Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Como jogar FM14

Publicações recomendadas

dá-lhe gás Kobe, dá-lhe gás :biggrin:

A culpa disto é não gostar de usar taticas dos outros :D...e apesar de ganhar alguns jogos nao gosto como a equipa está a jogar e li aqui coisas que não fiz e por isso quero ver se há diferenças :)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Michael, por acaso já tinha lido isso no forum da SI :)

Coloquei estas dicas no tópico do Grémio Tactico mas se calhar aqui fazem mais sentido. Acho que estas dicas que podem ajudar o pessoal que está a ter dificuldades, algumas delas vão de encontro ao que muita gente tem dito:

• Definam a vossa ideia de jogo: qual o esquema táctico, se querem mais posse ou jogar mais directo. Vejam jogos em modo completo e alargado para verificar se as coisas estão a resultar
  • Não mudem drasticamente o plantel ao vosso dispor, adaptem as vossas ideias aos jogadores que têm. Vejam principalmente os vossos melhores jogadores para que eles joguem nas posições em que se sentem mais à vontade. Por exemplo, é possível transformar um 4-3-3 num 3-4-3, sem que para isso joguem com três centrais (podem usar pivô defensivo no MDC)
  • Adaptem os papéis dos jogadores para que encontrem um equilibrio entre as vossas ideias tacticas e o que o jogador pode render. Por exemplo, querem jogar com dois extremos mas um deles tem o pé trocado. Pois coloquem-no a Avançado Interior e ele vai brilhar. Posso também dar o exemplo do Cristiano Ronaldo quando treinei o Real Madrid: eu coloco a instrução "rematar menos" em todos os jogadores excepto o PLC, porque não gosto de ver muitos remates desperdiçados. No entanto deixei que o CR7 rematasse quando quisesse e ele marcou mesmo muitos golos, já nem me lembro mas acho que passou dos 50.
  • Tentem comprar os jogadores depressa, definindo o vosso plantel o mais cedo possível. Isto é importante porque sempre que há mudanças no vosso plantel as barrinhas das tácticas descem naturalmente. Ora se queremos que os jogadores assimilem depressa as nossas ideias então convém que eles cheguem o mais cedo possível ao nosso plantel
  • Façam uma boa pré-época. Aqui agradeço ao Michael por me ter alertado da importância deste aspecto. 10 a 12 jogos contra equipas fracas, com 50% de treino em preparação de jogo, treinando "Tacticas apenas" neste aspecto. Aconselho também que rodem o treino de preparação de jogo pelo menos um jogo em cada aspecto de "Movimento Atacante", "Posicionamento Defensivo", "Bolas Paradas Ofensivas", "Bolas paradas defensivas": No treino geral, façam duas semanas de treino fisico (preferencialmente antes de começarem os jogos) e depois avancem para "Coesão de Equipa".
  • Não desprezem a preparação de jogo. Depois das barrinhas estarem cheias, costumo colocar o treino geral em Equilibrado e o treino de preparação de jogo por defeito em Movimento Atacante. No entanto vou rodando frequentemente a preparação de jogo entre "Movimento Atacante", "Posicionamento Defensivo", "Bolas Paradas Ofensivas", "Bolas paradas defensivas". Quando sinto que a equipa está, por exemplo, a sofrer muitos golos de cantos então treino mais vezes esse aspecto. Isto vai de encontro ao ser dinâmico :) Também costumo colocar por defeito em Posicionamento Defensivo lá para Fevereiro se estiver em competições europeias, porque entendo que em jogos a eliminar sofrer ou não golos pode definir muita coisa.
  • Não tenham medo de jogar mais atrás contra equipas fortes, em jogos fora, ou em situações que estão em vantagem no marcador (sejam dinâmicos tal como o Michael disse). Convém ter um plano B, pelo menos essa é uma das minhas ideias.
  • O moral dos jogadores é muitíssimo importante, cuidado com este aspecto (obrigado Michael!). Tentem manter sempre a moral lá em cima, por isso fazemos jogos na pré-época contra equipas fracas
  • Aconselho a não ter um plantel muito grande senão vão haver mais quebras de entrosamento dos jogadores (a não ser que deixem muitos jogadores na bancada regularmente...)
  • NOTA: cuidado ao ler um post de um user que diz uma ou duas ideias que utiliza, porque pode funcionar nas ideias que ele usa mas não funcionar nas vossas. É preciso saber o contexto, podemos ver o exemplo do Michael e do el_capone, eles jogam de formas diferentes e portanto há coisas que eles referem que fazem parte das ideias deles, é portanto importante saber o que pensa aquele determinado user para que possamos usar algumas ideias dos outros no nosso sistema de jogo.
  • MUITO IMPORTANTE: Divirtam-se! Não é importante serem o melhor da vossa aldeia, ganharem os jogos todos ou marcar 200 golos por época. Podem é sim tentar mas não desmotivar quando as coisas não correm bem

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

Colocarei aqui a pergunta pois alguns pontos encaixam em dicas já dadas anteriormente..

