Hawkeye Publicado 8 Agosto 2012 (editado) Esta foi uma entrevista que fiz em Outubro de 2011 a um Hall of Famer da WWE de seu nome Afa Anoai. Espero que gostem Fãs de todo o mundo… juntem-se pois o Universo Wrestling tem uma entrevista especial com o lendário Samoano que ficou conhecido como metade da equipa que se sagrou três vezes WWF Tag Team Champions, The Wild Samoans. O seu nome é Afa Anoa’i e ele é um Hall of Famer classe de 2007. Tendo isto em mente, Mr. Afa, obrigado por ter aceite o nosso convite para fazer esta entrevista. Sendo um entusiasta do wrestling Old-School, estou orgulhoso de poder fazer esta entrevista com uma lenda com a sua classe. Primeiro de tudo, como você vai e o que faz hoje em dia? Olá. Primeiro de tudo deixa me agradecer te por me teres contactado para fazer esta entrevista. Estou muito bem, vivo no centro da Florida, tomo conta do Wild Samoan Pro Wrestling Training Center e da WXW Wrestling. O meu centro de treinos é um bom local para criar jovens atletas com o desejo de entrarem no Wrestling Profissional. Também tenho estado ocupado com a caridade que faço através da Usos Foundation. Toda a gente sabe que o Wrestling tem diferentes eras e você fez parte de um grande período nos anos 80. Por isso diga-nos, como acha que o Wrestling é hoje em dia? Qual a maior diferença entre o Wrestling hoje em dia e do Wrestling do passado? Essa pergunta é me feita muitas vezes. Deixa-me dizer que no passado, os wrestlers eram respeitados pelo seu atletismo e eram vistos como modelos a seguir. Hoje, o wrestling é visto como entretenimento, o que tira todo o esforço, o sacrifício e a dedicação que os wrestlers põem no desporto. Há uma companhia que está a tentar ultrapassar a WWE em tudo, como nas audiências na TV e para o fazer eles tentam arranjar antigos lutadores da WWE, têm melhores divisões (como a de Tag Team, a X-Divison, e a feminina mais conhecida como Knockouts), etc. Estamos a falar da TNA! Você vê wrestling de lá? Se sim diga-nos a sua opinião. Vou ser honesto, estou tão ocupado com a minha WXW que eu não vejo outras promoções. Há cerca de 5 meses, a WWE lançou um DVD chamado “WWE Top 50 Superstars of All Time”. Chegou a ter a oportunidade de o ver? Se sim diga-nos se mudava o lutador classificado como número um e porquê. Se não, quem é que acredita realmente que é a melhor Superstar da história do Wrestling? Eu não o assisti. No entanto há muitas Superstars que merecem essa distinção. No entanto, na minha opinião, a melhor Superstar de todos os tempos é Ric Flair. Vamos falar um bocado de wrestling...Como é que entrou nesse negócio? Teve apoio da sua família? E tendo em conta que o seu pai era considerado irmão de sangue do “High Chief” Peter Maivia, que mais tarde se tornaria seu treinador, isto influenciou a sua decisão de entrar no Wrestling Profissional? Obviamente, eu estava tão orgulhoso do meu tio Peter Maivia, e seguia-o para todo o lado e queria ter lições sempre que ele tinha tempo para mas dar. Quando a oportunidade chegou, ele “passou-me a tocha” o que me permitiu viver o meu sonho de ser um Wrestler e assim abrir as portas ao meu irmão, aos nossos filhos e aos nossos sobrinhos. Após treinar com Peter Maivia e Rocky Johnson, rapidamente estreou-se no Wrestling. Quem foi o seu primeiro oponente? Como foi estrear-se no ringue? Lutei duas vezes na minha noite de estreia no Arizona. O meu primeiro adversário foi Johnny Costa, o segundo também na mesma noite foi Kurt Von Steiger. Mais tarde, treinou a sua carne e sangue com as próprias mãos, se me permite usar esta expressão. Estamos a falar obviamente da outra metade dos Wild Samoans, o seu irmão Sika e com isto em mente, diga-nos como foi treinar Sika… O meu irmão aprendia muito rápido, eu treinei-o no YMCA em Oakland, Califórnia. Não havia ringue, e todas as quartas eu atirava o para o cimento para o fortalecer. Provavelmente a maior parte das pessoas reconhece-o como metade da Tag Team “Wild Samoans” juntamente com o seu irmão Sika. Diga-nos, quem teve a ideia para a gimmick de “Samoanos Selvagens”? Eu e o meu irmão tivemos a ideia. Durante os anos 70s, você estreou-se em Calgary, na Stampede Wrestling, e daí foram para a NWA. Como é que as pessoas reagiam á vossa presença em cada promoção? Onde quer que fossemos as pessoas ficavam assustadas connosco, os fãs e os nossos adversários. Nós éramos loucos. Em Calgary, as pessoas adoravam-nos. Bastaram-nos duas semanas lá para ganhar os títulos Tag Team na Stampede Wrestling. Em 1979, você e Sika, assinaram um contrato com a World Wide Wrestling Federation (mais tarde renomeada World Wrestling Federation) e tiveram o privilegio de serem emparelhados com o já falecido mas nunca esquecido, Captain