Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
King_Cantona_II

[FM2014] NOVO 4-4-2 Losango para o Sporting by King_Cantona

Publicações recomendadas

Novo 4-4-2 Losango

Com esta coisa do Fernando Santos pôr a jogar Portugal num 442 Losango, eu resolvi criar um para o Sporting. Ainda estou na primeira metade da época, mas parece-me que a táctica ficou fixe. Já fiz um ou dois jogos com outras equipas (tipo Real Madrid) e foi impecável. Por isso resolvi partilhar, sob pena de poder vir a sofrer alterações.

Se estiverem curiosos experimentem e digam-me o que acharam.

Notas:

-Na frente, eu tenho apostado em jogadores rápidos e imprevisíveis. Por isso, o N.º 10 não precisa fazer da rapidez uma arma, tem de saber ler o jogo, passar a bola e finalizar, convém ter boa Compostura;

-Jogo com dois Construtores de jogo recuados, destes, convém que pelo menos um deles tenha algum poderio físico;

-A mentalidade é Ofensiva, mas também resulta com uma mentalidade a "Controlar" contra equipas de maior estatuto;

-A posição de trinco deve ser ocupada por um jogador com algum poder de passe também. A certa altura ponderei usar um "Pivô Defensivo" e uma táctica mais aberta e defesa subida (é possível) por forma a que, quando na fase de transição ofensiva os centrais subissem e a equipa ficava quase com 3 centrais, contudo, isso provoca-me desequilíbrios defensivos que eu não quero, para além de eu não ter um bom jogador para fazer esse papel mas não é de descartar esta solução noutra equipa com outros argumentos.

-De resto se gostarem de usar um "Guarda Redes libero" também encaixa nesta táctica.

-Não aconselho a meter a defesa recuada, pois (tal como se viu no Portugal vs França) isso dá tempo ao adversário para se organizar e criar desequilíbrios pelas alas.

Treinos - dinâmicos, sobretudo Equilibrado e Mov Atacante. Também uso Coesão e Controlo de bola e Defesa de Bolas paradas quando os golos aparecem nesses lances.

Instruções ao Adversário - fica ao cargo do Adjunto, contudo, eu reforço-as mandando fazer pressão sobre os alas e marcação ao jogador na posição N.º 10, nos jogos com os grande e/ou equipas mais perigosas.

A táctica:

31e2u.jpg

pGRS1.jpg

Tácticas para download:

4-4-2 Losango by Cantona

4-3-3 (Julho de 2014)

Ora, após "roubar" as vossas tácticas descaradamente, resolvi trabalhar numa que seja à medida do plantel do Sporting, potencializando os activos e sem necessidades de grandes adaptações.

Notas:

-Não dou indicações individuais exaustivas - já aprendi com muitos de vocês que nem sempre resulta massacrar o jogador com instruções;

-Se quiserem controlar o jogo e ter posse de bola arrasadora, coloquem mentalidade "Controlar" e "Manter a posse de bola" nas instruções à equipa, contudo, não aconselho a começar o jogo assim, façam-no depois do 2-0 ou 3-0 - a equipa não deixa de procurar o golo, mas começar assim o jogo não achei tão produtivo. Na minha maior goleada, eu fiz estas alterações aos 3-0, dei 9 ao Belenenses!!

-Jogo com alas a apoiar;

-Na posição 6, o jogador tem o papel de Médio Recuperador de Bolas - foi a forma que encontrei de tirar o maior rendimento quer do Rinaudo, quer do William;

-Os dois médios centro são construtores de jogo avançados, a atacar - jogam muito e aparecem muitas vezes em condições de finalizar - contra equipas grandes, faço marcação a jogadores específicos, para os fazer pressionar ao máximo;

-Jogo com Extremo e Avançado Interior - joguei a época toda com pé esquerdo na esquerda e pé direito na direita, independente da função - não sou fiel à teoria de usar pés trocados no AI, sobretudo se forem Capel e Carrilho - contudo, acredito que com jogadores diferentes, faça sentido.

-O avançado é um Falso Nove - eu não concordo com este conceito, de que, jogando com um homem sozinho na frente, este seja um F9, mas, de facto, é o único que faz "o que eu quero", que se liga com o meio campo, que abre e faz passes de morte para os "extremos" - óbvio que não cheguei ao fim da época com "o melhor marcador da Liga"! Tive o melhor ataque, melhor defesa e maior diferença de golos :prayer:

-As bolas paradas, sobretudo os cantos ofensivos funcionam muito bem.

A táctica:

yhxt.jpg

A táctica alternativa (exactamente igual, apenas mudam as funções dos extremos):

c99i.jpg

A VERDADEIRA alternativa - gosto muito desta táctica, resolveu-me alguns jogos que estavam a ser muito pouco interessantes, ao contrário de um 4-4-2 clássico, assim, eu tenho mais segurança no meio campo defensivo e é relativamente letal no ataque - desafio alguém a fazer uma época com esta táctica e depois dizer aqui, como correu, não se vão desiludir:

xiyf.jpg

Treinos - dinâmicos, sobretudo Coesão de equipa e Mov Atacante. Contudo, também dou muito Controlo de bola e Defesa de Bolas paradas. Nos jogos com os grande, treina-se o Posicionamento defensivo.

