Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RoMbA

[FM2023] Tácticas e Treinos

Publicações recomendadas

Citação de AndréTotti, Em 29/03/2023 at 22:08:

Boa Noite,

Segue em Anexo uma tática que criei de raiz e que gostava de partilhar convosco.
Como o nome indica, testei-a na AS Roma e consegui a conquista do Campeonato e Taça de Itália... e perdi nas meias-finais da Liga Europa vs Arsenal (tantas lesões -.-').

Consegui bater o recorde de pontos e de golos da equipa Romana na Serie A.

Experimentem e aceito sugestões, qualquer coisa, a ver se isto do Grémio Tático volta.

spacer.png

3-4-1-2 Roma.fmf 43 kB · 5 downloads

Igual... alguém experimentou ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

Venho colocar uma pequena dúvida. Contextualizando, estou com o Ajax já na 4ª época, jogo em 4-2-3-1 maioritariamente e comecei a utilizar o 4-3-3 nos jogos mais difíceis. Utilizo o estilo de jogo "tiki-taka em profundidade" e apesar de controlar os jogos em posse de bola, não consigo criar situações de perigo. Jogo com "passe curto", com a opção "passar no espaço" desligada, "cruzamentos rasteiros" ligados, mas o último passe da minha equipa é quase sempre aéreo em profundidade. Não consigo criar situações de finalização com sobreposições interiores (opção ligada), quase entrando com a bola pela baliza dentro. 

Na Champions passo mal com toda a gente e internamente com o PSV e Feyernoord, apesar de ganhar por vezes, não domino a criação de situações de finalização.

Controlo os treinos, procuro treinar muitas situações de ataque temporizado e de concretização de finalização.

Já vi vários vídeos no Youtube sobre o tiki-taka e o Ajax especificamente, utilizo opções táticas iguais, mas não vejo resultados.

Alguém tem uma explicação para isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoC, há 18 horas:

Boa noite,

Venho colocar uma pequena dúvida. Contextualizando, estou com o Ajax já na 4ª época, jogo em 4-2-3-1 maioritariamente e comecei a utilizar o 4-3-3 nos jogos mais difíceis. Utilizo o estilo de jogo "tiki-taka em profundidade" e apesar de controlar os jogos em posse de bola, não consigo criar situações de perigo. Jogo com "passe curto", com a opção "passar no espaço" desligada, "cruzamentos rasteiros" ligados, mas o último passe da minha equipa é quase sempre aéreo em profundidade. Não consigo criar situações de finalização com sobreposições interiores (opção ligada), quase entrando com a bola pela baliza dentro. 

Na Champions passo mal com toda a gente e internamente com o PSV e Feyernoord, apesar de ganhar por vezes, não domino a criação de situações de finalização.

Controlo os treinos, procuro treinar muitas situações de ataque temporizado e de concretização de finalização.

Já vi vários vídeos no Youtube sobre o tiki-taka e o Ajax especificamente, utilizo opções táticas iguais, mas não vejo resultados.

Alguém tem uma explicação para isto?

A explicação passa por perceber o que está e inviabilizar a falta de criação de oportunidades, o que remete para observares os jogos. Vês o jogo em que modo ? Printscreen da táctica também ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desde já desculpa pela intromissão .

Como este tópico está mais ativo e não encontrei nada que me possa ajudar, alguém me pode dizer como é que faço para que as skins que eu instalo no jogo apareçam nas Preferências do mesmo?

É que eu coloco as pastas das SKINS no local correto e não me aparece nada.

Muito obrigado desde já

skin.png

skin2.png

Editado por G-Shock

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 2 horas:

A explicação passa por perceber o que está e inviabilizar a falta de criação de oportunidades, o que remete para observares os jogos. Vês o jogo em que modo ? Printscreen da táctica também ajuda.

image.thumb.png.b3570638264484e310f37d1d417621bc.png

Citação de JoaoC, Agora:

image.thumb.png.b3570638264484e310f37d1d417621bc.png

1.png

2.png

3.png

Vejo o jogo em modo " realizador". Sinto que faltam ligações interiores, já tentei com 2 DM e 1 AM, 1DM e 2CM e 2DM e 1CM (não com essas funções, mas nessas linhas).

Compartilhar este post

Link para o post

Não me referia ao tipo de câmera que usas, mas ao modo de jogo (lances decisivos, resumo, alargado, modo completo).

À partida um avançado sombra com um ponta de lança não é melhor combinação, o ideal é que esta posição seja desempenhada por um avançado mais móvel, que procure criar espaços que permitam ao avançado sombra aproveitar. De resto, a equipa não vai procurar arriscar demasiado (mentalidade = risco) e ainda dás instrução para ser ainda mais paciente em frente à baliza. Acaba por ser natural a falta de investimento em criação de oportunidades, no fundo a equipa cumpre com as instruções que estás a dar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 1 hora:

O procedimento é esse, dentro da pasta skins, só se o problema for com o config.xml

O meu config.xml tem este código:

<record>
    <boolean id="dont_scan" value="true"/>

<!-- don't recurse the sub folders, as they are loaded separately in the settings manager -->
    <boolean id="dont_recurse" value="true"/>
</record>

Editado por G-Shock

Compartilhar este post

Link para o post

Não me referia ao tipo de câmera que usas, mas ao modo de jogo (lances decisivos, resumo, alargado, modo completo).

À partida um avançado sombra com um ponta de lança não é melhor combinação, o ideal é que esta posição seja desempenhada por um avançado mais móvel, que procure criar espaços que permitam ao avançado sombra aproveitar. De resto, a equipa não vai procurar arriscar demasiado (mentalidade = risco) e ainda dás instrução para ser ainda mais paciente em frente à baliza. Acaba por ser natural a falta de investimento em criação de oportunidades, no fundo a equipa cumpre com as instruções que estás a dar.

Utilizo modo alargado. Vou ter atenção à ligação das funções do AM e PL.

Dou a instrução para levar até à área de forma a que procurem produzir um futebol apoiado, o que o jogo considera como paciente em frente à baliza, mas mesmo assim não vejo resultados.

De resto, mais alguma dica que possa melhorar?

Obrigado desde já.

Editado por JoaoC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoC, há 2 horas:

Utilizo modo alargado. Vou ter atenção à ligação das funções do AM e PL.

Dou a instrução para levar até à área de forma a que procurem produzir um futebol apoiado, o que o jogo considera como paciente em frente à baliza, mas mesmo assim não vejo resultados.

De resto, mais alguma dica que possa melhorar?

Obrigado desde já.

São coisas diferentes, paciente em frente à baliza e uma construção apoiada. O futebol apoiado não tem a ver com essa instrução, isso consegues por tarefas de apoio dos jogadores. Deves ir testando, por vezes uma simples alteração do nível de risco pretendido é suficiente.

Citação de G-Shock, há 3 horas:

O meu config.xml tem este código:

<record>

<!-- don't recurse the sub folders, as they are loaded separately in the settings manager -->
</record>

Igual ao meu

<record>

</record>

Já experimentaste limpar a cache?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 17 minutos:

São coisas diferentes, paciente em frente à baliza e uma construção apoiada. O futebol apoiado não tem a ver com essa instrução, isso consegues por tarefas de apoio dos jogadores. Deves ir testando, por vezes uma simples alteração do nível de risco pretendido é suficiente.

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoC, há 16 horas:

Obrigado !

E convém observar o comportamento dos laterais, podem ser demasiado conservadores no apoio ao ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...