Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Keyzer Soze

[FMT 2016] KS41221

Publicações recomendadas

Saudações,

Após alguns anos afastado disto, este ano voltei a jogar de modo mais ou menos regular FM.

Infelizmente, o tempo nunca é o mesmo de quando somos mais novos, e por isso agora jogo a versão FMT, comodamente sentado num sofá com o Ipad ao pé de mim.

Enfim, a velhice é mesmo assim.

Indo ao que interessa.

Quem no passado, se é que ainda anda aqui alguém "do meu tempo" conhecia as minhas tácticas, já sabe qual é o sistema... sempre fiel ao 41221, ou como agora aparece no jogo 4123 com Médio Defensivo.

É possivelmente dos sistemas mais equilibrados no futebol de hoje em dia, pois permite tudo: desde uma equipa muito ofensiva até uma equipa ultra defensiva, desde apostar em laterais muito atacantes até afunilar o jogo todo pelo centro. Dá para tudo.

T_ctica.png

[/url]

Como disse a táctica tem por base o sistema 41221, tendo este ano apostado em dois laterais muito ofensivos que subam no espaço deixado vazios pelo criador de jogo avançado (do lado esquerdo) e pelo avançando interior (do lado direito). Os laterais serão um garante de boas assistências para o avançado recuado.

O Médio Defensivo, será o garante da estabilidade defensiva, apesar de ter outras funções. Como a equipa é ofensiva por vezes vai encurralar o adversário junto à sua área. O Médio Defensivo, ficando mais recuado será sempre uma linha de passe aberta para permitir a circulação da bola. A opção de permitir que ele faça mais passes arriscados tem a ver precisamente com isso, permitir que de uma posição mais recuado ele recicle a jogada de ataque por exemplo com um passe de rotura, ou variando por completo o flanco de jogo. Importante por isso, ser um jogador com boa capacidade de passe.

No meio campo, temos uma combinação de médio Box-to-Box e Médio Centro de Ataque. É uma combinação que julgo muito interessante e se completa na perfeição.

O Médio Centro de Ataque tem uma chegada à área adversaria muito boa, sendo muitas vezes o principal apoio do avançando. Já o médio Box-To-Box, com os seus movimentos verticais constantes, permite a compensação perfeita.

Por outro lado, o Médio Centro, por ter um raio de acção muito grande, vem muitas vezes atrás no inicio da jogada, ficando o Box-To Box mais adiantado.

O Box-To-Box já tem por defeito "Roam from position" (desculpem mas jogo o jogo em inglês). Optei por dar também essa instrução ao Médio Centro de Ataque. Isso vai fazer com que os movimentos alternados entre ambos varie ainda mais, criando maior variedade de situações na chegada à área adversária. Isto claro, é possível porque o Médio Defensivo e o Criador de Jogo Avançando permite essa liberdade.

Falando do Criador de Jogo Avançando, gosto muito da ideia de o ter encostado a um dos flancos. O espaço que ele tem para criar é geralmente maior do que no centro do terreno, permitindo que através de movimentos da linha para o centro crie jogadas muito mais "à vontade".

O Criador de Jogo Avançando recua bastante no terreno, não se admirem por isso de verem no inicio da jogada ele a ir buscar jogo junto ao médio defensivo. Essa é uma das vantagens da táctica.

O recuo do criador de jogo, permite as subidas no terreno do médio centro e do Box-to-Box, criando logo no inicio uma descompensação na defesa adversária.

Por fim, o avançado interior e o avançado centro.

O Avançando Interior, jogando em suporte e não em ataque, cria juntamente com o Médio Centro de Ataque a sua linha de perigo para o adversário, quase como uma segunda vaga de ataque (sendo que a 3ª vaga é geralmente criada pelo Box-To-Box e o Criador de Jogo Avançado).

Os seus movimentos para o interior, permitem a subida dos laterais, e utilizam bem o espaço criado pelos movimentos do avançando centro e do Box-To-Box que actua daquele lado do terreno.

Optei por utilizar um avançando recuado (penso que é essa a tradução do Deep Lying Forward) porque em tácticas de só um avançando é importante um jogador que saia da zona dos centrais adversários.