Lou Albano. Como foi trabalhar com uma lenda como ele? Foi como um casamento perfeito. Nós divertíamo-nos a trabalhar com o Captian porque ele era como nós. Chegou mesmo ao ponto de se vestir como nós. Só vai haver um Captian Lou, ele era único, e um grande “manager” e amigo. Antes de conquistarem o título de WWWF Tag Team Champions, teve o privilégio, juntamente com Sika de lutar na Arena mais famosa do mundo, Madison Square Garden. Como foi pisar um local lendário como este? Caminhar no Madison Square Garden é como caminhar rumo ao céu. Há quem diga que não és mesmo Wrestler se não lutares no Garden. É o objectivo prioritário de todos. Falando de títulos, 12 de Abril de 1980, marcou o primeiro reinado dos Wild Samoans como campeões de equipas. Qual foi a vossa reacção quando ganharam esses títulos? Estávamos orgulhosos, sentimos que tínhamos posto as nossas gentes e a nossa pequena ilha no mapa. Grande parte do mundo nunca ouviu falar da Samoa e muito menos onde ficava. Ao ganhar o titulo sentimos que as pessoas iam-se lembrar do nome SAMOA! Vocês seguraram os títulos durante quase 5 meses. Hoje em dia é muito complicado ter reinados com tanto tempo… porque acha que isso acontece? As pessoas não têm visão a longo prazo hoje em dia. Ao longo do passado, você partilhou o balneário com gente como Hulk Hogan, André The Giant, The Iron Sheik, Jimmy “Superfly” Snuka, Bruno Sammartino, entre outros. Poderá contar-nos uma pequena história dessa altura? E falando em histórias, quem era o seu melhor amigo nesses dias? O meu melhor amigo era o meu irmão. Nós estávamos sempre juntos. Uma história desses dias envolvendo Mr. Fuji: Mr. Fuji, o meu tio Peter Maivia, Tony Garea, e mais alguém, estávamos todos num carro juntos. Nós fomos a Madison Square Garden e costumávamos ficar na 8ª avenida, no Ramada Inn. Havia uma estação de gás próximo de nós. Eles puseram-se nessa estação, e Peter que estava a conduzir, disse ao rapaz para encher com gás. Eles iam para o hotel, entrar e depois iam buscar o carro. O rapaz disse OK e portanto Peter e os outros foram até ao hotel, entraram e acabam por jantar no restaurante. Eles já tinham ido há quase meia-hora. No entretanto, Mr. Fuji voltou atrás e foi até à estação de gás e disse ao rapaz para encher o depósito até ao topo. Disse para trocar todas as 4 rodas e uma completa verificação. Quando os outros chegaram após uma hora mais tarde, o rapaz deu a eles uma factura de quase 700 dólares! Peter ficou passado da cabeça. Peter perseguiu Fuji por todo o Broadway. Quando eles voltaram ao hotel, o meu irmão e eu estávamos lá a rir-se. Enquanto fazendo equipa com Sika, vocês combateram uma data de equipas na altura, como Rocky Johnson & Tony Atlas, Jay & Jules Strongbow, Tony Garea & Rick Martel, entre outros. Na sua opinião, qual era a melhor equipa para se trabalhar na altura? Nós adorámos trabalhar com André The Giant & Jimmy Snuka acima de tudo. Aquando Tag Team Champions em 1980, você e Sika tiveram oportunidades pelo WWWF World Heavyweight Championship contra o campeão na altura, Bob Backlund. Corrija-me se estiver errado, mas eu acredito que você não teve uma carreira singular sólida. Porque é que isso aconteceu? Nós éramos uma equipa, que era a nossa especialidade e a nossa força. Avançando, em 2007 você conquistou juntamente com Sika, o maior prémio de todos, sendo introduzidos no WWE Hall Of Fame. Como é que é estar no centro das atenções juntamente com outros lutadores lendários como Captain Lou Albano, Rocky Johnmds, Pedro Morales, Jimmy Snuka, entre outros? Não consegui engolir isso até à noite antes da cerimónia do Hall of Fame, que foi quando eu percebi o quanto isto realmente vale. É a grande honra… a maior e a mais alta honra que qualquer lutador pode receber. Eu sinto que nós trabalhámos imenso para chegar a este ponto e que estamos a fazer isso com a geração de hoje em dia. Como muitas pessoas sabem, ou se não souberem, elas deveriam, você fundou uma escola de wrestling chamada, e corrija-me se eu estiver errado, "The Wild Samoan Wrestling School". Por é que decidiu abrir uma escola de wrestling? Abri uma escola de wrestling, porque eu queria dar algo de volta a estes jovens que têm os mesmos sonhos que eu tinha. Eu queria oferecer um ambiente seguro onde eles poderiam aprender com alguém que foi lá e que já o fez, em vez de aprender nos seus quintais. Falando em treino, em 2008, você teve o privilégio de ser aquele a treinar Mickey Rourke para o filme "The Wrestler". Como foi treinar essa lenda do cinema? Gostou do seu desempenho no filme? Eu gosto muito de Mickey. No início, ele não tinha nenhum respeito pela luta livre, porque ele era um boxer. Mas ele foi dedicado em aprender o nosso