Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
putodrok

[FM2014] 4-2-3-1 Possesion

Publicações recomendadas

Antes de começar a falar sobre a táctica gostaria de dizer que é a 1º vez que posto uma táctica, logo não sejas muito duros comigo.

Quanto a táctica é um desenho básico de um 4-2-3-1, e que foi desenhado com equipa base do SCP. Queria um futebol de posse, porém ofensivo, inicialmente tinha grandes problemas porque apesar de os resultados estarem a aparecer estava a sofrer muitos golos e mais tarde percebi que a melhor maneira era tentar optar por um desenho táctico que se adaptasse as necessidades dos jogadores do SCP. Ora bem apesar de não alterar o esquema táctico do 4-2-3-1, quando a equipa ataca é como se formasse o 3-4-3 pois o lateral esquerdo têm ordens explicitas de ataque e o direito de ficar mais recuado no apoio ao defesa. Ora vamos lá começar a mostrar um pouco da táctica e a dar algumas dicas dos jogadores.

E75l39Y.png

Ora bem ao olhar para o esquema táctico vemos aquilo que eu tinha dito, um lateral muito ofensivo, um lateral mais de contenção de forma a puder ajudar os 2 centrais, no meio-campo 2 médios mais recuado, um trinco forte e recuperador de bolas, e um médio mais de contenção com níveis de passe mais elevados, um tridente ofensivo formado por 2 extremos, um como avançado interior e outro como um extremo puro, com um criador de jogo avançado para poder apoiar facilmente o ponta de lança que é usado de todas as formas, seja com cruzamentos para a área vindo do lateral e do extremo esquerdo seja através de passes de mortes do nosso extremo direito que têm maior tendência a descair para o meio e conseguir remates cruzados.

Algumas dicas sobre os jogadores:

Guarda-redes: O melhor que puderem ter, não tem muitos atributos que sejam mais importantes porém o nosso guarda-redes vai funcionar como um libero para as nossas linhas puderem subir e evitar sofrer nas costas dos nossos centrais.

Defesas centrais: De preferência um jogador com mais técnica como o Marco Rojo, Garay e Maicon e outro para dominar o jogo por alto como um Maurício, Luisão ou Mangala. É claro que quanto maior orçamento melhor terá de se pedir ou seja sempre que puderem contratar um central com mais técnica ou com melhores atributos de impulsão, cabeceamento e desarme melhor.

Defesa lateral esquerdo: Jogador que tem de ser rápido tanto no envolvimento do ataque como na recuperação para a defesa, Precisa de bons indicies de cruzamento de forma a que seja possível nas subidas criar o máximo de desequilíbrios no ataque. No caso do SCP decidi claramente pelo Jefferson até mesmo pelo comportamento dele nos jogos do SCP, é um jogador muito ofensivo e que procura sempre desequilibrar a defesa contrario.

Defesa Lateral Direito: Este não tem muito que se diga, têm de ser um jogador muito completo, tanto a nível defensivo como a nível ofensivo, apesar de ter um pendor maior como defesa aparece algumas vezes em apoio ao meio campo e ai convêm um lateral com bons níveis de passe de forma a conseguir bons passes no espaço para o extremo do mesmo lado. No Sporting eu adoptei o Cédric como primeira escolha, porque para além de bons índices de desenvolvimento ainda tem bons atributos iniciais, claro que não são melhores porém na 2º temporada se for bem desenvolvido fica muito bom mesmo.

Médio Recuperador de Bolas: Jogador muito forte, com bons índices de passe e de desarme. No Sporting claro que optei por William Carvalho, é um jogador muito completo e acima de tudo muito forte na recuperação de bolas.

Médio Área-Área: Este para mim é a peça fundamental desta equipa, todo o nosso jogo tem de passar por este homem, precisa do máximo de passe possível, cria muitas oportunidades dos extremos entrarem e criar perigo. Adrien foi a minha escolha, até mesmo pela forma que joga na realidade, para além de ajudar imenso no movimento defensivo, os seus passes de morte são os grandes causadores de jogadas de perigo do Sporting.

Organizador de Jogo Avançado: Aparecer nos espaços, é a ideia base deste jogador, criar espaço entre centrais de forma a que o nosso ponta de lança tenho uma desmarcação letal para aparecer na cara do golo, o remate forte também é muito necessário para que sempre que houver uma abertura seja possível um remate perigoso. Neste caso comprei um Matias Fernández pois o André Martins é muito irregular, tão depressa faz hat-trick como desaparece e nem no envolvimento ofensivo aparece.

Avançado Interior Direito: Um jogador com muita técnica para partir para cima dos defesas e conseguir fazer jogadas de perigo com os constantes desequilíbrios criados nas alas. Carrillo aqui assenta porém não é o melhor dos melhores quanto mais

A Mentalidade da Equipa é controlar de forma a que não sejamos surpreendidos com os contra-ataques das equipas e acima de tudo que nos permita pautar o jogo e criar jogadas de perigo com alguma frequência

A equipa vai jogar de uma forma fluída de forma a que haja algumas sobreposições da equipa para confundir as defesas adversarias.

Aqui tem um print das instruções a equipa:

oVRTBK7.png

Aqui deixo um print das minhas transferências da época passada:

fjbV1oi.png

E as restantes transferências:

eaOgbC1.png

Agora deixo aqui as classificações:

2En1wcz.png

A classificação a meio do campeonato da 2º época:

PpioOkE.png

Tive em 1º até há bem pouco tempo mas devido ao excesso de jogos com a LC tive que usar alguns jogadores mais fracos que não conseguiram resolver.

Acho que já está tudo dito em relação a táctica, portanto deixo aqui o link em baixo:

4231 Posseion

Deixem as vossas opiniões aqui =D

Editado por putodrok
tag

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que a táctica vem sem as instruções de equipa e o lateral direito aparece como ala completo a atacar?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que a táctica vem sem as instruções de equipa e o lateral direito aparece como ala completo a atacar?

Peço desculpa tinha colocado a versão errada da táctica essa é a anterior que eu falo no post.

Já editei o 1º post e já tem a táctica com instruções e o lateral com a função correcta.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora terminei agora a 2º época queria apenas deixar aqui todos os dados desta época para analisarem:

v3r71dh.png

Ho5tY7Z.png

nFi43Yt.png

AspEI6p.png

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Sorry queria dizer 14.3 --" deve-me ter passado

Não mudaste ainda.lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...