Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[Compra] Portátil

Publicações recomendadas

Visitante

1) Qual é o orçamento disponível?

No limite, 700€. Mas se possível, apresentem-me hipóteses entre 500-600€ e 600-700€, sff, quantas mais melhor. Quero ponderar bem, se a diferença não for assim nada do outro mundo, prefiro gastar o menos possível, que me vai custar dar este dinheiro.

Por outro lado, se 50 ou 100€ ou fizer a diferença para que o portátil não se arraste dentro de x anos... tudo bem

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?

b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"

c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Infelizmente o meu pai é assim um bocado conservador no que toca a informática, portanto, ele preferia que eu comprasse um das mesmas marcas que sempre cá tivemos lol, HP ou Compaq

mas se outras marcas igualmente fiáveis na construção e serviço técnico (desconheço totalmente quais sejam as melhores) tiverem bons produtos, mandem vir

4) A que tarefas se destina o portátil?

Para além do trivial (net, office, vídeos/música), gostava de uma RAM porreira para jogar FM e se possível uma gráfica decente, que de vez em quando tb gosto de jogar um jogo mais pesadito, mesmo que nas definições mínimas.

De resto, tudo normal, nada de autocads e programas de engenheiros ou designers gráficos :mrgreen:

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

Deve andar comigo de um lado para o outro, portanto, se arranjassem uns não muito pesados era mel. E de preferência com boa construção

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Indiferente, por norma só tenho ligado o cabo à eletricidade, nem uso bateria

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

FM e outros mais exigentes graficamente, tipo FIFA ou TERA. Uma Intel Graphics HD da 1ª geração (HP Probook 4320s) tem dado para os gastos, com tudo nos mínimos, portanto, tudo acima é bónus :mrgreen: com o orçamento à disposição tb não espero o topo de gama, mas qt melhor, melhor!

8.) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

Tem de ser ao vivo. De preferência em lojas que possibilitem o pagamento em prestações (o meu pai preferia a Worten, não sei se outras superfícies como a FNAC ou Vóbis tb têm o mesmo serviço).

Viana do Castelo, Esposende ou Porto, é igual

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?

Windows 7 ou 8

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes?

Indiferente

11) Quando é que vais comprar o portátil?

No próximo mês

12) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

Indiferente, no portátil tenho sempre só o indispensável, o resto passo para um disco externo. Se encontrarem opções que privilegiem outros aspetos em detrimento do disco rígido, porreiro, não vai ter grande uso

13) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive apenas de DVD ou também de Blu-Ray?

Pode dar jeito, sim. DVD deve chegar

13) Precisas de alguma porta específica</b> (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações</b> (Bluetooth, ...)?

HDMI

Obrigado deste já!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

ASUS X550LB

HP 15-N005SP

Toshiba Satellite L50-A-1EF

Asus K450JF

Compartilhar este post

Link para o post

K450JF (WX022H preferencialmente) all the way! Está soberbo!

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

K450JF (WX022H preferencialmente) all the way! Está soberbo!

Anda esgotado em todo o lado...Mas era a minha escolha também. Mas como o Pai dele prefere hp, também sugeri um

Compartilhar este post

Link para o post

Anda esgotado em todo o lado...Mas era a minha escolha também. Mas como o Pai dele prefere hp, também sugeri um

O meu irmão comprou um, estive a mexer nele e gostei bastante. Ele comprou na Pcdiga, vi agora (que tambem passa dos 700 29€ lol) e tem stock limitado em Leiria. Mas cm ainda tem tempo, eles arranjam se for a escolha do Daniel.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o K450JF. Tenho para mim que a malta se enganou a fixar o preço disto. Para o preço que arranjei, FNAC 720€ no dia do Black Friday, foi um achado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o K450JF. Tenho para mim que a malta se enganou a fixar o preço disto. Para o preço que arranjei, FNAC 720€ no dia do Black Friday, foi um achado.

No site da PcDiga o preço é o mesmo e também está esgotado.

Pelo preço é um achado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esse K450JF numa loja como a FNAC aparece listado a 800€... :| só mesmo numa promoção é que poderia ponderar em comprá-lo. E mesmo 730€, já 700€ era o limite, era um bocado esticão, mas pronto :mrgreen:

Três perguntas

1) A Asus e Toshiba são marcas fiáveis (construção, serviço técnico, frequência de problemas com os portáteis, aquecimento, etc), tão ou mais do que a HP?

