frederico.dr Publicado 6 Maio 2014 Bem isto quando eu jogo fica a 98ºC, por isso decidi e com algum aconselhamento de pessoal aqui do fórum, comprar um cooler. Agora a questão é qual. Eu quero um que não me dê problemas, ou seja mesmo que o meu portátil tenha um pouco de pó, espero que o cooler seja capaz de manter o pc a temperaturas baixas. Estava a pensar gastar no máximo 40/50euros Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 6 Maio 2014 Faz ou manda fazer uma limpeza primeiro ao portátil. Muda a pasta/massa térmica do processador e depois sim, compra uma base Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 6 Maio 2014 (editado) Como já tem sido dito nestes tópicos: a base ventilada não te vai passar de 98ºC para 70ºC. A base, quando o teu portátil tem aberturas na sua parte inferior, ajuda de facto mas podes ver em comparações por aí na net que a melhoria não costuma ultrapassar 10ºC em full load. E pensa que caso o teu portátil tenha uma parte de baixo "fechada" (já vi 1 ou 2 modelos da samsung assim, sem qualquer ranhura por baixo) não te vai adiantar grande coisa. Para baixares as temperaturas de 98ºC para 70ºC ou 75ºC basta limpar o pó da saída de ar. Para tal deve-se abrir o portátil. Há modelos em que basta retirar a tampa de baixo e já está, outros que é preciso desmontar o monitor para limpar a saída do ar. No google há imensos guias de desmontagem para toneladas de modelos e que certamente encontrarás o teu modelo ou um outro bastante semelhante. Caso não queiras aventurar-te nas limpezas por tua conta, vais a uma lojinha e deixas essa situação nos gajos e por 30/40 € tens o problema resolvido. Ainda te sobram uns trocos para comprar uma basezinha de 20 euritos porreirita. EDIT: Indicar as temperaturas a jogar nem sempre é o melhor diagnóstico. O ideal é dizeres as temperaturas em idle, ou seja, sem nada a correr a não ser um simples Chrome para postar aqui no fórum. Se com um tempo como o de hoje, não muito quente nem muito frio, as temperaturas ultrapassarem os 60ºC é sinal que é hora de intervir. Tive um portátil que já tinha 4 anos e nunca ultrapassava os 50ºC em idle porque lhe dava uma limpezazita assim regular. (já fora da garantia claro). Em jogos ia aos 70ºC. Editado 6 Maio 2014 por Art Vandelay Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 6 Maio 2014 (editado) O meu portátil se não tiver a correr nada tem uma temperatura de 50ºC. Mas quando jogo aumenta muito, para os tais 98ºC Isto faz com que ele fique mais lento certo? Pelo menos quando nao aquecia, a performance mantia-se sempre boa, agora com o aquecimento tenho imensos brakes no Lol etc, mais lento a abrir programas entre outros. Ou seja para ficar com o pc mesmo bom, o ideal é formatar (nao tenho qualquer problema com isso), mandar limpar (fui à bocado à pcclinic querem 99€ pela limpeza e mudança de massa térmica) e comprar um cooler certo? Esta brincadeira ainda me vai ficar cara, mas o pc fez 2 anos agora em março e na altura foi um grande investimento e não posso andar a gastar 900paus de 2 em 2 anos... Agora não tenho papel para fazer isto tudo de uma vez, é melhor então começar pelo cooler ou pela limpeza? Editado 6 Maio 2014 por frederico.dr Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 7 Maio 2014 99€ para limpar e mudar a massa? fds :lol: Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Maio 2014 A massa custa prai 10 euros não? :lol: Compartilhar este post Link para o post
Art Vandelay Publicado 7 Maio 2014 99€? PCClolinic. A massa térmica assim standard custa uns 10 € no máximo. E se o portátil tem 2 anos provavelmente não deverá ser o kosovo de abrir. Mete aí o modelo. Há uma questão que de facto pode levar a que atinjas 95ºC a jogar: será esse um modelo de 14 polegadas? Tens de pensar que quanto mais pequeno o portátil é, menos espaço há. Se juntares hardware potente pode levar a que existam essas situações criticas. Compartilhar este post Link para o post