Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mafia_SCP

[Dúvidas] Condomínio

Publicações recomendadas

Tenho uma reunião de condomínio(a primeira desde que comprei apartamento), então quero ir minimamente preparado. Acho que pago demasiado, e tendo por base umas coisas que encontrei pela net, acho mesmo que estou a pagar de mais.

A permilagem do meu apartamento, que aparece no orçamento que me mandaram pelo correio, é de 26.4, o total a pagar por trimestre por mim em 2014 é de 122.47€, o total por trimestre por todos os condonimos dá 2145€. Alguém me sabe confirmar as contas?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Uma contas rápidas dizem que estás a pagar o dobro do devido:

26,4/1000*2154 = 56,63€

Vê se os valores estão correctos.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma contas rápidas dizem que estás a pagar o dobro do devido:

26,4/1000*2154 = 56,63€

Vê se os valores estão correctos.

Era o que me dava a mim, o que sinceramente acho que seria muito pouco. Isto são vários blocos, 2 blocos são tipo 2 prédios, com 6 apartamentos em cada um desses 2 prédios, os outros blocos não conheço bem, mas não são tipo prédios, são duplex e assim, nem sei se a entrada para eles é só deles ou não, quem está a pagar muito pouco, são esses dos duplex. No mapa dos valores que se vai pagar, aparece permilagem, despesas gerais, despesas por bloco e peso.

Eu tenho permilagem 26.4, despesas gerais 78.52, despesas do bloco 402.84, peso 170.45, despesas(vários blocos incluindo o meu) 8.51, peso 38.82.

Isto é uma confusão, eu bem digo que isto devia ser entregue a uma empresa. Quem está a tomar conta é uma pessoa do bloco ao lado, e provavelmente é para nomear outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma das fracções é comercial ou tem terraço?

Há casos em que as fracções comerciais só pagam metade do correspondente à permilagem visto que não usam elevadores e partes comuns.

Caso existam casas com terraços, essas também pagam menos visto que o terraço é propriedade comum mas para uso privado (tecnicamente é algo mais detalhado).

Só conhecendo melhor o caso é que dá para avaliar.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma das fracções é comercial ou tem terraço?

Há casos em que as fracções comerciais só pagam metade do correspondente à permilagem visto que não usam elevadores e partes comuns.

Caso existam casas com terraços, essas também pagam menos visto que o terraço é propriedade comum mas para uso privado (tecnicamente é algo mais detalhado).

Só conhecendo melhor o caso é que dá para avaliar.

Tem várias lojas, e pelo menos dois apartamentos com terraço. Mas por exemplo, o meu vizinho da frente, tem uma permilagem mais pequena, ele é T2, o meu é T3, a minha garagem é de 2 lugares, a dele é de 1, penso que seja por aí. Mas no que aparece em despesas, as minhas são ligeiramente superiores, porquê? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Diz isto ao administrador:

Sempre que leio ou oiço a palavra 'condomínio', isso vem-me à cabeça. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tem várias lojas, e pelo menos dois apartamentos com terraço. Mas por exemplo, o meu vizinho da frente, tem uma permilagem mais pequena, ele é T2, o meu é T3, a minha garagem é de 2 lugares, a dele é de 1, penso que seja por aí. Mas no que aparece em despesas, as minhas são ligeiramente superiores, porquê? :confuso:

O caso das lojas e de apartamentos com terraço pode explicar o porquê da tua contribuição para o condomínio não ser equivalente à tua permilagem.

As lojas podem pagar 1/3 ou 1/2 do equivalente à permilagem e o terraço penso que seja sempre 1/2 da permilagem. Logo as casas como a tua vão ter que cobrir a diferença.

Penso que a permilagem seja a área bruta do condómino(Casa+Estacionamento+Arrecadações+Outros) sobre a área total que aparece na propriedade horizontal. Logo se a tua casa é maior, vais pagar mais de condomínio.

Eu já fui administrador de condomínio mas era simples, cada um pagava o equivalente à sua permilagem.

Compartilhar este post

Link para o post

A permilagem e pagamento depende de muita coisa

O que dizem os estatutos do condominio?

Por exemplo se existirem pessoas a morar no RC não devem pagar tanto independentemente da permilagem (partindo do principio que existe um elevador) uma vez que os mesmos não utilizam o elevador (que normalmente é a maior rubrica das despesas do predio)

Compartilhar este post

Link para o post

Epá jovens, nem em tópicos sérios conseguem deixar a parvoíce de lado? Eu sei que para nós, crianças, isto não interessa nada, mas para eles, adultos, é algo importante. Se não têm nada de sério para dizer, calem-se e postem essas coisas noutros tópicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá jovens, nem em tópicos sérios conseguem deixar a parvoíce de lado? Eu sei que para nós, crianças, isto não interessa nada, mas para eles, adultos, é algo importante. Se não têm nada de sério para dizer, calem-se e postem essas coisas noutros tópicos.

é isso crl, TPCs pra todos

Compartilhar este post

Link para o post

Só um reparo de um "adulto". às vezes ainda bem que há crianças com coisas para rir, é que existe com cada um a participar em reuniões de condomínio que até custa ouvir.

