El Shaarawy Publicado 26 Setembro 2015 (editado) Boas, recentemente o meu computador avariou e eu tenho pensado em alternativas boas e baratas para o substituir, essencialmente para gaming. Até agora pensei nisto: Processador: AMD A10-5800K (3.8Ghz) Black Socket FM2 - 99€ Motherboard: MSI A78M-E35 - 56€ Memória: Kingston 8GB DDR3 HyperX Savage (1886Mhz) - 49€ Caixa: ATX Nox One - 31€ Disco Rígido: Western Digital 1TB || 64MB - 57€ Disco SSD: Kingston HyperX Fury 120GB SATA - 59€ DVD/BlueRay: Asus DRW Black 24x - 17€ Fonte de alimentação: 1Life Ps:jet 700W 140mm - 28,90€ Placa de som: Asus Xonar DG - 26€ Cooler processador: Arctic Alpine 11 Pro Rev 2 - 9€ Ventoinhas extra: Cooltek Silenciosa 120mm | 1200rpm - 4,50€ Visto por este prisma fica barato, por volta de 450€. O meu problema é a placa gráfica, pois não queria passar muito deste preço mas também queria boa qualidade. Pensei na Asus GTX750 4GB DC5 (194€), porém fica bastante fora do orçamento. Podem-me aconselhar sobre que placa gráfica seria melhor relativa a qualidade/preço e também alguma outra coisa que possa ser melhorada? Obrigado e desculpem a massada :biggrin: Editado 26 Setembro 2015 por El Shaarawy Compartilhar este post Link para o post
Player Publicado 26 Setembro 2015 (editado) Disco SSD: Kingston HyperX Fury 120GB SATA - 59€ DVD/BlueRay: Asus DRW Black 24x - 17€ Fonte de alimentação: 1Life Ps:jet 700W 140mm - 28,90€ Placa de som: Asus Xonar DG - 26€ Cooler processador: Arctic Alpine 11 Pro Rev 2 - 9€ Ventoinhas extra: Cooltek Silenciosa 120mm | 1200rpm - 4,50€ Para o teu orçamento tudo o que está aqui não se adapta. O Disco SSD é um bom investimento, mas é necessário? Num orçamento baixo duvido que precise de ser um requesito. O DVD tenta aproveitar do antigo PC que avarioul. Fonte de alimentação é uma porcaria, sem fiabilidade, sem os 700W que anunciam e que rapidamente avaria e queimei-te alguma peça. Vai para uma Fonte XFX TS 430W 80+ Bronze que é 100x melhor, é ~50 paus. Placa de som, cooler e ventoinhas não tens necessidade, acho que não vais fazer overclock por isso não tem sentido tares a comprar ventoinhas e cooler. Nisto poupas ~95 euros. 95 euros que podem melhorar todos os componentes. Não vou mandar nenhum config a não ser que planeis comprar amanha, mas em outubro vão sair novos processadores, novos sockets, o pode baixar preços ou sair simplesmente melhores alternativas (os preços das novas coisas vêem inflacionadas, mas o que já está no mercado pode baixar preço) Editado 26 Setembro 2015 por Player Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 26 Setembro 2015 Essas fontes são m*rda. Vai por algo nesta linha: http://pcpartpicker.com/p/64zLnQ Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 26 Setembro 2015 (editado) AMD FX 6300 3.5Ghz BE SkAM3+ 112€ Motherboard Asus M5A78L-M LE USB 3.0 62€ Kingston HyperX Fury DDR3-1600MHz 8GB 50€ Gráfica MSI GTX750 OC 1GB 104€ Caixa Nox NXOne 32€ Drive DVD-RW Asus 24X Preta Bulk 18€ Disco Seagate Barracuda 1TB SATA III 64MB 57€ SSD Crucial BX100 120GB 67€ ~502€ Se quiseres baixar um pouco ao preço, baixa no processador para um AMD FX 4300 e já te fica por volta dos 470€. Baseei-me nos preços da PCDiga. Atenção que a config não tem incluída os custos de montagem + testes (~20-25€). Editado 26 Setembro 2015 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Zgruli Publicado 26 Setembro 2015 Reigns, é impressão minha ou ainda falta aí a fonte... El Shaarawy, tendo em conta o orçamento limitado, aconselhava a utilizares o máximo de componentes do computador antigo que puderes. Nomeadamente a Caixa e as drives de dvd. Só aí poupavas mais de 40€. O Blaugrana tem razão, a placa de som não vale a pena. O Player também. A Fonte que indicas não é grande coisa (e não é grande ideia poupar neste componente) e achas que o SSD é necessário? (Acho que não vale a pena nesta situação. Mais vale canalizar o € para o processador e gráfica). Cooler e ventoínhas extra não valem a pena se não fizeres overclock (e mesmo assim...). Vê o que podes aproveitar do computador antigo, quando queres comprar (tendo em conta o que o Player disse de saírem novos componentes no próximo mês), e diz qualquer coisa. Compartilhar este post Link para o post
