Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sahar

Explosão na refinaria da Petrogal em Matosinhos

Publicações recomendadas

logoJN.gif

Galp investiga causas de explosão na refinaria de Matosinhos

08h36m

Luís Pedro Carvalho e Nuno Marques

Uma forte explosão seguida de um incêndio rapidamente controlado foi registada, na madrugada desta quinta-feira, na refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, Matosinhos. O fogo foi controlado pelas equipas da própria empresa e não há indicações de qualquer vítima. A Galp indica que "está em curso uma investigação para apurar as circunstâncias que conduziram a este incidente".

A explosão, sentida alguns quilómetros em redor da refinaria, ocorreu à 01.40 horas. Em comunicado, divulgado esta quinta-feira de manhã, a Galp confirma "um incidente num reservatório da Refinaria de Matosinhos, de onde resultou um foco de incêndio", mais precisamente "num tanque de acumulação de águas".

A empresa salienta que o incêndio foi "prontamente extinto pelos meios internos" e que "as condições de funcionamento da instalação não foram afectadas".

A Galp indica ainda que "está em curso uma investigação para apurar as circunstâncias que conduziram a este incidente", garantindo que as instalações da refinaria de Matosinhos "cumprem as normas e as melhores práticas internacionais" em termos de segurança.

Mário Rebelo, que trabalha num parque de camiões na rua de Almeiriga, perto do local do incidente, afirmou que a explosão desta madrugada foi uma das mais fortes que já assistiu na refinaria em vários anos: "Muito mais forte do que aquela que deixou o mar a arder e em que morreram pescadores".

No bar do Kartódromo do Cabo do Mundo a explosão partiu alguns vidros, relatou Pedro Sousa, que ali se encontrava com um grupo de amigos.

Após a explosão, muitas pessoas começaram a chegar ao local tendo ainda avistado uma coluna de fogo que lentamente foi diminuindo. A partir da rua era possível ver pelo menos um veículo de bombeiros e várias pessoas equipadas com fatos de protecção que ali permaneciam mesmo quando a situação aparentava já estar normalizada.

A explosão levou várias pessoas a telefonarem para a PSP e para os bombeiros. Estes últimos confirmaram ao JN que estavam de prevenção mas que não tinham sido chamados e desconheciam o que se passava na refinaria da Petrogal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que estou mesmo no limite de destruição caso aquilo algum dia vá com o crl :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que estou mesmo no limite de destruição caso aquilo algum dia vá com o crl :medinho:

x2, nem é bom pensar :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive na praia, mesmo pessimismo da refinaria, e só me apercebi que tinha acontecido alguma coisa porque vi os carros da TVI...

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o que disse o meu pai que trabalha lá, a explosão nem foi grande coisa, a situação resolveu-se muito rapidamente. Só foi notícia porque fez um estrondo grande. Aparentemente, até os jornalistas estavam um pouco à nora sobre o que tinha acontecido :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o título agora e tremi... pensei que tivesse sido a outra petrogal. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...