T. Renan Publicado 23 Setembro 2008 Não é um tutorial muito complexo, cheio de dicas, mas acho que pode ajudar alguns que tenham algumas dúvidas. Detalhes Táticos Iniciando um novo save com o Everton, decido adotar uma nova postura diante da parte tática que o FM oferece, muito pouco ainda, é verdade, mas acabei percebendo que uma maior atenção nesse quesito pode vim a ser decisivo no final de uma temporada. Vamos aos fatos. Observar próximo adversário: Sempre mandei meus olheiros analisarem o próximo adversário, porém nunca tinha reparado na importância dessa opção. Sabendo analisar bem as informações passadas pelo seu Staff o caminho para a vitória fica mais curto. Essas informações consistem basicamente no terreno do adversário, no estilo que eles adotam, o principal ou principais jogadores a serem marcados e os titulares indisponíveis para a partida. Mais para frente voltarei a tratar do assunto neste tutorial. Clima Outro fator que pode vim a ser decisivo numa partida é a questão do clima. É claro que em uma liga que tenha o futebol mais forte praticamente todos estádios possuem o sistema de aquecimento subterrâneo, que permite a realização da partida em condições adversas. Quando não se possuem este recurso, o jeito é tentar se adaptar ao clima. Por exemplo: O clima varia desde seco, o que não causa problemas, até tempestuoso com neve, porém ainda se encontram outros climas que podem afetar o estado do gramado. Enfim, se você observar um gramado prejudicado, principalmente pela chuva como deve ser o seu estilo de jogo? Primeiro de tudo, o ideal é focar em passes longos e uma temporazição rápida, além de um jogo pelos flancos. Se você possue um estilo de passes curtos num gramado prejudicado pelo tempo certamente enfrentará muitas dificuldades. Além disso, seria interessante inibir a liberdade criativa de sua equipe, a também explorar mais as bolas paradas através de jogadas ensaiadas. Marcação Individual Essa é uma opção já mais conhecida entre os managers, mas penso que deveria ser usada mais frequentemente, visto a importância dela. Retomando a parte da análise do adversário, como disse, o seu Staff passa a informação dos principais jogadores do adversário. As questões que abragem esta opção são muitas, tentarei resumir para vocês: 1° A principal tática que o adversário usa é o 4-4-2 simples, com algumas setas usadas, vamos analisar esse esquema. Veja que nessa esquema possivelmente a principal jogada deles seja o uso dos ME e do MD, até por que eles pelas setas costumam subir. Pois bem, aqui as opções são diversas, primeiro analise em qual lado a jogada for mais forte, veja se tem algum jogador na ME ou na MD que realmente possa fazer a diferença, se for esse caso eu particularmente uso um volante com boa marcação pra fechar neste meio. Se for o caso de você se deparar com dois meias realmente acima da média e ver que os dois flancos precisam ser marcados eu costumo colocar os dois laterais marcando, o LD marcando o ME e o LE o MD. Essa ainda não é a única ressalva diante este esquema, vejamos no caso do Liverpool: Note neste esquema que além dos dois meias pelos lados, eles utilizam e muito o Xabi Alonso como alternativa ofensiva, diante dessa situação eu adoto o esquema acima, com os laterais marcando, e coloco um volante com marcação apurada neste MC, no caso o Xabi. Outro esquema que aparece nos jogos do Camp. Inglês é esse: Costuma aparecer com menos frequência, e quando usado é por aquele time pequeno e chato, que fica atrás e explorando os contra-ataques o jogo inteiro. Sinceramente, tendo um bom elenco em mãos, costumo abdicar de marcação individual nestes casos, e caso veja que estou sofrendo muitos contra-ataques apenas me limito a segurar meus dois laterais, dando mais segurança ao setor defensivo, e caso você encontre maiores dificuldades, outra alternativa é colocar um volante marcando individualmente o MAC do adversário. Segue abaixo a última tática que tive que enfrentar na temporada inglesa, e sem dúvidas a que mais me trouxe problemas: 4-2-3-1 Usada pelos dois Manchester’s no meu save, digo que enfrentei muitas dificuldades devido a qualidade do meio campo deles. Contra o United em casa, não foi tanto, consegui neutralizar bem e ao mesmo tempo ir com consistência ao ataque, inclusive causando a única derrota deles no Campeonato, porém contra o City a história foi diferente, mesmo marcando os 3 MAC acabei sendo envolvido e levando um sonoro 6×2. Ainda não consegui arrumar alguma maneira eficiente de tentar neutralizar esse esquema, o que eu fiz e não deu certo? Coloquei meu volante marcando o meia mais centralizado e os meus dois laterais fechando os meias que