Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Luís Filipe Menezes: Fusão Porto-Gaia "era já amanhã de manhã"

Publicações recomendadas

Visitante

“Porto devia fundir-se com quatro concelhos”

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, defende que Porto, Gaia, Gondomar e Matosinhos deviam ser geridos em conjunto.

A fusão Porto-Gaia é viável?

Eu acho que o Porto (autarquia) se devia fundir com Matosinhos, que se devia fundir com Maia, Gondomar e Gaia.

Uma fusão a quatro?

Ou mesmo a cinco. O Porto é uma cidade toda construída e edificada; Gaia tem um Algarve, que é a Granja, tem um Alentejo, que é Avintes. Juntar uma cidade com um território neutro e multifacetado é arriscado. Devemos criar uma zona com várias infra-estruturas e numa visão mais alargada.

Mas essa fusão é possível?

Se os políticos tiverem vontade.

Luis Filipe Menezes já disse que por ele avançava...

Não basta a vontade do Dr. Luis Filipe Menezes. Por outro lado não se percebe se o que diz neste momento é dito por questões estratégicas ou tácticas. Mas é preciso um consenso alargado.

Como estão as relações com o presidente da Câmara do Porto?

Estão boas, estão normais.

Em 2004 chego a acusá-lo de não gostar do Porto...

(pausa) ... e ele terá achado que eu também não gostava do Porto. Conheço o Dr. Rui Rio há 50 anos, sempre tivemos uma relação aberta e franca, às vezes estamos de acordo, às vezes não.

Como avalia este terceiro mandato de Rui Rio?

Ainda é cedo para avaliar. Mas o segundo foi muito melhor do que o primeiro. Eu acho que a razão para que isso tenha acontecido é que o Dr. Rui Rio não esperava ganhar as eleições no primeiro mandato. E a equipa que se rodeou não era para governar mas para fazer oposição.

Alguma vez foi convidado a ser candidato à Câmara do Porto?

Não, ninguém me convidou.

Gostava que o tivessem feito?

Essas coisas não são de gostar ou não de gostar.

Mas gostava de ser?

Não sei. Não acredito muito em candidaturas independentes. Os partidos quando escolhem pessoas para as grandes câmaras, não escolhem independentes, e a escolherem-me poderiam impor nomes que eu não queria.

http://economico.sapo.pt/noticias/porto-devia-fundirse-com-quatro-concelhos_128738.html

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo os Matosinhenses a aceitarem tal coisa.

Só se for questões de "orgulho", que até percebo, porque se for verdade que a fusão traria facilidades a nível administrativo, etc, só tem vantagens.

Na prática e na vida real das pessoas, a divisão entre o Porto e Matosinhos é inexistente... ou melhor, é uma rua. Do lado de cá é Matosinhos, no outro sentido de trânsito é Porto... as pessoas entram e saem das duas cidades sem notar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só se for questões de "orgulho", que até percebo, porque se for verdade que a fusão traria facilidades a nível administrativo, etc, só tem vantagens.

Na prática e na vida real das pessoas, a divisão entre o Porto e Matosinhos é inexistente... ou melhor, é uma rua. Do lado de cá é Matosinhos, no outro sentido de trânsito é Porto... as pessoas entram e saem das duas cidades sem notar isso.

o ginásio onde trabalho é no porto e o prédio da frente, por exemplo, é Matosinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...