Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sireng

[Táctica] O Sonho do 3-5-2 por Sireng

Publicações recomendadas

Táctica 3-5-2 ou o Mito dos 3 Centrais

Sinto falta neste forum, na secção FM2008, de uma táctica que satisfizesse os meus interesses em jogar com 3 centrais - visto que estou na Liga Portuguesa (com o FAFE) penso que é a táctica ideal para equipas que tenham jogadores para isso e que queiram jogar bem à bola.

Por isso, e com a ajuda do Cesário_Dalta tomei a liberdade de preparar esta táctica para vocês - todo o feedback é precioso! Prometo aos poucos ir melhorando e corrigindo para que fique o melhor possível.

Passando ao que interessa:

Disposição Táctica

fd553c41.jpg

Calendário de Resultados

b8019323.jpg

Noções Tácticas

Nesta táctica e começando pela baliza, é necessário um guarda-redes talentoso e inteligente, isto porque com 3 centrais existe a possibilidade de aparecerem extremos cara-a-cara com o guarda-redes e por isso é necessário quem faça bem a mancha e evite golos nesse particular. Por outro lado podem arriscar um pouco num guarda-redes com fraca saída a cruzamentos pois nesta táctica é necessário ter defesas altos que compensam os erros do guarda-redes.

Os 3 centrais - a fórmula do sucesso - provavelmente, já ouviram falar imensas vezes disto que vou dizer numa táctica de 3 centrais, mas a verdade é que esta é a única forma de colocar este tipo de defesa a funcionar. O central que habita no meio é o típico poste - tem que ser um jogador bastante alto, não precisa de muita técnica mas tem que saber sair a jogar, porque ele é o primeiro elemento a construir jogo. Os outros dois centrais têm que ser bastante rápidos pois jogam nas dobras e antecipação, e é necessário bons atributos de velocidade, aceleração e antecipação.

O trinco - posição chave também nesta táctica terá que ser um jogador à Itália, ou seja um trinco algo duro, pois ele irá ter que aguentar com uma série de jogadores que lhe aparecem pela frente, e terá que compensar isso cometendo algumas faltas. Eu uso um trinco Argentino - assim um pouco ao estilo do Banega - mas um jogador do estilo do Gattuso ou Petit é o ideal. Além disso terá que ter bons atributos mentais para levar a equipa pró contra-ataque e terá que ser também rápido para cobrir as zonas laterais em caso de subida dos alas.

Os alas - como é óbvio neste tipo de táctica, os alas não precisam ser muito altos pois raramente vão apoiar a equipa nas bolas aéreas, terão sim que ser rápidos, bons tecnicamente, em especial nos cruzamentos, pois são eles que irão esticar o jogo da equipa a toda a largura do campo criando superioridade numérica nas alas, e cruzando muitas bolas para a área.

O Médio Ofensivo Centro - o chamado falso ponta de lança! Aqui depende muito do que querem para o jogo, por vezes se preciso ganhar superioridade no meio campo, uso um verdadeiro médio centro, ou mesmo um Médio Ofensivo. Se quero mais numero na área contrária, uso um Médio Ofensivo/Avançado, ou seja aqueles jogadores que jogam nas costas do ponta de lança para aproveitar as segundas bolas, ou mesmo para responder aos cruzamentos.

Os Médios Laterais Ofensivos - apesar de jogarem próximos dos extremos, são falsos-extremos - mas também isso depende muito do que pretendem para o jogo eu aconselho sempre médios mais consistentes que não desequilibrem em demasia a equipa, pois gosto de ter a supremacia no meio campo, mas claro que se jogarem com um plantel com extremos desequilibradores têm que tirar o máximo partido do vosso plantel, e usem-nos. Nesse caso aconselho que usem um falso ponta de lança mais de contenção, ou o ala correspondente ao extremo mais defensivo também.

O Ponta de Lança - aqui a opção clara seria para um poste - um jogador para jogar em cunha com os centrais - no entanto eu gosto de contrariar essas premissas e uso aqui uma variante diferente. Costumo usar um ponta de lança acima dos 1.80 metros mas também não muito lento, um jogador que seja inteligente, capaz de recuperar para arrastar marcações e deixar entrar os médios vindos de trás. No entanto, não é de descurar um avançado com boa finalização pois se estivermos a jogar com um "Nuno Gomes" iremos desperdiçar os bons cruzamentos que irão surgir a todo o momento.

Download Táctico

FileFront

RapidShare

Estou a usar os treinos do Zimene, que vou corrigindo conforme aumentam as lesões, ou conforme estou no início, meio ou fim da época.

Alguma dúvida perguntem que eu responderei assim que possível, façam as vossas experiências, inovem, e acima de tudo, divirtam-se a gerir uma equipa de futebol :adeus:

Compartilhar este post

Link para o post

parece muito interessante já que eu sou fan total dos 3 zagueiros, irei experimentar, mas confesso irei testar sem as setas nos macs

Compartilhar este post

Link para o post
parece muito interessante já que eu sou fan total dos 3 zagueiros, irei experimentar, mas confesso irei testar sem as setas nos macs

Também estive a ver a tua táctica, apenas uso a minha porque gosto de jogar com um falso ponta-de-lança ;) Aliás no Brasil há muitas equipas que jogam assim :)

Boa Sorte!

PS: Como disse em cima as setas nos MAC depende muito do tipo de jogo que queres fazer - eu uso assim porque gosto de ter superioridade no meio campo :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar a tua táctica por mera curiosidade...pois nunca joguei com 3 centrais.

Depois posto os resultados ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade vou testá-la no atlético de madrid. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar na Liga Vitalis com o Atletico CP.

