Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[FM'17] 4-2-4 e 4-3-3 Rui Vitória

Publicações recomendadas

Visitante

Boa noite,

Alguns de vocês podem conhecer-me de outros Football Manager antigos. Estive muito tempo afastado do jogo, mas resolvi comprar esta edição, e estou mais "viciado" do que alguma vez estive nos últimos 5 ou 6 anos.

Depois de ter comprado o jogo, a primeira coisa que me veio à cabeça foi obviamente treinar o meu clube do coração, o que deve de acontecer com a maioria de vós. Só que eu quis, para além disso, reproduzir o melhor possível, aquilo que é o Benfica actual, de Rui Vitória. Por isso, decidi não só tentar implementar as ideias dele, como não contratar ninguém, e fazer a primeira época com o plantel rigorosamente igual ao actual.

E, para quem não jogava FM há tanto tempo, os resultados foram surpreendentemente bons.

yP1ZWWR.png

Não é só o facto de ter sido campeão, apenas com uma derrota. Não é só o facto de ter sido o melhor ataque e a melhor defesa. A verdade é que o futebol praticado é muito agradável à vista. Não poderia ser de outra maneira, ou não fosse isto uma tentativa de reprodução do modelo actual do Benfica, e julgo que é unânime, o futebol do Benfica é agradável à vista.

Tivemos uma derrota ao longo da época na Liga NOS and guess what? Foi nos Barreiros, contra o Marítimo, na 1ª volta, por 2-1. Não, não fiz de propósito, mas até aí as semelhanças são evidentes.

Em relação a jogos contra os outros grandes, o saldo foi francamente positivo, mas melhor do que escrever é deixar algumas imagens.

AXs0hjb.png

pwoV8sU.png

JlJUMMi.png

Z5PETW5.png

Logo na primeiríssima jornada da Liga NOS, deslocação ao Dragão. Começo de fogo, e mais difícil seria impossível, mas logo aconteceu uma prova de que íamos no caminho certo, numa altura em que a familiaridade táctica estava longe de estar no máximo. Em suma, contra Sporting e Porto, três vitórias e um empate, e nenhum golo sofrido.

Passando agora a outros jogos, contra equipas mais exigentes do que as que se encontram na Liga NOS, aqui fica o calendário da Liga dos Campeões, onde chegámos aos QF.

2VjzRSf.png

Chegámos aos QF sem nenhuma derrota até então, o que é outro feito de salientar. Aí, apanhámos a equipa mais forte com quem jogámos toda a época, sem dúvida alguma, e a única equipa contra a qual me senti impotente. Fortíssimo, o PSG não deu grandes hipóteses, a uma equipa que ainda não tinha perdido até aí.

Por fim, aquilo que interessa, vou deixar aqui os desenhos tácticos.

XZ5bOAn.png

4-2-4 RV

- Todos os jogos, em casa ou fora, contra equipas de nível inferior;

- Jogos em casa, contra equipas do mesmo nível;

Os laterais, embora tenham o papel em automático, têm as instruções individuais claramente ofensivas.

j6faKdo.png

4-3-3 RV

- Todos os jogos, em casa ou fora, contra equipas de nível superior;

- Jogos fora, contra equipas do mesmo nível;

O MC deixa de ter papel de construtor de jogo, e passa a ser um box-to-box. O extremo direito deixa de ser extremo, e passa a ter responsabilidade de fechar ao meio, fazendo o terceiro homem de meio-campo.

E pronto, da minha parte é tudo, oxalá experimentem e acima de tudo gostei. Estou aberto a criticas e sugestões. Em baixo, ficam os links, para o download dos ficheiros:

4-2-4 RV | 4-3-3 RV

Compartilhar este post

Link para o post

O teu registo defensivo é do melhor que já vi neste FM, parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Obrigado! :)

Excelente reprodução do modelo atual.

Como correu a nível europeu?

Obrigado!

Está descrito no post. Estava tudo a correr bem, até apanhar o PSG no quartos, e levar dois chocolates. Conseguimos ultrapassar um grupo com Arsenal, Lyon e Celtic com 4 vitórias e 2 empates e despachar o Leicester nos oitavos com mais duas vitórias. Depois contra o PSG finalmente perdi, e bem, em casa e fora. Fica a consolação de ter perdido para aquele que viria a ser o campeão europeu, e de ter levado em Paris o mesmo resultado com que o Tottenham foi brindado na final, 4-0.

