Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Saudações,

Uma vez que este é o meu primeiro post no fórum cmpt, fica uma pequena apresentação.

Sou grande fanático da série Football Manager, vindo dos primórdios Championship Manager... o velhinho CM Italia, enfim... pode-se dizer que tenho a escola toda! :grin:

Sempre fui adepto das táctica baseadas em 4-3-3, com as suas variantes de ter um trinco e 2 médios, ou então 2 médios e um médio avançado. Foi sempre nesse sistema que joguei em todos os FM, e com maior ou menor dificuldade lá me fui safando.

Esta táctica que vos apresento, não foi realizada apenas por mim, e a maior parte dos créditos deverão ser dados ao Steeler do fórum da dugout.

Alias, convido desde já todos a visitarem o tópico do Steeler, a agradeço igualmente a permissão para a postar neste forum:

Tópico Steeler [Thedugout]

O Steeler, tinha andando a desenvolver, e com bastante sucesso, uma táctica 4231, na altura comecei a acompanhar aquele tópico, e depois desenvolvemos uma táctica, baseada no 433, mas com o triângulo do meio campo invertido, ou seja 1 trinco e 2 médios centro.

O desenho táctico é este:

Esquema Táctico

Instrucções Equipa

A táctica, está bastante equilibrada, e conseguiu resolver algumas problemas que sempre tinha notado no FM2009, como era nos casos de jogador com um único ponta de lança ele não marcar golos, e também nas tácticas com um médio avançada ele participar pouco no jogo.

Após duas épocas completas, jogando pelo Benfica, consegui os seguintes títulos:

1ªEpoca:

Campeão Nacional

Vencedor Taça Portugal

Vencedor Taça UEFA

2ªEpoca:

Campeão Nacional

Vencedor Taça Portugal

Vencedor Taça da Liga

Vencedor Liga dos Campeões

Vencedor Super Taça Europeia

Tive alguns resultados verdadeiramente fantásticos, como por exemplo ter goleado o Real Madrid nas meias-finais da liga dos campeões por 5-1, ter ido vencer a Alvalade por 3-0. Caso depois estejam interessados posso postar algumas imagens dos resultados (de momento não é possível pois estou no trabalho).

Relativamente ao tipo de jogador para casa posição:

GK: Como a defesa joga bastante avançada, o gk precisa de um pouco de excentricidade, para poder jogar bem com os pés. Reparei no Carrizo (joga na Lázio, e no meu save aquecia o banco). A contratação não foi cara, apesar do salário um pouco alto, e sinceramente depois de o ter contratado nunca mais me lembrei do Akinfeev! Dos melhores gk do jogo!

DE/D: O normal. Rápidos, com boa capacidade de cruzamento. Convém ter bons índices físicos, pois ambos os laterais estão constantemente a ir à linha para cruzar! No Benfica, o Maxi Pereira faz bem o lugar! Para o lado esquerdo recomendo vivamente o Fabian Monzon (começa no Boca juniores). Excelente lateral esquerdo, e se o colocarem a marcar os livres... Experimentem, e depois digam qualquer coisa! :wink:

DC: Uso o David Luiz e o Miguel Victor. Convém que sejam defesas rápidos, mais uma vez por causa do avanço da defesa. No entanto estes dois fazem muito bem o papel, principalmente porque na táctica quer os laterais quer o trinco dobram muitas vezes os centrais.

Trinco: Típico trinco! Bons indices defensivos, bons indices fisicos. Convem ter bom jogo aereo, pois assim consegues recuperar muita bola antes de chegar à defesa. Bom remate de longe é um extra que se for possivel ira trazer bons resultados.

Médios Centro: Aqui reside o maior segredo da táctica. Podes jogar com 3 tipos de esquema:

- Esquema tradicional: Um médio de caracteristicas mais defensivas e um mais ofensivo (ex: Aimar e Ruben Amorim)

- Esquema mais Ofensivo: Colocar dois jogadores tipo Aimar

- Esquema Mais Defensivo: Colocar dois médios mais "equilibrados" tipo Ruben Amorim

Estes três esquemas, funcionam todos bem, mas devem variar de acordo com o opositor. Na 2ªepoca no Benfica contratei o D'Alessandro. Não são raras as vezes que uso ele juntamente com o Aimar. Outra hipótese é usar o Ramires juntamente com o Ruben Amorim

Como disse... é usar de acordo com a dificuldade do opositor.

