Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
AMFF

[Táctica] fake 4-5-1

Publicações recomendadas

Porquê o nome, 'fake 4-5-1'?

É uma explicação muito simples:

->a defender, a táctica comporta-se como um 4-5-1 visto que o meio campo fica constituído por 5 elementos (Extremos, Médio Ofensivo, Médio Centro e Médio Defensivo);

->a atacar, a táctica comporta-se como um 4-4-2 sendo que o médio ofensivo assume um papel importante pois é ele que vai actuar como "falso avançado" na medida em que é o jogador que vem mais atrás buscar jogo mas que, também, aparece muitas vezes em zonas de finalização.

Aspectos Observados:

-> proporciona muitas oportunidades de perigo, cabendo aos jogadores meter a redondinha lá dentro;

-> razoavelmente coesa a nível defensivo (concede 10 golos por época no campeonato);

-> cerca de 10 remates por jogo;

-> raramente o adversário tem mais posse de bola.

Disposição Táctica:

disposiotcticaan8.jpg

w429.png

Instruções da equipa:

instrueson7.jpg

w536.png

É, como podem ver pelas instruções, uma táctica ofensiva que se caracteriza com um estilo de jogo rápido apesar do passe curto (que acaba por ser um bocado contraditório) na qual a largura do campo é aproveitada pois os jogadores ao fazerem 'campo grande' abrem espaços que vão originar linhas de passe.

Como tal, temos a opção 'foco no passe - pelos dois flancos' para aproveitarmos a profundidade e largura que os extremos emprestam ao jogo, sendo estes fundamentais para este estilo de jogo.

No entanto, a mentalidade e a linha defensiva ficam à vontade do freguês que poderá utilizar como bem entender sendo que não convém haver uma grande diferença entre estas instruções pois pode dar origem a um buraco entre o meio campo e a defesa, que depois será aproveitado pela equipa adversária.

Passo agora a falar um bocado acerca de cada posição referindo, para cada uma, os atributos mais importantes de acordo com o documento TTF-Tactical Teorems and Frameworks, com algumas adaptações devido ao estilo de jogo:

Guarda-Redes (Jogo Aéreo, Comando de Área, Jogo de Mãos, Reflexos e Um Para Um)

• Tem apenas a particularidade de ter o passe curto sendo este que vai 'combinar' com a distribuição que é para o defesa, podendo começar assim um ataque com cabeça, tronco e membros.
Defesas Laterais (Velocidade, Desarme, *Posicionamento ou Cruzamentos*, índice de Trabalho e Resistência)
  • Gostava de chamar à atenção o facto de ter colocado Posicionamento ou Cruzamentos nos atributos mais importantes pois isto vai variar de acordo com o gosto de cada um. Por exemplo, se quisermos um lateral mais defensivo, o posicionamento é o atributo a ter em conta, caso contrário, se quisermos um lateral mais ofensivo os cruzamentos são escolhidos em detrimento do posicionamento;

• Estes são os jogadores que, em conjunto com os extremos, vão dar mais largura ao jogo e apoio aos mesmos. Acontece muitas vezes que, quando o guarda-redes lhes entrega a bola (que é o mais provável, visto que distribuir para os centrais e extremamente perigoso), estes avançam com ela e, de acordo com o estilo de jogo rápido colocam a bola no extremo (daí o passe ser misto, para que não sejam obrigados a jogar unicamente para trás ou para a frente, evitando-se perdas de bola desnecessárias ou passes arriscados), nas costas da defesa iniciando um ataque rápido que muitas vezes resulta em golo - esta é uma situação de jogo que tenho observado.
Defesas Centrais (Impulsão, Marcação, Desarme, Posicionamento e Força)
  • O central descaído para o lado esquerdo convém ser alguém com um bom índice de cabeceamento e impulsão pois é o jogador que assume maior protagonismo nos cantos e é, também, o que joga mais subido no terreno sendo que disputa mais bolas de cabeça.

