Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Publicações recomendadas

Quais sao as outras mudancas que fizeste faz favor? Estou a comecar uma epoca nova e gostava de ter a tactica pronta. Obrigado!

Editado por mantorras77

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Segue então a atualização da táctica.

1_Tatica.jpg

Principais alterações:

Avançado completo (suporte) passou a avançado recuado (atacante). Com esta alteração continuo a ter um jogador que faz bem a ligação entre o meio campo e o ataque, mas com uma função mais atacante.

O que notava é que o avançado completo, mesmo com função suporte, jogava pouco com a equipa tentando resolver sozinho mais vezes. Usando o avançado recuado, melhorou a ligação dos 3 homens da frente com o meio campo.

Lateral direito passou à função de ataque. É uma opção de risco, mas que com os jogos que fui fazendo tornou-se evidente.

O extremo direito não fica tão aberto como eu desejava, e comecei a notar que o jogo do lado direito afunilava demais, não havendo depois a respetiva compensação do lateral a avançar mais por estar em suporte. Passando para a função de ataque, aquele espaço nas costas do lateral adversário ficou mais bem aproveitado, a largura da equipa aumentou.

Médio defensivo agora passou à função de defesa. Esta alteração vem em consequência de ter agora ambos os laterais com a função de ataque. Jogar com o médio defensivo em suporte era demasiado arriscado. Deste modo, fica mais equilibrada a equipa no processo defensivo e na recuperação de bola.

2_Instru_es.jpg

Nas instruções à equipa, duas alterações:

- Largura foi aumentada para o valor por defeito

- Passe foi reduzido para curto

Após ver vários jogos notei que não fazia sentido reduzir a largura da equipa. Já estou a jogar com uma mentalidade que não dá muita largura, e ao reduzir ainda mais só me trazia problemas principalmente contra equipas que se fechavam muito.

Optei por colocar o passe para curto, para aumentar a posse de bola. Em muitos jogos não conseguia mais de 50% de posse de bola e tinha uma percentagem de passes certos não muito alta. Isto levava a percas de bolas e a contra-ataques desnecessários.

Reduzindo o passe, aumentei a percentagem de passes certos, e consequentemente a posse de bola. A equipa está mais paciente a atacar, e como tenho 4 jogadores com instrução para arriscar mais no passe surgem agora mais triangulações entre os jogadores. Pequenos momentos de tiki-taka que são interessantes de ver :)

Seguem as imagens das instruções individuais de cada jogador:

3_Guardaredes.jpg 4_defesa_esquerdo.jpg 5_Central_1.jpg

6_Central_2.jpg 7_defesa_direiro.jpg 8_trinco.jpg

9_Organizador.jpg 10_m_dio_centro.jpg 11_avan_ado_interior.jpg

12_extremo.jpg 13_Avan_ando_recuado.jpg

Chamo a atenção para as seguintes instruções:

- Ambos os laterais têm instrução para ficarem abertos

- guarda redes tem instrução para repor a bola rapidamente

- médio centro de ataque tem instrução para arriscar mais no passe

- avançando interior tem instrução para chegar mais à frente e para deambular da posição

A táctica ficou mais ofensiva, de um modo geral, mas o que me tem surpreendido mais é a coesão defensiva. No save que estou a fazer agora tenho apenas 8 golos sofridos em 36 jogos. É de loucos! :)

image.jpg

Muito importante, as instruções ao adversário. Podem utilizar as recomendações do vosso adjunto, mas apenas as que dizem respeito ao desarme e à do pé mais fraco. Retirem qualquer instrução sobre marcação e pressão.

Por ultimo, as alterações a fazer durante os jogos. É essencial "ler" o jogo e corrigir de acordo o que está a acontecer. Acreditem, em todos os jogos que fiz realizei alterações na táctica.

Sugestões para correr atrás do resultado:

- Aumentar a largura para o máximo

- passar o avançado interior para extremo

- experimentar o médio centro com função de suporte (ficando mais atrás pode abrir mais linhas de passe)

- passar o avançado recuado para função de suporte (pode conseguir libertar-se mais dos centrais adversários)

- passar o médio defensivo para criador de jogo recuado

Sugestões para segurar resultado:

- passar os laterais para a função de suporte

- retirar a instrução de jogar pelas alas

- dar a instrução para reter a posse de bola

- reduzir a mentalidade para contra-atacar

- reduzir a pressão para o valor por defeito

- colocar o guarda-redes a retardar a reposição de bola

E é isto.

Infelizmente não há táctica para download. Caso alguém queria recriar a táctica no FM pode gravar a táctica e colocar aqui para o pessoal.

Bons jogos, e qualquer dúvida digam.

Compartilhar este post

Link para o post

Visto que agora tem laterais mais ofensivos, não faz sentido um pivô defensivo para ajudar mais os centrais ou isso faz com que se abra um "buraco" entre médios centro e médios mais recuado?

Compartilhar este post

Link para o post

Abrir um buraco não abre, mas o médio defensivo já desce o suficiente para ajudar na saída de bola.

Só gosto de usar o pivot defensivo quando é para fazer abrir os centrais, mas para isso acontecer tinha que ter os laterais posicionados mais acima, coisa que não quero.

Por isso, pessoalmente prefiro o médio defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...