O médio com a seta para subir, é o mais ofensivo e aquele que uso como playmaker por norma. No entanto, ultimamente tenho jogado sem a opção de playmaker! Isto tem tudo a ver com a qualidade da tua equipa. Se tiveres um meio campo muito bom, não tens necessidade de usar o playmaker, pois todos os jogadores sabem o que fazer com a bola e metem a equipa a jogar. Recomendo isto para equipas boas. Para quem jogue com equipas mais fracas, então caso possuam um médio melhorzito, a opção de usar playmaker será a ideal.

Extremo E/D: Jogadores criativos, velozes, com capacidade de remate e finalização. Vão ver que muitas vezes os extremos vão inflectir para o interior, e rematar/assistir. Jogadores como o Di Maria, Saviola fazem bem esse papel. Na 2ªEpoca contratei o Saivet que também é excelente nesse papel.

PL: Como jogo com o Benfica, tendo o Cardozo basicamente estás bem servido. Apesar de não ser o avançado ideal para esta táctica. Recomendo um avançando mais rápido tipo Nilmar ou para quem puder o Vagner Love. O Cardozo acaba por compensar a falta de velocidade com um bom remate de longe, o que faz com que muitas vezes ao isolar-se mande logo bomba à entrada da área... e o resultado... duas epocas, média de 35 golos/epoca! :laugh:

Basicamente, penso que está explicada a táctica. Espero que experimentem, e diga de vossa justiça. Como disse no inicio, de todas as que usei no FM2009 está é de longe a ideal. Funciona tão bem em jogos em casa como fora, contra equipas fracas ou equipas grandes.

Poderão dizer que como jogo pelo Benfica, a equipa poderá nao funcionar com equipas mais fracas/medianas. No entanto, o facto de ter ganho quer a taça UEFA que a liga dos campeões leva-me a crer que a táctica funciona em qualquer tipo de equipa, desde que possua os jogadores certos.

O Steeler, ja experimentou em equipas como o Nacional da Madeira e o Zaragoça e conseguiu em todos os saves bons resultados, vencendo campeonatos e competições europeias.

Fica aqui o link para download:

Táctica 41221

abraços, e digam de vossa justiça

Compartilhar este post

Link para o post

2 Dúvidas, nesse teu save com o Benfica jogas com Update? E jogas com que patch?

Compartilhar este post

Link para o post

update do albertini (mas nao é a ultima versão, penso que é uma que tinha as transferencias até 20 e pouco de julho)

o patch é a versão 9.03

Compartilhar este post

Link para o post

Uns SS's dos resultados e respectivo plantel é que vinha a calhar.

Acho que ja experimentei esta tacticae sinceramente não deu grandes resultados.

Pode ser que volte a experimentar outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

tatica exelente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ironick detected

porra fiz 10 jogos

ta ae o resultado

1 vitoria

2 empates

7 derrotas

fiz 7 gols

e levei 17

ta fhoda tatica horrivel

Compartilhar este post

Link para o post

@ Goku - amanha deixo aqui as SS das duas primeiras temporadas

@ Eduardo 1422 - Lamento a tua opinião, mas uma vez que nao mostraste o minimo respeito pelo trabalho alheio, tambem nao vou perder tempo a tentar perceber o que correu mal no teu caso

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme prometido, ficam aqui as SS das duas primeiras epocas.

Peço desde já desculpas pela fraca qualidade das imagens.

Marcos Históricos

Históricos Registos

Melhor Onze

Liga Sagres - Histórico

Epoca 2008/09 Parte 1

Epoca 2008/09 Parte 2

Epoca 2008/09 Parte 3

Epoca 2009/10 Parte 1

Epoca 2009/10 Parte 2

Epoca 2009/10 Parte 3

Classificação 2008/09

Classificação 2009/10

Transferencias 2008/09

Transferencias 2009/10

Transferencias 2010/11

Caso depois pretendam alguma SS mais especifica, podem pedir

Obrigado

@Eduardo1422 - qualquer duvida que tenhas, não vejo porque não podemos esclarecer por aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta táctica o Hulk ou até mesmo o Milevskyi são reis e senhores??