• O companheiro deste jogador no centro da defesa deverá ser um jogador mais rápido para ter em atenção as dobras que sejam necessárias fazer.
Médio Defensivo (Marcação, Desarme, Posicionamento, Índice de Trabalho e Trabalho de Equipa)
  • É o pêndulo, é o makelele cujas missões são unicamente defensivas cabendo a este jogador recuperar e entregar.
Médio Centro (Marcação, Posicionamento, Passe, Trabalho de Equipa, Resistência e Remates de Longe)
  • É o jogador que vai prestar mais apoio ao médio defensivo quando se tratar de recuperar a bola sendo que não se limita a isso. É ele que vai procurar os passes directos, quer para o centro, quer para as alas a ponto de fazer evoluir o jogo aparecendo algumas vezes em posições frontais daí que seja recomendável que tenha alguma pontaria nos Remates de Longe.
Médio Ofensivo/Segundo Avançado (Técnica, Remates de Longe, Imprevisibilidade, Velocidade, Aceleração e Finalização)
  • É, pura e simplesmente, o jogador fundamental. Por outras palavras, é o elemento da ligação entre o meio campo e o ataque sendo este um jogador que vem buscar jogo mais atrás, que segura a bola e espera por apoios e que faz golos com alguma frequência pois aparece bem na área nos cruzamentos.
Extremos (Velocidade, Aceleração, Técnica, Imprevisibilidade e Finta)
  • Função: Desequilibrar (o extremo direito, no meu caso, tem remates de longe frequentemente pois utilizo lá como já viram o hulk)

• São também bastante importantes pois passa por eles grande parte do jogo. Normalmente procuram a linha de fundo para servir os 3 jogadores que aparecem na área, nomeadamente ponta de lança, médio ofensivo/segundo avançado e extremo do lado contrário.
Ponta de Lança (Aceleração, Sem Bola, Finalização, Compostura, Velocidade, Primeiro Toque e Finta)
  • O matador, é um homem que não se limita a jogar na área, daí o passe directo e o primeiro toque serem importantes pois têm em vista fazer o jogo andar para a frente e nao retardá-lo, torná-lo rápido.
Ao fim de 3 épocas, conquistei:

-> 1 liga dos campeões (e perdi outra na final);

-> 2 campeonatos;

-> 2 supertaças;

-> 3 Taças de Portugal;

-> 1 Supertaça Europeia;

-> 1 Campeonato Mundial de Clubes.

Eis alguns resultados mais dilatados desta 4ª época:

vsbordeusol1.jpg

w640.png

vsacademicapa6.jpg

w640.png

vsfeyenoorddt7.jpg

w640.png

vsodensehf1.jpg

w640.png

DOWNLOAD DA TÁCTICA:

Filefront

Rapidshare

Estou receptivo a novas ideias, adaptações, correcções. É tudo bem-vindo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Grande organização, grande táctica!

Recomendo vivamente a qualquer um ;)

Obrigadinho aí

Compartilhar este post

Link para o post
Grande organização, grande táctica!

Recomendo vivamente a qualquer um ;)

Obrigadinho aí

Ainda hoje espetei 5 ao Sporting :D

Compartilhar este post

Link para o post

Descrição óptima ;) vou experimentar também

Só uma pergunta, recomendas utilizá-la contra qualquer adversário? Pergunto isto pq muitos dos jogadores de FM costumam ter uma tactica mais ofensiva, outra mais defensiva dependendo de adversários e jogo fora ou em casa

Compartilhar este post

Link para o post
Descrição óptima ;) vou experimentar também

Só uma pergunta, recomendas utilizá-la contra qualquer adversário? Pergunto isto pq muitos dos jogadores de FM costumam ter uma tactica mais ofensiva, outra mais defensiva dependendo de adversários e jogo fora ou em casa

Contra qualqer adversário não pois é uma táctica bastante ofensiva. No entanto, tenho usado em todos os jogos da superliga e tem dado óptimos resultados.

Basicamente, só a altero nas competições europeias...em jogos fora de casa.

Compartilhar este post

Link para o post
por favor pode colocara tatica para download no rapidshare eh que sou brasileiro!!!!

desde já agradeço!!

Já adicionei no rapidshare, vê se está a dar :)

Compartilhar este post

Link para o post
Já adicionei no rapidshare, vê se está a dar :)

Muito obrigado!!!

excellente tatica!!!

e muito boa apresentação!!

