Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
tquintero10

[FM 2016] 4-3-3 // Posse e controlo

Publicações recomendadas

Boas pessoal, sou relativamente novo neste fórum mas queria partilhar uma tática que construí neste FM especificamente para o Porto, que costuma ser a 1ª equipa com que jogo.

Sou um adepto de futebol de posse, de mentalidade atacante mas sempre com o controlo do jogo em todas as fases (transições, processos defensivo/ofensivo), portanto queria construir uma tática que se adaptasse ao que pretendia da equipa: atacar, sim, correr riscos, sim, mas sempre tudo controlado.

Pontos-chave:

* Sistema base: 4-3-3

* Controlo do jogo

* Pressão alta dos 3 homens da frente e, se necessário, o médio mais avançado (CJA) pressiona também aquando da distribuição de jogo curta do adversário

* Defesa subida, mas não em demasia

* Laterais projetados a dar apoio aos extremos, deixando na maior parte das vezes o cruzamento para eles

T_cticas_Vista_Geral.png

Quanto às instruções, nada de muito complicado:

T_cticas_Vista_Geral_2.png

Estes têm sido os meus resultados:

Calend_rio_Calend_rio_S_nior.png

Calend_rio_Calend_rio_S_nior_2.png

E aqui dois dos melhores jogos da época até agora:

SL_Benfica_FC_Porto_An_lise_P_s_Jogo.png

FC_Porto_FC_Barcelona_Geral_Vista_Geral.png

Quero ainda aperfeiçoar alguns aspetos (quero mais volume ofensivo), mas para já os resultados têm sido muito satisfatórios!

Se quiserem alguma SS digam!

Link p/ download: http://www.mediafire.com/download/tm8r4ya5fzwutp2/4-3-3__CE6C57AB-4A35-4712-BC14-C27A4A840F3C.fmf

Editado por tquintero10

Compartilhar este post

Link para o post

O teu avançado tem funcionado bem?

Pergunto isto, porque tem uma função muito ofensiva e parece-me que pode ficar meio desligado do resto da equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho estranho dominares por exemplo a transição defensiva se não tens nenhum elemento a meio campo mais fixo, laterais ofensivos, uma mentalidade fluida e pedes aos jogadores para serem ainda mais expressivos... na champions notou-se as tuas falhas defensivas...

Compartilhar este post

Link para o post

É, também acho curioso. Mas os resultados provam que funciona.

Mas mandava a lógica que aquela médio mais recuado do meio campo fosse um jogador mais posicional, para contrabalançar os médio criador de jogo e o médio área-área.

Compartilhar este post

Link para o post

É, também acho curioso. Mas os resultados provam que funciona.

Mas mandava a lógica que aquela médio mais recuado do meio campo fosse um jogador mais posicional, para contrabalançar os médio criador de jogo e o médio área-área.

Exatamente, não sei como é que as equipas não exploram aquele espaço...

Compartilhar este post

Link para o post

O teu avançado tem funcionado bem?

Pergunto isto, porque tem uma função muito ofensiva e parece-me que pode ficar meio desligado do resto da equipa?

Por acaso tem funcionado lindamente, como podes ver:

Vincent_Aboubakar_Relat_rios_Estat_sticas.png

E ao contrário do que esperava por causa da função, costuma também ajudar na construção, segurando a bola e jogando nos extremos (principalmente no ExD).

Acho estranho dominares por exemplo a transição defensiva se não tens nenhum elemento a meio campo mais fixo, laterais ofensivos, uma mentalidade fluida e pedes aos jogadores para serem ainda mais expressivos... na champions notou-se as tuas falhas defensivas...

A questão do médio defensivo é uma coisa que ainda quero aperfeiçoar, como disse.

Nesta tática (do que consigo perceber) é que raramente estas em processo defensivo, e as transições são raras porque a equipa tem posse; quando existem transições, a equipa quase funciona como um bloco: os avançados são os únicos que pressionam um pouco mais, o CJA está na função de apoiar por causa disso mesmo, de não pressionar tanto aquando da perda da posse de bola e deslocar-se com o resto do meio-campo e da defesa (ajuda também ter uma linha defensiva ligeiramente mais avançada).

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo num esquema muito identico ao teu, apenas variando a função do medio mais recuado (jogo com um médio defensivo) e precisamente a função do avançado (jogo com um avançado recuado em modo suporte).

Tirando, até nas instruções à equipa é tudo muito parecido, apenas não jogo com mais criatividade como tu.

Achei curioso a função que deste ao teu avançado. O meu, marca poucos golos, sendo que o meu melhor marcador é o ala direito.

Vou experimentar mudar o meu avançado para ponta de lança para ver como ele se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo num esquema muito identico ao teu, apenas variando a função do medio mais recuado (jogo com um médio defensivo) e precisamente a função do avançado (jogo com um avançado recuado em modo suporte).

Tirando, até nas instruções à equipa é tudo muito parecido, apenas não jogo com mais criatividade como tu.

Achei curioso a função que deste ao teu avançado. O meu, marca poucos golos, sendo que o meu melhor marcador é o ala direito.

Vou experimentar mudar o meu avançado para ponta de lança para ver como ele se comporta.

Ao início também estive sempre a tentar diferentes aspetos táticos e funções dos jogadores, e estas foram as melhores que consegui, mas quero ainda aperfeiçoar a tática!

Também tenho as bolas paradas com alterações, se precisares de algum SS diz!

Compartilhar este post

Link para o post

tava a ver os teus resultados. 3 vitórias e 3 derrotas na fase de grupos. conseguiste passar? tou tentado a experimentar o teu modelo de jogo :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

tava a ver os teus resultados. 3 vitórias e 3 derrotas na fase de grupos. conseguiste passar? tou tentado a experimentar o teu modelo de jogo :fixe:

Consegui, 9 pontos não é assim tão mau. Força, depois diz como correu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...