Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lokito

[FM2016] Emular o modelo do Leicester

Publicações recomendadas

SyVVnAr.png

leicester-ideal-lineup.jpg

Boas malta. Andei um pouco afastado do Fm e o vício já não era o mesmo, mas depois de me terem falado e solicitado algumas informações sobre o sistema do Ranieri no Leicester, peguei na ideia do TaCs6, e decidi criar este tópico para quem queira contribuir e dar a sua opinião, bem como para tentar acender a chamada do FM dentro de mim. :mrgreen:

Depois de ter visto alguns jogos e ter lido algumas artigos sobre o modelo, cheguei a esta conclusão. Honestamente não tenho muito tempo, por isso vou tentar ser mais sucinto nas descrições.

Quando falamos do Leicester do Ranieri, vemos uma equipa em grande forma. O sistema usado é um 4-4-2 clássico, com o Médio Direito a fazer movimentos interiores e criar desequilíbrios no meio. É injusto falar desta abordagem táctica, sem referir as origens desta ideia. Claramente, Ranieri "bebeu um pouco do elixir" do 4-4-2 do Arrigo Sachi, essa máquina de futebol. As ideias deste Leicester consistem em:

• 4-4-2 clássico

• Médio Direito com movimentos interiores, tentando criar vantagem na frente.

• Três linhas de pressão

• Equipa muito compacta e com poucos espaços no meio para explorar

• Pressão alta e constante

• No processo defensivo, os Médios Alas vão para dentro e fecham ainda mais a equipa, tentando atrair os adversários para o jogo exterior.

• Grande agressividade nas abordagens, quando adversário passa zonas de pressão

• Obrigar os adversários a usar o passe longo

• Transições extremamente rápidas, com movimentos exteriores ou interiores.

• Basculação em bloco

Neste momento estou com este modelo:

K1aMLWp.png

y3Gfu3o.png

R58x0Ir.png

Uso Muito Fluído porque quero que a equipa funcione em bloco e Controlar é a estratégia que uso por defeito. Durante os jogos estou a usar uma abordagem mista, entre Contra Atacar e Sobrecarregar. O importante é ser dinâmico e mexer na equipa sempre que a equipa não reaja. Aumentar a intensidade do jogo da equipa, funciona muito bem em algumas ocasiões (na vitória contra o Tottenham isso fez a diferença e empurramos os gajos para a defesa, dando a volta a uma desvantagem de 2 golos)

Instruções aos Jogadores

VaZFnWN.png

UWB4hCT.png

c7DkXIo.png

YOk7KCT.png

MEIO CAMPO

f1CITSC.png

KwKdoTI.png

1pSBBkk.png

VtYFSQi.png

ATAQUE

7pYdjNf.png

a44rfYz.png

INSTRUÇÕES AO ADVERSÁRIO

rYlvNF2.png

Comecei a época desta forma e em todos os jogos a abordagem funcionou. O jogo onde tivemos mais dificuldades, foi contra o Sunderland, uma equipa que começou bem a época e que bloqueou bem as nossas saídas. O 4-4-1-1 do adversário criava superioridade numérica no meio campo e dificultou os movimentos.

vww6LzM.png

Destaco o jogo contra o Liverpool. Fizemos uma exibição assombrosa e não demos qualquer hipótese ao adversário.

Equipa compacta e os 2 lá na frente à espera da bola para o ataque rápido.

abp891G.png

Inler recupera a bola e lança logo rápido no Okasaki, que recebe e lança o Vardy no espaço...GOLO a 3 / 4 toques.

Oe4ZpYQ.png

RESULTADOS

vJNLeEO.png

UltkgAA.png

FbCU2mE.png

TKQ0B2c.png

5186622f69034fc4a1dd418993cc5c3a.png

Bon jogos malta... :smilie_cmpt:

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: O tipo de coisas que falta nesta secção, grande leitura!

EDIT: Como já utlizas a instrução "Explorar pelo meio" e o "Levar bola até à área", não ficas com o jogo muito mastigado no corredor central ao teres também largura minima?

Editado por TaCs6

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: O tipo de coisas que falta nesta secção, grande leitura!

EDIT: Como já utlizas a instrução "Explorar pelo meio" e o "Levar bola até à área", não ficas com o jogo muito mastigado no corredor central ao teres também largura minima?

