Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[FM'09] Cédric da Silva

Publicações recomendadas

Visitante
cedricbanner21.png

Portsmouth Football Club
Abril de 2020
ResultadosAbril-4.png

Premier League
Old Trafford, Manchester
Manchester United 0-0 Portsmouth FC

Desconfio que a boa campanha do Manchester este ano, na Premier League, é o aviso de que os Red Devils querem voltar à alta roda do futebol inglês, já nas próximas épocas. No mítico teatro dos sonhos, passámos por imensas dificuldades e foi com sorte que não saímos derrotados. O United atacou muito, permitindo apenas contra-ataques esporádicos ao Portsmouth. Mesmo assim, numa dessas ocasiões criámos a primeira e única situação flagrante de todo o jogo. Não merecíamos ganhar, mas tinha sabido bem vencer dessa forma, sorrateira.

Premier League
The Ricoh Arena, Coventry
Coventry FC 0-3 Portsmouth FC

4º jogo consecutivo frente ao Coventry que termina com esta diferença de golos. Em 4 partidas, três vezes 3-0 e um 4-1, sempre a nosso favor, marcam bem discrepância de qualidade entre os dois conjuntos, afinal, não é por acaso que nós lutamos pelo título e o Coventry luta para não descer. Espero que se mantenham...

Premier League
Estádio do Portsmouth, Portsmouth
Portsmouth FC 2-0 Huddersfield Town

Já gabei muitas vezes neste tópico o Huddersfield, mesmo quando lhes ganhei. Voltei a fazê-lo mas eles voltaram também a deixar uma boa imagem, condizente com a sua posição na tabela e com os elogios que lhes faço. Acabaram com mais remates e posse de bola, valendo-nos então o factor casa e a inspiração de Bergersen, autor dos dois golos.

Premier League
Ewood Park, Blackburn
Blackburn Rovers 2-3 Portsmouth FC
BlackburnPortsmouth-1.png

• Apesar destes jogos que eu estou agora a relatar já terem acontecido há aproximadamente um mês, deste em particular lembro-me bastante bem, como se tivesse acontecido ontem, ou há umas horas atrás. Dificilmente me vou esquecer da maneira como festejei esta vitória, com aquele golo de Trejo aos 88'. No dia anterior, o Arsenal tinha perdido com o
Boro no Emirates, de forma surpreendente, claro, por 0-1, por isso sabia de antemão que caso ganhasse passava para o topo do campeonato.

Não acusámos a pressão e o início foi prometedor, com o golo logo no minuto inaugural. Começámos igualmente bem o 2º tempo, elevando então a contagem para 0-2 mas depois, subitamente, o Blackburn cresceu a olhos vistos, conseguindo repor a igualdade a 15 minutos do fim. Não podia arriscar muito sob pena de ver a situação ficar ainda pior, por isso arrisquei conscientemente sem entrar em devaneios. Quando Trejo marcou levantei-me da cadeira, gritando três ou quatro vezes GOLO!!
Classificao36-1.png

• Faltam apenas duas jornadas para o fim e a Premier League está igual a si mesma, simplesmente fantástica, awesome!! Para apimentar ainda mais as coisas aqui fica a seguinte informação: Arsenal-Portsmouth na última jornada, no Emirates.

Compartilhar este post

Link para o post

E esse desafio no Emirates vai, certamente, resolver a questão. Espero mesmo que ganhes, mereces pelo trabalho maravilhoso!

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
E esse desafio no Emirates vai, certamente, resolver a questão. Espero mesmo que ganhes, mereces pelo trabalho maravilhoso!

:prayer:

Obrigado pelos constantes elogios! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esse jogo com o Arsenal vai ser brutal!

Boa Sorte ! :celebracao:

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Do milagre do 1º posto à desilusão do 4º tudo é possível! Vamo'lá carai! YES WE CAN!!! :torcida:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Do milagre do 1º posto à desilusão do 4º tudo é possível! Vamo'lá carai! YES WE CAN!!! :torcida:

Obrigado! :lol:

A revelação a seguir...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
cedricbanner21.png

Portsmouth Football Club
Maio de 2020

Premier League
Estádio do Portsmouth, Portsmouth
Portsmouth FC 4-0 Everton
PortsmouthEverton.png

• À partida para a penúltima jornada, ainda 4 equipas podiam sonhar com o título inglês, eram elas o Portsmouth, o Manchester City, o Arsenal e o Liverpool. Não podíamos, de maneira nenhuma, facilitar neste encontro frente ao Everton, diante dos nossos adeptos, em vésperas de visita ao Emirates, o jogo que verdadeiramente decidirá o campeonato.

