Mister Master Publicado 7 Janeiro 2021 JACK GREALISH, ‘ROCKSTAR’ QUE APAIXONA O FUTEBOL INGLÊS Em março de 2019, sorridente e ainda um pouco KO, sentado no chão, pensava para si próprio: «O que eu não queria mesmo era estar agora na pele deste tipo!» O anónimo Paul Mitchell tinha sido agarrado por meio mundo, insultado pelos dois clubes em campo nesse Second City Derby, identificado e condenado a 14 semanas de prisão por ter deixado o seu lugar na bancada, pisado o relvado e dado um soco em cheio na cara de Jack Grealish, quando a grande estrela do Villa se deliciava com a habitual trash-talk, em pleno momento de bullying a um adversário. Apito final, e missão cumprida. Soco levado, golo marcado e a conclusão óbvia: «O melhor dia da minha vida.» Já Mitchell ainda insinuou que iria rir por último. Pareceu sempre adivinhar um crime sem castigo. Não pediu desculpa e, mesmo assim, as 14 semanas de prisão passaram a quatro. «O melhor mês da minha vida», garantiu o adepto do Birmingham, logo após a libertação. Mais uns dias e não houve Bluenose que não ficasse ainda mais enfurecido ao ver Grealish a acenar para o Príncipe-adepto William, wherever he was, satisfeito por novo sucesso. Play-off ganho ao Derby County de Frank Lampard, subida à Premier garantida. Mais uma vez, as chuteiras, já completamente desfeitas, a revelar as entranhas, tinham dado sorte. Tal como as meias em baixo, parecidas com as primeiras, que encolheram na máquina de lavar e lhe garantiram golos e exibições de alto quilate. A Premier League ia voltar a ter um rockstar, como foram em tempos idos Cantona e George Best. Ou se gostarem mais de pop, um tal de David Beckham. Grealish tinha rido por último. Os mais românticos dirão que Jack Grealish tem literalmente sangue vilão nas veias, graças ao tataravô Billy Garraty, que representou o Aston Villa no início do século XX, e que não poderia haver melhor escolha para usar a braçadeira de capitão, não só pela herança genética, mas também pelo exemplo que dá aos colegas ao ficar a dormir no centro de estágios para poder fazer trabalho de ginásio. No entanto, o lado rock n’ roll já se mostrou bem vincado antes, quando foi fotografado aparentemente embriagado a dormir no chão rodeado de vários maços de tabaco, durante umas férias em Espanha. Ou quando, a pedido do técnico, tentou dar um dia um conselho ao jovem Tammy Abraham, cobiçado no inverno pelo Wolverhampton, para não mudasse de clube: «Ouve lá aqui o tio Jack! O que te digo é que quando voltar a jogar vou mudar isto tudo!» Interessante. «Não sabia o que dizer…» Pois. Adepto desde os quatro anos, o avô levava-o a ver os jogos e os treinos, e tem uma foto em que posa orgulhoso ao lado do antigo internacional inglês Paul Merson. O pai criou-lhe um pequeno campo no jardim, no qual Grealish festejava os golos ao atirar-se para cima de uma linha de arbustos, simulando o mergulho para uma plateia de adeptos. Ou seriam simples ensaios de stage diving? Com avós irlandeses, deixou para trás a Ilha Esmeralda nos sub-21, passando a representar a Inglaterra, tendo apenas recentemente convencido finalmente e de vez Gareth Southgate. O que resiste a abandonar é o seu Aston Villa, pelo qual renovou há meses, apesar de estar, aos 25 anos, no melhor momento da sua forma e de ser cobiçado pelos maiores emblemas da Velha Albion. 