Oblivion Publicado 30 Julho 2015 (editado) Alô, galera. Tenho andado a passear pelos sites de peças, para ver se conseguia montar uma máquina jeitosa. E cheguei ao seguinte setup: Caixa: ATX Nox Raven ( http://www.onbit.pt/artigo/V22322/caixa-atx-nox-raven ) Processador: AMD FX-4300 - 3,8 GHz ( http://www.onbit.pt/artigo/22013/amd-fx-4300-3-8-ghz-socket-am3 ) Motherboard: ASUS M5A78L-M LX3 AM3+ ( http://www.onbit.pt/artigo/20658/asus-m5a78l-m-lx3-am3 ) Gráfica: Asus Radeon R7 250 2GB DDR5 ( http://www.onbit.pt/artigo/22000/asus-radeon-r7-250-2gb-ddr5-r7250-oc-2gd3 ) Armazenamento: Disco SSD Kingston ( http://www.onbit.pt/artigo/22317/kingston-ssd-2-5-quot-120gb-v300-sata-iii-sv300s37a-120g ) + Seagate Barracuda 1TB 3.5" ( http://www.onbit.pt/artigo/22760/seagate-barracuda-1tb-3-5-quot-32mb-st31000524as ) Memória: Kingston 4GB HyperX Fury ( http://www.onbit.pt/artigo/23030/kingston-4gb-hyperx-fury-ddr3-1866mhz-hx318c10fb-4 ) O disco rígido já o tenho, porque me ofereceram há pouco tempo. Queria ir no máximo até aos 500€. Acham que este setup vale a pena? No máximo, é para correr alguns jogos (nada de muito extravagante), e que tenha um desempenho aceitável. Vai ser mais para escrita. Editado 30 Julho 2015 por Oblivion Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 30 Julho 2015 Acho pouca RAM, para ficar future proof metia pelo menos 8gb. Mas é uma coisa que podes comprar depois. De resto não te posso dizer nada. Esta build ( http://pcpartpicker.com/p/zm2Lxr ) foi de um youtuber que fez uma "Console Killer", que é um pc pelo preço de uma consola e que tem muuuuuito mais performance. Vê se gostas. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 30 Julho 2015 Pois, a RAM foi a minha principal dúvida, se valia a pena meter mais ou não. Se calhar como ainda tenho alguma margem, sou capaz de meter uma melhor. Grande setup esse. Vai ficar aqui na lista, para depois escolher. :) Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 30 Julho 2015 Na tua config falta a fonte. Precisas de drive óptica? Intel Pentium K Anniversary Edition G3258 74€ Motherboard MSI H81M-E34 55€ Gráfica MSI R7 250 OC 2GB 90€ Gskill Ripjaws X DDR3-1600MHz 2x4GB 59€ Fonte XFX TS 430W 80PLUS Bronze 50€ Caixa Nox Raven Preto 30€ SSD Crucial BX100 120GB 67€ ~425€, seguindo os preços da PCDiga. Meti só SSD porque referiste que tinhas o HD, já. Ficas ainda com margem de manobra de uns € para modificares algo que queiras, mas não vejo nada que compense a diferença. Partindo do pressuposto que não vais ser tu a montar, junta mais 20-25€ àquele valor para montagens e testes da máquina. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 30 Julho 2015 Reigns essa motherboard suporta overclock? Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 30 Julho 2015 Tanto quanto sei aquela motherboard permite fazer OC ao processador. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 30 Julho 2015 Todas as H81 suportam OC? Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 30 Julho 2015 Tenho ideia que nem todas. Ainda assim, fui procurar um pouco e de facto as H81 não são o ideal para overclock. Mas isto é um Pentium... Pelo que li, não levando aquilo ao máximo dos máximos, a longo prazo, não teria problemas. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 31 Julho 2015 (editado) No youtube de facto existem videos com algumas H81 a fazer OC para 4.6 com este CPU. Tenho de ver se abro um tópico para mim. Editado 31 Julho 2015 por ElKnoxMaluko Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 1 Agosto 2015 Para OC procurem uma board com chipset Z97. Arranjam isso a menos de 100€. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 1 Agosto 2015 Mica não és tu que tens um G3258? Como é que se está a portar, já tens OC nisso? Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 1 Agosto 2015 Já se sabe que para fazer overclocks confortáveis ou à maluco o ideal é uma z97... Mas com orçamento menor também se consegue fazer uns ligeiros, tranquilamente. Uma H97 também serve bem. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 1 Agosto 2015 Mica não és tu que tens um G3258? Como é que se está a portar, já tens OC nisso? Tenho, aquilo tem um desempenho que contado ninguém se acredita, para além de ser super fácil levar aquilo aos 4GHz, com o cooler de origem e sem passar os 60ºC. Andei a fazer uns testes comparando com o meu portátil, que tem um i5 que vai até 2,7GHz, e o Pentium é 1,4x mais rápido. Com overclocking, claro. E para OC precisas de uma board com chipset Z97. De todas as peças que comprei ultimamente, foi a compra mais feliz que fiz. