Kratosthegod Publicado 11 Janeiro 2012 Eu sei mas eu até a ver reportagens ou a ler notícias fico todo chorosa, imagino ao contactar directamente com os problemas. Se calhar é o mais indicado para mim. Programa Voluntariado Jovem para as Florestas. Já pensaste nisto? Um amigo meu que anda em Biologia já andou nesse programa, e só diz maravilhas dele. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 11 Janeiro 2012 http://www.bolsadovoluntariado.pt/ Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 12 Janeiro 2012 (editado) Para quem estiver interessado em fazer programas de voluntariado, quer seja cá, quer seja no estrangeiro, não precisam de ter uma formação especial. Se repararem, existem diversos tipos de voluntariados, os que requerem uma determinada formação e outros que requerem apenas que nos esqueçamos de nós mesmos e "demos" (não no sentido material) tudo o que temos aos outros. Claro que existem voluntariados que requerem determinada formação académica/experiência (ex: países em transição democrática; países onde há violações dos direitos humanos; países que necessitam de médicos e enfermeiros, professores, economistas, etc etc). Contudo, se não tens essas habilitações podes na mesma fazer voluntariado (ex: pintar/remodelar com um conjunto de amigos um abrigo para jovens; recolheres roupas na tua rua entre os teus vizinhos; o mesmo com a comida, etc). Há já muitos anos que estou envolvido em acções de voluntariado, quer seja através da universidade, da escola onde andei, de volta e meia me juntar com uns amigos e tratarmos de por as mãos à obra ou através do meu tio que me puxou para a festa das pessoas sem abrigo. Em todos estes casos posso-vos dizer o sentimento comum: é um sentimento inexplicável saber que com pequenos gestos podemos mudar a vida de pessoas que por um motivo ou outro se encontra numa situação mais complicada. Vou-vos contar apenas duas situações (estou aqui a meio do estudo, depois passo cá para dar mais detalhes). A primeira foi através da Universidade. Na altura fomos remodelar uma divisão de uma casa de raparigas que tinham sido abandonadas e/ou abusadas. Fomos recebidos com um entusiasmo que não consigo descrever (estou até arrepiado só de me lembrar disso). Dois das depois tínhamos pintado e remodelado a sala de "comum" (convívio) onde elas poderiam ler, ver filmes e conversar. Achamos então que deveríamos fazer algo mais por aquelas raparigas, algumas com filhos, e recolhemos em 2 ou 3 dias uma quantidade enorme de roupa e bijutaria pela faculdade. Quando lá fomos levar, fomos todos os que tínhamos estado a pintar/remodelar, agradeceram-nos de uma forma muito efusiva, Mas foi quando lhes demos as roupas, a oportunidade de serem miudas como todas as outras, que assisti a uma das cenas mais comoventes. Uma das raparigas, das mais velhas (devia ter entre 16 e 18 anos), chegou-se ao pé de nós, e de lágrimas nos olhos disse "obrigado..nunca ninguém me tinha dado nada. Pela primeira vez sou feliz. Agora eu e as minhas amigas temos uma sala bonita para estarmos e podemos tentar ser pessoas normais". Olhei a minha volta e estávamos todos com os olhos molhados.. Outra experiência é a que passo todos os anos na Festa de Natal das Pessoas Sem Abrigo na Comunidade Vida e Paz. Há coisa de 4 anos o meu tio desafio-me a ir (mais o meu primo, Vuk, e o meu irmão). No primeiro ano estava apenas previsto ir um dia. Senti-me tão bem que fui os outros dois. De ai para cá faço questão de ir todos os anos e todos os dias. Não há melhor sentimento no mundo. São três dias fantásticos e inesquecíveis. Naqueles três dias nós podemos tocar no coração das pessoas e fazê-las ver que podem mudar de vida. Nós ali não damos só comida, tentamos fazer com que as pessoas pensem em mudar de vida, em sair da rua. E temos conseguido! Outra coisa muito boa é de ano a ano revermos as pessoas que fomos conhecendo, saber como têm andado, como estão a correr as coisas. Eles lembram-se sempre de nós e fazemos verdadeiros amigos. São pessoas sem afecto nem carinho durante 362 dias, mas naqueles 3 sentem-se radiantes. Uma senhora disse-me "ai estou tão feliz! Já não dançava há mais de 30 anos!" E lá