Compartilhar este post

Link para o post

a mim parece-me bem, um bom post concerteza...

vou esperar pela 2º epoca no sporting pois na primeira não da para experimentar pois não tenho extremo direito :confuso:

ja agora, foi feita no patch 9.2?

Compartilhar este post

Link para o post
a mim parece-me bem, um bom post concerteza...

vou esperar pela 2º epoca no sporting pois na primeira não da para experimentar pois não tenho extremo direito :confuso:

ja agora, foi feita no patch 9.2?

Não, foi feita no patch 9.0.1

Compartilhar este post

Link para o post
Muito obrigado!!!

excellente tatica!!!

e muito boa apresentação!!

Eu é que agradeço :b

Compartilhar este post

Link para o post

existe hipótese de apresentares uma versão mais defensiva? para utilizar nos jogos europeus por ex.?

Compartilhar este post

Link para o post
existe hipótese de apresentares uma versão mais defensiva? para utilizar nos jogos europeus por ex.?

Esta táctica é excelente, acredita que até na Europa com ela tiras grandes resultados. Eu sou a voz viva dessa experiência!

Compartilhar este post

Link para o post

Posso disponibilizar mas é como já referi anteriormente, só a altero, practicamente, para jogos com colossos europeus FORA DE CASA sendo que só altero em casa quando for para segurar um resultado ou isso (ou que é raro, porque quem joga para o empate lixa-se).

Se ainda assim quiseres, posso disponibilizá-la na boa :)

Compartilhar este post

Link para o post

parece-me mt boa ... tentei o download pelo rapidsharre mas diz que so era permitido 10 downloads e que os mesmos ja foram efectuados :blink:

la vou dar uso às "manitas" e fazer manualmente na minha equipa :)

mas "boa malha" esta tactica... resta agora só experimentar no proximo jogo europeu a ver se funciona como dizes. tenho o barcelona fora !

Compartilhar este post

Link para o post
parece-me mt boa ... tentei o download pelo rapidsharre mas diz que so era permitido 10 downloads e que os mesmos ja foram efectuados :blink:

la vou dar uso às "manitas" e fazer manualmente na minha equipa :)

mas "boa malha" esta tactica... resta agora só experimentar no proximo jogo europeu a ver se funciona como dizes. tenho o barcelona fora !

Atenção que eu não garanti que funcionava fora de casa. Aliás, fora de casa e com um colosso é que eu disse que era necessário (ou nao) alterar :o

Compartilhar este post

Link para o post

Boa apresentação. Parece boa táctica mas aparece-me um erro quando faço o download :-|

Compartilhar este post

Link para o post
Boa apresentação. Parece boa táctica mas aparece-me um erro quando faço o download :-|

Acho que agora já deve dar, vê lá ;)

PS: Hoje à noite vou colocar os resultados da 4ª época mais relevantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Nesta quarta época o clube conquistou:
  • liga
  • taça de portugal
  • taça da liga
Tendo ainda chegado à final da liga dos campeões...
Eis os screenshots:

Classificação Liga
classificaorn9.jpg
w800.png

Confrontos com o Benfica
  • liga - casa
    benficaliga1xi9.jpg
    w800.png
  • liga - fora
    benficaliganh2.jpg
    w800.png
  • taça de portugal - final
    benficataadeportugalfinmq2.jpg
    w800.png
Confrontos com o Sporting:
  • liga - casa
    sportingliga1dh5.jpg
    w800.png
  • liga - fora
    sportingligape8.jpg
    w800.png
  • taça de portugal - sexta eliminatória
    sportingtaadeportugalfu1.jpg
    w800.png
  • taça da liga - final
    sportingtaadaligafinalys1.jpg
    w800.png
Diagrama Champions
championsvs7.jpg
w800.png

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei... vou ver cm se porta a equipa e q alterações terei q fazer e depois "posto" aqui

Atenção que eu não garanti que funcionava fora de casa. Aliás, fora de casa e com um colosso é que eu disse que era necessário (ou nao) alterar :o

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a táctica só precisa de ser melhorada a nivel defensivo, a nivel de ataque é boa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que a táctica só precisa de ser melhorada a nivel defensivo, a nivel de ataque é boa. ;)

Eu nao disse que era perfeita x)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...