Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
.:Batista:.

Primeira portuguesa a chegar ao cume do Evereste

Publicações recomendadas

Assistente de bordo é a primeira portuguesa a chegar ao cume do Evereste

O feito teve por motivação angariar um milhão de dólares para ajudar crianças que vivem nos bairros de lata do Bangladesh

969405_10151380705482143_871232235_n.jpg

Maria Conceição, assistente de bordo de uma transportadora aérea do Dubai e criadora da Fundação Maria Cristina, tornou-se na primeira portuguesa a subir ao cume do monte Evereste, relatando a viagem num blog.

O feito, alcançado na terça-feira às 09:13 locais (04:28 em Portugal), teve por motivação angariar um milhão de dólares (770 mil euros) para ajudar crianças que vivem nos bairros de lata do Bangladesh.

«Ainda estou a tentar interiorizar tudo. Foi a coisa mais difícil que fiz em termos físicos», disse à agência Lusa, em resposta a perguntas enviadas por email.

Emocionada pela experiência, descreveu: «O cume do mundo é ainda mais bonito do que eu alguma vez poderia ter imaginado!»

A subida foi longa: demorou nove horas do campo 3 ao campo 4 e apenas descansou seis horas antes de atacar o resto dos 8,848 metros numa caminhada de 13 horas. «Estava completamente desidratada», contou.

Ao chegar ao topo, teve de esperar pelo guia, que estava doente, e pelo «sherpa» para poder tirar as fotografias.

«Sentei-me a olhar para a paisagem e a pensar nas crianças, nas suas famílias e na minha própria família e amigos», descreveu.

Teve ainda palavras de agradecimento para as pessoas que a ajudaram a treinar e para os patrocinadores, cujos nomes registou em fotografia tirada no local.

A altitude e a dificuldade em respirar, confessou, foi a maior dificuldade que sentiu, tendo considerado a descida, feita num estado de desidratação, mais árdua do que a subida.

Acabada de chegar a Katmandu, espera para voltar ao Dubai para conhecer o resultado da operação de angariação de fundos.

A motivação, vincou, foi sempre pensar nas 600 crianças cujo futuro sente que dependem de si.

«Desistir significaria que o futuro daquelas 600 crianças seria vazio e enfrentariam uma vida de pobreza, fome, medo, doença, odiadas pela própria raça», sublinhou.

Nascida em Vila Franca de Xira, esta portuguesa de 36 anos radicada no Dubai desde 2003 começou por criar um projeto humanitário em 2005 após uma viagem àquele país asiático, um dos mais pobres do mundo.

O objetivo era apoiar as famílias mais carenciadas da cidade, especialmente as crianças, com roupa, comida e acesso à educação, tendo em 2010 criado a Fundação Maria Cristina.

Devido ao trabalho de voluntariado, recebeu várias distinções, incluindo o prémio de Mulher do Ano 2009 atribuída pela revista «Emirates Woman».

Na missão para angariar fundos, Maria Conceição já alcançou o Polo Norte em 2011, correu várias maratonas, incluindo em Nova Iorque em 2001, Londres em 2002 e 2003, Dublin em 2003, Beirute em 2005, Dubai em 2004, 2011 e 2012.

Também já subiu aos montes Kilimanjaro, Elbrus, Kala Patthar, Denali e Island Peak, e está determinada a escalar os sete picos mais altos do mundo, faltando apenas dois.

TVI 24

Editado por .:Batista:.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh, com este calor tambem eu ia....

Deve ser uma grande sensação estar lá em cima, olhar para baixo (se der para ver muita coisa :mrgreen: )

Mas tambem deve ser muito duro lá chegar :medinho:

Vês... nuvens. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...