Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
analisetatica

[FM2013] Teoria IA do Jogo - Debate

Publicações recomendadas

Desde já concordo inteiramente com a criação deste tópico pois acho que é algo que faltava ao CMPT :handclap:

Passando ao debate à cerca da IA do Football Manager 2013, apesar de todos os anos o motor do jogo nos parecer sempre diferente, a sua inteligência artificial mantêm-se bastante semelhante ao jogo anterior, sendo apenas retocada. Isto é minha opinião.

:excl: Posicionamento:

Tal como outras características de jogo, eu penso que o posicionamento varia de setor para setor. Tirando o guarda-redes que é um pouco óbvio, na defesa os centrais devem manter-se como os elementos mais recuados da linha defensiva, compensando ao máximo os erros um do outro. Quanto aos laterais, o seu posicionamento tanto pode ser em linha com os centrais, onde sobem e descem todos ao mesmo tempo, como podem subir mais pelos flancos até linha final dando assim mais suporte ao ataque da nossa equipa. Esta mobilidade do lateral/ala é influenciada pelo sistema tático que adotamos para a nossa equipa. Quanto aos médios, na minha opinião, é obrigatório haver sempre um trinco/médio defensivo/recuperador de bolas (defender) para ocupar o "buraco" que muitas vezes se forma entre a linha defensiva e a linha intermediária. Por exemplo, ao usarmos um 4-2-3-1 com equipas pequenas/médias, se não tivermos esse tal jogador com a função de defender, o nosso adversário saberá perfeitamente como ocupar esse espaço que lhe será precioso na criação de inúmeros ataques perigosos. A situação agravar-se-á ainda mais caso o médio com tarefas mais defensivas que usemos for lento.

Para os restantes médios, que deverão ser dois, um destes deve apoiar o ataque na criação de jogadas (construidor de jogo) e o outro será dependente das ideias de jogo e da equipa de cada um, podendo ser um box-to-box incansável que percorre todo o campo (Fellaini, Kwadwo Asamoah, Yann M'Vila,...) como um recuperador de bolas que irá garantir uma maior solidez defensiva, ou ainda outro construidor de jogo que permitirá maior força ao nosso ataque. Quanto aos extremos e ponta de lança, eu penso que devem possuir uma elevada mobilidade de forma a estarem mais vezes desmarcados do que marcados pelos defesas adversários. Esta maior mobilidade por parte dos nossos atacantes levará a que estes ocupem os espaços vazios, prontificando-se a receber passes mortais do nossos meio-campistas e a causar estragos no jogo.

:excl: Pressão:

Quanto à pressão eu penso que deve ser exercida com maior intensidade na seguinte ordem: Avançados -> Médios -> Defesas. E porque?

Ora bem, na minha opinião, os avançados devem estar sempre a pressionar, condicionando assim a 1ª fase de construção de jogo da equipa adversária, e se esta tarefa tiver sucesso de quase 100%, o campo estará inclinado a nosso favor em termos de ataques, remates,... Os nossos médios devem pressionar os médios adversários, mas não em demasia de modo a não fugir muito à sua posição e abrirem buracos para a equipa adversária "passear" e trocar a bola. Os defesas devem ser os jogadores que menos pressionam, limitando-se a fazer tackles excepcionais na hora H, pois estes nunca devem abandonar a sua posição de modo a não permitir que haja espaço para que os avançados adversários surjam isolados.

:excl: Mentalidade:

A mentalidade a utilizar é sempre uma decisão dificil, mas os fatores que mais deveremos ter em conta na escolha da mentalidade a usar são:

- O jogo que vamos disputar (o jogarmos em casa ou fora é importante);

- A equipa com quem estamos a jogar;

- O adversário contra quem vamos jogar;

A nossa equipa não deve jogar de uma forma fluída/muito fluída quando vamos jogar contra o todo poderoso Barça para que os nossos jogadores não estejam sempre a inventar contra Mestres e não nos arrisquemos a levar uma goleada das antigas, nem devemos jogar de uma forma rígida/muito rígida contra adversários mais fracos para que não nos arrisquemos a que até esses adversários mais fáceis teoricamente adivinhem aquilo que nós vamos fazer em cada jogada e não haja o mínimo de liberdade criativa por parte dos nossos jogadores mais habilidosos.