A ideia foi explorar mais o meio e tentar manter os jogadores ainda mais juntos. Continuo a ter movimentos exteriores, porque tenho os PL a "Jogar pelos Flancos". Aliás marco bastantes golos de cruzamentos rápidos para o 2º poste. ;)

E conseguiste isso sem instruções aos jogadores?

Claro que não. Também dou instruções aos jogadores, apenas ainda não as publiquei todas. :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não. Também dou instruções aos jogadores, apenas ainda não as publiquei todas. :)

E nos jogadores da frente das instruçoes aosjogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

LOKITO no seu melhor, esta época o Blue anda desaparecido :mrgreen:

Blue não vais ter nenhuma recaida? As tuas tácticas e as do Lokito sempre foram as minhas preferidas... fazem falta este ano :)

Compartilhar este post

Link para o post

carrega lagarto lol a ideia de ires por leicester foi minha, vá chuta la mas é os créditos para o JE :mrgreen: ta fixe agora vê la senão desapareces :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

LOKITO no seu melhor, esta época o Blue anda desaparecido :mrgreen:

:compinchas:

e quando disponibilizas a tactica para download?

A minha ideia não é essa sinceramente, tenho um objectivo diferente. O que tinha em mente, era criar o tópico com algumas ideias base do conceito e quem quiser pode participar, dando a sua opinião ou ideias. Vou partilhando as instruções e mentalidades que estou a usar, bem como algumas abordagens nos jogos, o pessoal que estiver interessado, se quiser pode experimentar e mudar consoante as suas ideias e interpretações. No final, de certeza que com várias ideias, chegaremos a uma táctica mais completa. Entretanto já adicionei todas as instruções individuais e ao adversário. :)

Blue não vais ter nenhuma recaida? As tuas tácticas e as do Lokito sempre foram as minhas preferidas... fazem falta este ano :)

Obrigado pela parte que me toca. :)

É sempre bom ser valorizado, mas há muito mais gente por este fórum que percebe muito disto.

carrega lagarto lol a ideia de ires por leicester foi minha, vá chuta la mas é os créditos para o JE :mrgreen: ta fixe agora vê la senão desapareces :compinchas:

Heheeheh é verdade, por acaso foi uma dica bem dada Mister Capo. A ver se volto a ganhar o "bichinho" do FM. :mrgreen:

Bem malta, depois de ter feito pequenas mudanças em algumas Inst. Individuais. Mudei o MAD para Automático (não estava a gostar dos espaços que estavam a ser dados por exemplo). A equipa ficou ainda mais compacta. Tudo bem que o Mahrez na direita pode estar posicionado mais à frente na realidade, mas prefiro dar movimentos preferidos para essas incursões.

Fiz mais alguns jogos e gostei das exibições. O que gosto mais de ver, é a equipa compacta. Deixo sempre 2 bichos na frente que são a 1ª linha de pressão, quando o adversário passa, tem mais 2 linhas e nas recuperações de bola, raramente tenho superioridade numérica na transição, mas crio sempre perigo ao lançar os "buitxos" no espaço, com movimentos exteriores e aproveitando os movimentos interiores dos alas que criam os desequilíbrios.

K0YDYT6.png

luCxh65.png

Compartilhar este post

Link para o post

Pah em príncipio não faças muita conta, podes sempre adicionar minha steam quem sabe se não tens sorte :mrgreen:

Aproveita bem as do Capo que também são muito boas

Editado por bluebird

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Lokito, uma pergunta tu ao analisares como a tua equipa fecha e vai jogando pões em ver o jogo completo ou alargado? Obrigado desde já :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Pah em príncipio não faças muita conta, podes sempre adicionar minha steam quem sabe se não tens sorte :mrgreen:

Aproveita bem as do Capo que também são muito boas

qual é o teu user no steam? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguires encontrar é este dragonblue15 se n encontrares e tiveres o do Capo ou Lokito vais aos amigos dele que tou lá :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Lokito, uma pergunta tu ao analisares como a tua equipa fecha e vai jogando pões em ver o jogo completo ou alargado? Obrigado desde já :compinchas:

Eu vejo em Alargado ou Completo para construir a táctica, depois uso o prolongado. Quando são jogos mais manhosos e tenho dificuldades, já demoro mais um pouco.

Bem, cheguei ao fim deste teste. Ao longo da temporada, fui mudando algumas coisas, mas no geral mantive quase tudo o que tinha no original. Tivemos uma má fase, onde tudo corria mal, mas com umas palestras tive a sorte de levantar a equipa que estava a cair na mediocridade. Foi uma época excelente, com alguns sobressaltos, mas era complicado manter sempre o mesmo nível. Vacilamos no último jogo e fomos campeões porque o United foi ainda mais incompetente que nós. Está conquistada a Premier League.