Estivemos perfeitos no aproveitamento das chances para marcar, em 5 remates à baliza, 4 resultaram em golo. O resultado de 3-0 ao intervalo deu-nos bastante segurança e tranquilidade para o 2º tempo. Com esta derrota o Everton carimbou o passaporte para o Championship.

As contas para a última jornada são fáceis de fazer: o Arsenal precisa de vencer o Portsmouth para se sagrar campeão e o Liverpool precisa de um milagre. Os
Reds têm de ver Arsenal e Portsmouth empatar e ainda vencer o seu jogo por uma diferença abismal. O Manchester City ficou definitivamente fora desta luta depois de ter perdido em Old Trafford frente ao grande rival.

Premier League
Emirates Stadium, Londres
Arsenal 2-1 Portsmouth FC
ArsenalPortsmouth-1.png

• Um empate bastava no Emirates para me sagrar campeão, mas eu não sou pessoa de jogar para o empate, até porque sou da opinião, como tantos outros, de que quem joga para o empate acaba por perder. Não me encolhi perante o Arsenal e dei liberdade aos jogadores para atacarem como se de um outro jogo qualquer se tratasse. As estatísticas equilibradas reflectem exactamente isso.

O Arsenal foi protegido pela estrelinha de campeão. Viu-se em desvantagem mas marcou numa fase crucial, mesmo à saída para o intervalo. Passaram para a frente do marcador no 2º tempo e seguraram o golo de diferença que lhes valeu o campeonato. Pelo que fizemos merecíamos o empate, resultado que nos teria dado o título.

Classificao38-8.png

• Depois de um 6º e de um 3º lugar, conseguimos a 2ª posição que é um pouco decepcionante tendo em conta que entrámos para as duas derradeiras jornadas no topo da classificação. É preciso mais do que jogar bem para retirar a hegemonia interna ao Arsenal, é preciso também ter sorte e um calendário favorável. Os
Gunners são realmente fortíssimos, para além da vitória no campeonato, chegaram também à final da Champions e venceram a FA Cup. Fica também assim enaltecido o meu Portsmouth pelo trabalho que deu a esta super-equipa que para nos roubar o campeonato, teve de suar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Txii, muito azar! Merecias pelo desejo e pela evolução da tua equipa. Foi uma pena, mas não foi mau ter ficado em segundo, até pela evolução das classificações recentes e, como dizes, da força interna do Arsenal. Fica para o ano, se ficares. :mrgreen:

O jogo foi equilibrado, contra os campeões, até dominaste na posse de bola. Apenas precisavas de mais pontaria. :D

Continuação! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, contra o Everton não há mesmo nada a apontar, dominaste e mereceste o resultado final.

Com o Arsenal entraste melhor, mas acabaste por ver eles 'virarem' o resultado numa partida equilibrada. Merecias, mas o azar falou mais alto.

O 2º já foi bom, no próximo ano, é para atacar o título !

Força !

Compartilhar este post

Link para o post

Em Abril, para a Premier League, apenas o Man Utd te conseguiu roubar pontos, e foi logo no início do mês. Seguia-se o Conventry que, como já vem a ser habitual, venceste por uma diferença de três bolas. O Huddersfield é como dizes, elogiaste-os muito ao longo da tua estadia em Portsmouth e, eles sempre que jogaram contra ti, fizeram valer esses elogios, o factor casa nesta partida foi preponderante. Imagino como tenhas ficado após aquele golo de Trejo ao cair do pano, o que te colocava a um passo do título.

