Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
FM Facemaker

Portugal é o 5º país da OCDE onde é mais caro estudar na Universidade

Publicações recomendadas

diario-economico-3-a.jpg

Portugueses gastam 63% do salário para ter um filho na universidade

Portugal é o 5º país de uma lista de 16 da OCDE em que as famílias mais gastam para ter um filho no ensino superior.

As famílias portuguesas são das que mais pagam para ter um filho a estudar no ensino superior. Em média, os portugueses canalizam 63,6% do seu rendimento para pagar a facturas associadas a ter um filho a estudar na universidade. Portugal é o 5º país do ‘ranking' dos estados (em 16 países) em que maior percentagem do rendimento é destinada a custear as despesas de frequência do ensino superior. O resultado é revelado no estudo "O Custo dos Estudantes no Ensino Superior Português", um relatório coordenado por Luísa Cerdeira e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian que será apresentado, hoje, num colóquio na Universidade de Lisboa.

O valor é encontrado da seguinte forma: primeiro somam-se as despesas da educação e custo de vida do estudante, em seguida retira-se o valor médio da bolsa por estudante e as deduções das despesas de educação que se podem apresentar em sede do IRS. Feitas as contas, 5613 euros por ano é quanto custa, em média a uma família, ter um filho a tirar um curso no superior. Depois basta calcular a percentagem que isso representa do rendimento médio de um português, que é de 8823 euros por ano.

No universo considerado pelo estudo, o México lidera a lista dos países em que as famílias mais gastam por filho, seguido do Japão, Austrália e Estados Unidos. Se fizermos um plano mais apertado sobre a realidade económica dos estudantes do ensino superior verificamos que a factura dispara se o aluno frequentar o ensino superior privado chegando aos 9.349 euros por ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei a quem compraste o bilhete a 2,5€ Rain Dog, mas olha que nem para andares 30km pagas tão pouco nas empresas de transporte que normalmente utilizamos para andar de uma cidade para a outra (Rodonorte, Redeexpresso). Um simples bilhete de Aveiro para o Porto de Bus são 9,90€.

E fizeste mal as contas. No teu casos seria 2,5 x 2 x 24. Porque tens que comprar ida e volta.

Editado por FM Facemaker

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, por isso é que adorava ir para universidade, mas...

No money, no funney! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, por isso é que adorava ir para universidade, mas...

No money, no funney! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é porque a maioria dos estudantes, ao ter que ir para outra cidade, nem sequer considera a opção de ficar em casa e fazer uma viagem de autocarro para a univ todos os dias. Digo isto porque até ter emigrado, também não me passava pela cabeça não ir morar para a cidade onde vou estudar. Eu vivia em Viseu e queria ir para Aveiro e nem eu nem a minha família pensámos nessa hipótese. 2 viagens de 1h cada era muito, mais valia arranjar um apartamento lá.

Hoje, aqui, faço ~1.45h por viagem para ir para a universidade e 45 minutos para ir para o emprego. E fiquei surpreendido ao ver a quantidade de pessoas que faz o mesmo que eu.

No ano passado fiz 2 viagens Viseu-Aveiro e 1 Aveiro-Viseu e cada uma demorou mais ou menos 1.30h e era 2.5€ o bilhete. 2.5x24 (mais ou menos) fica em 60€ p/ mês. Poupa-se bastante. (mas perde-se muito aquela parte de viver o espírito académico e tal :mrgreen:)

Epa, Viseu e Aveiro são próximos. Também conheço pessoal cá em Coimbra que vão para casa, são de Aveiro ou arredores. Mais do que isso e já não compensa andarem todos os dias de autocarro ou comboio.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é porque a maioria dos estudantes, ao ter que ir para outra cidade, nem sequer considera a opção de ficar em casa e fazer uma viagem de autocarro para a univ todos os dias. Digo isto porque até ter emigrado, também não me passava pela cabeça não ir morar para a cidade onde vou estudar. Eu vivia em Viseu e queria ir para Aveiro e nem eu nem a minha família pensámos nessa hipótese. 2 viagens de 1h cada era muito, mais valia arranjar um apartamento lá.

Hoje, aqui, faço ~1.45h por viagem para ir para a universidade e 45 minutos para ir para o emprego. E fiquei surpreendido ao ver a quantidade de pessoas que faz o mesmo que eu.