Esta característica dos diferentes tipos de jogo é difícil de explicar, mas acho que deu para ter uma ideia.

:excl: Linha defensiva:

Ora bem, na minha opinião, a linha defensiva deve procurar estar sempre próxima da linha do meio campo fechando todos os espaços possíveis que o adversário tem para explorar. Porém, isto tem os seus prós e contras. Uma linha defensiva alta é recomendada num 4-2-3-1, visto que a linha dos 2 médios centro é mais subida. Tanto pode bloquear todos os ataques adversários como, num dia de falta de sorte por parte da nossa equipa, gerar bastante perigo por parte do oponente. A linha defensiva alta devem possuir defesas rápidos que consigam acompanhar os extremos/pontas de lança adversários caso estes consigam "furar" a nossa defesa. Por outro lado, a linha defensiva baixa é mais recomendável num 4-5-1 dando assim mais segurança à nossa equipa. Uma linha defensiva baixa com alas rápidos e velozes é a mais completa, na minha opinião, pois permite a existência de mais jogadores nas nossas jogadas de ataque, como permite uma rápida reorganização defensiva em situação de contra-ataque por parte do oponente.

:excl: Largura de jogo:

A largura de jogo é o fator com o qual eu muitas vezes não sei trabalhar. Eu costumo assumir que um jogo mais afunilado gerará mais percentagem de posse de bola, mas um jogo afunilado demais provocará "atropelamentos dos nossos jogadores provocando um jogo mais estático e menos espetacular da nossa parte. Por outro lado, um jogo mais largo é muitas vezes utilizado em situação de desvantagem no marcador, com os jogadores mais soltos e a executarem um passe mais direto para as zonas mais avannçadas do terreno. Contudo, um futebol largo é também hipótese para começarmos os jogos desde o apito inicial com a equipa a praticar um futebol à inglesa, com passes longos deliciosos e a gerarem uma maior fluidez no nosso movimento atacante.

Eu não sou um guru de Futebol e FM tais como muitos utilizadores de elevada reputação aqui no forúm, mas tenho aprendido algumas ideias de jogo em vários tópicos de diferentes foruns que tenho visto e então achei pertinente partilhar aqui neste novo tópico. Espero que vos ajude, porque a minha tem-me feito evoluir como jogador de FM e ajudado a ver o futebol de uma maneira mais profunda. :compinchas:

:handclap:

Sem dúvida uma excelente apresentação. A mim ajudou-me.

Não deixem morrer este tópico porque todos juntos podiamos aprender um pouco de cada um. Ainda por cima numa altura "dificil" por causa dos patchs de m*rda que a SI lança, quero dizer, quando uma pessoa finalmente tem um tática que dá resultados, pimba.

Compartilhar este post

Link para o post

Bora!!!!! Ja sentia a falta disto

analisetactica manda la um dos teus textos de 300 linhas que um gajo derrete-se todo a ler. :biggrin:

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

heheheh, o proximo texto de 300 linhas irá abordar o 4-4-2 losango e os seus famosos triangulos,

abraço e bora la dar força a este topico

resto boa noite analisetática

Compartilhar este post

Link para o post

Estando ja algo farto de tantas tacticas de toque curto...venho aqui falar do meu proximo projecto de jogo!

Objectivo...futebol rapido e directo! Quero uma equipa a jogar á Real Madrid ou Borussia Dortmund! Principal problema nesta tactica ao que me parece....temporizaçao rapida e futebol directo! Vou tentar fazer uma equipa curta! Defesa alta com a equipa a fazer pressao em todo campo!

Se alguem me der umas dicas para optimizar este tipo de jogo agradecia

Compartilhar este post

Link para o post

Estando ja algo farto de tantas tacticas de toque curto...venho aqui falar do meu proximo projecto de jogo!

