Visitante Publicado 18 Dezembro 2014 (editado) Muito bem o Governo a defender o interesse do coitadinho do imigrante que vem comer o bacalhau com as batatas, o engraçado é que quando privatizar 100% da Tap ao Chop Soey ou ao Chau Ming e eles acabarem com todas as rotas que dão prejuízo ou pouco dinheiro os imigrantes que vão se f*der na mesma só que de forma permanente. Desculpa, vou ignorar. Bom post Tio, e concordo com o Peplin. A TAP deveria ser pública, e dever-se-iam utilizar todos os meios possíveis para a poder recapitalizar e mantê-la pública. Só que o tempo vai passando, e a empresa vai perdendo valor e se não se estiverem a efectuar diligências no sentido de procurar uma solução com a Comissão Europeia, só estaremos a perder tempo, infelizmente. Editado 18 Dezembro 2014 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 18 Dezembro 2014 Estamos mesmo mal quando temos de pedir autorização a alguém para metermos dinheiro em algo que é nosso. isto faz-me uma confusão do caraças. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 18 Dezembro 2014 Ideologicamente falando, não acho essencial haver uma aviadora pública. Neste caso específico, quem nos dera voltar atrás no tempo e aceitar a proposta do outro efromovich... A campanha que houve nós últimos anos para desvalorizar a TAP foi uma vergonha... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 18 Dezembro 2014 Esta greve por acaso a mim nao me afecta porque viajo antes do natal para Lx e so regresso depois do ano novo, mas mesmo assim é lamentavel uma vez que vai afectar sobretudo quem nada tem que ver com estas decisoes (privatizacao), que sao os imigrantes e turistas, assim como facturar ao contribuinte portugues mais umas dezenas de milhoes valentes... A privatizacao da TAP é uma desgraca nao so para o pais, mas tambem para a propria empresa que assim jamais vai conseguir atingir o seu potencial que sao as rotas para America e Africa. Claro que com a privatizacao, estas seram as primeiras a serem vendidas e a grande oportunidade de ser a grande segunda companhia europeia da Star Alliance perde-se. Ficamos a ser mais uma como a Agean, a Croatian Airline ou a LOT, sem qualquer importancia. Mas também quem tem a culpa disto é quem se opos a construcao de um novo aeroporto que criasse condicoes para a TAP ser um verdadeiro Hub para voos para o Brazil, Africa e Costa Oeste dos EUA, como fizeram os espanhos com o Aeroporto de Barajas ou os turcos da Turkish Airlines para a Asia. O nosso problema continua a ser esta mesquinhez de nao conseguir pensar a uma prazo mais longo do que a legislatura actual Eu posso dizer que é com uma enorme pena que verei esta TAP ser naturalizada, faco + de 100 voos por ano e ja andei tanto em business na Qatar Airways como em turista na Rwandair e posso dizer que a TAP é das melhores companhias de aviacao e nao me importo de pagar mais para quando venho a casa vir na TAP. As companhias privatizadas nas ultimas decadas tiveram um descrescimo de qualidade gritante, como a AIr France, KLM ou a BA Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 18 Dezembro 2014 Esta greve por acaso a mim nao me afecta porque viajo antes do natal para Lx e so regresso depois do ano novo, mas mesmo assim é lamentavel uma vez que vai afectar sobretudo quem nada tem que ver com estas decisoes (privatizacao), que sao os imigrantes e turistas, assim como facturar ao contribuinte portugues mais umas dezenas de milhoes valentes... A privatizacao da TAP é uma desgraca nao so para o pais, mas tambem para a propria empresa que assim jamais vai conseguir atingir o seu potencial que sao as rotas para America e Africa. Claro que com a privatizacao, estas seram as primeiras a serem vendidas e a grande oportunidade de ser a grande segunda companhia europeia da Star Alliance perde-se. Ficamos a ser mais uma como a Agean, a Croatian Airline ou a LOT, sem qualquer importancia. Mas também quem tem a culpa disto é quem se opos a construcao de um novo aeroporto que criasse condicoes para a TAP ser um verdadeiro Hub para voos para o Brazil, Africa e Costa Oeste dos EUA, como fizeram os espanhos com o Aeroporto de Barajas ou os turcos da Turkish Airlines para a Asia. O nosso problema continua a ser esta mesquinhez de nao conseguir pensar a uma prazo mais longo do que a legislatura actual Eu posso dizer que é com uma enorme pena que verei