2) Os processadores hoje em dia partem-me a cabeça toda :mrgreen: o que importa mais, a frequência ou ser i5/i7? Tendo como exemplo os que o trz mencionou, é melhor o processador do HP (i7, mas 1.8 GHz de frequência) ou o do Toshiba (i5, mas 2,5 GHz)

e já agora, em comparação com o que tenho. O meu é i3, 2.4GHz. O daquele Asus mais baratito (X550LB-XO055H), que é i5 mas só tem 1,6, seria melhor, pior, ou a mesma coisa a nível de rendimento?

3) Por 600€, não me encontram opções decentes? Se tiver de ser um daqueles de 700€, será, mas queria ponderar bem

Obrigado e desculpem lá o trabalho, não percebo grande coisa de informática e como é um bocado rombo... não quero fazer uma má escolha

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

És de onde Daniel? Tem de ser obrigatoriamente numa grande superfície, tipo worten, fnac ou MM?

1) Muito mais fiáveis do que HP. Nunca optaria por portáteis HP, só se fosse uma promoção fenomenal.

2) Numa breve resposta, não vás pela premissa do que I7 > I5. Isso é mentira, existem muitos i5's bem melhores que alguns i7's. Geralmente e repito, geralmente, os i7 são para trabalhar em programas mais pesados. Os i5 são mais aconselhados para gaming/lazer. Esse i7 é a versão U ou seja, foca-se mais no baixo consumo do que no rendimento. O i5 é ligeiramente superior.

3) 600€? ASUS X550LB-XO085H.

Compartilhar este post

Link para o post

A MHR é parceira da Asus e é cá no Porto. Online, parece que têm o X550LB, o K450JF só entrando em contacto com a loja talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

A MHR é parceira da Asus e é cá no Porto. Online, parece que têm o X550LB, o K450JF só entrando em contacto com a loja talvez.

Têm e dentro do orçamento dele. Por isso é que perguntei de onde ele é e se pode comprar fora das grandes superfícies

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

És de onde Daniel?

É do Porto acho. [/stalk]

Tivessem lido atentamente o primeiro post e sabiam, cornos :(

Porto, Esposende e Viana

de qq forma, em princípio terá de ser numa dessa loja de "massas", sim... Dá mais segurança aos meus pais para comprar, não há o risco de a loja fechar, pelo menos lá (ou pelo menos na worten) dá para pagar a prestações, temos cartão fnac, que tb pode dar jeito... eu percebo que isto para um informático seja uma barbaridade :mrgreen:, e por mim até compraria numa loja de informática qq com melhores preços. mas como o dinheiro não vai ser só meu e preciso do aval dos velhotes...

1) Muito mais fiáveis do que HP. Nunca optaria por portáteis HP, só se fosse uma promoção fenomenal.

2) Numa breve resposta, não vás pela premissa do que I7 > I5. Isso é mentira, existem muitos i5's bem melhores que alguns i7's. Geralmente e repito, geralmente, os i7 são para trabalhar em programas mais pesados. Os i5 são mais aconselhados para gaming/lazer. Esse i7 é a versão U ou seja, foca-se mais no baixo consumo do que no rendimento. O i5 é ligeiramente superior.

1) Não te importas de desenvolver um bocadinho? Suponho que trabalhes na área ou que, pelo menos, tenhas gosto por ela, gostava de ler a tua opinião!

2 e 3, roger that.

Tá bom, fora a pergunta 1), já tenho o que queria em mãos :happy: vou agora procurar reviews e vídeos dos que disseram, tentar perceber a qualidade do material de construção e comparar as especificidades. qq coisa, apito neste tópico

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Eu li velhote, devo é ter alzheimer, esqueci-me depois de pesquisar.

Não dá mesmo para falares e convenceres os teus pais? É que a diferença é bastante grande.

A loja pode fechar mas a garantia continua. E podes pagar a prestações na mesma. Se te aconselho isto, é mesmo para o teu bem.

Neste momento estudo num mestrado completamente diferente da informática, mas tenho o diploma de técnico de informática, tirado no secundário + cursos extra e gosto da área, tentando manter-me actualizado.