Isto não é - não há - tácticas plug and play! Tem de haver reacção durante os jogos e manter a equipa MOTIVADA!

Instruções ao Adversário - fica ao cargo do Adjunto, contudo, eu reforço-as nos jogos com os grande e/ou equipas mais perigosas.

Tácticas para download:

4-3-3 Sporting

4-3-3 Sporting II

4-1-3-2 Sporting

Editado por King_Cantona_II

Compartilhar este post

Link para o post

Podias postar os resultados?

Liga 2013/2014 (só fiz uma época, para já)

nr6m.jpg

Como é que o William Carvalho tem tantos golos?

É ele que marca os penaltis, faz vário de canto, aparece a finalizar à entrada da área (o Rinaudo também marcou alguns assim) e é ele que marca os livres, ele faz vários golos em livres de frente prá baliza. Uma falha o FM é que não podemos escolher os marcadores de livres directos e os dos livres indirectos, dessa forma ele marca todos, mas nos indirectos, ele dava jeito para cabecear... não se pode ter tudo!!

Editado por King_Cantona_II

Compartilhar este post

Link para o post

Final da Taça de Portugal...

Vi-me à rasca para passar o Benfica nas meias, mas felizmente, foi a duas mãos. Na final estava receoso devido à lesão do Carrilho, mas durou várias semanas e entretanto o Eduardo já tinha entrado bem na equipa. A máquina estava oleada e correu muito bem! Aos 3-0 pedi Controlo de Bola e mentalidade a Controlar, mas... foi isto:

rct46.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Capone! :adeus:

Eu tanto andei que lá fiz a prometida táctica, está a dar gozo jogar assim, veremos a segunda época, como corre.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas usei a tua tatica e fui campeão e ainda te digo mais fiz um campeonato quase igual ao teu esta a provada a tatica

Compartilhar este post

Link para o post

Boas usei a tua tatica e fui campeão e ainda te digo mais fiz um campeonato quase igual ao teu esta a provada a tatica

Boas! Fico satisfeito. Esta táctica está de facto interessante, usando as combinações que apresento, permitem também resolver situações no decorrer dos jogos. Eu vou na 2º época, mexi pouco na equipa, mas fiz algumas aquisições. Vamos ver como correm as competições europeias, isto com as lesão à mistura.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas utilizei esta tactica com algumas mexidas minhas mas o mérito é todo do criador :handclap:

4qp3Tcv.png

Claro que durante os jogos tenho de mexer muitas vezes. Umas vezes para controlar o jogo outras para contra-atacar e defender. Neste FM é preciso ler o jogo é mesmo essencial.

Classificação:

99WBtTt.png

Quanto ao avançado gostei ainda fez 16 golinhos e o meu medio 12

xucctoo.png

Ar6oFWi.png

OkAeoZr.png

Parabéns pela criação da tactica King Cantona :handclap:

Editado por Thiagoac

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz que tenha corrido bem, confesso que também ando a tentar umas alterações na frente, estou a colocar o Montero com as funções de "Número 10" e parece estar a ter muito mais rendimento.

Avançado recuado nunca tentei!

Continua o bom trabalho... :handclap: :handclap:

TMP20, não sei.. experimenta e diz qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas utilizei esta tactica com algumas mexidas minhas mas o mérito é todo do criador :handclap:

4qp3Tcv.png

Claro que durante os jogos tenho de mexer muitas vezes. Umas vezes para controlar o jogo outras para contra-atacar e defender. Neste FM é preciso ler o jogo é mesmo essencial.

Classificação:

99WBtTt.png

Quanto ao avançado gostei ainda fez 16 golinhos e o meu medio 12

xucctoo.png

Ar6oFWi.png

OkAeoZr.png

Qual é a Skin? :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, pessoal ando a desenvolver um 4-2-3-1, inspirado nas últimas tácticas do Capone, onde fui buscar algumas ideias e fiz um Mix com uma que eu andava a tentar implementar.

Ainda quero ver se precisa de uns ajustes, mas os resultado estão a ser fixes, isto reflete-se, quando ainda em Novembro, já recebi convite da direcção para renovar!

Deixo-vos aqui um print da táctica:

64dl.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A moda do Losango!

Sinceramente, pergunto-me se na selecção que tem dado ao mundo alguns dos melhores extremos de sempre, faz sentido jogar em losango?

Dito isto, fui inventar um losango para o SCP. Esta foi a primeira jornada neste novo save. Correu bem, mas há muito a afinar ainda :cool:

Tj1g.jpg

41krf.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...