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 2 Agosto 2015 Estou mesmo tentado a comprar um e sim se comprar vai ser juntamente com uma Z97 mais que não seja já fico melhor preparado para o futuro, a única coisa que ainda não decidi é se devo comprar uma gráfica em segunda mão ou nova. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Agosto 2015 Nova, sempre nova. O que podes perder ligeiramente em desempenho ganhas em tecnologia, o que a longo prazo pode ser importante. Se o orçamento é apertado, a AMD R7 260X é a minha escolha, e custa menos de 120€. Já suporta DirectX12, presente no Windows 10, e atendendo à gama em que está inserida, casa na perfeição com o Pentium K. Juntando a isto 8GB de RAM e tens PC para correr jogos ao máximo a 720p e com gráficos médios a 1080p. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 2 Agosto 2015 Neste momento a configuração que estou a montar vai em 330€ sem GPU e SSD porque já tenho um no portátil que vai para o PC, quanto a GPU eu até estava a pensar numa GTX960 e andava numa de ver usadas para não ultrapassar os 500€, o monitor que tenho só suporta 720p mas até ao final do ano gostava de arranjar um 1080p e até meio do próximo ano até poderia juntar uns trocos e comprar outro CPU para juntamente com o restante material conseguir correr os jogos ao máximo. P.S.- Neste momento os jogos que mais me interessam jogar é o CS:GO e o GTA V e com esta configuração devo conseguir já uma boa performance não? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Agosto 2015 Neste momento a configuração que estou a montar vai em 330€ sem GPU e SSD porque já tenho um no portátil que vai para o PC, quanto a GPU eu até estava a pensar numa GTX960 e andava numa de ver usadas para não ultrapassar os 500€, o monitor que tenho só suporta 720p mas até ao final do ano gostava de arranjar um 1080p e até meio do próximo ano até poderia juntar uns trocos e comprar outro CPU para juntamente com o restante material conseguir correr os jogos ao máximo. P.S.- Neste momento os jogos que mais me interessam jogar é o CS:GO e o GTA V e com esta configuração devo conseguir já uma boa performance não? Sim, consegues. Um Pentium K @4.0GHz e uma Geforce GTX960 servem para jogares GTA V (o mais exigente desses 2) em resolução Full HD com gráficos no máximo a 40 FPS. Para 60FPS basta baixar um pouco algumas definições. Mas se tens € para a GTX960, talvez não fosse má ideia equilibrar um pouco as coisas e optar por um Core i5 e uma GTX950 (ou a GTX750Ti), e neste caso podes optar por uma board sem ser chipset Z97 (H97 também é um bom chipset e arranjas boas boards com isto a 75€). Um Core i5 4xxx custa cerca de 175€, i guess. Compartilhar este post Link para o post
ElKnoxMaluko Publicado 2 Agosto 2015 Em principio vou mesmo para o Pentium e a Z97 da AsRock porque me fica mais barato uns 100€ mais barato que um i5 e outra board, inicialmente vou só jogar CS:GO e só mais tarde GTA V e outros, a GTX960 a ideia era tentar encontrar uma usada por volta dos 160/170€ e assim ficava tudo por 500€ que é o que queria gastar. P.S.- Com a Z97 da AsRock faço logo OC no CPU para 4.2Hz, penso que já vi em algum lado que o cooler de origem aguenta minimamente. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Agosto 2015 (editado) 4,2GHz é tranquilo apesar de eu ter optado por 4GHz. Só comecei a sentir problemas de estabilidade a partir dos 4,4GHz, com o cooler de origem. Eu optei por esta CPU porque o PC é essencialmente para trabalho, só planeio usa-lo para gaming em meados do próximo ano (e por isso é que já o equipei bem com 16GB de RAM, uma boa board e um bom SSD). Para jogos o Core i5 é do melhor que há, é um quad-core puro com um desempenho fantástico por 200€. Não esquecer que este Pentium só tem 2 cores e não suporta hyper-threading, a 4GHz ou mais faz coisas engraçadas e bate-se bem com um i3 mas naturalmente que é inferior a qualquer i5 recente. Mas por 75€ é impossível pedir melhor, é que nem a AMD, que costuma mandar neste segmento, tem uma resposta à altura para isto, por este preço. Editado 3 Agosto 2015 por Mica Compartilhar este post Link para o post