Compartilhar este post

Link para o post

:arrow:

Aquela dinâmica de usares o Pizzi como CJA apoiar torna-o no terceiro homem do meio-campo mas apenas a atacar, certo? Já há algum tempo que andava a pensar em algo do género, mas tenho passado pouco tempo de volta do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

:arrow:

Aquela dinâmica de usares o Pizzi como CJA apoiar torna-o no terceiro homem do meio-campo mas apenas a atacar, certo? Já há algum tempo que andava a pensar em algo do género, mas tenho passado pouco tempo de volta do jogo.

Apenas a defender, querias tu dizer, acho eu.

O Pizzi a defender fecha mais ao meio, para fazer de terceiro homem e não deixar o meio-campo exposto só com dois homens contra equipas de qualidade. A atacar é versátil, tem liberdade para escolher. Já o vi fazer ir à linha e cruzar para golo, já o vi a procurar espaços interiores.

Espero ter esclarecido a tua questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

João, como se comportam os teus laterais?

A posição dos laterais foi uma das que me deu mais "luta" para aperfeiçoar, a primeira duvida foi logo nas instruções do papel, estava na duvida entre atacar, apoio e automático. Queria que os meus laterais subissem, mas não queria que deixassem uma auto-estrada nas costas. Optei depois de ler as definições de cada um dos papeis, em deixar no automático, mas com instruções individuais claramente ofensivas, principalmente quando a equipa tem a bola. Depois de alguns jogos, identifiquei um problema: eles muitas vezes pressionavam demasiado o portador da bola, e eram comidos com uma bola nas costas, por isso a partir de certa altura dei um cheirinho para trás na barra da pressão, e isso deixou de acontecer. Hoje em dia o comportamento deles é muito bom, defensivamente estão quase sempre bem posicionados, que é isso que se pede, e ofensivamente não têm restrições, não raras vezes os vejo a cruzar bolas em cima da linha de fundo. Como também tenho, na táctica em si, a opção de procurar sobreposições, eles combinam bastante bem com o extremo em combinações 1x2. Outro ponto importante é o meu trinco, que está sempre no meio-campo e protege bem a subida dos laterais.

Espero ter deixado a tua duvida esclarecida.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A posição dos laterais foi uma das que me deu mais "luta" para aperfeiçoar, a primeira duvida foi logo nas instruções do papel, estava na duvida entre atacar, apoio e automático. Queria que os meus laterais subissem, mas não queria que deixassem uma auto-estrada nas costas. Optei depois de ler as definições de cada um dos papeis, em deixar no automático, mas com instruções individuais claramente ofensivas, principalmente quando a equipa tem a bola. Depois de alguns jogos, identifiquei um problema: eles muitas vezes pressionavam demasiado o portador da bola, e eram comidos com uma bola nas costas, por isso a partir de certa altura dei um cheirinho para trás na barra da pressão, e isso deixou de acontecer. Hoje em dia o comportamento deles é muito bom, defensivamente estão quase sempre bem posicionados, que é isso que se pede, e ofensivamente não têm restrições, não raras vezes os vejo a cruzar bolas em cima da linha de fundo. Como também tenho, na táctica em si, a opção de procurar sobreposições, eles combinam bastante bem com o extremo em combinações 1x2. Outro ponto importante é o meu trinco, que está sempre no meio-campo e protege bem a subida dos laterais.

Espero ter deixado a tua duvida esclarecida.

Muito obrigado.

Ontem mesmo estive a testar a táctica com o Benfica, pois em termos teoricos é aquela que melhor traduz o Benfica actual.

A nível ofensivo denotei coisas muito interessantes, consegui golear o Grasshooper e o Stuttgart 4-1 (pré-época) com boas dinámicas ofensivas. O meu único problema está no equilibrio do meio-campo. Sou sempre dominado sem bola. O meio campo parece uma passadeira e isso deixa-me sempre preocupado. O adversário tem sempre tempo para pensar e executar no meio. Não sei como fazes para resolver o problema. Por exemplo, contra o Teplice da Républica Checa fui dominado em todos os sentidos (ficou 1-1), pois perdi o meio campo. Talvez os extremos estejam demasiados subidos no terreno, Não seria melhor recua-los para medios-alas?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Muito obrigado.