caíam mais pelas pontas, mesmo assim não teve jeito, buscando uma nova alternativa durante o jogo, livrei os dois laterais de marcarem e liberei eles ao ataque, até tive uma relativa melhora, mas a equipe continuou vulnerável. Realmente é um esquema em que eu preciso trabalhar mais sobre ele ainda. Outra questão importante é a “Troca de posição”, falarei detalhadamente disso mais a frente. Lembrando que essas informações estou passando é com base num sistema 4-4-2. Saindo atrás no placar Quem nunca ficou um tempão analisando o adversário, fazendo uma marcação individual, cuidando do clima, etc, e com 5 minutos de jogo sai perdendo? Pois bem, fato normal esse, mas não é o fim do mundo, o que eu costumo fazer diante essas situações? Primeiro de tudo, mantenho o esquema, a melhor coisa a se fazer nesse caso é ver a reação de seus jogadores, com o mesmo esquema, já que muitas vezes a equipe consegue contornar a situação mesmo sem alterações táticas. Se mesmo assim a equipe continuar mal no jogo, é sinal que o esquema não veio a calhar, é hora de mudanças, porém uma mudança cautelosa, não adianta com 30 minutos de jogo colocar todo o time a frente. Como disse acima, em jogos mais complicados eu costumo sempre prender meus laterais e deixar eles com uma única função, que é marcar, mas se perceber que a equipe não está rendendo, a primeira alternativa é liberar eles para o ataque, a tendência é uma ofensividade maior, porém mesmo assim, nunca é bom se descuidar da defesa, então o ideal se for liberar os laterais, é ter pelo menos um volante totalmente preso. Ainda há as situações mais críticas, que é quando a partida está no final e a sua equipe precisa do gol, sendo assim a única alternativa a se fazer é se lançar no ataque, sacando este volante e colocando mais um meio com qualidades ofensivas, jogando assim de uma forma mista, buscando o ataque tanto pelo centro ou pelos flancos, e claro, aumentar a pressão, fazer com que os atacantes já marquem a saída de bola, e em casos críticos, como os acréscimos, faça o goleiro ir para a área em bolas paradas. Fique atento as dimensões do gramado, muita gente sempre gosta de um estilo de passe curto ou longo, mas não considera o tamanho do gramado do estádio. Muitas vezes se o gramado é pequeno o olheiro avisa na observação do adversário, mas não custa ir em informações e ver as dimensões. Por exemplo: Se o gramado possue um tamanho reduzido, logicamente que um estilo de passes diretos e uma preferência pelas jogadas laterais não irão render na partida, caso o gramado seja pequeno, sempre prefira um jogo com passes curtos, com jogadas pelo centro, e dependendo do estilo de seus jogadores escolha uma temporização rápida ou lenta. Pressão do adversário no final da partida Quem nunca deixou de ganhar um jogo decisivo devido ao 4-2-4 que o computador sempre usa em placares adversos no final da partida? Já levei tanto gol assim, que resolvi observar melhor isso, o que geralmente faço? Sempre formo um 4-5-1 com um paredão no meio campo e faço as devidas marcações individuais: 1° Coloco um atacante descansado para marcar a saída de bola. 2° Meus dois meias o ME e o MD eu coloco para marcar os laterais adversários, sendo assim, neutralizando a descida deles pelas alas. 3° Uso 2 dos 3 MC para marcarem os MC deles, e o que resta uso para fazer ligações ao ataque. 4° Meu laterais marcam individualmente os pontas adversários. 5° Faço meus meias segurarem a bola, assim como meu atacante. 6° Independentemente do clima, do tamanho do gramado, nessas horas o melhor a se fazer é adotar passes longos, sempre mantendo a bola no campo de ataque. 7° E por fim, colocar perder tempo frequentemente, mas cuidado, não use essa opção faltando mais de 10 minutos para o fim, pode ser perigoso. Trocar de posição Realmente já tinha visto essa opção, mas nunca havia usado. Comecei a ver a importância dela quando vendo a formação do adversário durante as partidas noatava que os atacantes e as fazes os meios sempre trocavam de posições, causando um embaraço na minha marcação individual, fazendo com que eu tivesse que arruma-la sempre durante as partidas. Usei ela em duas situações no meu esquema, primeiro coloquei o Arteta para trocar com o Johnson, e o Osman com o Cahill, com a primeira mudança tentei fazer com que a marcação adversário se confundisse um pouco, já na segunda a questão tática é mais importante, visto que nesse esquema o Cahill sobe e o Osman segura um pouco, então buscava uma alternância no ataque, visto que liberar os dois é muito arriscado, então dessa maneira aproveitava a qualidade dos dois ao mesmo tempo. Fonte: planotatico Compartilhar este post Link para o post