El Shaarawy Publicado 26 Setembro 2015 (editado) Para que é que vais gastar dinheiro nessa placa de som? Vais ter resultados identicos à plcada que traz na board (eu tenho essa e não é nada de mais). Precisas do bolo rei? É que já eram 43€ que podias gastar num outro componente. E o cooler, o processador não traz o dele de origem? Não sei se esse terá mais qualidade que o original, e já seria no total 52€ que poupavas. Disco SSD: Kingston HyperX Fury 120GB SATA - 59€ DVD/BlueRay: Asus DRW Black 24x - 17€ Fonte de alimentação: 1Life Ps:jet 700W 140mm - 28,90€ Placa de som: Asus Xonar DG - 26€ Cooler processador: Arctic Alpine 11 Pro Rev 2 - 9€ Ventoinhas extra: Cooltek Silenciosa 120mm | 1200rpm - 4,50€ Para o teu orçamento tudo o que está aqui não se adapta. O Disco SSD é um bom investimento, mas é necessário? Num orçamento baixo duvido que precise de ser um requesito. O DVD tenta aproveitar do antigo PC que avarioul. Fonte de alimentação é uma porcaria, sem fiabilidade, sem os 700W que anunciam e que rapidamente avaria e queimei-te alguma peça. Vai para uma Fonte XFX TS 430W 80+ Bronze que é 100x melhor, é ~50 paus. Placa de som, cooler e ventoinhas não tens necessidade, acho que não vais fazer overclock por isso não tem sentido tares a comprar ventoinhas e cooler. Nisto poupas ~95 euros. 95 euros que podem melhorar todos os componentes. Não vou mandar nenhum config a não ser que planeis comprar amanha, mas em outubro vão sair novos processadores, novos sockets, o pode baixar preços ou sair simplesmente melhores alternativas (os preços das novas coisas vêem inflacionadas, mas o que já está no mercado pode baixar preço) Essas fontes são m*rda. Vai por algo nesta linha: http://pcpartpicker.com/p/64zLnQ AMD FX 6300 3.5Ghz BE SkAM3+ 112€ Motherboard Asus M5A78L-M LE USB 3.0 62€ Kingston HyperX Fury DDR3-1600MHz 8GB 50€ Gráfica MSI GTX750 OC 1GB 104€ Caixa Nox NXOne 32€ Drive DVD-RW Asus 24X Preta Bulk 18€ Disco Seagate Barracuda 1TB SATA III 64MB 57€ SSD Crucial BX100 120GB 67€ ~502€ Se quiseres baixar um pouco ao preço, baixa no processador para um AMD FX 4300 e já te fica por volta dos 470€. Baseei-me nos preços da PCDiga. Atenção que a config não tem incluída os custos de montagem + testes (~20-25€). Reigns, é impressão minha ou ainda falta aí a fonte... El Shaarawy, tendo em conta o orçamento limitado, aconselhava a utilizares o máximo de componentes do computador antigo que puderes. Nomeadamente a Caixa e as drives de dvd. Só aí poupavas mais de 40€. O Blaugrana tem razão, a placa de som não vale a pena. O Player também. A Fonte que indicas não é grande coisa (e não é grande ideia poupar neste componente) e achas que o SSD é necessário? (Acho que não vale a pena nesta situação. Mais vale canalizar o € para o processador e gráfica). Cooler e ventoínhas extra não valem a pena se não fizeres overclock (e mesmo assim...). Vê o que podes aproveitar do computador antigo, quando queres comprar (tendo em conta o que o Player disse de saírem novos componentes no próximo mês), e diz qualquer coisa. Resumidamente, ventoinha, cooler, placa de som e SSD são dispensáveis. A minha torre é muito velhinha, é uma HP Pavilion com Windows XP por isso não sei se consigo aproveitar alguma coisa, talvez a caixa ou a drive DVD... Estive a falar com o meu primo que trabalha neste ramo e recomendou-me o AMD FX-8350 (4.0 Ghz) para processador, assim como assegurou a montagem. Essa motherboard por acaso é perfeita para o processador que quero. Tinha passado de raspão por essa fonte Player, vou tê-la em conta. Placa gráfica é que ainda estou indeciso... Editado 26 Setembro 2015 por El Shaarawy Compartilhar este post Link para o post