No ano passado fiz 2 viagens Viseu-Aveiro e 1 Aveiro-Viseu e cada uma demorou mais ou menos 1.30h e era 2.5€ o bilhete. 2.5x24 (mais ou menos) fica em 60€ p/ mês. Poupa-se bastante. (mas perde-se muito aquela parte de viver o espírito académico e tal :mrgreen:)

Eu faço 1.45h todos os dias para a universidade e tem sido assim durante os últimos 5 anos. São 3 transportes por viagem. Mas tenho noção que só posso fazer isto porque tenho passes baratos, há colegas meus que de expresso levam esse tempo a chegar a casa mas ao fim de três dias já tinham pago o equivalente ao meu passe. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As propinas da faculdade pública são incrivelmente caras. E mais do que isso é o que custa a um estudante alugar uma casa em Lisboa por exemplo, ficando-lhe ainda mais caro do que as propinas. Acho que deveria haver benefícios no preço para os estudantes que alugam quartos, não sei se isso passaria por uma comparticipação do estado a quem arrenda aquilo ou por simplesmente colocar um tecto no preço dos quartos, mas isso seria mais complicado.

É que se fossemos o 5º onde estudar é mais caro, mas fossemos o 5º com maior salário mínimo, compreendia-se..

Editado por FM Facemaker

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Isto não acontece por as pessoas morarem longe e acabarem por ter de ficar a pagar mais uma casa.

isto acontece porque as bolsas são cada vez menores (tanto em termos de quantidade como em termos de valor - este ano atribuiram-se cerca de menos 40% das bolsas atribuidas há 2 anos atrás; além disso, para se ter a bolsa máxima e isenção de propinas, precisas de ser um órfão dos dois pais e sem rendimentos. é preciso estar bem lá no fundo lol). acontece porque as residências estão a ficar mais caras, e cada vez com piores condições - chegando ao cúmulo de os reitores da UL e da UTL proporem no senado que se fizessem dois tipos de residências, uma de luxo no parque das nações e outra para os pobrezinhos algures por ai, sem condições nenhumas, mas barata. Rídiculo. Acontece porque as propinas das licenciaturas são cada vez mais altas, e se falarmos das propinas dos mestrados então, ai é que a porca torce o rabo. A juntar a isto ainda tens o corte do passe sub_23. Conheço pessoas que pagavam 80€ de passe e que vão passar a pagar quase 180€ (corte do passe + aumentos relacionados com a inflação + um aumento que se fez a mando do governo), Para ajudar a esta festa, tens ainda os aumentos dos preços das cantinas (só na minha faculdade a senha normal passou de 2,13€ para 2,40€, do ano anterior para este). Podes juntar aí todos os emolumentos que tens de pagar, fichas de inscrição em cadeiras, em exames, anulação de cadeiras, isso tudo, que é cada vez mais caro. Isto chega ao cúmulo de uma pessoa em letras, por exemplo, ter de pagar cerca de 60€ para desistir de uma cadeira, como já me aconteceu. E já para não falar dos materiais, livros fotocópias, etc. (eu em letras comprei uma media de 8,9 livros por semestre, por exemplo - mais as fotocópias..). Grande parte disto acontece, porque o nosso governo, decidiu cortar (ainda mais) o financiamento do ensino superior, já não me lembro de quanto foi o corte, mas sei que foi enorme.

E isto ja é uma coisa que vem crescendo desde o tempo do Cavaco, o grande senhor que se lembrou de introduzir o "pagamento simbólico" que hoje está nos 1000€ numa licenciatura e em muitos milhares de € num mestrado ou num doutoramento.

E a juntar a isto tudo, ainda tens o aumento do custo de vida que todos temos vindo a sofrer. e que só vem complicar ainda mais o acesso ao ensino superior.

Claro que a educação passa para segundo plano, se nem as primeiras necessidades as pessoas conseguem ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém arranja uma lista das propinas dos outros países?

Sei que em Espanha é a volta de 550€, mas varia consoante o curso.

Devemos ser o único país onde a propina é > que 2x o Salário mínimo. :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Alguém arranja uma lista das propinas dos outros países?

Sei que em Espanha é a volta de 550€, mas varia consoante o curso.

