Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marokaz

[FM 2014] 4-2-3-1 FCP e 4-3-3 FCP by mrkz

Publicações recomendadas

Boas pessoal

Eu já não posto aqui à algum tempo apesar de sempre acompanhar os vossos trabalhos nas versões anteriores. Resolvi partilhar agora uma táctica (4-2-3-1) que estou a usar no FCP, foi o primeiro save que fiz na nova versão, ainda não testei em mais nenhuma equipa.

Basicamente tentei basear esta táctica na maneira do FCP jogar actualmente. Obviamente nunca será bem igual mas confesso que os resultados me têm surpreendido e agradado bastante. No inicio e como o jogo é novo andei a testar algumas variantes e não estava a encontrar muita coerência no modelo de jogo mas felizmente após alguns testes posso dizer que encontrei o produto final.

Através desta consegui criar uma nova táctica, um modelo que até confesso ser o meu preferido nas outras versões do FM que é um típico 4-3-3. Não usei tantas vezes esta época devido ao sucesso que a outra tem tido mas nos jogos que utilizei gostei, particularmente contra equipas que joguem com mais jogadores no meio campo. Aliás o meu último jogo com esta táctica foi contra o SLB na final da taça da Liga, a qual ganhei claramente por 3-1.

Resultados

thqq.png

6sop.png

hyjw.png

Tactica

s6iz.png

Notas:

Em relação a posições vou dar exemplos de jogadores porque penso ser mais fácil assim.

- Posso então dar ênfase aos 2 médios centros, sendo que o Médio Centro do lado Esquerdo será, como podem ver pelo seu papel, um jogador mais defensivo (Ex: Fernando, Jorge Enriquez); o Médio Centro do lado Direito será um jogador mais completo que seja um jogador de transições, portanto terá de ajudar defensivamente mas ao mesmo tempo ter capacidade técnica (Ex: Herrera, Defour, também testei Lucho nesta posição e correu muito bem)

- O extremo Direito, neste caso vai funcionar como Construtor de Jogo Avançado (preferencialmente jogador com pé esquerdo), dá mais apoio ao meio campo e liberta lateral direito (Ex: Quintero, Josué) também usei Varela ou Licá nesta posição mas mudei papel para Avançado interior.

- O médio Ofensivo centro é naturalmente o típico jogador criativo, o número 10 se assim o quiserem chamar (Ex: Lucho, Honda, Quintero, Josué). Optei pelo papel de Médio Ofensivo porque acho que dá mais equilíbrio à táctica. Está com opção de Atacar mas se acharem que está a haver um espaço grande entre os 2 médios centros e e o médio ofensivo tentem mudar a opção deste para Apoiar.

Instruções sobre adversário e Equipa

- Em relação às instruções sobre adversário sigo sempre conselho do adjunto. (daí que convém contratarem um bom adjunto) Na segunda parte volto a seguir as instruções do adjunto sobre a oposição.

- Em relação à equipa no inicio falo sempre de forma assertiva e sigo praticamente sempre a sugestão do adjunto. Na segunda parte volto a a ser assertivo e depois depende do resultado e do desempenho da equipa na primeira parte.

Tactica

e40x.png

Notas:

- O médio mais recuado, o mais defensivo, neste caso que tem o papel de Pivô Defensivo penso que dispense grandes palavras. Será um dos grandes senão o maior pilar da equipa devido ao equilíbrio que dá visto ao grande envolvimento dos laterais no ataque. (Ex: Fernando, Jorge Enriquez)

- O Médio centro do lado Direito será novamente o jogador mais completo, o jogador de transições (Ex: Herrera, Defour. Lucho e Josué também funcionam bem nesta posição). O médio do lado Esquerdo naturalmente será o mais criativo, que apoia mais o ataque. (Ex: Lucho, Honda. Josué também desempenha bem esta função)

- Nas alas, basicamente é o mesmo do que disse na táctica anterior. Como aqui há maior apoio dos laterais, estes combinam regularmente entre si. Volto a repetir em relação ao extremo direito ou mais concretamente o Avançado interior convém ser esquerdino. (Ex: Quintero, Josué)

Download Táctica

4-2-3-1 FCP by mrkz

Download Táctica

4-3-3 FCP by mrkz

Por aqui termino o meu tópico, espero não vos ter feito perdido tempo. :o Como disse no inicio já não vinha postar a algum tempo, peço desde já desculpa se estiver alguma coisa mal feita no tópico mas fiz o meu melhor.

Espero que vos ajude de algum modo nas vossas carreiras, deixem as vossas opiniões depois, partilhem ideias sobre as minhas tácticas, obrigado.