Ontem mesmo estive a testar a táctica com o Benfica, pois em termos teoricos é aquela que melhor traduz o Benfica actual.

A nível ofensivo denotei coisas muito interessantes, consegui golear o Grasshooper e o Stuttgart 4-1 (pré-época) com boas dinámicas ofensivas. O meu único problema está no equilibrio do meio-campo. Sou sempre dominado sem bola. O meio campo parece uma passadeira e isso deixa-me sempre preocupado. O adversário tem sempre tempo para pensar e executar no meio. Não sei como fazes para resolver o problema. Por exemplo, contra o Teplice da Républica Checa fui dominado em todos os sentidos (ficou 1-1), pois perdi o meio campo. Talvez os extremos estejam demasiados subidos no terreno, Não seria melhor recua-los para medios-alas?

Estou deveras surpreendido com esse comportamento, nunca senti isso. Ainda por cima contra uma equipa tão acessível como essa. Quais foram os jogadores que jogaram no meio-campo?

Outra coisa, que não escrevi no post, eu planeio muito as instruções ao adversário. Para além de estar atento ao que o adjunto diz, faço sempre o seguinte:

Médios com imprevisibilidade alta e/ou boa capacidade de decisão e/ou passe: Marcação apertada e levar para pior pé;

Extremos rápidos e/ou tecnicista e/ou pouca bravura: Pressão alta e desarme duro (bravura baixa);

Qualquer avançado desde que não seja um grande tosco: Marcação apertada e levar para pior pé

E se eu vir em campo que algum jogador está a fazer a diferença e eu não tenho nada dedicado a ele, paro o jogo e faço essa mudança. Às vezes tenho um jogador ao qual estou a fazer pressão mas ele continua a ser perigoso, faço marcação apertada e mantenho a pressão, por exemplo.

Eu não recomendo que faças isso dos extremos, simplesmente porque eu nunca o fiz. Se queres os jogadores a fazer mais pressão e a situação das instruções ao adversário não estiver a resultar, activa o desarme agressivo na equipa, ou individualmente nos jogadores que pretendes que façam maior pressão.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho algumas conclusões adicionais sobre este modelo para partilhar convosco, resultantes da continuação da utilização destes dois sistemas na época seguinte. Levantando um pouco o véu, estes dois modelos parecem realmente adequar-se perfeitamente à realidade do futebol português, e nas competições europeias contra equipas de nível semelhante. No entanto, quando a fasquia sobe, e defrontamos as melhores equipas da Europa, revela-se curto, precisamente por causa da inferioridade numérica a meio-campo. É preciso desenvolver um sistema mais robusto a meio-campo, para jogar contra esses adversários.

Amanhã faço um post mais pormenorizado sobre estas conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

2ª Época no Benfica

Utilizei o mesmo sistema táctico, mas fiz duas pequenas alterações, por necessidade dada a qualidade dos jogadores em questão. Como fiquei privado de Jonas e Fejsa, alterei a posição de ambos, e em vez de um Falso 9 e de um Trinco, a táctica passou a ter um Avançado Defensivo e um Médio Defensivo. De resto, tudo igual.

As conclusões a que dá para chegar, findada a 1ª volta do campeonato, são as seguintes:

FJueYHG.png

Como vêem por esta análise, a superioridade do Benfica em território nacional é indiscutível. Em termos de oportunidades de golos criadas e concedidas, a balança desequilibra totalmente a nosso favor. E os resultados comprovam esta estatística, terminamos a 1ª volta da 2ª época sem nenhuma derrota, e com o campeonato praticamente ganho.

DSejErt.png

Em uma época e meia, apenas tivemos uma derrota no campeonato, contra o Marítimo na Madeira, a jogar com 10.