Basicamente o futebol foi do mais simples possível. Pressão alta e constante, tentar recuperar a bola e chegar à baliza o mais rápido possível. Repetir até entrar. Repetir, repetir. Tentar manter a equipa em boa forma física, jogadores com máximo de 95% para o onze titular. Equipa fechada, com movimentos exteriores dos PL´s abrindo espaços na defesa adversária, para os movimentos dos médios. Linear, mas eficaz, pelo menos para mim. Mesmo assim, tive que ser bastante dinâmico durante os jogos. Alternar entre Controlar, Atacar e Sobrecarregar, tentando mexer com o jogo, Intensidade e etc. Por mim está tudo meus amigos. :mrgreen:

vJNLeEO.png

UltkgAA.png

FbCU2mE.png

TKQ0B2c.png

5186622f69034fc4a1dd418993cc5c3a.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui mas prints do meio do campeonato ate agora, a jogar com o Nacional da Madeira!

Calendário:

pl6k0yB.png

obT0tO1.png

Liga:

3uirUIV.png

Alguns Jogos:

Perdido, começamos logo mal com o auto-golo, e não conseguimos reagir!.

ffjnn3P.png

Empate, que devia ter sido vitória!

rNzO2ra.png

Um jogo que foi ganho ao Porto, não pensei que fosse correr tão bem.

hXp8AzA.png

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui mas prints do meio do campeonato ate agora, a jogar com o Nacional da Madeira!

Calendário:

Liga:

Alguns Jogos:

Perdido, começamos logo mal com o auto-golo, e não conseguimos reagir!.

Empate, que devia ter sido vitória!

Um jogo que foi ganho ao Porto, não pensei que fosse correr tão bem.

Boa. Vai dizendo como corre isso. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas outra vez! Penso que um dos problemas deste FM têm sido os cruzamentos, o que me leva a querer pressionar alto e recuperar as bolas antes de chegarem ao meu meio campo, tal como tu também procuras, só que tendo tu a equipa tão fechada no processo defensivo e, também como tu dizes, obrigar o jogo exterior do adversário, não sofres desse mal de uma forma mais extravagante?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas outra vez! Penso que um dos problemas deste FM têm sido os cruzamentos, o que me leva a querer pressionar alto e recuperar as bolas antes de chegarem ao meu meio campo, tal como tu também procuras, só que tendo tu a equipa tão fechada no processo defensivo e, também como tu dizes, obrigar o jogo exterior do adversário, não sofres desse mal de uma forma mais extravagante?

Sim um pouco, mas na minha opinião, é preferível deixar os gajos com espaço exterior. Compreendo o que queres dizer ao nível dos cruzamentos no FM, mas efectivamente, a minha ideia é fechar a equipa à chave e não dar espaço para jogo interior. Claro que em muitas alturas e devido a vários factores (pressão, cansaço, qualidade do adversário, etc) existem sempre os espaços entre linhas. É verdade que "papo" alguns golos de cruzamentos e muito perigo vem das alas, mas com bom treino defensivo e centrais "armários" com bom posicionamento, dá para amortizar um pouco o prejuízo. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei a época no Nacional, apesar de ter desperdiçado alguns pontos na reta final do campeonato, foi bom para a 1º época, era previsto ficar em 11º fiquei 5 lugares a cima do previsto!

A entrada para a ultima jornada, dependia só de mim para qualificar para a champions, e vacilei. Perdendo o jogo, dependia de terceiros para ir as competições europeias, o Guimarães jogava com o Sporting, na qual empataram e fiquei em 6º.

Para acabar bem a época ganhei a taça de portugal e vou directamente para a fase de grupos da Liga Europa!

Calendário:

sYF7eNu.png

Liga:

X4d6pY8.png

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei a minha 2º época no Nacional da Madeira! Foi uma boa campanha, no inicio devido ha carga de jogos começamos menos bem, mas depois atinamos e foi sempre a subir de rendimento!

Liga:

2mliSkX.png

Liga Europa:

X8qkedC.png

Taça Portugal:

DpWxTZN.png

Calendario:

DvUVHn5.png

E73UHQx.png

uJnMq3K.png

Transferências:

cmnZQzw.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...