Em Maio, no derradeiro mês, jogarias frente o Everton logo a abrir e, mais tarde, frente o Arsenal, que seria o jogo do título. Grande jogo frente os Toffees, em que, ao intervalo, já vencias por uma margem bastante confortável. No final do jogo o resultado estava fixado em 4-0, fantástico! Agora sim, finalmente, o jogo de todas as decisões, frente o Arsenal. Estiveste a vencer, com um golo de Kern aos 38', mas, os Gunners conseguiram igualar ainda antes do tempo de descanso. Conseguiriam dar a cambalhota no marcador com um golo de Wijngaarde, que te roubaria o título.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Txii, muito azar! Merecias pelo desejo e pela evolução da tua equipa. Foi uma pena, mas não foi mau ter ficado em segundo, até pela evolução das classificações recentes e, como dizes, da força interna do Arsenal. Fica para o ano, se ficares. :mrgreen:

O jogo foi equilibrado, contra os campeões, até dominaste na posse de bola. Apenas precisavas de mais pontaria. :D

Continuação! :prayer:

Eu vou continuar no Portsmouth... Obrigado! ;)

Bem, contra o Everton não há mesmo nada a apontar, dominaste e mereceste o resultado final.

Com o Arsenal entraste melhor, mas acabaste por ver eles 'virarem' o resultado numa partida equilibrada. Merecias, mas o azar falou mais alto.

O 2º já foi bom, no próximo ano, é para atacar o título !

Força !

Obrigado Mistic! ;)

Em Abril, para a Premier League, apenas o Man Utd te conseguiu roubar pontos, e foi logo no início do mês. Seguia-se o Conventry que, como já vem a ser habitual, venceste por uma diferença de três bolas. O Huddersfield é como dizes, elogiaste-os muito ao longo da tua estadia em Portsmouth e, eles sempre que jogaram contra ti, fizeram valer esses elogios, o factor casa nesta partida foi preponderante. Imagino como tenhas ficado após aquele golo de Trejo ao cair do pano, o que te colocava a um passo do título.

Em Maio, no derradeiro mês, jogarias frente o Everton logo a abrir e, mais tarde, frente o Arsenal, que seria o jogo do título. Grande jogo frente os Toffees, em que, ao intervalo, já vencias por uma margem bastante confortável. No final do jogo o resultado estava fixado em 4-0, fantástico! Agora sim, finalmente, o jogo de todas as decisões, frente o Arsenal. Estiveste a vencer, com um golo de Kern aos 38', mas, os Gunners conseguiram igualar ainda antes do tempo de descanso. Conseguiriam dar a cambalhota no marcador com um golo de Wijngaarde, que te roubaria o título.

Mais um belo resumo, obrigado T!kz! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pena teres perdido mas acontece! Para o ano serás campeão de certeza!

Continua!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pena teres perdido mas acontece! Para o ano serás campeão de certeza!

Continua!

Vamos trabalhar para isso, disso podemos ter a certeza... :grin:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
cedricbanner21.png

Portsmouth Football Club
Final da Taça UEFA

Taça UEFA
St. David's Stadium, Cardiff
Liverpool FC 0-1 Portsmouth FC
LiverpoolPortsmouth-1.png

• Uma final inglesa da Taça UEFA jogada em solo britânico, mais propriamente no País de Gales. Naturalmente, o estádio estava completamente lotado. Finalmente, pela primeira vez na minha carreira, ergui um troféu continental, vencemos a Taça UEFA com toda a justiça depois de 90 minutos onde fomos definitivamente superiores ao Liverpool.

As lesões dos dois avançados dos
Reds foram uma ajuda preciosa, não o posso negar. A estratégia não passou por aí, por tentar colocar KO as pedras fundamentais do Liverpool, mas devido a duas entradas mais duras, tanto Sergi como White tiveram de sair. Para o lugar de Sergi entrou o único avançado que o Liverpool tinha no banco, por isso quando White se lesionou, Rafa Benítez viu a situação bem negra para o seu lado. O espanhol não quis abdicar do 4-4-2, por isso, imagine-se só, colocou um lateral direito a ponta-de-lança.

Desde o meio da 1ª parte que o Liverpool deixou de ser uma ameaça para a nossa baliza, percebe-se porquê. Acabou por ser relativamente fácil gerir a vantagem, controlar os acontecimentos e garantir a vitória na competição.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
cedricbanner21.png

Portsmouth Football Club
Resumo da época 2019/2020

Termina mais uma época, a 12ª do save, minha 3ª no comando do Portsmouth. Tinha afirmado no arranque da temporada que o grande objectivo para este ano era conquistar uma competição, nem que fosse a modesta Carling Cup. Depois de dois anos sem conquistas, vencer troféus era algo de que já sentia saudades, porém a possibilidade da conquista da tal Carling Cup, taça menos cotada de Inglaterra, foi rapidamente posta de parte pois fomos eliminados logo na 1ª eliminatória, pelo West Ham United.