Estou finalizando minha 2º temporada num save com o Flamengo.

Na 1º Utilizei um esquema 4-1-2-1-2

2 zagueiros defensivos

2 laterais que apoiam

1 volante defensivo

2 médios centrais

1 meia atacante armador

1 atacante recuado

1 atacante avançado

Presei por posse de bola, intimidar adversários e defesa alta.

Fora de casa tive problemas em sofrer algumas goleadas, mas venci o campeonato brasileiro com sobras.

Como o calendário brasileiro é inchado, não consigo realizar 2 das dicas mais dadas aqui:

1 - Boa pré-temporada. Pois o time volta de férias dia 05 ou 06 de janeiro e 10 dias depois tem jogo. Como o campeonato estadual é fraco, utilizo em torno de 30 a 40 dias como se aquelas partidas fossem da pré-época.

2 - Dar continuidade a equipe. 2 ou 3 jogos por semana cansam demais os jogadores e tenho que mexer demais no plantel. Estou com pelo menos 25 jogadores que revezam muito.

Na 2º temporada continuei com essa tática, e usando só ela.

Mas na metade vi que não dava mais certo e me lasquei, pois não conseguia alterar mais nada.

Tanto que agora dificilmente tenho bons índices de posse de bola. Até alterei um pouco as filosofias para tentar mais contra-ataques, já que na posse não deu mais certo.

Pois vamos as minhas duvidas principais.

Estou na duvida entre usar um 4-2-3-1 ou um 3-4-3.

Minha ideia é ter posse de bola e criar muitas chances, mas sem me expor muito defensivamente. (aí meu medo no 3-4-3)

Utilizando no 3-4-3 o ideal seria usar os médios laterais como alas???

E sempre utilizava controlar e equilibrado nas instruções do time. Já li que controlar não serve pra nada, o que seria recomendado??? Ofensivo e fluído??

Vocês já passaram pela situação de no meio da temporada a tática não fluir mais? No meu caso, cheguei a final da Libertadores e perdi. Isso sobrecarregou ainda mais meu calendário e meu time desandou ao ter muitos jogos em sequência e parei de fazer gols. Tive na 1º temporada o melhor ataque do brasileiro com muita vantagem, agora é apenas 12º ou 13º. E treino quase sempre movimento ofensivo.

Melhorei o nível dos meus atacantes, mas tenho tido várias vezes até 3 em má fase, sem fazer gols.

Minha terceira duvida é na questão de motivar o time.

Minhas palestrar só surgem efeito quando o time está uma porcaria no intervalo e uso tom agressivo ou quando ganho e elogio no fim do jogo.

Antes de começar dificilmente surge efeito, e creio que isso tem contribuído para a apatia do meu time.

Editado por Tuity

Compartilhar este post

Link para o post

Colocarei aqui a pergunta pois alguns pontos encaixam em dicas já dadas anteriormente..

Estou finalizando minha 2º temporada num save com o Flamengo.

Na 1º Utilizei um esquema 4-1-2-1-2

2 zagueiros defensivos

2 laterais que apoiam

1 volante defensivo

2 médios centrais

1 meia atacante armador

1 atacante recuado

1 atacante avançado

Presei por posse de bola, intimidar adversários e defesa alta.

Fora de casa tive problemas em sofrer algumas goleadas, mas venci o campeonato brasileiro com sobras.

Como o calendário brasileiro é inchado, não consigo realizar 2 das dicas mais dadas aqui:

1 - Boa pré-temporada. Pois o time volta de férias dia 05 ou 06 de janeiro e 10 dias depois tem jogo. Como o campeonato estadual é fraco, utilizo em torno de 30 a 40 dias como se aquelas partidas fossem da pré-época.

2 - Dar continuidade a equipe. 2 ou 3 jogos por semana cansam demais os jogadores e tenho que mexer demais no plantel. Estou com pelo menos 25 jogadores que revezam muito.

Na 2º temporada continuei com essa tática, e usando só ela.

Mas na metade vi que não dava mais certo e me lasquei, pois não conseguia alterar mais nada.