Ja fiz um jogo e depois de estar a perder 2-0 fora com a naval acabei por ganhar 2-5!!!

Promete :)

EDIT:

Hmmm..depois foram duas derrotas..vou esperar pelo inicio da nova epoca e experimentar nos amigáveis para ver se a equipa se adapta.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei no 1ºpost os meus resultados, de salientar o primeiro mau jogo pois os jogadores não estavam habituados a este tipo de táctica é natural - mas depois uma melhoria enorme com: 3 vitórias seguidas por larga vantagem.

No entanto ao 5º jogo dominei o encontro todo e sofri um golo em contra-ataque, terei que criar uma alternativa para equipas que joguem muito fechadas...Senão arrisco-me a sofrer golos num contra-golpe.

Após a pré-época passei por um mau bocado inicialmente, simplesmente com 6 jogos sem conseguir vencer - parece um pesadelo mas se eu explicar que estou com o Fafe na BWIN e vocês sabem que em equipas pequenas perder o ponta-de-lança por 4 meses pode estragar muitos dos vossos objectivos...

Finalmente consegui posteriormente vencer ao Nacional, e tenho estabilizado relativamente com bons jogos intercalados com alguns golos bastante duvidosos, e ainda não consegui completamente suster o contra-ataque do adversário sendo que continuo a sofrer golos dessa forma...

PS: Enganem-se os que pensem que esta táctica serve para golear, poderá acontecer mas o objectivo não é bem esse...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem...depois de alguns jogos com a tua tática tenho uma boa notícia e uma má noticia.

A Boa notícia é que quando jogas em casa tens um domínio no jogo que até assusta! Equipas como Liverpool a chegarem ao fim do jogo com 2 remates e tu com perto de 30 é algo de extraordinário!

A má notícia é que a jogar fora a equipa perde a consistência defensiva e, consequentemente, isso afecta e de que maneira as saídas para o ataque (Aliás pelos teus resultados também deves ter reparado nisto). Pode ser do número reduzido de jogos que eu joguei.

O que eu sugeria é que, a partir desta táctica, criasses uma variante Away para quando jogamos fora. Mas vou continuar a jogar e quando tiver mais avançado na época venho cá dizer mais qualquer coisa ;)

Compartilhar este post

Link para o post

CityTrash obrigado pela tua disponibilidade :)

Sim tens toda a razão, fora de casa tenho tido bastantes dificuldades em marcar golos, nem sequer consigo dominar o jogo. Estou a pensar quais serão os problemas, e penso que o grande defeito reside na exagerada subida dos laterais que deixa a defesa a jogar quase sempre em 3 para 4 ou 5 quando o adversário recupera a bola...

Talvez o que possa corrigir será colocar os laterais a subirem pouco ou até nem subirem, e deixar isso para os "falsos-extremos".

Sugiro-te que também faças as tuas próprias alterações e depois me informes como correu ;)

Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, faz então uma táctica para jogos em casa e outra para jogos fora onde os laterais não subam tanto

Compartilhar este post

Link para o post

Sireng a dominar as colheres!!

tou fazendo o download da tua tactica..

ja famos sobre isso.. eu tb adoro a cena dos 3 centrais..

Mas eu faria umas pequenas alterações no meio campo..

Bou experimenta-la... e dps mando ao o toque com o feedback!

hasta

Compartilhar este post

Link para o post

E mudei o posicionamento tactico dos jogadores no meio campo. De forma a ter mais consistência neste sector do terreno e é tambem uma forma de ter sempre jogadores mais proximos da defesa para ajudar. Consegui melhorar o contra-ataque, e resultados fora de casa, porem não consigo eliminar o numero excessivo de remates ao lado e os 0-0 que teimam em aparecer!

Assim que conseguir melhorar mais alguns aspectos coloco aqui a tactica!!

um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente consegui fazer uns acertos na tactica.

O meu grande problema resumia-se ao facto de eu estar a aplicar a tactica no FCPorto, pois tem muitos extremos, mas ao coloca-los a jogar a alas as suas exibiçoes era pobres, e quando ponha os laterais a jogar a ala, não tinha a profundidade desejada no ataque.

http://rapidshare.com/files/93944430/3-5-2..._2007_.zip.html

Compartilhar este post

Link para o post
Finalmente consegui fazer uns acertos na tactica.

O meu grande problema resumia-se ao facto de eu estar a aplicar a tactica no FCPorto, pois tem muitos extremos, mas ao coloca-los a jogar a alas as suas exibiçoes era pobres, e quando ponha os laterais a jogar a ala, não tinha a profundidade desejada no ataque.

http://rapidshare.com/files/93944430/3-5-2..._2007_.zip.html

A minha questão é a seguinte: isso é a tua versão da táctica ou é a táctica desejada por mim e pelos pedidos de outras pessoas para utilizarem nos jogos fora de casa?

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu tambem nao sou fan de 3 centrais, mas vamos la ver. Ha, eu vou tentala na Premier com o Liverpool. :medinho:

----------------------Reina

------Frederich-----Cara----Agger

Rafinha---------Mascherano------Rise

-----Gerrard--------Alex------Babel

----------------------Torres

O Gerrard e` o problema.

Compartilhar este post

Link para o post
A minha questão é a seguinte: isso é a tua versão da táctica ou é a táctica desejada por mim e pelos pedidos de outras pessoas para utilizarem nos jogos fora de casa?

;)

não é a minha versão! Pois eu jogaria com uma formação mais atacante. Basicamente peguei no teu 352 e fiz umas alterações no meio campo, tentei dar mais dinâmica á equipa e uma melhor conistência defensiva para os jogos fora. Just it

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...