3,4 passes decisivos por encontro Os números de Grealish, esta temporada, são impressionantes. De acordo com o site especializado whoscored.com, é o terceiro jogador com mais assistências da Premier League, com sete, a par de Bruno Fernandes, a uma de Kevin de Bruyne e a quatro de Harry Kane. No entanto, é aquele que tem melhor média de passes decisivos, cerca de 3,7 por encontro, contra os 3,4 do médio português do Manchester United, e os 3,3 do rival do Manchester City. O virtuosismo técnico é perfeitamente demonstrado pelos dribles bem-sucedidos (2,9/jogo), apenas atrás de Adama Traoré (3,6), André-Franck Anguissa (3,3) e Christian Pulisic (3), e pelas faltas sofridas, de longe o mais castigado da liga, com 4,9 por partida. O mais próximo é Zaha, com 3,1. No processo ofensivo, apenas nos golos e na média de remates fica fora do top-10, com Bruno Fernandes a ser mesmo o único a disputar os primeiros lugares com os avançados. São cinco golos, com 2,7 remates por jogo, mas o médio também está muito mais ligado ao processo criativo do que a finalização. E ao ataque muito mais do que à defesa, onde os números são marginais. Grealish tem recebido elogios de Dean Smith, mas a verdade é que os comportamentos fora de campo continuam a conferir-lhe esse ar de rebeldia e de juventude transviada. Seja por condução perigosa e por acidentes de automóvel com suspeitas de embriaguez, por não parar e prestar auxílio a pessoas acidentadas ou por não respeitar simplesmente as regras e participar em festas em tempo de pandemia – pelo qual pediu desculpas públicas –, o seu nome continua a ser festim para os tablóides. É, aí sim, no relvado que se transforma em rebelde com uma causa: o seu Aston Villa. Pelo menos, até que paguem algo perto dos 100 milhões que já pedem por ele, o que não é de todo impensável. A Premier League está completamente apaixonada, voltou a enamorar-se por uma rockstar. @ A Bola Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 7 Janeiro 2021 Joga enormidades. Gostava de o ver dar o salto. 1 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 7 Janeiro 2021 Same Ainda assim espero que não afrouxe caso o salto se dê e com o valor que em teoria alguém pagará por ele Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 7 Janeiro 2021 Citação de DS7, há 47 minutos: Joga enormidades. Gostava de o ver dar o salto. Eu por acaso não, acho que se sair perde-se o encanto da personagem. Saindo para outro clube apesar do talento vai ser apenas mais um, ficando tem tudo para ser uma daquelas figuras míticas tipo Le Tissier no Southampton ou mesmo o Vardy no Leicester. 5 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 7 Janeiro 2021 Craque, craque, craque. Se o Southgate não o aproveita, é um burro do crl! Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 7 Janeiro 2021 Citação de Axadrezado, há 1 minuto: Eu por acaso não, acho que se sair perde-se o encanto da personagem. Saindo para outro clube apesar do talento vai ser apenas mais um, ficando tem tudo para ser uma daquelas figuras míticas tipo Le Tissier no Southampton ou mesmo o Vardy no Leicester. Também é verdade mas mesmo assim gostava muito de o ver a um nível mais alto falando puramente futebolisticamente. Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 7 Janeiro 2021 Citação de DS7, há 9 minutos: Também é verdade mas mesmo assim gostava muito de o ver a um nível mais alto falando puramente futebolisticamente. Deixa o homem carregar a seleção às costas que já deve chegar. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Janeiro 2021 Citação de Axadrezado, há 31 minutos: Eu por acaso não, acho que se sair perde-se o encanto da personagem. Saindo para outro clube apesar do talento vai ser apenas mais um, ficando tem tudo para ser uma daquelas figuras míticas tipo Le Tissier no Southampton ou mesmo o Vardy no Leicester. Obviamente. Este é daqueles que deve ficar para sempre no Aston Villa. Um mini Totti. 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 7 Janeiro 2021 Contra mim vou falar. Disse, na época passada, que via mais depressa o Benrahma a dar o salto para um grande inglês porque, na altura, me parecia um jogador mais talhado para tal. Porém, com esta época que o Grealish está a fazer, penso que me vejo obrigado a rever essa minha ideia. É um maquinão. Compartilhar este post Link para o post