Tanto que agora dificilmente tenho bons índices de posse de bola. Até alterei um pouco as filosofias para tentar mais contra-ataques, já que na posse não deu mais certo.

Pois vamos as minhas duvidas principais.

Estou na duvida entre usar um 4-2-3-1 ou um 3-4-3.

Minha ideia é ter posse de bola e criar muitas chances, mas sem me expor muito defensivamente. (aí meu medo no 3-4-3)

Utilizando no 3-4-3 o ideal seria usar os médios laterais como alas???

E sempre utilizava controlar e equilibrado nas instruções do time. Já li que controlar não serve pra nada, o que seria recomendado??? Ofensivo e fluído??

Vocês já passaram pela situação de no meio da temporada a tática não fluir mais? No meu caso, cheguei a final da Libertadores e perdi. Isso sobrecarregou ainda mais meu calendário e meu time desandou ao ter muitos jogos em sequência e parei de fazer gols. Tive na 1º temporada o melhor ataque do brasileiro com muita vantagem, agora é apenas 12º ou 13º. E treino quase sempre movimento ofensivo.

Melhorei o nível dos meus atacantes, mas tenho tido várias vezes até 3 em má fase, sem fazer gols.

Minha terceira duvida é na questão de motivar o time.

Minhas palestrar só surgem efeito quando o time está uma porcaria no intervalo e uso tom agressivo ou quando ganho e elogio no fim do jogo.

Antes de começar dificilmente surge efeito, e creio que isso tem contribuído para a apatia do meu time.

Qualquer desenho táctico pode ser bom, o que o torna realmente efectivo seja qual for o estilo são as instruções coerentes, funções e tarefas dos jogadores adequadas. Dito isto, podes sempre optar por um 433 com médio defensivo, mas em que este jogador baixa e cai no meio dos centrais (na versão portuguesa chama-se pivô defensivo, não sei como se chama aí no Brasil) e estes abrem mais para cobrir as subidas dos laterais / alas.

Depois é mesmo uma questão de opção, ou jogas em posse com um bloco baixo e uma estratégia de contra-ataque na perspectiva em que tens mais espaço para trocar a bola mas mais longe da baliza adversária; ou em alternativa, jogas em posse com um bloco alto mas arriscas bolas nas costas da tua defesa. Tanto uma versão como outra tem vantagens e desvantagens.

De acordo com o que afirma a SI é que as condições climatéricas e do terreno de jogo podem afectar um futebol mais baseado na posse de bola e no toque curto e realmente há alturas em que a equipa não rende tanto. Pessoalmente não me parece nada de grave, já me aconteceu no FM13 chegar ao inverno e ceder alguns empates e perder um joguito, mas nenhuma equipa mantém o mesmo alto rendimento durante uma época inteira, portanto é preciso rodar bem os jogadores.

Os jogadores reagem melhor ou pior às palestras também de acordo com o teu estatuto como treinador: se és um desconhecido, não ligam nenhuma ao que dizes; se foste um futebolista internacional até se ajoelham perante ti :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer desenho táctico pode ser bom, o que o torna realmente efectivo seja qual for o estilo são as instruções coerentes, funções e tarefas dos jogadores adequadas. Dito isto, podes sempre optar por um 433 com médio defensivo, mas em que este jogador baixa e cai no meio dos centrais (na versão portuguesa chama-se pivô defensivo, não sei como se chama aí no Brasil) e estes abrem mais para cobrir as subidas dos laterais / alas.

Depois é mesmo uma questão de opção, ou jogas em posse com um bloco baixo e uma estratégia de contra-ataque na perspectiva em que tens mais espaço para trocar a bola mas mais longe da baliza adversária; ou em alternativa, jogas em posse com um bloco alto mas arriscas bolas nas costas da tua defesa. Tanto uma versão como outra tem vantagens e desvantagens.

De acordo com o que afirma a SI é que as condições climatéricas e do terreno de jogo podem afectar um futebol mais baseado na posse de bola e no toque curto e realmente há alturas em que a equipa não rende tanto. Pessoalmente não me parece nada de grave, já me aconteceu no FM13 chegar ao inverno e ceder alguns empates e perder um joguito, mas nenhuma equipa mantém o mesmo alto rendimento durante uma época inteira, portanto é preciso rodar bem os jogadores.

Os jogadores reagem melhor ou pior às palestras também de acordo com o teu estatuto como treinador: se és um desconhecido, não ligam nenhuma ao que dizes; se foste um futebolista internacional até se ajoelham perante ti :-)

Essa parte tática vem me quebrando, pq na 1º temporada me lascava fora contra times fora de casa.