Devemos ser o único país onde a propina é > que 2x o Salário mínimo. :estrelas:

não me lembro onde vi, mas lembro-me de ver uma lista do valor das propinas dentro da ue e portugal é o 3º pais com o valor mais alto, a seguir à inglaterra (que ronda os 9mil-12mil €) e à Holanda, se não estou em erro.

ah e mais um dado interessante, só nos dois primeiros meses deste ano lectivo, cerca de 4000 estudantes saíram do ensino superior. Nunca tinha saído tanta gente em tão pouco tempo desde o 25/04

Compartilhar este post

Link para o post

As propinas atingem valores exorbitantes, para a carteira de 80% dos estudantes do nosso país. Eu falo por experiência própria, se não arranjar à volta de 2000€ no Verão, vou ter que desistir, porque tenho todas as propinas deste ano para pagar, e tenho duas rendas em atraso. a minha média mensal de gastos não fica em menos de 300/350€, fora propinas. Sendo que a minha mãe está desempregada, o meu padrasto traz 800€ para casa, é muito difícil, e não tenho direito a bolsa, o que é sempre fantástico.

Compartilhar este post

Link para o post

isto é tudo aldrabice, somos é uma cambada de piegas!!!

in portugal

Compartilhar este post

Link para o post

Na Alemanha não se pagam propinas em grande parte das faculdades publicas, pelo que um gajo de erasmus me disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu não trabalhasse os meus pais iriam pagar-me as propinas mas iria ser tudo mais apertado. A minha irmã também anda a estudar, ainda no 8º ano e os livros custam que f*de. E basicamente eu trabalho para aquecer. Sou part-time e torro parte do dinheiro todos os meses em propinas. Depois não moro propriamente perto da Univ portanto também estoiro muito em gasóleo. Tanta vez já me perguntei se vali a pena estar a dar tanto dinheiro para no fim, se for preciso, me agarrar ao pau... Aliás, ultimamente ando muito stressado por causa dessa m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Se eu não trabalhasse os meus pais iriam pagar-me as propinas mas iria ser tudo mais apertado. A minha irmã também anda a estudar, ainda no 8º ano e os livros custam que f*de. E basicamente eu trabalho para aquecer. Sou part-time e torro parte do dinheiro todos os meses em propinas. Depois não moro propriamente perto da Univ portanto também estoiro muito em gasóleo. Tanta vez já me perguntei se vali a pena estar a dar tanto dinheiro para no fim, se for preciso, me agarrar ao pau... Aliás, ultimamente ando muito stressado por causa dessa m*rda.

tu e eu :| estou a um mês de acabar a porra do curso, ando à procura de emprego e não vejo quase nada. Só vi uma oferta de emprego, candidatei-me, estou à espera. Mas sei que há mais umas quantas dezenas de macacos a concorrer ao mesmo lugar, logicamente. É uma f*da. Cada vez penso que torrei milhares de € e 3 anos de vida num curso que não me vai servir para nada, a não ser para ter mais algum conhecimento.. é uma f*da do crl... chega a ser deprimente.

Compartilhar este post

Link para o post

não me lembro onde vi, mas lembro-me de ver uma lista do valor das propinas dentro da ue e portugal é o 3º pais com o valor mais alto, a seguir à inglaterra (que ronda os 9mil-12mil €) e à Holanda, se não estou em erro.

ah e mais um dado interessante, só nos dois primeiros meses deste ano lectivo, cerca de 4000 estudantes saíram do ensino superior. Nunca tinha saído tanta gente em tão pouco tempo desde o 25/04

Sei que é um pouco off-topic, mas vem no seguimento da ideia e é algo triste para o qual vale a pena abrir os olhos:

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Jovens deixam escola cedo

SOMOS O 3.º PIOR DA UE

Portugal tem a terceira taxa de abandono escolar precoce mais alta da União Europeia (UE). Os dados foram revelados ontem em Bruxelas, onde se indica que a taxa em questão atingiu os 23,2 por cento em 2011. Pior que Portugal, só mesmo Malta (33,5%) e Espanha (26,5%), sendo a média europeia de 13,5%.

A Comissão Europeia destacou, no entanto, que Portugal fez alguns progressos na matéria, uma vez que a taxa era, em 2000, de 43,6%. Contudo estamos ainda longe do objetivo traçado para 2020, de apenas 10%.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...