desporto, e pela altura que ele teve a sua terceira sessão de treino, ele veio até mim e pediu desculpas. Ele disse que não tinha idéia de como era fazer o que fazemos, e ficou estupefacto com o facto de eu fazer isto há tantos anos e ainda poder andar. Ele tinha um novo respeito pelo wrestling, e fez um trabalho incrível no filme. Ele treinou durante 4 meses, e fez um grande trabalho. Fiquei muito orgulhoso dele. Nós ainda nos mantemos em contacto. Além de Mickey Rourke, você treinou uma grande quantidade de lutadores, como Batista, Rikishi, a sua "carne e sangue" Sika, Virgíl, Manu, Samu, Snitsky, os falecidos Yokozuna e Umaga, entre outros. Com isto em mente, há algum estudante que faz você se sentir orgulhoso, actual ou ex, alguém que faz você pensar "Ei! Eu treinei aquele wrestler" e fazer o seus olhos brilharem de emoção? O meu sobrinho Sean Maluta, que comecei a treinar aos 14 anos. Ele está agora com 22 anos, um tomador de riscos highflyer, e quando eu o vejo a lutar, eu digo "uau". Ele é muito atlético e naturalmente talentoso e dotado. Como todos os wrestlers que estão na WWE, você teve uma agenda muito áspera e dura ao longo da WWWF. Descreva-nos como é ser uma superstar na WWE? Ser uma superstar é muito exigente. Você acorda numa cidade hoje e noutra amanhã. Você viaja dentro e fora dos EUA, e têm muito pouco tempo de folga. É extremamente impossível planear tempo pessoal, porque você nunca sabe qual será o seu itinerário. Você vê muito pouco a sua família, e é muito sacrifício. Uma vez que você tem um monte de experiência na WWWF poderia dizer aos nossos leitores o que está na sua humilde opinião o melhor e o pior de estar envolvido no negócio do Wrestling? As melhores coisas para mim em estar envolvido na luta livre foram conhecer as pessoas que ela trouxe para a minha vida, como Vince McMahon Sr., treinar o meu irmão e familiares, e ter a oportunidade de viajar pelo mundo com eles. Conhecer fãs que são tão dedicados ao desporto como nós lutadores somos, ser chamado como um modelo para o seu povo, e trabalhar com jovens nas escolas e através de programas desportivos. Além disso, ser solicitado para ajudar com o “One Wish”, “Dream Come True”, as Olimpíadas Especiais, e outras organizações como essas. Isso me motivou a começar a minha própria fundação sem fins lucrativos - Usos Foundation. A maioria de nós sabe que a família Anoa'i é grande e tem grandes lutadores samoanos, mas há um em especial que, infelizmente, nos abandonou e estava tendo um grande impacto na WWE em 2007, 2008 e 2009. Além de ser seu sobrinho, qual era sua opinião sobre o grande Umaga? O meu sobrinho Eki "Umaga" Fatu e eu éramos muito próximos, assim como eu sou com todos os meus filhos. Ele sempre veio pedir-me conselhos sobre wrestling e a vida em geral. Fiquei muito orgulhoso de Eki por se tornar um pai tão bom para os seus filhos, e se destacou no wrestling e fez toda a nossa família muito orgulhosa. Como mencionamos anteriormente, você é um treinador e você ensina jovens e outras pessoas a dar os seus primeiros passos no ringue. Então diga-nos quais são seus conselhos para alguém que quer entrar no mundo do Wrestling? Encontrar uma escola de wrestling sancionada, como o Centro de Formação dos Wild Samoan. Descubra o que você puder acerca dos treinadores, e a taxa de sucesso dos alunos que vieram dessa escola. Depois de fazer o seu trabalho de casa e encontrar uma escola que atenda às suas expectativas, aplica te a 150% nisso, já que esta será a fundação para ajudá-lo a avançar neste grande desporto. Eu também digo a todos que contactam a minha escola que não existem garantias, uma vez que você comece a treinar, você se irá tornar um profissional. Porém, com a formação adequada, você também pode desfrutar de uma incrível carreira nas ligas menores de wrestling. Bem, foi um prazer falar com este grande Hall of Famer, esperamos que os nossos leitores gostem de ler esta grande entrevista e mais uma vez, Sr. Afa Anoa'i, obrigado por se juntar a nós e nós esperamos que você tenha gostado de ser o nosso convidado. Boa sorte no seu futuro. O prazer foi todo meu... Editado 8 Agosto 2012 por Blue_Union Compartilhar este post Link para o post
Don Carlo Publicado 8 Agosto 2012 (editado) Pensava que era algum user. :lol: Editado 8 Agosto 2012 por Muhammad Ali Compartilhar este post Link para o post
-MárioDiogo77 Publicado 8 Agosto 2012 Pensava que era algum user. :lol: Eu também :lol: Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 8 Agosto 2012 Bem porreiro. Gostei de ler. A história da bomba de gasolina. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 10 Agosto 2012 Como é que conseguiste esta historia Compartilhar este post Link para o post