Objectivo...futebol rapido e directo! Quero uma equipa a jogar á Real Madrid ou Borussia Dortmund! Principal problema nesta tactica ao que me parece....temporizaçao rapida e futebol directo! Vou tentar fazer uma equipa curta! Defesa alta com a equipa a fazer pressao em todo campo!

o meu estilo de futebol preferido. Já tentei imitar esse estilo de futebol mas ainda não consegui os resultados que queria. Entretanto se quiseres experimenta dar uma olhadela aqui. Acho que te pode ajudar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu també partilho da mesma ideia possonov, um futebol como o de Real e Dortmund são os meus preferidos, embora neste FM acho que ainda nao consegui uma tactica consistente a jogar assim, parece que só resulta futebol curto e em 4-4-2, ja tentei 4-3-3, 4-2-3-1 até 4-2-4. Porém se precisares de alguma ajuda podes mandar-me PM e tentamos fazer os dois visto que duas cabeças pensam melhor que uma :p

cumprimentos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um jogo novo com o Inter onde estou a tentar implemnentar o 4-3-3, com dois pivos defensivos, com um futebol directo!

4 amigaveis, 3 derrotas e um empate!

1as ilaçoes! defensivamente a equipa nao esta mal! Ofensivamente esta pessima!

Quero ter os extremos a curtar para dentro e pus, comprimento afunilado e aqui parece um dos grandes males ja que vejo mtas vezes os extremos avançado e medio centro a ocuparem as mesmas posicoes! Vou alterar para comprimento largo que me parece mais vantajoso para o futebol directo! Vou tb recuar a linha de pressao para o meio campo, tentando aproveitar o espaço nas costas da defesa!

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou a desenvolver uma táctica com esse estilo. Mas tenho algumas dúvidas nos extremos. Extremos? Avançados interiores? Não sei mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

depende... se quiseres que os teus laterais tenham um papel um pouco mais ofensivo o melhor será usares avançados interiores para que partam da extrema para o meio e os laterais subam e ocupem, mais ou menos, a sua posição de origem, caso não queiras que os laterais subam tanto e se contenham mais, usa a instrução extremo...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma da coisas que agora começei a reparar é que se jogares com extremos e deres a instruçao para jogarem pelo flancos, dependendo do pé preferido do jogador ele ou corta para dentro ou tenta jogar pela linha! Eu pessoalmente nao me agrada mt avançados interiores...este é mais o tipo de jogador para um futebol apoiado!

Neste momento uso extremos com a instruçao de jogarem pelos flancos! Ate agora parece me a melhor opçao para o estilo de jogo que quero

Compartilhar este post

Link para o post

Uma da coisas que agora começei a reparar é que se jogares com extremos e deres a instruçao para jogarem pelo flancos, dependendo do pé preferido do jogador ele ou corta para dentro ou tenta jogar pela linha! Eu pessoalmente nao me agrada mt avançados interiores...este é mais o tipo de jogador para um futebol apoiado!

Neste momento uso extremos com a instruçao de jogarem pelos flancos! Ate agora parece me a melhor opçao para o estilo de jogo que quero

E usas os extremos em apoio ou em ataque? E os laterais que instruções tens?

Compartilhar este post

Link para o post

E usas os extremos em apoio ou em ataque? E os laterais que instruções tens?

Os meus extremos jogam em ataque! os meu laterias jogam como defesa laterais com instruçao de ataca, mas de referir que so faço isto pq uso dois trincos puros que fecham as alas qd os laterais sobem!

Como ja disse ainda tou numa fase exprimental! ja fiz algumas alteraçsoes e uma delas foi usar mm dois trincos puros mas ainda noto que a equipa é pouco consistente

Compartilhar este post

Link para o post

Boas ..

Alguém pode explicar como e que funciona o temporização?