Agora minha dificuldade é garantir jogos fáceis em casa. Diversos 0x0, ou faço 1x0 e sofro o empate.

Vou dar uma enxugada no plantel, cortar alguns mais velhos que não vem bem e lançar novos jogadores que já contratei.

O 4-3-3 que vc fala é o que visualmente parece um 4-5-1 com os pontas na linha do meia armador, certo??

Pq era isso que queria ao falar 4-5-1 antes. Essa visualização recuada me confunde. hehehe

E o que você fala do médio defensivo é dele virar um 3º zagueiro e colocar os laterais para apoiar, correto?

Dessa função eu não sabia e gosto muito dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueças os movimentos preferidos, são importantes para os jogadores executarem o estilo de jogo que pretendes... qualquer que seja o estilo, portanto, os teus jogadores mais velhos podem ser importantes neste aspecto no sentido de tutoriarem os mais novos.

Sim, 433 mas também chamado 451, com um médio defensivo e 2 médios à frente dele. Exacto ele cai no espaço dos centrais (zagueiros) e estes abrem mais um pouco para compensar a subida dos laterais. Estes podem apoiar ou atacar, eu gosto de evitar dois jogadores com a mesma tarefa, portanto uso um a atacar e outro a apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal...

Eu num primeiro momento me contradizia.

Explorava as laterais com o meio fechado e dava certo.

Agora tou adaptando aos poucos, pra deixar como quero e de uma forma que renda bem.

Tenho muitos jogadores mais velhos.

O time que começa é fraco e sem dinheiro, e assim montei um bom elenco.

Agora vou deixar apenas os mais úteis mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

ha um aspecto importante tambem que nao foi referido, nos intervalos dos jogos em que voces tiverem a ganhar por uma diferença de 3 golos digam sempre a equipa para nao se deixar amolecer ou manter o ritmo elevado a mesma, mesmo que isso de alguns vermelhos na motivaçao nao se preocupem, os jogadores vao entrar na segunda parte com a mesma inensidade que jogaram na primeira ou quase, é util para nao se tornarem complacentes

Compartilhar este post

Link para o post

ha um aspecto importante tambem que nao foi referido, nos intervalos dos jogos em que voces tiverem a ganhar por uma diferença de 3 golos digam sempre a equipa para nao se deixar amolecer ou manter o ritmo elevado a mesma, mesmo que isso de alguns vermelhos na motivaçao nao se preocupem, os jogadores vao entrar na segunda parte com a mesma inensidade que jogaram na primeira ou quase, é util para nao se tornarem complacentes

:handclap: Tem mesmo que ser porque senão é gritante a diferença na qualidade de jogo. Há sempre um gajo ou outro que não gosta da palestra, mas a maioria tem uma boa reacção.

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: Tem mesmo que ser porque senão é gritante a diferença na qualidade de jogo. Há sempre um gajo ou outro que não gosta da palestra, mas a maioria tem uma boa reacção.

e nao sei se mudar para uma estrategia mais cautelosa se tambem nao sera util...

Compartilhar este post

Link para o post

Basta mesmo uma boa palestra ao intervalo :-)

nao creio as vezes mesmo pedidndo a eles para nao se tornar complacentes ou para manerem o mesma intensidade, ha sempre um ou outro k continua complacente a mesma

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

nao creio as vezes mesmo pedidndo a eles para nao se tornar complacentes ou para manerem o mesma intensidade, ha sempre um ou outro k continua complacente a mesma

Vês isso na linguagem corporal ou porque sentes que a equipa não está a jogar como na 1ª parte ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vês isso na linguagem corporal ou porque sentes que a equipa não está a jogar como na 1ª parte ?

vejo na linguagem corporal e acabo por notar uma descida de rendimento tambem

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente, em casos de estar a ganhar por 3 golos de diferença ou nem digo nada ou digo para não amolecerem, 1 ou 2 ficam um pouco chateados mas o resto da equipa tem uma boa reacção.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho este tópico bastante útil...

Mas...

