ao certo pois jogo em inglês, mas pelo número 6 dá para perceber qual é), e quem cobra é o melhor cobrador de escanteios disponível que nunca é um dos três dentro da área.

Para escanteios defensivos, para que inferno serve colocar os laterais nos postes? ELES SÃO JOGADORES DE DEFESA! Coloque seus alas nos postes, zagueiros marcam jogadores altos, e todos os outros (exceção do goleiro) marcação H-H.

Para as faltas de ataque/defesa eu deixo tudo como está nas cobranças de escanteio e mando cruzar para o centro, mas certifique-se que o cobrador de faltas não é um dos três de dentro da área.

Para as cobranças de laterais, eu deixo "quick" (cobrança rápida) pelo ala que esta naquele lado. "Default settings" (opções padrão) estão ok. Se você tem um lateral/ala com bons lançamentos longos de laterais, mude para "longo".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que isto das bolas paradas varia um pouco de equipa para equipa, e de jogadores para jogadores, consoante as suas características. Na minha opinião o importante é tentar dispor os jogadores na área adversária de forma a que a bola vá cair numa zona onde haja menos defesas possíveis. Ou seja, se colocarmos "marcar para a área de penalty", colocamos um ou dois jogadores altos (os que irão finalizar a jogada) a saltar com o GR, e depois tentamos "arrastar o maior numero possível de defesas dessa zona, colocando jogadores "a vir de trás", ao "segundo poste", "esperar no limite da área", etc. (nota que quanto mais altos forem os jogadores que irão afastar os defesas da zona de acção melhor, pois irão na teoria ser marcados por defesas com boa capacidade aérea, o que os impossibilita de disputar o lance chave da jogada)

Quanto ás bolas defensivas, penso que não há muito a saber: colocar os melhores cabeceadores a marcar oponentes fortes, dois extremos (com isto digo jogadores baixos) a marcarem os postes, e tentar colocar dois ou três jogadores individualmente fortes lá na frente para obrigar o adversário a colocar gente a defender.

Espero ter ajudado. Cumps :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...