ia contente para casa. No dia seguinte viu-me e disse: "então, dançamos?" E andou 3 dias com um sorriso de orelha a orelha, só porque teve a oportunidade de fazer uma coisa que não fazia há 30 anos..uma coisa tão simples como dançar. Contudo, isto tem o reverso da medalha. Nem tudo são rosas. Já ri, já chorei. Já andei 'deprimido' com as realidades que conheci e o pior é quando nos afeiçoamos. Há 2 ou 3 anos, na festa de natal, conheci um miúdo, o Daniel. Então com miúdos afeiçoa-mos-nos muito mais. Posso-vos dizer que custa muito ir para casa ou estar 1, 2 ou 3 meses depois em casa e pensar "Será que o Daniel está a jantar? Será que está doente? Terá que vestir? Este ano o inverno está mais frio, espero que não fique doente..". Este para mim é o momento mais dificil num voluntário. Agora digo: aconselho vivamente. Se sentem que conseguem acrescentar algo as vidas das pessoas digo-vos, sejam voluntários :) Editado 12 Janeiro 2012 por w0 Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 12 Janeiro 2012 Inscrevi-me no site que o GSousa disponibilizou e decidi pedir informações acerca de um programa de voluntariado em África. Esse programa consistia primeiro numa formação na Dinamarca que teria o custo de 540€ (viagem + formação). Depois seguiriamos então para África tendo dois programas: O primeiro em que sairiamos em Maio e que tem o custo de 4200€ e outro que se inicia em Setembro e custa 6700€. Não tenho possibilidades infelizmente mas gostaria de um dia poder participar num programa destes. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 12 Janeiro 2012 Inscrevi-me no site que o GSousa disponibilizou e decidi pedir informações acerca de um programa de voluntariado em África. Esse programa consistia primeiro numa formação na Dinamarca que teria o custo de 540€ (viagem + formação). Depois seguiriamos então para África tendo dois programas: O primeiro em que sairiamos em Maio e que tem o custo de 4200€ e outro que se inicia em Setembro e custa 6700€. Não tenho possibilidades infelizmente mas gostaria de um dia poder participar num programa destes. Não faz sentido é seres tu a suportar todos os custos. Nem sabia que isso era assim. Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 12 Janeiro 2012 Segundo me pareceu esse dinheiro todo é para a formação na Dinamarca e depois os 4200 ou 6700 é para a viagem para África + alimentação + estadia...mas sim é muito dinheiro, pelo menos para os bolsos dos portugueses Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 12 Janeiro 2012 Segundo me pareceu esse dinheiro todo é para a formação na Dinamarca e depois os 4200 ou 6700 é para a viagem para África + alimentação + estadia...mas sim é muito dinheiro, pelo menos para os bolsos dos portugueses Só por curiosidade quanto tempo é que ias ficar em África? Parece-me um bocado exagerado esse valor. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 12 Janeiro 2012 (editado) Já entreguei a inscrição de voluntariado na Cáritas mas eles ainda não me chamaram... em princípio é para ir ajudar uns miúdos ao ATL, e posteriormente seria para fazer o mesmo mas com crianças de bairros problemáticos. Editado 12 Janeiro 2012 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 12 Janeiro 2012 Só por curiosidade quanto tempo é que ias ficar em África? Parece-me um bocado exagerado esse valor. O programa que iria começar em Maio tem a duração de 18 meses. O de Setembro dura 3 anos. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 4 Abril 2012 Alguem interessado em programas de voluntariado, principalmente, a nível internacional e cujo o único requerimento é ter mais de 18 anos? Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 4 Abril 2012 Alguem interessado em programas de voluntariado, principalmente, a nível internacional e cujo o único requerimento é ter mais de 18 anos? Não é preciso pagar nada, como o veloso? Chuta aí o que é e para onde é. ;) Compartilhar este post Link para o post