Uma vez que quer do lado esquerdo, quer do lado direito, existe espaço para explorar pois os jogadores que actuam nessa zona (Criador de Jogo e Avançando Interior) têm função de apoio, o Avançando Recuado tem muito espaço para cair nas linhas arrastando pelo menos um dos centrais e criando espaço para as entradas dos médios e do avançando interior.

Basicamente, e de uma forma simples, é assim que funciona a táctica.

Instru_es.png

Alguns esclarecimentos sobre as instruções à Equipa:

Optei por uma filosofia estruturada porque basicamente com uma pressão tão alta acho importante que a equipa mantenha a sua forma e não se descompense tanto. Sendo uma filosofia estruturada, a equipa mantém sempre o 4123 quando defende, o que é o objetivo.

Não mexi na largura, e apenas subi um pouco a linha defensiva por causa do Médio Defensivo. Como devem ter reparado, com qualquer táctica que use um jogador na posição de médio defensivo a linha defensiva baixa automaticamente. Para contrariar isso, subi ligeiramente a linha defensiva e pedi jogarem em fora de jogo. A instrução do fora de jogo, ajuda a manter a linha defensiva na posição que escolhes, pelo simples fato que não tens nenhum jogador a recuar.

Pressão, pedi o máximo. A ideia é controlar o jogo, e a melhor maneira de controlar o jogo é ter bola, e para ter bola... temos que a recuperar o mais rápido possível.

O jogar a partir da defesa tem como objetivo apenas evitar os balões para a frente dos defesas centrais, e o explorar os flancos é porque a principal força ofensiva da equipa está precisamente nas laterais. É lá que está o criador de jogo, é lá que estão os meus jogadores ofensivos (os laterais).

Por fim, as instruções "roam from position" e "hit early crosses" (mais uma vez desculpem porque nao sei as traduções para português), surgem por motivos específicos. Com o "roam from position" vou ter mais movimento na frente, com os médios e avançados e moverem-se mais, criando mais espaços que depois sao aproveitados pela instrução "passar para o espaço".

O "hit early crosses" faz com que os meus laterais, quando surjam na linha de fundo para cruzarem, o façam de primeira, o que não acontecia sem esta instrução. Muitas vezes a jogada perdia-se porque paravam e depois já tinham o lateral adversário em cima. Com esta instrução, conjugada com a instrução individual de fintar menos, os meus laterais quando recebem a bola cruzam de imediato. Como geralmente só a recebem quando já estão muito perto da linha de fundo, surjem sempre cruzamentos perigosos que são aproveitados pelo avançando recuado e o avançado interior.

Táctica para Download. Eu não se o ficheiro de tácticas é igual da versão touch para a versão PC. De qualquer modo fica aqui o ficheiro.

Táctica KS41221

Pelo sim, pelo não, deixo em seguida as instruções individuais de cada jogador, caso queiram recriar o táctica no PC.

image.jpg Centrais.jpg Laterais.jpg M_dio_Defensivo.jpg Box_to_Box.jpg

M_dio_Centro_Ataque.jpg Criador_de_Jogo_Avan_ado.jpg Avan_ado_Interior.jpg Avan_ado_Recuado.jpg

A SI sempre referiu que o motor de jogo da versão Touch (Ipad e Android) é o mesmo da versão de PC por isso estou curioso por saber como a táctica se comporta. Fico à espera do vosso feedback.

Qualquer dúvida, disponham

Bons Jogos!!

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Para mim esta disposição será sempre um 4-3-3 :-)

Como tem sido os teus resultados? Podes por screenshots do calendário e da classificação final?

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento ainda vou a meio da primeira época.

Ficam aqui os resultados e classificação.

De qualquer maneira, penso que isso seja o menos importante quando se pega numa táctica feita por outra pessoa.

O mais importante é ver se se gosta, ou não, da maneira como a equipa joga, estilo de jogo, etc.

Os resultados podem sempre variar, dependendo da equipa com que se joga, campeonato, etc.

Jogos_1.jpg Jogos_2.jpg Classifica_o.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que referi no texto.

Não sei se o tipo de ficheiro de gravação da versão Touch para Ipad é o mesmo da versão da PC.

Por isso, coloquei as imagens com as instruções à equipa e aos jogadores para poderem recriarem a táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...