Tenho uma opinião completamente diferente da maior parte dos membros, se a ideia fosse olhar a essas coisas todas, inclusive tirar apontamentos, acho que isto é demasiado... estamos a comprar um jogo e não a tirar um curso de treinador, a função dos jogos é entretenimento, e cada vez mais isso deixa de ser possível, nós queremos é pegar num clube qualquer meter um esquema a nossa maneira e ter bons resultados, fazer as nossas contratações. Mas cada vez mais, noto que isto se esta a ser lançado para uma pequena elite de Nerds que não tem mais nada que fazer da vida que olhar para uns símbolos predefinidos com duas cores, fotos nem velas, skin horrorosa, e bla bla bla, nós é que fazemos o FM eles apenas ficam com os 50 euros, agora pergunto? vale a pena tirar apontamentos e cadernos e ver jogos em alargado ?

Eu realmente tiro apontamentos, mas é na faculdade, se tenho de me chatear é lá, supostamente não vou para um jogo, que esta impossível de ganhar, e criar as próprias taticas

É mais fácil ter sucesso na realidade que no jogo, já fui treinador a nível amador, e não preciso de metade das mariquices que o jogo pede, e no fim ainda posso festejar com os meus jogadores em grandes convívios, coisa que o FM nunca nos poderá fornecer, logo a lógica, seria não exigir tanto, ser mais acessível, e muito mas muito mais completo, torna se ridículo em plena 4 geração existir um jogo a 50 euros, que vem tão sem sal...

Editado por diogo cyrus

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei de onde vêm os 50 euros, nos últimos anos gastei 30 em cada FM :biggrin:

Por um lado, percebo o teu ponto de vista mas pegar num esquema à nossa maneira e ter bons resultados é algo que é suposto obedecer a uma certa lógica e coerência e de certeza que com mais ou menos mariquices no futebol amador também há lógica e coerência, senão não seriam necessários treinadores ou então bastava que dissessem aos jogadores "pontapé na bola e fé no barbas". Depois, não só no FM mas julgo que em qualquer jogo de estratégia e simulação, é natural que ano após ano haja uma evolução mais complexa e que aproxime mais a simulação da realidade. O ênfase aqui é mesmo na simulação e no aproximar à realidade, porque de outro modo o pessoal compra um PES ou um FIFA e diverte-se num jogo arcade.

Quanto ao estar de impossível de ganhar, obviamente que não está e aqui lamento muito mas é mesmo assim: o problema não é do FM, é das instruções que o treinador define.

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade sim o jogo esta cada vez mais estrategico de ano para ano...aquela coisa de montar um tactica a mandar os jogadores para dentro de campo e nada fazer ja nao é tao eficiente, agora é preciso prestar atençao a alguns pormenores, no entanto nao precisa de ser assim tao levado a risca, mas sem duvida que esta bastante mais estrategico, mas isso tambem foi pq durante anos e anos o pessoal se queixava que era facil de mais, ja o ano passado foi preciso puxar pela cabeça para se conseguir fazer algo de jeito e este ano parece que ainda mais, a ideia devia ser o pessoal se divertir apenas e nao divertir e tar a tirar quase um curso de treinador ao mesmo tempo, so na quantidade de coisas que ja li e reli e videos que ja vi ja me devia dar pelos menos o nivel 1 :funny:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

o que é que quer dizer nesta parte?

Very Rigid: Each player is given a specific job and is supposed to stick to it (usually 5+ different jobs across a team)

Rigid: Players are assigned a responsibility that contributes to a specific element of play (Defence, defence & transition, transition & attack, attack)

Balanced: Players focus on their duty (Defend, Support, Attack)

Fluid: Players are given instructions to focus on defence or attack

Very Fluid: Players contribute to all aspects of play

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer que

Muito rígido: cada jogador recebe uma função específica e é suposto que a cumpra (geralmente, mais de 5 funções específicas na equipa)

Rígido: os jogadores têm uma responsabilidade que contribui para um aspecto específico do jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque, ataque)

Equilibrado: os jogadores focam-se na sua tarefa (defender, apoiar, atacar)

Fluido: os jogadores recebem instruções para defender ou atacar

Muito Fluido: os jogadores contribuem para todos os aspectos do jogo.

ou seja, em filosofias rígidas é mais importante a função e tarefa do jogador, daí a lógica de nestas filosofias se utilizar funções específicas como os organizadores de jogo; por oposição, nas filosofias fluidas as funções deixam de ter relevância dado que os jogadores contribuem para todos os aspectos do jogo, os defesas devem saber atacar e os atacantes devem saber defender.

Compartilhar este post

Link para o post

funções específicas é isto?

I consider the following to be specialist roles:

Target Man

Poacher

False 9

Flank Target Man

Trequartista

Enganche

Advanced Playmaker

Deep Lying Playmaker

Regista

Ball Winning Midfielder

Anchor Man

Libero

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...