Bons jogos!

mrkz

Compartilhar este post

Link para o post

Vou exprimentá-la até porque adoro fazer saves com o Porto. Tenho a dizer que é parecida com a tática que eu uso (e fiz) com a diferença que a tua parece melhor estruturada e mais equilibrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou exprimentá-la até porque adoro fazer saves com o Porto. Tenho a dizer que é parecida com a tática que eu uso (e fiz) com a diferença que a tua parece melhor estruturada e mais equilibrada.

Obrigado e dá feedback para saber como correu!

boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora para a segunda época vou testar no benfica para ver como se adapta, apesar de preferir taticas com dois avançados, mas tendo em conta a qualidade dos extremos do benfica vou ver como corre

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo para as duas tácticas quais os Treinos (foco principal; nível de intensidade e plano)e Treino para o jogo

sff

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo para as duas tácticas quais os Treinos (foco principal; nível de intensidade e plano)e Treino para o jogo

sff

não tou em casa agora, mas mais logo partilho isso. :)

não consigo sacar as tácticas .

agora ja da!

Compartilhar este post

Link para o post

sff

Viva!

Ora bem em relação aos treinos:

Na pré-época:

- carrego sempre mais na parte física e com muita intensidade, principalmente na primeira semana de treino.

- Depois baixo um pouco intensidade na parte física na segunda semana e carrego na parte final da pré época nas tácticas/Coesão de equipa.

- Em relação ao Plano de treino deixo a 20% na altura da pré-temporada. Só dou a primeira folga mais ou menos a partir de semana e meio de trabalho. E depois mantenho folga depois dos jogos.

No decorrer da época:

- opto por deixar o Foco Principal a Equilibrado

- a intensidade a média ou alta. Tento gerir conforme satisfação do plantel e até a minha satisfação perante desempenho da equipa.

- O Plano de treino deixo normalmente a 30%.

Porém com a nova opção nos treinos na Vista Geral em que se pode verificar a percentagem de determinados treinos, trato de ao longo da época fazer com que a equipa treine um pouco mais a parte Defensiva, Ofensiva, tácticas, etc.

No treino para Jogo costumo optar por deixar Posicionamento Defensivo mas costumo alterar para Trabalho de equipa. E agora neste novo FM com a nova opção que há antes dos jogos, sigo o conselho do meu adjunto sobre o treino de Jogo adequado para o jogo em questão.

Não esquecer e isto é sem dúvida muito importante, aliás faço sempre no inicio de cada save, que é ter uma equipa de staff o mais competente possível. Nem sempre é fácil encontrar e em alguns clubes até temos limitações nesse aspecto, mas tentem ao máximo ter sempre a melhor equipa staff possível, com o maior número de estrelas possível.

Mesmo antes de jogadores, a equipa staff é na minha opinião essencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal,

Comecei um campeonato com o Ajax estou a utilizar a táctica 4-3-3 e para já está a correr bem no campeonato com 8 V 2 E 1 D primeiro lugar com 5 pontos de avanço sobre o segundo. Na liga dos campeões está a ser um desastre 3 D (R.Madrid, Napoles e PSG)

Cumprimentos a todos e bons jogos

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro jogo com o 4-3-3 e o meu Totenham deu 4-0 ao Arsenal :celebracao:

Espero que seja para manter!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro jogo com o 4-3-3 e o meu Totenham deu 4-0 ao Arsenal :celebracao:

Espero que seja para manter!

pois, convém avaliar a longo tempo, mas bom resultado sem duvida! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Usei esta tactica no Sporting e ganhei a TL e o Campeonato e fui à final da TP na 1ª época sem contratações praticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a experimentar o 4-3-3 no FCP e deixa-me só fazer um reparo: a solidez defensiva poderia estar melhor. Pode ser só de mim, mas reparei que sofro um pouco mais de golos do que o normal. Mas também é verdade que marco muitos e por isso ganhei quase todos os jogos.

Atenção que é uma boa tática (o 4-2-3-1 ainda não experimentei), mas vim aqui só fazer este comentário para que também possas melhorar, não leves a mal.

Continuação de bom trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a utilizar a 1º tatica num save com o AC Milan, e reparo que a tatica em alguns jogos é super consistente e noutros super banal... Alem de em 5 ou 6 jogos ja ter tido 3 ou 4 expulsoes LOL.

Mas parece haver aqui qualidade no sistema tatico... vou tentar "espremer" o 4-2-3-1 e vou dando feed back

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a utilizar a 1º tatica num save com o AC Milan, e reparo que a tatica em alguns jogos é super consistente e noutros super banal... Alem de em 5 ou 6 jogos ja ter tido 3 ou 4 expulsoes LOL.

Mas parece haver aqui qualidade no sistema tatico... vou tentar "espremer" o 4-2-3-1 e vou dando feed back

Também reparei nisso. Por exemplo, para a LC ganhei 3-0 ao Dortmund na Alemanha e no jogo a seguir perdi em Olhão 2-0. Em relação às expulsões, isso já não posso dizer nada porque na época toda tive 2 ou 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...