Nem queria acreditar no primeiro mês da época... Até sensivelmente meio de Setembro os maus resultados e falta de sorte atormentaram este meu Portsmouth que, imagine-se só, chegou a estar abaixo da linha de água depois daquele arranque simplesmente macabro. A pouco e pouco fomos melhorando, fizemos realmente um campeonato de trás para a frente e, aquela vitória sobre o Arsenal no último jogo de 2019, relançou-nos na luta pelo título. A 2ª volta da Premier League foi uma espécie de continuidade do bom trabalho que vínhamos realizando nos últimos tempos, nunca perdemos o comboio da frente e, pela primeira vez na época, à 36ª jornada, passámos para o 1º lugar. Encarámos o derradeiro mês de competição na posição mais apetecível, acabando no entanto por perdê-la na última jornada, no Emirates, contra o Arsenal que mais uma vez se sagrou campeão. Tive muita pena por este desfecho, mas fiquei bastante orgulhoso dos meus jogadores e da nossa campanha.

O Arsenal foi também o nosso carrasco na FA Cup, em Wembley, nas meias finais, defrontámos os Gunners, estávamos muito desfalcados e não fomos capazes de impedir a derrota por números esclarecedores, 3-0 a favor dos londrinos. Também sem conseguir o sucesso nesta prova, restou-nos a UEFA, competição para onde fomos encaminhados após 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi finalmente aqui que alcancei a glória, depois de deixar para trás o Celtic de Glasgow, equipas holandesas seguiram-se em catadupa, primeiro AZ, depois NEC e, nas meias, o Feyenoord. Ficaram todos pelo caminho até que, na grande final, batemos com toda a justiça o Liverpool.

Ao retirar a SS das estatísticas finais do plantel enganei-me, não filtrei o plantel como deve de ser e agora, no momento em que estava a elaborar esta actualização, é que dei conta da parvoíce que tinha feito. Sendo assim, este resumo não terá a habitual imagem referente a essas estatísticas. Resta-me dizer que os jogadores mais vezes utilizados foram Carrizo na baliza, um quarteto defensivo constituído por Zuiverloon à direita, Gross à esquerda e Kern com Hans de Jong no centro, meio campo também de quatro, com Danny Wales e Ekani a dividirem minutos no lado direito, Ewing dono e senhor do lado esquerdo, Nicholls e McDonald no centro, com Ramsey sempre à espreita. O ataque foi mais uma vez entregue a Trejo e Bergersen que apesar de não terem valido os 50 e tal golos de há dois anos atrás, valeram 43 o que também não é nada mau.
CdricdaSilvaPerfil-2.png

• Já atingi um nível interessante na cobertura do futebol inglês e é provável que continue a cimentar estes conhecimentos pois espero passar pelo menos mais uma época no Portsmouth. Renovei recentemente o contrato, o presidente propôs até 2024 mas eu negociei para 2022 e assim ficou, ou seja, tenho mais dois anos de contrato e não é de descartar a hipótese de os cumprir.

Virá agora num futuro bem próximo o Europeu de 2020, a última competição que Cédric da Silva disputará enquanto seleccionador francês.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma "jogada" que te saiu bem, essa de meter fora as peças-chave do Liverpool. E, de facto, os Reds sem o seu poderio ofensivo não foram capazes de ameaçar. Soubes-te gerir o resultado e, quando o jogo terminou, o golo na sequência de uma grande penalidade batida por Trejo, tinha-te valido a conquista da Taça. Parabéns, foi sem dúvida merecida.

A época podia ter corrido melhor, não fosse aquele início, como tu disseste, macabro. Já agora, quantos tentos marcou aquele avançado que compraste ao Stoke, se não me engano ?! Venha de lá o Euro 2020! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Foi uma "jogada" que te saiu bem, essa de meter fora as peças-chave do Liverpool. E, de facto, os Reds sem o seu poderio ofensivo não foram capazes de ameaçar. Soubes-te gerir o resultado e, quando o jogo terminou, o golo na sequência de uma grande penalidade batida por Trejo, tinha-te valido a conquista da Taça. Parabéns, foi sem dúvida merecida.