rinka Publicado 4 Abril 2012 Há uns anos, criei um tópico tão bonitinho sobre este tema e já não existe :( Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 4 Abril 2012 Ando a fazer voluntariado com crianças e para além das mil e uma histórias divertidas é mesmo reconfortante ver que elas gostam de nós e da nossa companhia! Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 4 Abril 2012 O que fazes? Brinco com elas, dou-lhes comida, levo-as `casa de banho, enfim o que for preciso. Por motivos de privacidade não vou dizer onde o faço mas é bastante conhecido. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 4 Abril 2012 Brinco com elas, dou-lhes comida, levo-as `casa de banho, enfim o que for preciso. Por motivos de privacidade não vou dizer onde o faço mas é bastante conhecido. Fazes isso num infantário, certo? Deve ser engraçado mas para ser sincero não teria muita paciência para isso. O Boo também já andou com crianças na praia, acho que eram de um ATL, portanto mais velhas (10 anos por aí). Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 4 Abril 2012 Alguem interessado em programas de voluntariado, principalmente, a nível internacional e cujo o único requerimento é ter mais de 18 anos? Que tipo de programa? Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 4 Abril 2012 É uma instituição portuguesa. Relativamente a voluntariado internacional, têm vários projectos em Moçambique. Programas Disponíveis Santa Luísa Marillac Disponibilidade mínima: 6 semanas Alojamento: na cidade do Chokwé, independente da Escola ou inserido na escola, alimentação aliada à Casa das Irmãs Vicentinas. A definir conforme altura do ano Áreas de trabalho: apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo na sala de projecto, trabalho na biblioteca, participação nos ofícios da escola, como agricultura, produção de sabão, costura, entre outros, dependendo da altura do ano Beneficiários: 50 alunos dos 6-12 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia. Caso o/a voluntário/a tenha experiência de ensino, deverá haver uma forte componente de apoio aos professores Localização: Manjangue, Distrito de Chokwé. A Escola está inserida na aldeia de Manjangue que é bastante pequena. A cidade mais próxima é Chokwé, que fica a 60km da cidade da Macia e 215km de Maputo. Transporte: Não necessário diariamente se inserido na escola. De chapa (transporte público) se da Cidade de Chokwé Projecto da Barragem Disponibilidade mínima: 6 semanas Alojamento: no Centro de Promoção, na Barragem, em casa com 2 quartos e capacidade de cozinha independente. A acordar conforme altura do ano Áreas de trabalho: apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo, trabalho na biblioteca Beneficiários: 60 alunos dos 6-15 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia. Grande capacidade de trabalhar de forma independente Localização: [barragem], Distrito de Chokwé. Localidade remota e de difícil acesso. Aldeia mais próxima tem transportes para a Cidade de Chokwé. O Centro de Promoção fica junto à aldeia e inserido no seminário dos Irmãos Vicentinos. A cidade mais próxima é Chokwé, que fica a 60km da cidade da Macia e 215km de Maputo. Transporte: Não necessário diariamente se inserido na escola Missão de Chongoene – Santuário Disponibilidade mínima: 6 semanas Alojamento: na casa UPG, na Missão de Chongoene, com capacidade de cozinha independente Áreas de trabalho: apoio à pré-escola, apoio à alfabetização, apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo, trabalho no centro de informática. Pode incluir trabalho na pré-escola Flor da Infância em paralelo. Beneficiários: 50 alunos dos 3-5 Anos, 30 Alunos dos 6-12 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia Localização: Missão de Chongoene. A Missão fica a c. 30 minutos de transportes púbicos da Cidade de Xai-Xai, que fica a 60km da cidade da Macia e 215km de Maputo. Está também a 30 minutos de transportes públicos das praias d Xai-Xai e Chongoene. Transporte: Não necessário diariamente Missão de Chongoene – Comunidades Disponibilidade mínima: 6-8 semanas Alojamento: na casa UPG, na Missão de Chongoene, com capacidade de cozinha independente Áreas de trabalho: apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo, trabalho no centro de informática Beneficiários: 250 alunos dos 6-15 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia Localização: Missão