Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
F_Tex

[Ajuda] Velocidade Wi-Fi vs Velocidade Ethernet

Publicações recomendadas

Pois bem, vou tentar simplificar que o problema é esquisito e eu não pesco nada disto:

1) Tenho MEO fibra 100MB

2) Tenho um 2º router (ASUS RT-N10E) que duplica a cobertura na casa, porque 1 router não é suficiente (não sei se isto tem alguma coisa a ver)

3) Para efeitos de simplificação, vamos chamar o router principal, instalado pelos técnicos do MEO de Router 1, e o ASUS que instalei posteriormente, de Router 2

4) Só aderi ao plano de 100MB depois de ter o Router 2, pelo que não consigo dizer qual a velocidade que tinha antes de instalá-lo

Problema 1 - Quando estou ligado ao Router 1, a velocidade que consigo atingir com Wi-Fi é muito inferior do que a consigo atingir com um cabo Ethernet. Eu sei que isto é normal, mas não nestes valores que em baixo apresento:

Velocidade ligado à Wi-Fi - Router 1

wifi.jpg

Valocidade ligado com cabo Ethernet - Router 1

ethernet.jpg

Problema 2 - Quando estou ligado ao Router 2, consigo atingir velocidades de Wi-Fi muito superiores, o que me leva acrer que o Router 2 está a roubar "largura de banda" (ou algo do género) ao Router 1

Velocidade ligado à Wi-Fi - Router 2

wifi2.jpg

Velocidade ligado com cabo Ethernet - Router 1

ethernet2.jpg

muito obrigado pela ajuda! qq dúvida de interpretação digam

Compartilhar este post

Link para o post

É simples, deves ter um router meo com norma G e o router da Asus que tens deve ser norma N. É superior em termos de velocidade. Confirma se o teu router da Meo é o antigo e já ficas a saber se é disso. Quanto ao resto é normal, com interferências dos canais wi-fi nunca vais ter tanto desempenho em na rede sem-fios, a cablada é superior em segurança, é mais fiável, tem menos overhead e um ping melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal que por cabo tenhas sempre muito mais, no entanto, as velocidades wifi estão dentro do normal. Tenta alterar o canal, mas o máximo que vai acontecer é dar-te +5mb, praí. A mim no fixo dá 100mb e às vezes ultrapassa, porque está ligado por cabo. No portátil dá-me 20 e poucos, mas saco a uma velocidade entre 4 e 7mb, o que é excelente.

Compartilhar este post

Link para o post

isto é em casa dos meus pais. eu sei que é normal o ehternet ter muito mais velocidade, mas só para vos dar uma ideia, em minha casa tenho vodafone e com wifi chego aos 50MB, com o cabo 113MB.

a difereneça no caso do router 1 é anormal

já cá passo a dizer a marca e modelo do router MEO

EDIT: Thomson TG784 (segundo percebi é norma N)

Editado por F_Tex

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenhas o router antigo, idk. De qualquer das formas, o melhor é mesmo chateares o apoio ao cliente e por chamada eles mesmos encaminham-te isso para um técnico e resolvem-te na hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, tens um antigo, norma G. Se fosse N, teria no fim. Liga para lá e diz que queres um norma N.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, tens um antigo, norma G. Se fosse N, teria no fim. Liga para lá e diz que queres um norma N.

obrigadíssimo pelas respostas, Red e Reigns

segunda feira trato disto, eles cobram alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

obrigadíssimo pelas respostas, Red e Reigns

segunda feira trato disto, eles cobram alguma coisa?

Há uns anos, quando soube que eles andavam a instalar norma N nos clientes novos eu liguei para lá a pedir um. Disseram-me que não trocavam, só em caso de avaria. Então, nada que não se resolvesse... :mrgreen:

Neste momento, se explicares que queres porque é lento e porque a concorrência e eles próprios já os têm em casa de quase todos os clientes, não devem levantar ondas, digo eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, é isso mesmo, entras com a jogada de que quase ninguém tem esse router agora, que a concorrência te oferece novos e ainda mais barato... É certinho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

crl renovei contrato com a meo há 1 semana :mrgreen: há um prazo qualquer em que podemos voltar atrás na assinatura do contrato, não há?

Compartilhar este post

Link para o post

Se aderiste a 100Mb depois de já teres o TG784 (G, não o N... para confirmares basta veres se tem antena externa, o G tem, o N não), podes pedir para te irem trocar por um HGW compatível com a velocidade que tens, visto que esse não é. Gratuitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não cobram. Há umas semanas tambem tinha o mesmo problema, Meo fibra 100mb, com ethernet era quase 90mb, wifi não passava dos 20mb. Liguei para eles, tentaram mudar portas e tretas do género que não resolveram nada e no dia seguinte vieram cá mudar o router, o rapaz mal viu o meu disse logo "eish este é mesmo dos antigos, já nem se vêem", agora com o router novo tenho quase o mesmo de wifi e ethernet

Compartilhar este post

Link para o post

E para informação adicional, agora chamam-se Technicolor. Continuam m*rda na mesma, though.

Compartilhar este post

Link para o post

E para informação adicional, agora chamam-se Technicolor. Continuam m*rda na mesma, though.

Eu tinha um daqueles e mudaram-me para esse, mas as velocidades estão todas normais, que problemas costumam ter?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha um daqueles e mudaram-me para esse, mas as velocidades estão todas normais, que problemas costumam ter?

Para o utilizador doméstico normal servem bem, mas são muito limitados e é um hardware mais "rasca" por assim dizer. Eu no último ano andei com imensas simulações de rede que trazia do Lab para casa e dava sempre m*rda porque tinha de simular a internet através destes routers. Até para fazer uma simples VPN é preciso andar com fintas. Há soluções muito melhores, mas devem ter feito um preço brutal à PT e nestes casos ganha sempre o mais barato e que funcione.

Compartilhar este post

Link para o post

telefonema feito, router substituído, problema resolvido. mais uma vez, obrigado a todos

:post_lock:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...