Compartilhar este post

Link para o post

O hulk sem duvida! Se bem que, se jogares com o Porto, aconselho-te a meter antes o lisandro lopez a avançado, e encostares o hulk à direita ou esquerda.

O milevskyi poderá resultar mas nao é o avançado ideal, pois nem tem velocidade para desequilibrar, nem um bom remate de longe.

Os avançados que ja experimentei com bons resultados foram:

Cardozo

Nilmar

Neymar

Saivet

O Cardozo é o unico que nao é muito rapido, mas como ja disse anteriormente consegue compensar isso com um bom remate de longe.

Só uma nota, nas instrucções dos cantos, coloquem o vosso melhor jogador em termos de jogo aereo (cabeceamento e impulsão) a saltar com o guarda-redes.

Compartilhar este post

Link para o post

caros keyzer soze e steeler venho dar-lhes os parabens pela optima tactica aqui disponibilizada :handclap: tou na primeira epoca com o hoffenheim estou em 1 com 26 jogos 5 empates 2 derrotas 62 pontos o bayern tá 2 com 50 pontos...

Compartilhar este post

Link para o post
caros keyzer soze e steeler venho dar-lhes os parabens pela optima tactica aqui disponibilizada :handclap: tou na primeira epoca com o hoffenheim estou em 1 com 26 jogos 5 empates 2 derrotas 62 pontos o bayern tá 2 com 50 pontos...

acabo de confirmar o que já aqui disse... vitória na taça 2-1 ao dortmund sendo que venci a liga á 29 jornada... exelente tactica :handclap: :handclap: :handclap: :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

@ Marco Filipe - Escolho o Jogador Alvo

@Hegreen - Fico feliz por ver que tens tido sucesso com a tactica, e ainda por cima com uma equipa que nao é de top! Excelente trabalho, pois a táctica nao faz tudo!

Aproveito para relatar os ultimos acontecimentos no save que estou a fazer. Depois dos sucessos alcançados nas duas primeiras epocas (e acima descritos), na 3ª epoca, voltei a conseguir ganhar tudo com o Benfica, perdendo apenas a taça de portugal para o Porto nos penaltis.

A Liga dos campeões, voltei a ganhar, tendo batido o Inter de Milão por 3-0 na final!

Compartilhar este post

Link para o post
@ Marco Filipe - Escolho o Jogador Alvo

Quem escolhes especificamente para jogador alvo?

Vou testar com o leixões.

Compartilhar este post

Link para o post

De longe a minha táctica favorita. Por acaso pesquisei muito e nunca encontrei ninguem que lhe soubesse tirar proveito. Assim que chegar a casa vou exprimentá-la, nao deve ser muito dificil de por o meu Sporting a funcionar com isso, pois tenho usado as mesmas posições, apenas com sliders e afins diferentes. Já agora, Cardozo a JA certo?

Compartilhar este post

Link para o post

@mystical & Champ - O jogador alvo é o unico avançado

Leiam o primeiro post, sobre as caracteristicas que os jogadores devem ter.

Mystical, depois reporta como vai resultar com o Leixões! Estou curioso para ver como a táctica irá funcionar com uma equipa "do meio da tabela" :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a experimentar com a Académica, os resultados até agora em 4 jogos são 3 empates, fora com a Naval e Setúbal, e em casa com o Nacional e uma derrota com o Sporting.

Usam OI's?

Compartilhar este post

Link para o post

Exprrimentei a táctica com uma nova época no Sporting, e devo dizer que não está a correr das melhores maneiras. Um empate a 2 com o setúbal, e de resto vitórias sobre equipas de 2ª divisão mas nunca por mais que 2 golos e em todos os jogos sofri sempre 1. Gostava de saber que OI's usas, ou em que costumas mexer em termos de sliders durante/antes do jogo, dependemente do adversário.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

OI's - na maioria dos jogos não uso! Apenas qd jogo com adversarios grandes (Porto, Sporting, jogos europeus) é que uso. E uso apenas aquelas que são recomendadas pelo adjunto. Por isso, nada de mais mesmo

Sobre os sliders, nao mexo em nada! Uso a táctica tal qual está. Quer em jogos em casa quer fora, quer contra equipas pequenas ou grandes. Ás vezes, e conforme disse no primeiro post, mudo o tipo de jogador (mais ou menos ofensivos) no triângulo do meio campo.