esta TAP ser naturalizada, faco + de 100 voos por ano e ja andei tanto em business na Qatar Airways como em turista na Rwandair e posso dizer que a TAP é das melhores companhias de aviacao e nao me importo de pagar mais para quando venho a casa vir na TAP. As companhias privatizadas nas ultimas decadas tiveram um descrescimo de qualidade gritante, como a AIr France, KLM ou a BA Burkina, vou ser obrigado a discordar nos bolds. Segundo o Pires de Lima, o prejuizo seriam 36M de euros, mas o objectivo das greves não é o de incomodar o menos possível, mas pelo contrário de forma a maximizar o efeito que pode ter a greve nas suas reivindicações. Só acho que há outras alturas mais adequadas para o fazer e com o mesmo efeito, ou melhor, qualquer outra altura seria melhor para o fazer - principalmente no Verão - pois com uma greve no Natal, estariam a matar a única oportunidade que muitos portugueses têm para vir visitar a sua familia numa altura muito importante que é o Natal (e o mesmo se aplica aos imigrantes cá em Portugal). E isto toca-me particularmente, já que quase metade da minha familia é emigrante. No segundo bold, a partir do momento em que temos um aeroporto que funciona e que tem de certa forma uma dimensão adequada para o nosso país, não compensaria o investimento num novo aeroporto que teria um valor absurdo e iria ter um impacto gigante no endividamento do país, e que levaria a ainda maiores dificuldades no acesso ao financiamento e na perda da credibilidade do país, e isto só para poder aproveitar algum potencial adicional que a TAP tenha, que duvido seriamente que fosse capaz de compensar o investimento e os custos indirectos que seriam acarretados. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 18 Dezembro 2014 Burkina, vou ser obrigado a discordar nos bolds. Segundo o Pires de Lima, o prejuizo seriam 36M de euros, mas o objectivo das greves não é o de incomodar o menos possível, mas pelo contrário de forma a maximizar o efeito que pode ter a greve nas suas reivindicações. Só acho que há outras alturas mais adequadas para o fazer e com o mesmo efeito, ou melhor, qualquer outra altura seria melhor para o fazer - principalmente no Verão - pois com uma greve no Natal, estariam a matar a única oportunidade que muitos portugueses têm para vir visitar a sua familia numa altura muito importante que é o Natal (e o mesmo se aplica aos imigrantes cá em Portugal). E isto toca-me particularmente, já que quase metade da minha familia é emigrante. ]No segundo bold, a partir do momento em que temos um aeroporto que funciona e que tem de certa forma uma dimensão adequada para o nosso país, não compensaria o investimento num novo aeroporto que teria um valor absurdo e iria ter um impacto gigante no endividamento do país, e que levaria a ainda maiores dificuldades no acesso ao financiamento e na perda da credibilidade do país, e isto só para poder aproveitar algum potencial adicional que a TAP tenha, que duvido seriamente que fosse capaz de compensar o investimento e os custos indirectos que seriam acarretados. Até posso aceitar a primeira parte do que escreveste, mas a segunda é exactamente a mentalidade mesquinha que temos. O problema é que este aeroporto funciona hoje (com alguma dificuldade) e não tem nem de perto nem de longe dimensão suficiente para as necessidades que Lisboa tem. A Portela é dos aeroportos (que se mantêm como aeroporto principal) mais antigos da Europa, fica dentro da cidade (o que já por si é um perigo) e tem instalações decadentes sobretudo no que toca ao handling. Em relação ao custo, só a venda dos terrenos do aeroporto provavelmente seria suficiente para construir dois aeroportos gigantes a 30km da cidade e mesmo que não se vendesse, sobretudo numa altura de crise a historia já nos ensinou que uma das maneiras mais faceis de criar crescimento é através de obras publicas. Estas tem efeitos que atenuam quase todo o custo da obra: - Diminuição do desemprego = menos prestações sociais que o estado tem que pagar e mais impostos que recebe - Desenvolvimento da empresas de construção civil (que tem o grosso do custo do aeroporto) e que são dinheiro e impostos que ficam no pais e que rodam na economia criando riqueza - A longo prazo aumento do turismo e capacidade de construir de forma sustentável um verdadeiro hub intercontinental Essa historia de que um aeroporto é apenas gastar dinheiro é uma demagogia porque quando foi necessário dinheiro para outras palermices, como no caso o BPN houve dinheiro e esse sim em 90% é um investimento sem qualquer criação de riqueza futura. E não no BPN ao contrario do BES não existia risco estrutural do sistema bancário português Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 19 Dezembro 2014 Ainda não vi se meteram atrás mas: https://www.facebook.com/pages/Nanook-Lda/205911719421635 2 minutos de gravações das reuniões de Ricardo Salgado e sus muchachos. edit: E tem que ver com os submarinos, a coincidência :lol: Já saiu outra. