Mayday Publicado 29 Agosto 2013 (editado) Este Poema foi escrito por Guerra Junqueiro em Viana do Castelo no ano de 1890. Ele que foi deputado Monarca e mais tarde passou para o lado dos Republicanos muito inteligentemente satiriza o Rei D. Carlos. Ainda príncipe, o seu Pai o Rei D. Luis está às portas da morte e o quê que ele faz durante esse período? Vai à caça. Podemos afirmar que este poema é um incentivo ao Regicídio. Que veio a acontecer 18 anos depois matando o rei D. Carlos e o Príncipe Luís Filipe dando assim inicio à implantação da Republica 2 anos mais tarde em 1910. Caçador Simão A Fialho Gouveia Jaz el-rei entrevado e moribundo Na fortaleza lôbrega e silente... Corta a mudez sinistra o mar profundo... Chora a rainha desgrenhadamente... Papagaio real, diz-me, quem passa? - É o príncipe Simão que vai à caça. Os sinos dobram pelo rei finado... Morte tremenda, pavoroso horror!... Sai das almas atónitas um brado, Um brado imenso d'amargura e dor... Papagaio real, diz-me, quem passa? - É o príncipe Simão que vai à caça. Cospe o estrangeiro afrontas assassinas Sobre o rosto da Pátria a agonizar... Rugem nos corações fúrias leoninas, Erguem-se as mãos crispadas para o ar!... Papagaio real, diz-me, quem passa? - É o príncipe Simão que vai à caça. A Pátria é morta! a Liberdade é morta! Noite negra sem astros, sem faróis! Ri o estrangeiro odioso à nossa porta, Guarda a Infâmia os sepulcros dos Heróis! Papagaio real, diz-me, quem passa? - É o príncipe Simão que vai à caça. Tiros ao longe numa luta acesa! Rola indomitamente a multidão... Tocam clarins de guerra a Marselhesa... Desaba um trono em súbita explosão!... Papagaio real, diz-me, quem passa? - É alguém, é alguém que foi à caça. Do caçador Simão!... Editado 29 Agosto 2013 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 31 Outubro 2013 Álbum Poemas de Bibe dito por Mário Viegas e Manuela de Freitas. Álbum País de Abril dito por Mário Viegas e poemas de Manuel Alegre. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 3 Novembro 2013 A MINHA CABEÇA ESTREMECE de HERBERTO HÉLDER Musica de Rodrigo Leão / Gabriel Gomes Poema de Herberto Hélder (dito pelo próprio) Compartilhar este post Link para o post