TEMPO – ou TEMPORIZAÇÃO

Tempo, o que é o tempo? Dizem que o tempo tem mais olhos que barriga, isso não sei, mas sei o quão importante é a gestão do tempo numa equipa de futebol, a organização de espaços entre linhas, entre colunas de transição e entre marcações de posição e território. Uns perguntam-se para que serve a temporização numa táctica de futebol? Para que serve a temporização de jogo num esquema da equipa? Ui, deveras importante, actuando como principal actor na peça que é a construção de uma táctica eficiente e consistente. Mais do que isso, a temporização é a ligação térrea ao passe, uma ligação intrínseca que nunca pode ser separada em prejuízo do esquema táctico. Existem vários tipos de temporização de jogo, ou contemporização de posse, como por exemplo o lento, o normal e o rápido. Estes três são os editáveis no FM, e nunca podem ser alterados sem antes se olhar para o passe, isto porque quando um muda o outro deve seguir a mesma mudança.

Temporização Lenta – Estilo de jogo usado com passe curto onde se pretende a posse de bola, exerce-se a gestão física da equipa pois cada jogador irá passar a bola ao colega mais próximo e temporizará (pensará) a jogada o quanto puder. É um estilo menos ousado dirão muitos, nomeadamente pela obrigação de esperar pelos erros do adversário pelo tempo que se leva a criar uma jogada, etc… Tendo todos esses factores em conta, uma temporização lenta (com passe curto) serve para controlar a bola, dominar o aspecto de possessão, mas pode-se cair no exagero táctico, que é o de preferir passar, e contemporizar a criar situações de perigo. Ah! Muito importante, para tirarem partido ao máximo desta vertente temporal, a equipa deve ter um bom índice de passe e concentração para que quem controla a bola faça o que for certo. Também se deve contar com um elevado nível de trabalho de campo, porque um jogador indisciplinado e com pouca capacidade de trabalho não irá ajudar nada a equipa neste estilo de jogo, um pouco a exemplo do Roger, que sendo um génio técnico, sempre que se pede a posse e a temporização torna-se num jogador medianamente razoável.

Temporização Normal – Meio-termo temporal, onde a equipa se comede de fazer grandes investidas mas quando a oportunidade surge atacará freneticamente se necessário. É um estilo mais difícil de dominar porque engloba os dois estilos de jogo (directo e curto) e pede uma equipa capaz de jogar nesses dois capítulos. Muito difícil de dominar mas quando dominado é provavelmente o melhor estilo de jogo.

Temporização Rápida – Internamente ligada ao passe directo, pois o estilo rápido é um estilo de jogo onde se privilegia a rápida resolução de ataque, onde a equipa tende a passar o mais depressa possível para a frente de ataque. Um estilo muito, muito rápido que é costume ver-se na Premier League. Utiliza-se este tipo de jogo em situações de desvantagem (em que se quer o mais rapidamente marcar um golo) ou no início dos jogos, onde se quer o mais cedo possível avançar no marcador, para depois poder pausar o jogo. A equipa necessita de boa resistência e condição física porque senão não vão aguentar 90 minutos de jogo assim. Este estilo esquece as boas maneiras, e tenta o mais rapidamente possível chegar à baliza adversária e sempre que tem a posse de bola tenta avançar no terreno ao estilo do Rugby. A temporização rápida funciona exemplarmente com a estratégia de contra-ataque porque jogando contra um estilo curto de jogo pensado a equipa procura tirar vantagem de erros defensivos ou situações de vantagem numérica num determinado espaço do terreno de jogo.

Vê o spoiler. Espero ter ajudado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ja trabalhei a minha tactica com uma temporizaçao rapida, inspirada no Real Madrid de Mourinho e o Borussia! Alguem me pode explicar como por a tactica aqui no forum?

Compartilhar este post

Link para o post

Ja trabalhei a minha tactica com uma temporizaçao rapida, inspirada no Real Madrid de Mourinho e o Borussia! Alguem me pode explicar como por a tactica aqui no forum?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas! em primeiro tens de a colocar para download aqui neste site (pode ser noutro tipo mediafire, mas neste não precisas de registro).

