Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Entrevista de Quique Flores ao site Zerozero

Publicações recomendadas

zz_logo_ld_pt.png

Quique Flores elogia sucessor: «Jorge Jesus trabalhou muito para que os títulos voltassem»

Em entrevista exclusiva ao zerozero.pt, o treinador espanhol abordou as mudanças que ocorreram no Benfica , um clube que garante nunca ter deixado de acompanhar e do qual guarda boas memórias.

«Claro que vou seguindo o Benfica. Tenho muito boas recordações dos tempos do Benfica. Fiquei com a grande sensação de trabalhar num clube muito grande, gigante, com uns adeptos muito carinhosos», recordou o espanhol, contactado pelo nosso jornal.

Esteve apenas uma temporada em Portugal. O terceiro lugar e a Taça da Liga conquistada não foram suficientes para permanecer, ele que tinha sido escolhido por Rui Costa para fazer esquecer a temporada anterior, na qual as águias tinham tido três treinadores. Luís Filipe Vieira achou que nova mudança seria o melhor para o clube.

E a verdade é que, desde então, Jorge Jesus tem sido o homem do leme, com o tempo que tinha faltado ao espanhol, segundo explicação do próprio.

«Desde a minha saída e a entrada de Jorge Jesus, já passaram quase seis anos. Tempo suficiente para consolidar um projeto e conseguir os objetivos. O que me faltou foi tempo para consolidar um projeto, para depois ganhar troféus», referiu Quique Flores.

E concluiu, com discurso fluido e sincero, o mesmo que foi apresentando por terras lusitanas: «Ao Benfica estava a faltar isto: consolidação. Estive no clube num ano de transição e não conseguimos o tempo necessário para consolidar um grande plantel. Mas pronto, já passaram vários anos, Jorge Jesus trabalhou muito para que os títulos voltassem e, a Luís Filipe Vieira, vejo-o feliz com a ideia de ter um treinador que o ajude a consolidar o projeto».

Sem qualquer tipo de ressentimentos, o espanhol falou sobre o período das águias e mostrou felicidade por o clube ter encontrado o rumo certo, isto numa conversa onde também analisou a prestação de Julen Lopetegui - para ler no zerozero.pt esta sexta-feira de manhã.

zz_logo_ld_pt.png

Quique Flores: «Mérito de Lopetegui foi adaptar o seu trabalho a um clube muito poderoso»

Poucos foram, nos últimos anos, os treinadores estrangeiros contratados para os tradicionalmente designados grandes. No caso específico, o último espanhol a fazê-lo foi Quique Flores. No Benfica, esteve um ano, mas acabou por sair apenas com uma Taça da Liga no currículo. Cinco anos mais tarde, o FC Porto escolheu Julen Lopetegui. Uma decisão que causou estranheza, mas que, aos poucos, vai convencendo.

Se, para os dragões, se tratava de uma escolha arriscada, pois Lopetegui tinha mostrado serviço apenas em escalões de formação, para o próprio treinador também se tratou de uma decisão arrojada e que poderia ser sinónimo de risco demasiado elevado, num país diferente e num futebol não tão familiar.

«Parece-me que está a ser um passo importante na carreira de Julen Lopetegui, que estava mais habituado aos miúdos da formação e que está a conseguir uma adaptação muito boa a esta nova realidade. Foi importante tê-lo feito num clube como o FC Porto, que é um clube organizado e com projetos sólidos. Foi uma boa decisão», a opinião é de Quique Flores.

Em exclusivo ao zerozero.pt, o antigo treinador de Valencia, Benfica ou Atlético de Madrid considerou que o treinador portista pouco parece ligar à opinião que vem do exterior, já que tem grande confiança no seu trabalho.

«Não conheço profundamente o Julen, mas, do que foi mostrando no trabalho nas camadas jovens da seleção, sempre pareceu alguém com a ideia consolidada de jogar bom futebol», avaliou Quique, explicando em seguida aquilo que tem o dedo do treinador.

«O FC Porto sempre teve equipas muito fortes do ponto de vista físico, muito aguerridas, muito poderosas. Agora, está a tentar uma nova forma de jogar, mais a tender para a qualidade da posse».

Ainda assim, é noutro prisma que Quique Flores avalia as razões para que o casamento entre dragões e Lopetegui esteja a funcionar, sobretudo no plano europeu, figurino onde o FC Porto já garantiu um lugar entre as oito melhores equipas.

«Tenho a ideia de que o FC Porto é um clube que está acima dos treinadores, tem uma estrutura muito forte, com ideias consolidadas. O mérito de Julen Lopetegui é que está a adaptar o seu trabalho a um clube que, por si só, já é muito poderoso. Basta respeitar os princípios de um clube assim tão consolidado para que o êxito fique mais próximo», considerou.

Como Portugal é visto em Espanha

A 'espanholização' do FC Porto, do treinador a jogadores como Óliver ou Tello, deixa a ideia de que Nuestros Hermanos seguem com maior interesse o campeonato português. Só que Quique garante: não é de agora.

«O futebol português nunca passou despercebido em Espanha, somos países vizinhos, com culturas parecidas, com uma forma de ver futebol muito semelhante. Em Espanha sempre se acompanharam as coisas importantes do futebol português, os jogadores e treinadores mais importantes são conhecidos cá. Claro que, nos últimos anos, acabou por crescer um pouco, pelo aumento dos espanhóis no futebol português, mas penso que o vosso futebol sempre foi visto cá», terminou, nesta conversa com o zerozero.pt.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Das piores m*rda que passou pelo Benfica, o futebol dele não tinha ponta por onde se lhe pegasse, e tinha equipa para fazer muito melhor do que aquilo que fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Das piores m*rda que passou pelo Benfica, o futebol dele não tinha ponta por onde se lhe pegasse, e tinha equipa para fazer muito melhor do que aquilo que fez.

Mas aquelas conferências de imprensa...

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda me lembro daquela reportagem de 40 minutos que deixou todos esperançados e confiantes, quando ele chegou. Acho que foi para a SIC: Chegamos a ser campeões de Inverno ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais me lembro foi quando ele disse que o Benfica podia não ganhar títulos mas tinha atingido os objectivos invisíveis. Nunca tive tanta vontade de insultar alguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...