Na táctica que está para download, nao está acionada a opção de playmaker! Experimenta acciona-la, e jogar com playmaker. Na primeira epoca com o Benfica, em que a equipa nao era tão boa, jogava assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Queres acompanhar o leixões aqui está :)

12 Jornadas

semttuloolz.th.jpg

A jogar contra 3 grandes:

Sporting

1ª jornada talvez a tactica ainda estivesse em fase de adaptação. De salientar que tive 9 remates a baliza 1 no alvo ( pouca eficácia ) e mais posse de bola. Mas claro o Sporting foi claramente superior, mas fiquei satisfeito com o jogo em si tendo em conta a minha equipa.

semttulor.th.jpg

Benfica

Superioridade do Benfica a manifestar-se logo no inicio do jogo, foram superiores em tudo, mas gostei da forma defensiva do leixões, O benfica nos minutos finais do jogo teve sorte, pois tive algumas oportunidades para empatar.

semttulo.th.jpg

Porto

Bem este resultado posso dizer que foi um pouco enganador, valeu a maior eficácia do Porto.

semttulovlumsd.th.jpg

A época até agora

aaaaah.th.jpg

Destaque para a vitória de 3-2 ( estive a ganhar 3-1 marcaram nos descontos ) sobre o Paços de Ferreira para a Taça da liga e derrota por 2-1 sobre o Braga da qual fui claramente superior.

capturadeecrtotal190820.th.jpg

capturadeecrtotal190820.th.jpg

O meu grupo era o Braga e o Paços de Ferreira. Não passei para a fase seguinte mas também não fiquei em ultimo. Obrigado, se quiseres saber mais alguma coisa avisa.

Só mais uma coisa até agora não usei jogador alvo e foram esses os resultados agora vou meter mesmo o PLC como dizes e vamos a ver se são melhores. Estes resultados satisfazem-te ?

Compartilhar este post

Link para o post

Os resultados nao são maus. Mas sinceramente esperava um pouco mais da táctica.

Não sei como é o teu plantel, e talvez te faça falta um ou dois jogadores. Como todas as tácticas ter jogadores com as caracteristicas certas no lugar correcto é sempre essencial.

No fundo está táctica, tenta ser dominadora, em termos de posse de bola. A teoria é simples, se tu tens a bola, o adversario nao pode criar perigo. É uma táctica bastante ofensiva, como podes ver pela defesa bastante adiantada.

Aconselho-te a meter mesmo um jogador com "jogador alvo", pois é muito importante para a táctica ter uma referencia na frente.

Outra sugestão é, se tiveres um médio de qualidade, coloca-o como playmaker e acciona a opção de "jogar com playmaker". Pelos testes que têm sido feitos, em equipas mais pequenas resulta melhor com o playmaker accionado.

Experimenta estas alterações, e depois dá mais um feedback aqui no forum! :)

PS: O resultado com o porto foi realmente enganador! Acabou por ser um jogo em que conseguiste equilibrar bastante as coisas! A eficacia fez o resto! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente os jogadores não são os melhores por isso posso dizer que estou bastante satisfeito aqui fica mais um resultado satisfatório e as transferências.

Nacional da Madeira

capturadeecrtotal200820.th.jpg

Transferências

capturadeecrtotal200820.th.jpg

Com estas transferências de inverno tenho feito bons jogos. Já que estou a meio da tabela embora ache mais dificil vou ver se conquisto um lugar europeu. Depois posto a classificação no final da época. Obrigado por acompanhares Keyzer Soze.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Gostaria de discutir com o Keyzer a minha desilusão.

Estou a fazer um save com o Inter e na primeira época correu muito bem, ganhei tudo a nivel nacional, so perdi a final da champions com o Barcelona 2-0.

No inicio contratei o Vukcevic e o Santana.Em Janeiro o Gerard, Ribery e o Dede.

Para a segunda época contratei mais alguns jogadores : Kaka, Sergio Aguero, Vidic, Lahm, Camacho e o Asenjo.

Devo dizer que esta a ser terrivel. Estou em 4º no campeonato a 5 pontos do primeiro, fui eliminado da taça de Itália e vou jogar os oitavos da Champions com o Liverpool. Os jogos fora são um pesadelo.Muito dificil ganhar um jogo.

Jogo com jogador alvo e também já coloquei organizador de jogo. Não está a resultar.

Agradecia a ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...