Depois vais ao "Génios da Táctica e do Treino FM 2013" (esta parte acho que já sabes), Crias um novo tópico a explicar a tática e se puderes mete screenshot (tipo resultados, a formação etc), e por fim carregas em "Inserir link (está ao lado da "cara amarela")".

Não Esqueças que para o link ficar operacional tens de inserir a partir do "www." tipo www.zippyshare, o http:// tem que ser o que está no "Inserir link".

Desculpa, não sei se me "embrulhei" muito, tentei explicar o melhor que sei :compinchas:

Força aí, esse estilo de jogo é o meu preferido e gostava de experimentar :p

EDIT: não esqueças a tag, no titulo mete [FM2013] e depois o nome da tática

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Boas! em primeiro tens de a colocar para download aqui neste site (pode ser noutro tipo mediafire, mas neste não precisas de registro).

Depois vais ao "Génios da Táctica e do Treino FM 2013" (esta parte acho que já sabes), Crias um novo tópico a explicar a tática e se puderes mete screenshot (tipo resultados, a formação etc), e por fim carregas em "Inserir link (está ao lado da "cara amarela")".

Não Esqueças que para o link ficar operacional tens de inserir a partir do "www." tipo www.zippyshare, o http:// tem que ser o que está no "Inserir link".

Desculpa, não sei se me "embrulhei" muito, tentei explicar o melhor que sei :compinchas:

Força aí, esse estilo de jogo é o meu preferido e gostava de experimentar :p

EDIT: não esqueças a tag, no titulo mete [FM2013] e depois o nome da tática

ja agora como fazes o screenshot? desculpa a minha ignorancia mas nao consigo

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o tipo de filosofia que devo usar?

Eu na gosto de ter toda a gente a defender, excepto o PL, no ataque gosto de ter o PL e os Ext. a atacar, o mc(no caso do 4-4-2) ou os mc's (4-5-1) à entrada da área, os laterais no maximo que vão até a linha cruzar e o trinco lá a traz com os centrais, para manter alguma solidez defensiva.

Já usei a fluida mas não gostei de ter os laterais e o trinco tantas vezes na area, mas pelo contrario gosto de ter mais posse, aproveitar as tabelinhas entre o centro e os flancos.

Penso que seja por esta razão que nunca consigo fazer uma tactica de jeito.

Se alguem pudesse ajudar agradecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na gosto de ter toda a gente a defender, excepto o PL, no ataque gosto de ter o PL e os Ext. a atacar, o mc(no caso do 4-4-2) ou os mc's (4-5-1) à entrada da área, os laterais no maximo que vão até a linha cruzar e o trinco lá a traz com os centrais, para manter alguma solidez defensiva.

Já usei a fluida mas não gostei de ter os laterais e o trinco tantas vezes na area, mas pelo contrario gosto de ter mais posse, aproveitar as tabelinhas entre o centro e os flancos.

Fluido e Controlar mas nao metas o perder tempo no as vezes senao eles vao trocar demasiado a bola no meio campo e vais perder a bola ai e original contra ataques adversarios

se vires que os teus defesas e trinco estao a subir muito opta por por equilibrado mas depois ai os teus medios raramente vao aparecer na area, vais ter pouca gente no ataque

Compartilhar este post

Link para o post

Fluido e Controlar mas nao metas o perder tempo no as vezes senao eles vao trocar demasiado a bola no meio campo e vais perder a bola ai e original contra ataques adversarios

se vires que os teus defesas e trinco estao a subir muito opta por por equilibrado mas depois ai os teus medios raramente vao aparecer na area, vais ter pouca gente no ataque

No trinco, se eu mexer na barra da mentalidade, vai obriga-lo a não subir tanto certo?

Compartilhar este post

Link para o post

No trinco, se eu mexer na barra da mentalidade, vai obriga-lo a não subir tanto certo?

certo mas depois tens que ter em conta que vais abrir um boraco no meio campo quando por exemplo quiseres sair para a transiçao ofensiva o teu trinco vai estar muito afastado dos medios

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...