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 Estamos mesmo mal quando temos de pedir autorização a alguém para metermos dinheiro em algo que é nosso. isto faz-me uma confusão do caraças. Não vás por aí. Nós vivemos num mercado único e, como tal, temos de ser regulados. Permitir estas injecções de dinheiro é desvirtuar, totalmente, o mercado, que, sendo o mercado da aviação é capaz de ser o mais concorrencial e regulado da Europa. Também não consideras justo que o Governo da Madeira meta milhões no Marítimo e no Nacional, pois não? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 Entretanto, em mais um momento de grande classe, a Catarina Martins veio gritar para as tvs, que a privatização da TAP pode acabar com algumas ligações aéreas entre as quais Toronto, para onde a TAP não voa. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 A privatizacao da TAP é uma desgraca nao so para o pais, mas tambem para a propria empresa que assim jamais vai conseguir atingir o seu potencial que sao as rotas para America e Africa. Claro que com a privatizacao, estas seram as primeiras a serem vendidas e a grande oportunidade de ser a grande segunda companhia europeia da Star Alliance perde-se. Ficamos a ser mais uma como a Agean, a Croatian Airline ou a LOT, sem qualquer importancia. Bem pelo contrário. Sem a privatização a TAP jamais vai conseguir atingir esse potencial. Porque sem privatização não há carcanhol para renovar e aumentar a frota. E há uma enorme diferença entre a TAP e essas companhias que referes. A posição geográfica. Lisboa é a cidade do Mundo que, pelas suas características, melhores vantagens tem em operar como porta giratória entre África, Europa e América. É um filão inesgotável. A TAP é, possivelmente, a única companhia de bandeira europeia com capacidade de voar para a África Ocidental (Senegal, Gana, Camarões, Mali, etc.) sem precisar de um avião de longo curso. Isto dá-lhe vantagens competitivas imensas. Obviamente, e a não ser que o Governo seja calhau e venda a companhia a alguém que só tem interesse em desmembrá-la, e isso seria criminoso, essa porta giratória vai ser claramente explorada. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Dezembro 2014 A verdade é que apesar de toda a areia para os olhos que vai sendo mandada no decorrer do processo o Estado não mete um cêntimo na TAP penso que desde 1994. Isso parece-me um dado muito relevante para toda esta discussão. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 Como é óbvio. E esse é ums motivos pela situação actual da TAP. Nenhuma empresa pode passar 20 anos a precisar de dinheiro, sem que os accionistas o arranjem. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 19 Dezembro 2014 Tenho a certeza que estás mais por dentro do assunto do que eu, e portanto confio na tua opinião. Só não acho que seja tão linear assim, e ninguém gosta mais de obras públicas do que políticos, portanto se fosse assim tão vantajoso, não teriam deixado cair o projecto ;) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 O problema do aeroporto da Portela é que desde que foi construído que o foi já a pensar num novo aeroporto. Já se fala num novo aeroporto em Lisboa desde o tempo do Salazar e, até ver ainda não foi necessário. Daqui vai que, em tempos havia espaço nos arredores para expandir o aeroporto. Os tipos que nos se governam, trataram de se tentar encher. Permitiu-se construção ali à volta e inventou-se um aeroporto na Ota, que fica no fim do mundo, a dezenas de kms de Lisboa e foi apresentado um projecto para um aeroporto sem possibilidades de crescimento. A Ota era o pior sítio do Mundo para se construir um novo aeroporto, mas como o Mário Soares e respectiva pandilha eram donos de terrenos na região, pimba. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 19 Dezembro 2014 O problema do aeroporto da Portela é que desde que foi construído que o foi já a pensar num novo aeroporto. Já se fala num novo aeroporto em Lisboa desde o tempo do Salazar e, até ver ainda não foi necessário. Daqui vai que, em tempos havia espaço nos arredores para expandir o aeroporto. Os tipos que nos se governam, trataram de se tentar encher. Permitiu-se construção ali à volta e inventou-se um aeroporto na Ota, que fica no fim do mundo, a dezenas de kms de Lisboa e foi apresentado um projecto para um aeroporto sem possibilidades de crescimento. A Ota era o pior sítio do Mundo para se construir um novo aeroporto, mas como o Mário Soares e respectiva pandilha eram donos de terrenos na região, pimba. Mas o projecto da Ota foi logo substituido pelo de Alcochete, que pelo menos, já seria mais próximo. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 19 Dezembro 2014 A Portela tem imensos problemas. Apanhar um voo de manhã madrugada na Portela é um suplicio só para passar no controlo; a "sala" de handling faz qualquer aeroporto regional parecer grande; a falta de mangas que foi compensada agora com uma expansão, continua a não ser suficiente; não temos capacidade para receber os avioes de maiores dimensões...etc. Isto obvio para não falar que se por acaso um aviao tem um problema na descolagem, vai cair dentro da cidade de Lisboa...(a não ser que tenha tempo e direcção de chegar ao mar. E nos estamos mesmo a espera de algo assim acontecer para que se construa o novo aeroporto. Ainda há a razão pela qual o aeroporto da Portela tem tão poucos voos low cost...simplesmente porque o aeroporto nao consegue receber mais voos e criou uma barreira à entrada chamada taxas aeroportuárias. Lisboa e arredores tem capacidade para receber muito mais turistas e muito mais conferencias, um dos grandes problemas que os espanhois souberam resolver é a incapacidade do aeroporto de receber maior numero de passageiros e ainda a falta de uma certa hotelaria com dimensao suficiente para incomporar grandes eventos... Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 19 Dezembro 2014 Mas o projecto da Ota foi logo substituido pelo de Alcochete, que pelo menos, já seria mais próximo. E o aeródromo de Alverca não teve como hipótese? Aquilo pertence à Força Aérea. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 Alverca não tem condições para um grande aeroporto. Poderia servir de complemento à Portela, mas creio que há incompatibilidades quanto às rotas de descolagem e aterragem com a Portela. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Dezembro 2014 Eu sou mais a favor da solução Portela + 1 (Alcochete ou Montijo). Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2014 Eu sou mais a favor da solução Portela + 1 (Alcochete ou Montijo). A solução ideal seria essa. Ou seja, como não há dinheiro, construía-se um pequeno aeroporto complementar, num local onde este não tivesse barreiras ao crescimento. E, com o tempo, e com o esgotar e a obsolescência da Portela, poder-se-ia ir transferindo tráfego da Portela para esse novo aeroporto, que iria crescendo. Mas a Mota-Engil deve querer o guito todo de uma vez. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 19 Dezembro 2014 O motorista do Socras vai passar para domiciliária. Como se falava há uns dias em estatuto de arrependido, e que este se encontra em prisão preventiva, é possível que a nova medida de coacção tenha a ver com o facto de ele ter dado com a língua nos dentes? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Dezembro 2014 Esse se for esperto ainda vai fazer dinheiro com isto tudo... Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 20 Dezembro 2014 Alguem viu ontem o advogado do Sócrates a ser entrevistado pela Judite? É pá que troll :lol: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Dezembro 2014 Mas tremeu por todos os lados depois de ela lhe ter perguntado se ele acreditava que o Socrates era inocente :lol: O que é certo é que com este processo, agora toda a gente o conhece, e se a coisa lhe correr bem, vai ter muito trabalhinho dali em frente :lol: Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 20 Dezembro 2014 Alguem viu ontem o advogado do Sócrates a ser entrevistado pela Judite? É pá que troll :lol:/> A cena do spa LOL Compartilhar este post Link para o post