A parte de excluir a HP é por experiência/opinião pessoal, por relatos de amigos e outros casos por essa internet fora. Má assistência na garantia e o sistema de arrefecimento dos portáteis HP é rídiculo.

Com o Asus, um dia mais tarde podes querer acrescentar ram ou meter por exemplo, um disco SSD (recomendo), sem perder a garantia. Com o HP, mal retires o selo traseiro, perdes a garantia.

Considero também o material de construção dos Asus superior.

Imo: Asus>Toshiba/Sony> HP >tudo o resto nem considero sequer, tipo Dell, acer...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

que grandioso :heart: obrigadão, mais uma vez. Quando já tiver algo em vista mais concretamente passo por cá

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, a Dell para pcs profissionais é brutal. Quem me dera ter um. Estou é mal impressionado com a Toshiba. A minha empresa comprou 6 há dois anos e meio e só o meu não deu problemas. Já foi um para o lixo todo fritado, já se trocaram inúmero carregadores, já queimou um disco, já queimou uma fonte e já pifou um ecrã.

Toshiba nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Porra, a Dell para pcs profissionais é brutal. Quem me dera ter um. Estou é mal impressionado com a Toshiba. A minha empresa comprou 6 há dois anos e meio e só o meu não deu problemas. Já foi um para o lixo todo fritado, já se trocaram inúmero carregadores, já queimou um disco, já queimou uma fonte e já pifou um ecrã.

Toshiba nunca mais.

Isso não é nada normal Tio, a sério.

Relativamente ás marcas, é óbvio que podes ter um Asus que te avaria no próprio dia e um Acer que até pode durar anos, é também uma questão de sorte. Eu cheguei a comprar um Samsung topo de gama e no mesmo dia que cheguei a casa, queimou a board lol sim, é mesmo verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse ASUS que recomendas o disco é so de 5400 rpm.

Um de 7200 não será melhor.

O que difere de um i5 ser melhor que um i7?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Mas esse ASUS que recomendas o disco é so de 5400 rpm.

Um de 7200 não será melhor.

O que difere de um i5 ser melhor que um i7?

Por 600€ não se pode pedir tudo e diferença entre um disco de 5400 / 7200 rpm não é muito significativa. É preferível perder no disco e ganhar no resto.

A principal diferença entre o i5/i7 é que o i7 tem 8 núcleos, 4 físicos e 4 virtuais (tecnologia Hiper-thereading). O i5 só tem os 4 fisicos, não consegue ir buscar mais "força" a outros núcleos. Para gaming um i5 é adequado, para programas pesados, aconselha-se um i7.

Um exemplo da diferença entre os processadores em actividades informáticas, é por exemplo a renderização em que o i7 "goleia" o i5.

Explicação mais pormenorizada

Penso que a maior diferença entre o i7 e o i5 é o facto de o primeiro ter HT (Hyper Threading). O que permite que cada um dos 4 cores represente 2 cores virtuais ficando-se com um total de 8 cores. Assim consegue-se espremer um pouco mais de performance de cada core (visto que há partes do pipeline que ficam inactivos se estiver-se apenas a correr uma thread e assim aproveita-se para ter duas a correr). No entanto, o aumento de perfomance nunca será para o dobro mesmo em rendering de vídeo que tire partido de utilizar 8 threads. Mas como é óbvio se usares programar que utilizem 8 threads tens um bom boost no i7. Se comparares ambos com 4 threads ao mesmo clock devem ser equivalentes.

Para o uso que o Daniel vai dar ao portátil, um i5 chega e sobra, não vale apena pagar o extra para ter um i7 e não tirar proveito do mesmo.

Já agora, a worten vai estar em promoções em portáteis. Até 45%.

Editado por trz

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já agora, a worten vai estar em promoções em portáteis. Até 45%.

A sério? Fui ver o site por alto e não encontrei :x

Em que dias/semana? E como funciona, fica no talão/vales ou cartão worten ou assim?

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

sim, recebi o newsletter no mail. dias 14 a 20, desconto directo no valor.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, recebi o newsletter no mail. dias 14 a 20, desconto directo no valor.

E nessa newsletter diz quais são os portáteis?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Não, diz numa gama de portáteis

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...