Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Publicações recomendadas

Olá a todos.

Como alguns de vocês sabem, não sou apologista de partilhar tácticas nem de usar as tácticas que são criadas por outras pessoas. Antes de mais, este jogo tem piada se fores tu a criar a tua própria táctica e isso, não se faz da noite para o dia. Não é dar funções x e y, não é espalhar as peças pelo o quadro táctico, a criação da táctica "perfeita" exige muita atenção, muito tempo para verificar o que está mal, o que se pode melhor, as lacunas da tua própria táctica, maneiras para tapar essas mesmas lacunas, os pontos fortes, a exigência e as características dos jogadores é que criam a táctica.

A táctica que vou apresentar é a 3-5-2 mais duas variantes deste sistema. Vou tentar explicar a táctica por sectores em base do que vejo nos jogos que faço no jogo.

Começando pela defesa:

De referir que, é essencial os dois defesas das pontas serem rápidos e fortes no capítulo do posicionamento, mas a rapidez é talvez o mais importante atributo a ter em conta. Esses são os defesas cruciais, são eles que ditam o sucesso ou o insucesso que irás ter nas transições defensivas. A rapidez porquê? Como já viram, não utilizo alas defensivos, mas sim extremos, portanto deixam um espaço enorme nas costas, e os defesas usam esse aspecto físico para socorrerem às lacunas tácticas.

•  
  • Marcação rigorosa e agressiva ao portador da bola, onde quer que se encontre;
  • Cada jogador trabalha na sua zona de ação, mas desloca-se pra outras zonas com a finalidade da equipa em concentrar-se no espaço onde está presente a bola;
  • A concentração dos defesas é grande em torno da bola, deixando os espaços vazios longe dela;
  • Toda a organização defensiva desloca-se em função do deslocamento da bola de forma homogénea e concentrada.

Logo após perder a bola, um defesa ataca o portador da bola, com intenção de recuperar a bola ou impedir a progressão adversária. Os jogadores nas zonas próximas deslocam-se rapidamente para trás do defesa em contenção, dando-lhe a cobertura defensiva adequada. E os jogadores mais distantes deslocam-se em direção à zona de ação. Assim, há sempre uma grande concentração de jogadores em torno do portador da bola, o que o obrigará a passar para o lado ou para trás ou a perder a bola.

Vantagens

•  
  • Diminui o espaço de jogo do adversário, criando situações mais favoráveis para a recuperação da bola longe da própria baliza;
  • Permite a criação de situações com vantagem numérica nas sucessivas situações de jogo;
  • Devido a existência contínua de jogadores na cobertura, as falhas individuais podem ser prontamente corrigidas;
  • Diminui a iniciativa de jogo dos adversários, devido à grande concentração de jogadores no centro de jogo;
  • A equipa pode jogar em bloco homogéneo e compacto;
  • Dificulta a criação de espaços livres aos atacantes, principalmente em zonas à volta da bola;
  • Permite estabelecer ações de cobertura defensiva à volta do companheiro em contenção;
  • Permite o corte de grande parte das linhas em direção à baliza;
  • Confere grande iniciativa e criatividade aos jogadores durante o processo defensivo.

Desvantagens

•  
  • Pode surgir dificuldades em estabilizar a organização defensiva, especialmente se o adversário faz circular a bola rapidamente entre flancos;
  • Requer leituras rápidas e sistemáticas por parte dos jogadores;
  • Requer a execução constate de ações de compensação e permutação, e em certas situações, pode não haver tempo para as fazer;
  • Como o recuo defensivo é efetuado em função da bola, podem criar-se grandes espaços entre o guarda-redes e o último defesa;
  • Podem surgir dificuldades durante uma transição ofensiva rápida, devido à concentração de jogadores em torno da bola

O meio-campo é formado por dois extremos (apoiar), um médio-centro, um construtor de jogo avançado e um médio recuperador de bolas.

A grande desvantagem de usar extremos e não alas, é no processo defensivo da equipa, por vezes sentem-se dificuldades no posicionamento defensivo, por isso, muito cuidado nos extremos que utilizam nesta táctica.

Ao criar a táctica o objectivo nunca foi a manutenção da posse de bola, por isso não se assustem, são raras as vezes que são superiores nesse campo. Tentei fazer uma mistura entre o ataque rápido e o ataque posicional.

Vantagens

•  
  • As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas pelos companheiros devido à contínua realização de ações de cobertura ofensiva;
  • Existe uma repartição de esforços pelos diferentes jogadores da equipa. Assim não se verifica a sobrecarga de uns em benefício de outros;
  • Devido ao elevado tempo deste método de ataque, os adversários podem entrar em crise de raciocínio tático e cometem erros e imprudências;
  • A profundidade do ataque adversário é diminuída, pois este método possibilita a aplicação de métodos defensivos pressionantes em zonas altas do terreno de jogo.

Desvantagens

1. Por vezes demoram muito tempo na fase e construção. Assim a equipa adversária também tem tempo de estabelecer uma organização defensiva consistente;
  2. Grande parte das ações técnicas e táticas são direcionadas para o lado e para trás, devido às dificuldades para fazer progredir a bola. Isto porque, se por um lado privilegia a segurança, por outro o processo ofensivo desenrola-se com frequência em espaços com uma concentração de jogadores elevada.