No entanto, o caso muda um pouco de figura na Europa, e as grandes conclusões que há a tirar, são daí que vêm:

ERn0FKj.png

Contabilizados nestas estatísticas, estão pelas minhas contas, a eliminatória dos quartos de final da 1ª época contra o PSG, e a fase de grupos desta época, na qual nos qualificámos em 2º lugar, num grupo com Barcelona, Celtic e Maccabi Tel-a-Viv. E, à imagem do que se tinha passado na eliminatória da época anterior, este ano contra o Barcelona, voltámos a ser completamente impotentes, perdendo em casa e fora pelo mesmo resultado: 3-1. Se o resultado em si não escandaliza ninguém, a nossa inoperância perante adversários indiscutivelmente mais fortes, é preocupante, e leva-me a concluir que este modelo não se adequa para defrontar os grandes tubarões. A correcção passará pela introdução de mais um elemento no meio-campo, prescindindo de um dos avançados, mas a construção desse modelo alternativo, está ainda em execução.

Em suma, admito que esta táctica para jogar em Portugal, é bastante eficiente, e reproduz com nível o modelo do Rui Vitória, mas admito igualmente que a mesma precisa de ser melhorada para enfrentar as maiores equipas da Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Os links para download estão down, se puderes faz upload novamente e posta aqui.

Obrigado! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Houve uma pessoa que me enviou uma mensagem porque pelos vistos os links expiraram, e eu voltei a fazer o upload para lhe enviar.

Aos restantes interessados, se é que os há:

4 - 2 - 4 Original https://ufile.io/10aa4

4 - 2 - 4 2017/2018 https://ufile.io/d08fe

4 - 3 - 3 Original https://ufile.io/fda83

4 - 3 - 3 2017/2018 https://ufile.io/ebd211

Foi um bom mês a relembrar as antigas febres de FM, infelizmente passou rápido, e agora não tenho tido grande vontade de jogar. No entanto o desenvolvimento desta táctica baseada no sistema actual do Benfica deu-me muito gozo fazer, e ainda mais gozo me deu ver os bons resultados conseguidos com ela. Fico a faltar o desenvolvimento de uma variante mais eficaz para jogar os jogos mais difíceis da Liga dos Campeões, contra os Barcelona, Bayern, Real Madrid e PSG.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me um excelente trabalho, no fundo é o que todos queremos, treinar o Benfica com as taticas reais. Vou experimentar. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Antes de mais obrigado por disponibilizares as tácticas que te devem ter dado bastante trabalho a fazer.

Agora ia pedir um favor.

É possível alojars as tácticas novamente sff? É que os links dizem que os ficheiros desapareceram... :/

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sempre que eu faço upload das tácticas, deixo-as aqui e ninguém dá feeback, passado uns tempos quando os link expiram, alguém se interessa pelas tácticas, e pede os links de volta. :lol:

Só vi o teu pedido agora, se ainda estiveres interessado, eu posso fazer o upload.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas se puderes por os links outra vez on agradecia, eu não sou muito de ver as táticas dos outros, mas esta despertou curiosidade, assim que a tiver testado deixo-te o feedback dela :).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Boas,

Esta é a táctica 4-2-4 original, com o plantel inicial do Benfica, da época 2016/2017: 4-2-4 RV Controlo

Esta é a táctica 4-3-3 original, com o plantel inicial do Benfica, da época 2016/2017: 4-3-3 RV Contra-Ataque

Para a segunda época, ocorreu uma optimização das tácticas, devido a alterações no plantel, e características dos jogadores.

Está é a táctica 4-2-4 da época 2017/2018: 4-2-4 RV 2018

Esta é a táctica 4-3-3 da época 2017/2018: 4-3-3 RV 2018

Notas importantes:

1:

4-2-4 para jogar todos os jogos, em casa e fora, contra equipas mais fracas, e em casa contra equipas do mesmo nível

4-3-3 para todos os jogos, em casa e fora, contra equipas mais fortes, e fora contra equipas do mesmo nível

Para segurar resultados, muitas vezes alterava do 4-2-4 para o 4-3-3 a certa altura da 2ª parte.

2:

Não esquecer as instruções ao adversário, em todos os jogos eu fazia instruções específicas consoantes os adversários.

Extremos e laterais potencialmente perigosos: pressão; se tiverem bravura baixa desarme duro;

Médios com criatividade, decisão e boa capacidade de passe: marcação apertada;

Avançados: levar para pior pé; se tiverem bravura baixa desarme duro; e se estiverem perigosos no decorrer do jogo marcação apertada

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...