Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
niNNj@

[FM 2016] Marcações individuais Homem a Homem

Publicações recomendadas

Boas pessoal resolvi criar este tópico onde vos vou mostrar como devem fazer as marcações individuais quando usam as minhas tácticas novas que lancei ontem, ora então cá vai, neste caso, o que temos que ter em consideração em primeiro lugar é o sistema que o adversário vai usar, como usam um MAC e dois avançados eu vou optar pelo meu sistema que tem um trinco ou seja o 433, podem ver na imagem a maneira como eu faço a marcação individual, ou seja, temos:

se quiserem saber um pouco mais a cerca de marcaçoes vejam este artigo

Clique aqui

433 vs 442 losango sem extremos

extremos a marcar os laterais

o nosso avançado a marcar o médio defensivo deles

os nossos MC a marcar os MC

e o nosso trinco a marcar o MAC

abLflFAahD.png

temos então na pratica as marcações feitas cortando todas as linhas de passe

8Cn2Xgg.jpg

QUANDO O ADVERSÁRIO PASSA PARA ATACAR

estacionamos o autocarro, com um sistema mega defensivo:

dois alas a marcar os laterais

dois meio campistas e marcar o meio campo

e um dos médios defensivos a marcar o terceiro médio mais defensivo

ce7E6vN.jpg

___________________________________________________________________________________________________________

433 vs 4132 com médios alas

na imagem podem ver que meti:

avançado a marcar o trinco

extremos a marcar laterais

laterais a marcar médios alas

trinco a marcar o avançado deles mais recuado

abLfnwOahL.png

na pratica sobram depois os meus dois MC para fazerem uma marcaçao livre visto que ganhamos suprioridade numerica

PlENsUn.jpg

_____________________________________________________________________________________________________________

4231 vs 343 com MDC

na imagem podem ver que usei:

extremos marca laterais

laterais marca extremos

MC marcam Médios defensivos

abLfoX5aee.png

na pratica, aqui optei pelo 4231 visto que o adversário não usa um MAC e so joga com um avançado temos então os dois laterais a marcar os extremos, os dois extremos a marcar os laterais, o meio campo a tomar conta do meio campo deles , ficando assim soltos de marcação o pl para fazer pressão e os DC para não deixarem o PL deles progredir no terreno

SwE0J6f.jpg

_____________________________________________________________________________________________________________

433 vs 41311

vemos aqui na imagem que usei:

extremos marcar os laterais

avançado a marcar o trinco

trinco a marcar MAC

e o resto sem marcação

abLfqIqai9.png

na pratica vemos então que os laterais ficam bem marcados e os responsáveis pelas fases de construção também, ou seja, trinco e MAC e o resto fica com marcação livre para pressionar a bola, suportado por uma forte cobertura defensiva de 4 defesas

7FPb4i5.jpg

___________________________________________________________________________________________________________

4231 vs 433

na imagem podemos ver que usei:

extremos marcar laterais

laterais marcar extremos

MAC marca trinco

Meio campo marca meio campo

abLfrUkagz.png

na pratica, temos então os dois extremos em cima dos laterais e dois laterais em cima dos extremos, o meio campo bem marcado e apenas os dois centrais soltos de marcação para pressionar o PL e o nosso pl solto de marcação para pressionar os DC deles

JJJYuW6.jpg

433 vs 442

na imagem temos:

extremos marcar laterais

laterais marca medio alas

dois MC marca os MC

e o teu trinco marca o avançado mais recuado

abLftN3akJ.png

na pratica, temos então os extremos em cima dos laterais, os laterais em cima dos médios os alas, o meio campo bem marcado, o trinco de volta do avançado mais recuado e o PL livre de marcação para pressionar os DC, e os DC livres de marcação só a pressionar

jpGWwS0.jpg

____________________________________________________________________________________________________________

433 vs 42121 com MDC

na imagem temos:

extremos marcar laterais

laterais a marcar extremos

e MC a marcar médios defensivos

o resto fica sem marcação

abLfvtOac9.png

na pratica, temos então, os extremos a tomar cantos dos laterais, os laterais a tomar conta dos extremos, os dois médios defensivos marcados pelo nosso meio campo, e depois ficam soltos de marcação os DC e o PL para fazer pressão e o médios mais defensivo nosso também

tIXWYrl.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Uma pergunta.

Nunca usei marcações H-H nas minhas tácticas, e por isso não sei como se comporta o motor de jogo, mas não notas, principalmente em tácticas que utilizam transições rápidas a equipa a ficar amarrada na primeira fase de construção, precisamente porque os jogadores estão focados na marcação ao adversário?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Uma pergunta.

Nunca usei marcações H-H nas minhas tácticas, e por isso não sei como se comporta o motor de jogo, mas não notas, principalmente em tácticas que utilizam transições rápidas a equipa a ficar amarrada na primeira fase de construção, precisamente porque os jogadores estão focados na marcação ao adversário?

noto bastante sim, deixei de usar mesmo por isso, era so uma ideia mas nao correu tao bem quanto esperava, isto a ser, tem que ser tipo catennacio com muitos jogadores atras com funçoes defensivas para guardar bem os adversarios directos quando ha as transiçoes

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei usar marcação apertada nas instruções de jogador para cada jogador do meio campo e ataque (tava a ter dificuldade a defender e saquei uma tactica parecida à minha para ver como ele defendia, tactica Paragon). Tenho gostado do resultado e dá menos trabalho que meter marcação individual para a qual não tenho paciência.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu utilizo marcação individual apenas durante o jogo. Quando verifico que um jogador adversário estás a fazer muitos passes decisivos ou a posse de bola passa muito por ele. Tenho o objectivo de o anular ou tentar fazer com que ele falhe mais passes e prejudique seriamente a posse de bola.

Se o jogador estiver a conseguir rematar muitas vezes, também o marco, é um sinal que está a ter demasiado espaço. Procuro focar as marcações em jogadores que realmente estão a criar problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...