de Chongoene – comunidades de Banhine, Nhancutse, Nhampfumine e Cumine. A Missão fica a c. 30 minutos de transportes púbicos da Cidade de Xai-Xai, que fica a 60km da cidade da Macia e 215km de Maputo. Está também a 30 minutos de transportes públicos das praias d Xai-Xai e Chongoene. Transporte: Contratação de motorista pela UPG Escolinha do André Disponibilidade mínima: 2 meses Alojamento: preferencialmente na casa das Irmãs, na Escola ou na Missão de Chongoene, a c. 30 minutos de transportes públicos da Escola Área de trabalho I: apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo. Acompanhamento de Pré-Escola em Paralelo. Área de trabalho II: trabalho com os professores, apoio pedagógico e preparação de formadores. Acompanhamento de alunos mais velhos Beneficiários: 200 alunos dos 6-14 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia. Caso o/a voluntário/a tenha experiência de ensino, deverá direccionar-se à área II Localização: Escolinha do André, em Xai-Xai, que fica a 215km de Maputo. Xai-Xai tem praia a c. 20 minutos de chapa Transporte: Não necessário diariamente se inserido na escola. De chapa (transporte público) se da Missão. São Vicente de Paulo Disponibilidade mínima: 3 meses Alojamento a definir conforme altura do ano. Planeado para a cidade de Chokwé. Áreas de Trabalho: apoio ao Português (escrito e falado), apoio à matemática, explicações sobre trabalhos de casa e apoio a preparação de exame, trabalho lúdico e criativo na sala de projecto, trabalho na biblioteca Beneficiários: 150 alunos dos 6-14 Anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia. Caso o/a voluntário/a tenha experiência de ensino, deverá haver uma forte componente de apoio aos professores. Localização: Cidade de Chokwé. A Escola fica no Bairro nº5 da Cidade de Chokwé. A Cidade de Chokwé fica a 60km da cidade da Macia e 215km de Maputo. Transporte: de bicicleta ou chapa de curta duração Escolinha Flor da Infância Disponibilidade mínima: 6 semanas Alojamento: preferencialmente na casa das Irmãs, na Escola ou na Missão de Chongoene, a c. 30 minutos de transportes públicos da Escola Área de trabalho I: em definição Beneficiários: 80 crianças dos 3-6 anos Experiência preferida: área da educação, desenvolvimento social e psicologia. Localização: Escolinha Flor da Infância, Aldeia Marien Ngouabi, Xai-Xai Transporte: De chapa (transporte público) se da Missão. Já cá ponho custos, entre outras coisas. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 4 Abril 2012 (editado) Tabela de custos fixos e variáveis dos respectivos projectos. A nível de documentação é o normal: Passaporte (validade mínima de 6 meses), vistos, registo criminal e as vacinas todas em dia (é aconselhável ir ao que se chama consulta do viajante - lá informar-te-ão acerca de todas as vacinas as doenças, prevenções, o que fazer, etc.) Os requisitos são, como disse, ter mais de 18 anos. Mas não entrem numa coisa dessas senão forem muito determinados. Dá um gosto enorme ajudar, mas é preciso gostar. Fazer voluntariado não é fácil, contudo, para quem gosta, compensa e não é pouco. No entanto, esta ONGD não fornece apenas voluntariado a Moçambique. Tem várias actividades de ajuda DIRECTA ás crianças sem que para isso se faça voluntaridao. Em especial, o apadrinhamento, que consiste, tanto num apoio financeiro à alimentação, educação, vestuário (etc.), como no criar uma relação e um laço com o tal afilhado, já qye todas estas crianças são essencialmente necessitadas de atenção e carinho. Deixo-vos o link. Passem por lá, se vos der a curiosidade. http://www.umpequenogesto.org Editado 4 Abril 2012 por nuno claro Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 4 Abril 2012 Moçambique aqui vou eu. :heart: Agora a sério, não preencho os requisitos. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 4 Abril 2012 Não tens 18 anos? Ou falta-te força mental para conseguires? Conheço umas quantas coisas mais, com projectos bem diferentes. Talvez mais tarde os ponha aqui. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 4 Abril 2012 Tenho. Mas ali diz, experiência preferida, e eu não tenho nada daquilo. Compartilhar este post Link para o post