laruncho Publicado 3 Março 2013 (editado) Boa tarde, Tenho um Disco Externo 2.0 de 320GB e andava a funcionar correctamente até à data! Hoje ao tentar aceder ao disco aparece-me uma janela a dizer que o disco precisa ser formatado antes poder ser utilizado! O problema é que tenho o disco cheio e tudo o que lá está é extremamente importante! Há alguma forma de aceder ao disco sem ter de o formatar? Alguma forma de recuperar tudo o que lá tenho antes de formatar? Já pesquisei e vi qualquer coisa sobre depois de formatar haver programas que recuperam os dados e ficheiros mas tambem já li que por vezes nesse caso nao recupera todos os ficheiros! Nao queria mesmo perder o que tenho no disco porque, a caso disso, nos dias de hoje nao serei capaz de recuperar 50% dos ficheiros que lá tenho guardados! :-| Aparece tambem a seguinte mensagem: "K:\ nao está acessivel. Erro de dados (erro por redundancia clinica)" Alguem me pode ajudar? Agradeço a disponibilidade! (pesquisei aqui pelo forum sobre algum topico em que alguem tivesse tido o mesmo problema mas nao encontrei, daí a criaçao deste topico) Editado 3 Março 2013 por laruncho Compartilhar este post Link para o post
Rafa_Nadal Publicado 3 Março 2013 Troca o cabo usb que liga o disco ao pc e tenta nas outras portas usb do computador. As vezes esse "erro" é ultrapassado. Não é preciso formatar. Compartilhar este post Link para o post
laruncho Publicado 3 Março 2013 (editado) Troca o cabo usb que liga o disco ao pc e tenta nas outras portas usb do computador. As vezes esse "erro" é ultrapassado. Não é preciso formatar. Já fiz isso várias vezes e nada! Aparece a mesma mensagem sobre que tem de ser formatado antes de ser utilizado e nao me deixa aceder ao disco Agora até apareceu outra coisa "K:\ nao está acessivel. Erro de dados (erro por redundancia clinica)" Editado 3 Março 2013 por laruncho Compartilhar este post Link para o post
Zgruli Publicado 3 Março 2013 Deve ser redundância cíclica, e não clínica, o que quer dizer que é má notícia. Ao ler a "agulha salta de pista" (explicando mal e porcamente). Deve ter dado uma queda... ou então é simplesmente da "idade". Experimenta ligar a um computador com linux ou a um Mac. Se não tiveres a jeito podes sempre usar um Live CD de uma distro linux no teu computador sem instalar nada e ver se dá para ler e tirar as cenas do disco para o teu computador ou outro sítio. Depois formatas, mas não sei se a formatação resolverá alguma coisa. Se calhar está a dar as últimas. :( Boa sorte. Compartilhar este post Link para o post
Rafa_Nadal Publicado 3 Março 2013 Já fiz isso várias vezes e nada! Aparece a mesma mensagem sobre que tem de ser formatado antes de ser utilizado e nao me deixa aceder ao disco Agora até apareceu outra coisa "K:\ nao está acessivel. Erro de dados (erro por redundancia clinica)" O disco caiu enquanto estava ligado ao pc? Compartilhar este post Link para o post
laruncho Publicado 3 Março 2013 O interessante é que o disco nunca caiu! Já tem uns 4 ou 5 anos, nao sei ao certo. Ontem funcionou muito bem e hoje deu-lhe para isto :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
Rafa_Nadal Publicado 3 Março 2013 faz o que o zgruli sugeriu pois nesse modo deves ter acesso aos dados. depois formatas. Compartilhar este post Link para o post
laruncho Publicado 3 Março 2013 (editado) Por acaso tenho um Mac tambem! O problema é que está sem bateria e nao tenho o carregador comigo visto que me esqueci de o trazer, portanto terei de esperar até ao proximo fim de semana! De qualquer forma agradeço aos dois pela ajuda! Quando tiver novidades sobre o assunto direi algo para ver se resolveu ou nao :compinchas: Editado 3 Março 2013 por laruncho Compartilhar este post Link para o post
laruncho Publicado 4 Março 2013 Pois bem amigos! Experimentei ligar o Disco ao portatil de um colega meu, que por acaso tambem tem um Mac, e nao dá sinal tal como no meu Toshiba! :-| Compartilhar este post Link para o post
Rafa_Nadal Publicado 4 Março 2013 Podes tentar com um ubuntu ver se o sistema operativo monta o disco, caso não monte e queiras mesmo recuperar o que lá tens aconselho-te a ir a alguma loja de informática pedir uma opinião e ver se eles te conseguem fazer isso mas é capaz de sair um pouco caro. Compartilhar este post Link para o post
Zgruli Publicado 5 Março 2013 (editado) Se com linux não der, experimenta abrir a caixa do disco e ver se a placa está bem encaixada no próprio disco rígido, este fim de semana o disco do meu irmão tb não funcionava e estava a fazer mau contacto entre a placa (onde se liga o cabo usb) e o próprio disco. Se calhar com um safanão ficou a fazer mau contacto. Se não é melhor ires a uma loja de informática, mas deve ficar carote, como diz o Rafa_Nadal. Editado 5 Março 2013 por Zgruli Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 5 Março 2013 acho que a unica hipotese que tens, é desmontares isso, tirar o disco fora e ligar directamente num pc, depois tentas entrar através do linux live cd, e vês se consegues aceder ao conteudo, se não conseguires vais ter mesmo que formatar, e depois utilizando um programa de recuperação tentar extrair a info toda outra vez para outro disco. Compartilhar este post Link para o post