Aezrel Publicado 20 Agosto 2007 N?o sei se j? havia algum t?pico para inserir conselhos ?teis, penso que sim, mas aquilo que eu realmente queria era come?ar este novo t?pico com 20 conselhos que foram muito ?teis para mim ao treinar uma equipa no fm 2007 e anteriores. Assim, s? pe?o que tentem ler os conselhos e, j? agora, me d?em a vossa opini?o, se deu frutos, ou n?o. O meu objectivo ?, no fim de contas, ajudar alguns "jovens" jogadores neste fabuloso jogo. :compinchas: Ent?o aqui v?o eles: 1) Apostar na forma??o de jovens no pr?prio clube e ir-lhes dando alguns minutos de jogo, de modo a progredirem e a ambientarem-se com a press?o de jogos mais s?rios e exigentes; 2) Apostar na busca de novos talentos, pesquisando e comprando jovens talentosos em clubes de pouca monta, representando um investimento barato mas proveitoso, podendo render os seus frutos anos depois, aquando da afirma??o destes talentos; 3) N?o ter demasiados bons jogadores para uma ?nica posi??o, de modo a ter um muito bom, um razo?vel ? bom e, caso se queira, um jovem a aprender, frequentando juniores e seniores (ex. rui patr?cio). 4) Apostar em futebol espect?culo mas tamb?m na efic?cia, de modo a obter vit?rias; 5) N?o gastar dinheiro desnecessariamente, dando oportunidades a outros que podem ocupar o mesmo lugar, e podendo vir mesmo a serem revela??es; 6) Apostar em treinos e pr?-?pocas rigorosos, para dar o melhor ritmo ? equipa ainda cedo; 7) Ter v?rios clubes sat?lites e apostar no empr?stimo de jogadores que dispensamos / n?o nos interessam no plantel a estes mesmos emblemas; 8) Assinar contractos, se poss?vel, com clubes asi?ticos e americanos, para obter receitas de merchandising (muito ?til, mesmo...) ; 9) Apostar na rotatividade e na polival?ncia dos jogadores e na perman?ncia de figuras emblem?ticas, tanto no plantel como no staff; 10 ) Apostar em jogadores de diferentes idades, de modo a combinar tanto jovens como mais velhos, que possam passar experi?ncia e conhecimentos aos mais jovens, ajudando a sua forma??o; 11) Apostar em bom staff, de modo a ajudarem a equipa s?nior a ultrapassar as dificuldades e formar bons jogadores jovens, sem esquecer a equipa m?dica, que lidar? com as les?es, ajudando os lesionados a ultrapassarem essas mesmas maleitas, estando aptos o mais r?pido poss?vel para competir novamente; 12) N?o realizar demasiadas transfer?ncias, nomeadamente compra de muitos jogadores para a equipa principal, ou venda de v?rios titulares importantes, tal pode desestabilizar a equipa, tanto no jogo como a n?vel psicol?gico; 13) N?o colocar o clube mal em termos de finan?as, verificando regularmente o estado destas. Podem-se realizar amig?veis em casa (ou torneios; em caso de clubes com pouco or?amento, n?o se recomendam digress?es, de modo a poupar), baixar sal?rios, vender jogadores da lista de dispensas, etc...; 14) Ser rigoroso com os jogadores nos treinos e nos jogos. Os adeptos esperam muito da equipa, e as exig?ncias s?o muitas, logo ter? que haver disciplina e acatamento de ordens, n?o sendo preciso, no entanto, um ditador que n?o compreende os problemas dos jogadores; 15) Tentar estabelecer rela??es de amizade e confian?a entre todos os membros no clube (jogadores, staff, etc...), podendo pedir recomenda??es de contrata??es a jogadores e staff, pondo jovens a aprender com mais experientes, elogiar a equipa, etc...; 16) Treinar desde a pr?-?poca o esquema de jogo, as posi??es, as jogadas, as bolas paradas, tudo isso faz-se desde o in?cio, para ter desde cedo uma equipa entrosada em que cada um sabe o papel e fun??o que lhe compete; 17) Pedir regularmente relat?rios da equipa ao treinador adjunto, relat?rios de jogadores ao staff, relat?rios de les?es aos m?dicos e fisioterapeutas; conhecer bem a equipa ? fundamental, e podemos ter mais ou menos em conta as opini?es do nosso adjunto, pelo que este deve ser bem escolhido; 18) Apostar em discursos confiantes mas realistas e em respostas ou coment?rios amistosos e n?o insultuosos, que n?o provoquem ningu?m. Muitas vezes, os jogadores ressentem-se e preocupam-se com as atitudes do treinador, e os melhores exemplos somos n?s que os damos. 19) Apostando numa renova??o lenta do plantel, mantendo as mesmas bases vencedoras e contratando apenas jogadores essenciais, poupando e assegurando o sucesso e os nossos jogadores chave, ? uma muito boa maneira de ter uma equipa unida, contente, amiga e vencedora, ou que sonha com ambi??es que, quem sabe, at? se poder?o realizar, mais cedo do que se pensa. 20) N?o ter jogadores insatisfeitos no plantel levanta a moral do mesmo, pois um jogador descontente ensombra logo o balne?rio, podendo mesmo passar os sentimentos a outros; tamb?m n?o se deve tratar algu?m injustamente, pois criar? um ambiente de tens?o e de injusti?a no balne?rio. Compartilhar este post Link para o post
Mister_João Publicado 20 Agosto 2007 Excelente topico.Vou tentar usar esses conselhos no meu novo save com o Guimar?es.Depois digo-te os resultados Compartilhar este post Link para o post
x-amp Publicado 22 Agosto 2007 vou tentar seguir o 19 e o 12.. sao esses os k eu nao sigo... pos isso sou campeao na primeria epoca e depois kom tantas kontrata?oes nunka mais sou:( Compartilhar este post Link para o post
pedro_gon Publicado 5 Setembro 2007 Como ? que se p?e um jogador jovem a treinar com um mais experiente? Compartilhar este post Link para o post
Hans Krankl Publicado 5 Setembro 2007 Como ? que se p?e um jogador jovem a treinar com um mais experiente? Vais a Interagir com o Jogador, o mais novo, e em baixo aparece Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 10 Setembro 2007 Vais a Interagir com o Jogador, o mais novo, e em baixo aparece Isso ajuda mesmo! thanks :partyman: Compartilhar este post Link para o post
H_Mikky Publicado 5 Outubro 2007 excelente topico! :happy: isto ajuda mesmo! Compartilhar este post Link para o post
RatedJS Publicado 14 Outubro 2007 Muito bom mesmo, tenho o DC United como Clube Sat?lite, tenho que le pagar 4M por ano, mas resebo 15M ^^ Compartilhar este post Link para o post
khadaff Publicado 20 Dezembro 2007 excelente topico!! ajuda essencial para os principiantes (e n?o s?)! Compartilhar este post Link para o post
Eduardo Santos Publicado 24 Janeiro 2008 Indicacoes b?sicas mas mt boas Compartilhar este post Link para o post