Player Publicado 26 Setembro 2015 Zgruli porque não é? 430w podem parecer poucos, mas são 430w quase reais, em que o PC mesmo com upgades não vai consumir isso. O feedback que tenho visto é bom, tem certificado 80+, e vejo muitas recomendações desta fonte na zwame (principalmente para PC's Low/mid budget. E uma fonte de 50 euros não é poupar tendo em conta o pc que é. Anyway, se quiseres outra alternativa boa tens a onte Seasonic S12II 520W 80+ Bronze, não é necessárioa não ser que faças um bom upgrade a gráfica e overclock em cima, mas eu ia para a da XFX. Só uma coisa, tendo em conta que o teu pc antigo é um HP Pavillon, recomendo-te a comprar uma caixa nova mesmo, porque por norma são micro-atx e com mau airflow. A drive de dvd se conseguires aproveitar otimo. Compartilhar este post Link para o post
Zgruli Publicado 26 Setembro 2015 Zgruli porque não é? 430w podem parecer poucos, mas são 430w quase reais, em que o PC mesmo com upgades não vai consumir isso. O feedback que tenho visto é bom, tem certificado 80+, e vejo muitas recomendações desta fonte na zwame (principalmente para PC's Low/mid budget. E uma fonte de 50 euros não é poupar tendo em conta o pc que é. Anyway, se quiseres outra alternativa boa tens a onte Seasonic S12II 520W 80+ Bronze, não é necessárioa não ser que faças um bom upgrade a gráfica e overclock em cima, mas eu ia para a da XFX. Só uma coisa, tendo em conta que o teu pc antigo é um HP Pavillon, recomendo-te a comprar uma caixa nova mesmo, porque por norma são micro-atx e com mau airflow. A drive de dvd se conseguires aproveitar otimo. Percebeste mal. :) Ou fui eu que não me fiz entender. Quis dizer queo Blaugrana tinha razão e tu também. A fonte que o autor do tópico referiu não valia grande coisa. :) As XFX são boas. Aliás, tenho uma. Compartilhar este post Link para o post
El Shaarawy Publicado 27 Setembro 2015 (editado) Processador: AMD FX-8350 Motherboard: Asus M5A78L-M/USB 3.0 Memória RAM: HyperX Savage 8GB 2400Mhz (fica mais barato que comprar 1886Mhz) Disco: WD Blue 1TB SATA III 64MB Fonte de alimentação: XFX TS 550W 80+ Bronze (decidi investir um pouco mais nisto) É basicamente isto. Placa gráfica estou a pensar na MSI GTX960 OC 2GB GD5, que por agora custa 200€ (vale a pena o investimento?). No total é +- 630€, o que me parece ser barato, não sei... --- Há alguma forma de vender a minha antiga torre? Quanto é que me davam por ela (funciona +- mas a fonte de alimentação deu o berro)? Editado 27 Setembro 2015 por El Shaarawy Compartilhar este post Link para o post
Player Publicado 27 Setembro 2015 (editado) Muda para um 8320 a 3.5 ghz, é o mesmo processador mas com velocidade mais baixa, e se tens um primo que trabalho no ramo, ele sobe-te isso para os 4 ghz sem muita dificuldade para o processador. Seria apenas realmente benéfico ir para o 8350 caso fizesses um overclock em cima, porque o 8350 é um 8320 com um OC em cima basicamente. Com o 8320 poupas cerca de 20/30 euros (o cooler de origem serve-te muito provavelmente), e tens uma performance identica sem te preocupares muito. A fonte nesse caso recomendo-te a ires para essa que puseste ai (dá-te segurança com o OC e podes fazer upgrades no futuro sem problemas). As memórias, é ir pelo mais barato, a diferença de frequencia não é notória, e provavelmente exige que faças OC nas memórias também, dá preferencia a 2x4GB se possivel (Gskill Ripjaws X DDR3-1600MHz 2x4GB fica-te a 54 por exemplo). Motherboard, pelo que tive a ver, para essas memórias funcionarem a sequer 1600 exige OC, portanto mudava para outra (MSI 970A-G43, preço parecido). Editado 27 Setembro 2015 por Player Compartilhar este post Link para o post
El Shaarawy Publicado 27 Setembro 2015 Muda para um 8320 a 3.5 ghz, é o mesmo processador mas com velocidade mais baixa, e se tens um primo que trabalho no ramo, ele sobe-te isso para os 4 ghz sem muita dificuldade para o processador. Seria apenas realmente benéfico ir para o 8350 caso fizesses um overclock em cima, porque o 8350 é um 8320 com um OC em cima basicamente. Com o 8320 poupas cerca de 20/30 euros (o cooler de origem serve-te muito provavelmente), e tens uma performance identica sem te preocupares muito. A fonte nesse caso recomendo-te a ires para essa que puseste ai (dá-te segurança com o OC e podes fazer upgrades no futuro sem problemas). As memórias, é ir pelo mais barato, a diferença de frequencia não é notória, e provavelmente exige que faças OC nas memórias também, dá preferencia a 2x4GB se possivel (Gskill Ripjaws X DDR3-1600MHz 2x4GB fica-te a 54 por exemplo). Motherboard, pelo que tive a ver, para essas memórias funcionarem a sequer 1600 exige OC, portanto mudava para outra (MSI 970A-G43, preço parecido). O meu primo recomendou-me o FX-8350 porque dava mais segurança no futuro, e a diferença de preço nem é assim muita. Eu realmente vejo mesmo muito mal, passei imensas vezes por essa motherboard e só agora reparei que é mais barata e melhor! Já agora, o que achas da placa gráfica? Compartilhar este post Link para o post