Mas concordo, levem lá isso para o Humor e Curiosidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

A permilagem e pagamento depende de muita coisa

O que dizem os estatutos do condominio?

Por exemplo se existirem pessoas a morar no RC não devem pagar tanto independentemente da permilagem (partindo do principio que existe um elevador) uma vez que os mesmos não utilizam o elevador (que normalmente é a maior rubrica das despesas do predio)

Ainda vou ter que ler melhor os papéis todos que me enviaram. E tenho também de perguntar ao administrador do condominio o que é uma coisa que diz lá no mapa de contas de 2014. É que numa fracção tem dois nomes, um desses "nomes" diz simon, e em baixo onde tem o total de tudo, tem o total da permilagem(1000), o total a pagar e assim, e depois tem mais uma linha, que diz total simon, com permilagem 454 e valor a pagar de 537, não faço ideia do que é isso.

E nas despesas do meu bloco diz telefone130€, água 50€. Isso são taxas que o condominio tem de pagar para esses serviços passarem aqui, ou de que é?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que me dava a mim, o que sinceramente acho que seria muito pouco. Isto são vários blocos, 2 blocos são tipo 2 prédios, com 6 apartamentos em cada um desses 2 prédios, os outros blocos não conheço bem, mas não são tipo prédios, são duplex e assim, nem sei se a entrada para eles é só deles ou não, quem está a pagar muito pouco, são esses dos duplex. No mapa dos valores que se vai pagar, aparece permilagem, despesas gerais, despesas por bloco e peso.

Eu tenho permilagem 26.4, despesas gerais 78.52, despesas do bloco 402.84, peso 170.45, despesas(vários blocos incluindo o meu) 8.51, peso 38.82.

Isto é uma confusão, eu bem digo que isto devia ser entregue a uma empresa. Quem está a tomar conta é uma pessoa do bloco ao lado, e provavelmente é para nomear outro.

Peso? nunca vi isso.

Nós recebemos: uma análise do exercício de 2013, justificação do orçamento de 2013, o balanço do bloco/lote/prédio com activo, passivo e situação liquida (fundo de reserva), o balanço das fracções do exercício de 2013, o balanço de terceiros do exercício de 2013 bem como a listagem de despesas liquidados do exercício de 2013.

Uma situação muito importante a ter em conta em futuras assembleias caso optem por nomear uma empresa para gestão de condomínio é nunca deixar que a mesma vote usando procurações de outros condomínios. Neste caso existe conflito de interesses e o impedimento de voto é justificado. http://www.igf.min-financas.pt/leggeraldocs/DL_47344_66_COD_CIVIL_1.htm#CODIGO_CIVIL_ARTIGO_176

Sou obrigado a usar isto todos os anos nas reuniões, o administrador aparece com 3, 4 ou mais procurações e tenta sempre votar em vários pontos de ordem principalmente na nomeação da administração do condomínio para o ano seguinte e quando existe renovações em que ele apresenta um um orçamento e tenta votar a seu favor.

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda vou ter que ler melhor os papéis todos que me enviaram. E tenho também de perguntar ao administrador do condominio o que é uma coisa que diz lá no mapa de contas de 2014. É que numa fracção tem dois nomes, um desses "nomes" diz simon, e em baixo onde tem o total de tudo, tem o total da permilagem(1000), o total a pagar e assim, e depois tem mais uma linha, que diz total simon, com permilagem 454 e valor a pagar de 537, não faço ideia do que é isso.

E nas despesas do meu bloco diz telefone130€, água 50€. Isso são taxas que o condominio tem de pagar para esses serviços passarem aqui, ou de que é?

Água é normal que seja uma rubrica das despesas, uma vez que para limpeza da garagem e do predio, casa da porteira (se tiver), regar jardins e agua da piscina (também se tiver), essa é retirada da conta da agua do condominio. Telefone já acho um pouco estranho e a unica justificacao que encontro sao despesas de telefone que o administrador de condominio "debita", mas 130 euros parece me muito...

Essas taxas de passagem de esgotos (que falas) estao na tua factura da agua e no pagamento do IMI (tenho quase a certeza que o condominio nao tem esses custos, mas alguem me corrija se estiver errado)

Talvez se colocasses aqui a documentacao, tirando os nomes e moradas, te podessemos ajudar mais

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do "Simon" não faço ideia. Pode ser isso a razão para pagares mais que o equivalente à permilagem. Quando dizes valor a pagar é €537 ou 537 permilagem?

Nas despesas do bloco provavelmente o telefone é o telefone dos elevadores (obrigatório) e a água, deve ser do condominio, não têm água na garagem? ou um jardim?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do "Simon" não faço ideia. Pode ser isso a razão para pagares mais que o equivalente à permilagem. Quando dizes valor a pagar é €537 ou 537 permilagem?

Nas despesas do bloco provavelmente o telefone é o telefone dos elevadores (obrigatório) e a água, deve ser do condominio, não têm água na garagem? ou um jardim?

Não tenho conhecimento de haver água na garagem, não vejo nenhuma torneira por lá, suponho que não tenha, jardim tem um pequeno de 1 metro ou assim, na zona das garagens, mas nem tem nada, só terra.

Entretanto vou ver se consigo tirar uma foto em condições ao papel, que não tenho scanner

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...