O ataque é composto por dois elementos, normalmente, um ponta-de-lança e um avançado completo.

As características dos meus pontas-de-lança são sempre uma mistura entre um avançado fixo e um solto, tento encontrar um avançado que tenha o melhor das duas coisas, talvez seja um falso 9, em vez de se posicionar na área para receber e finalizar, o atacante desce no terreno, recebe a bola e abre para um colega de equipa que está posicionado num dos flancos, assim como pode conduzir a bola em direção à baliza. A vantagem deste tipo de movimentação é a capacidade da equipa em ocupar os espaços com superioridade numérica, uma vez que o atacante apoia os médios. A principal desvantagem é a ausência de um, jogador em frente à baliza.

Já no avançado completo, procuro essencialmente um jogador de equipa, muita determinação, jogo sem bola, índice de trabalho, um jogador que se complemente com o tal falso 9, é raro os saves em que os dois marquem mais de 20 golos, normalmente, o avançado completo fica-se sempre entre os 10/20 golos por época. A principal função dele é ser a ligação entre o meio-campo e o ponta-de-lança, sendo também o meu primeiro defesa.

nAEWiR9.png

MDiA7pW.png

WM0Pe1h.png

Sendo assim, está explicada a táctica e a criação da mesma, espero que não tenha sido confuso. Se quiserem ver resultados podem ir ao meu save que encontram uma hiperligação na minha sign. Se quiserem outros resultados, também os posso fornecer com outros saves!

Abraço.

Editado por Bombonero

Compartilhar este post

Link para o post

A Táctica deve ser muito boa , mas talvez fosse melhor ( digo eu , é uma opinião ) , usares uma com 3 defesas , 2 Médios Defensivos , 2 Médios-Alas e uma MCO e 2 PLS ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A Táctica deve ser muito boa , mas talvez fosse melhor ( digo eu , é uma opinião ) , usares uma com 3 defesas , 2 Médios Defensivos , 2 Médios-Alas e uma MCO e 2 PLS ;)

Se vires o save dele vês que as equipas dele jogam muito!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Debaixo de cada SS das taticas tem um link

lol. eu sei. mas depois nao consigo

PS: Esquece. "Diario de um Nabo", vai ser o meu segundo livro. Já tinha o título para o primeiro

Editado por =jOaO lUiS=

Compartilhar este post

Link para o post

Clicas em cima do nome da táctic! :)

Uma pergunta, em relação a inst.adv e treinos, como é? ;)

E podes por SS de campeonatos diferentes para ver a diferença? Por exemplo do Italiano para outro..

Editado por G_Reforco

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a fazer um save no Arsenal, mas ainda é prematuro. Mas quando terminar a época posto aqui. :)

Quanto aos treinos, o meu plano é sempre o mesmo:

Pré-época: Treino geral: Tácticas (mais treino geral); Treino para o jogo: Táctica apenas. A intensidade é sempre muito alta, a primeira semana de treinos é sempre para o treino físico.

Eu tento enfrentar sempre os primeiros desafios com o treino para jogo "táctica apenas", os primeiros dois ao menos. Quando a barra já estiver cheia, aí mudo a intensidade e o tipo de treino.

Durante a época utilizo: Treino geral: Defender; Treino para o jogo: Movimento Atacante (mais treino para o jogo).

Compartilhar este post

Link para o post

Certo! Deixo aqui o 1º teste com a tua táctica, a que me parece melhor é a 3142! Pelo menos aqui no PSV!

Inicio

Os avançados marcam bastantes, os 1º's jogos foram de adaptação, agora parece estar a entrar! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não te esqueças do mais importante. Adequar a estratégia ao teu adversário, é o fundamental para teres ainda mais sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Holanda muitas equipas jogam em 433, portanto quando uso a 3142 anulo-lhes completamente, tenho um dominio do jogo incrivel, preciso é de comprar defesas mais fortes. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Certo! Deixo aqui o 1º teste com a tua táctica, a que me parece melhor é a 3142! Pelo menos aqui no PSV!

Inicio

Os avançados marcam bastantes, os 1º's jogos foram de adaptação, agora parece estar a entrar! :)

Oi Boas, Podes me dizer que skin é essa?

Cumpz :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

É a base dark do xsky que me passou pelo Skype e eu mudei só 1 coisinha ou 2. :)

Se me pudesses Arranjar a tua versao ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ate agora com a 1ª Táctica 3-5-2

O jogo do porto perdi com Um Penalti, mas gostei da prestação da equipa.

Nao tenho nenhum Reforço

vBgLYlg.png?1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado Trenza....Show de bola essa tática...

Estou usando no Gremio....fui campeão gaúcho metendo 4 a 0 no inter e no brasileiro estou indo muito bem...

Show mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes se dá npo fm 2014? é que eu no fm 14 consigo importar táticas do 13 e só as tuas é que não importam! :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a criar um sistema novo para o FM14.

Será o 5-4-1. Quando tiver resultados consistentes e em diversos clubes irei postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a criar um sistema novo para o FM14.

Será o 5-4-1. Quando tiver resultados consistentes e em diversos clubes irei postar.

Vou voltar a jogar o FM 13. O teu 3-5-2 funciona bem na Juventus????

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...