Player Publicado 27 Setembro 2015 O meu primo recomendou-me o FX-8350 porque dava mais segurança no futuro, e a diferença de preço nem é assim muita. Eu realmente vejo mesmo muito mal, passei imensas vezes por essa motherboard e só agora reparei que é mais barata e melhor! Já agora, o que achas da placa gráfica? Mas a questão do processador é que é exactamente o mesmo e vai dar ao mesmo http://www.tomshardware.co.uk/answers/id-2075560/amd-8350-amd-8320.html Podes ler ai (e em outros sitios), mas puramente se fizer-se overclock (que na verdade é só mudar as configurações) e tem-se exactamente o mesmo. Sim, a placa gráfica recomendo plenamente, se conseguires ir para essa (porque não é barata) fantástico, é bastante boa Compartilhar este post Link para o post
El Shaarawy Publicado 27 Setembro 2015 Mas a questão do processador é que é exactamente o mesmo e vai dar ao mesmo http://www.tomshardware.co.uk/answers/id-2075560/amd-8350-amd-8320.html Podes ler ai (e em outros sítios), mas puramente se fizer-se overclock (que na verdade é só mudar as configurações) e tem-se exactamente o mesmo. Sim, a placa gráfica recomendo plenamente, se conseguires ir para essa (porque não é barata) fantástico, é bastante boa Vou mesmo optar pela 8350, o meu primo disse que me arranjava um preço jeitoso por ela :) Isto agora está assim: http://pcpartpicker.com/p/MFTynQ Ainda não decidi se vou optar pela 2x4GB ou pela 1x8GB. A motherboard que puseste aí em cima não suporta nem o FX-8350, nem o FX-8320, mas encontrei esta e é compatível. Quanto a caixa é que vai ser difícil, a Nox NXOne é pequena para a gráfica e essa que tá aí é um bocado cara, tenho de ver melhores soluções ainda. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 27 Setembro 2015 Gráfica Asus GTX960 Turbo OC 2GB GD590YV07N5-M0NA00 Vai ganhar 20 ponto(s) ao comprar este produtoEditar197,90 €197,90 €Remover Item Disco Seagate 1TB SATA III 64MBST1000DM003 Vai ganhar 6 ponto(s) ao comprar este produtoEditar56,90 €56,90 €Remover Item Motherboard MSI H81M-P33911-7817-019 Vai ganhar 5 ponto(s) ao comprar este produtoEditar46,90 €46,90 €Remover Item G.Skill Kit 8GB DDR3 1333MHz RipjawsX CL9F3-10666CL9D-8GBXL Vai ganhar 6 ponto(s) ao comprar este produtoEditar64,99 €64,99 €Remover Item Fonte XFX TS 550W 80+ BronzeP1-550S-XXB9 Vai ganhar 6 ponto(s) ao comprar este produtoEditar64,90 €64,90 €Remover Item Caixa ATX Cooler Master Elite 310RC-310-SKN1-GP Vai ganhar 4 ponto(s) ao comprar este produtoEditar41,90 €41,90 €Remover Item Processador Intel Core I3 4170 (3.7GHz) Socket 1150BX80646I34170 Vai ganhar 12 ponto(s) ao comprar este produtoEditar123,90 €123,90 € Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 28 Setembro 2015 Eu queria vos dar um conselho malta...a não ser que o orçamento seja realmente apertado, e nesse caso uma das minhas CPUs prediletas é o Athlon X4, não optem nunca por AMD, pelo menos até vir o AMD Zen (2016). Sim, eles são quad-core, hexa-core, octa-core, funcionam acima dos 4GHz (o FX-8350 até chega aos 5GHz de origem), mas estão terrivelmente mal otimizados, tanto em consumo energético como em desempenho por core. A AMD está a utilizar uma tecnologia nos processadores que a Intel já deitou para canto em 2011. O futuro chama-se AMD Zen e quando ele chegar talvez a AMD volte aos templos de glória. Até lá é Pentium K ou Athlon X4 3,5GHz para quem não pode gastar mais de 80€ na CPU, Core i3 4170 para gastar menos de 130€, Core i5 4460 para gastar menos de 200€ e Core i7 6700K para os mais folgados. Compartilhar este post Link para o post