A época podia ter corrido melhor, não fosse aquele início, como tu disseste, macabro. Já agora, quantos tentos marcou aquele avançado que compraste ao Stoke, se não me engano ?! Venha de lá o Euro 2020! :)

Marcou 4 golos em 10 jogos.

Obrigado! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Muito boa época, vice e com a taça UEFA, parabéns!

Foi um bocado frustrante perder o campeonato na última jornada, mas já foi uma óptima época. Obrigado! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
cedricbanner21.png

France
England 2020

A federação é clara, no mínimo temos que atingir a final do Europeu de 2020. É claro que ninguém fica satisfeito por perder uma final, portanto desconfio que por detrás deste pedido da direcção, esconde-se o verdadeiro objectivo, a conquista do Euro, à qual eu não me oponho. Como já referi em algumas ocasiões anteriores, esta será a minha última competição enquanto seleccionador francês. Já tinha pensado rescindir com a federação após a vitória no Mundial de 2018 mas decidi dar continuidade ao trabalho até aí desenvolvido, tentando por uma última vez alcançar a glória na competição continental.
GrupoEuro.png

• Somos obviamente os favoritos à passagem, mas não descarto a hipótese de sentirmos algumas dificuldades nos jogos desta fase de grupos. Holanda e Polónia são selecções de valor, principalmente a laranja mecânica, sempre com bons interpretes do meio-campo para a frente. A Bósnia pode parecer, assim à primeira vista, o patinho feio do grupo, mas os homens de leste podem ter uma palavra a dizer, eles não são assim tão fracos, tendo alguns bons valores.

PlantelEuro.png

• Estive 15 dias no Algarve e só depois de regressar é que vi a borrada que tinha feito. Convoquei 5 defesas centrais e apenas um extremo direito de raiz, é ele Gosselin, recente contratação do Arsenal. E não, não havia escassez de recursos para esta posição, Obertan e Costes, ambos extremos direitos, estão aptos. Não sei o que tinha na cabeça quando fiz esta convocatória, a minha desatenção é imperdoável. Agora, é rezar para que Gosselin não se lesione, vá lá que há jogadores polivalentes que podem desempenhar a função de forma competente.

Em principio jogarei com Lloris na baliza, ele que ganhou a titularidade no Mundial de 2018 depois de uma lesão de Mandanda. Os dois laterais direitos convocados são segundas opções, foi com pena que recebi a informação umas semanas antes do Mundial que Bilal Moreno, o lateral indiscutivelmente titular, se havia lesionado para vários meses. Tendo isto em conta, Catherine leva vantagem sobre Vandam, tal como Makonda leva vantagem sobre Hélan. No eixo, Sakho e Kern, com Jouve a afigurar-se como a melhor opção.

Ben Arfa, Schneiderlin, Diarra e Gosselin, o meio-campo nunca andará longe disto, no máximo a única alteração que farei é avançar Camara para o lado esquerdo, colocando Ben Arfa no centro e prescindindo de Schneiderlin ou Diarra. Podem questionar o facto de Diarra ter sido convocado com 35 anos de idade e, ainda para mais, vir a ser titular, mas a idade parece não passar por este jogador, mantém uma capacidade física e uns atributos fantásticos, de fazer inveja a qualquer um.

Benzema que tem média de um golo a cada duas internacionalizações tem a titularidade garantida no ataque, sendo que a outra vaga será disputada por Saivet e Tafer. Rodriguez dificilmente jogará.

Caso queiram ver a SS de algum dos convocados peçam...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Schneiderlin :prayer:

Boa sorte, e que desta vez não haja surpresas à là FM!

Assim esperemos :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Enganaste-te na convocatória. Isso é mau :/

Mas ainda assim espero que consigas fazer um belo mundial ao serviço da França.

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes nomes do futebol mundial na convocatória. Vamos lá ver se o Schneiderlin volta a estar ao nível que esteve no Mundial. :grin: Podes colocar SS do Tafer ?! Deve tar uma besta, para valer uns belos de uns €53M! Quanto à borrada que fizeste, é esperar que não acontece nada de mal ao Gosselin... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...