Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hank

Tópico dos Componentes

Publicações recomendadas

Boa tarde gente bonita. Na eminência de comprar um ssd surgiu a ideia de criar este tópico para aqueles que têm dúvidas sobre escolher um i5 ou i7, bem como discos, ram e afins, isto de forma a libertar um pouco o tópico das dúvidas.

Let's get down to bizz, tal como disse estou para comprar um ssd isto devido à minha crescente acomodação ao Linux, aliado ao facto de não gostar dos tempos de resposta que o W8.1 me tem dado. De momento tenho 3 partições (100GB + 100GB + 30GB) distribuídos por Windows, Ubuntu e Dados. Como planeio manter este disco para dados, um ssd de 120GB deve cumprir certo? E quanto há oferta existente, há alguma marca/modelo e ter em consideração?

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=153903 Em tempos o pessoal usava este tópico mas depois eclipsou-se, também dava para estes assuntos mas podemos continuar aqui.

Um SSD de 120GB para o Linux? Mais do que suficiente. Quanto às marcas, gosto especialmente da Samsung, penso que é a mais fiável de momento. Mas a Corsair, OCZ, G-SKILL e Intel também são porreiras. Kingston, ADATA e SanDisk não sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um da Crucial estes dias e não tenho queixas para já. E foi para um Mac.

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, irei manter uma partição para Windows por causa dos jogos e software que preciso para faculdade.

Uma pergunta, o facto de instalar um ssd pode influenciar o desempenho do processador? Isto porque o meu portátil tem tendência a sobreaquecer e tenho notado que está associado ao uso mais ou menos "pesado" do computador, isto falando no W8.1, no Ubuntu tem sido mel.

E peço desculpa mas não encontrei esse tópico, talvez faça mais sentido mover isto para lá.

Compartilhar este post

Link para o post

O outro já está esquecido, entretanto a malta virou-se muito para outro tipo de dispositivos que não portáteis e torres e por isso deixei de atualizar aquilo.

Associado ao desempenho do processador não está, mas quando tinhas um disco mecânico a CPU ficava mais tempo em espera porque os dados demoravam mais a ser processados pelo disco (era o gargalo), agora fazes as coisas mais rapidamente mas o trabalho da CPU é o mesmo. Até pode ser disso, a CPU estar ativa durante períodos mais longos, mas não era suposto ter esse efeito negativo. Um Speedfan nisso a monitorizar as temperaturas.

O Ubuntu, apesar de ser um pouco pesado, até num disco de 5400rpm corre fixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto com duas tabs do Chrome abertas. Se abrir um jogo a ventoinha dispara e as temperaturas chegam aos 80º. Por isso é que nem sei se vale a pena investir num ssd ou poupar para um portátil.

W0VTF7o.png

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é muito...então nesta altura do ano...olha o meu a fazer o mesmo que o teu, agora mesmo:Sem_T_tulo.png

Acho que isso está é a precisar de uma limpeza ou de massa térmica...mesmo com a CPU a 100% ele não deveria chegar a essas temperaturas. No verão até seriam compreensíveis, agora nunca na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Fogo isso tá óptimo. Costumo fazer limpeza + massa duas, três vezes por ano e nunca baixa dos 60º. Comprei este portátil em segunda mão há coisa de 3/4 anos. É possível que o dono anterior tenha feito algum tipo de overclock para apresentar estas temperaturas?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser a própria construção do portátil...o meu antigo também nunca ia abaixo dos 40º e no verão a processar jogos no FM às vezes chegava a 90º. Se fazes limpeza só posso assumir que é isso.

O meu não é o melhor exemplo de comparação, apesar de já não ser aberto desde agosto e de ser 15,4" é um Core i5 da série U, baixa voltagem. Mas diria que um quad-core como o teu não deveria andar em temperaturas tão elevadas...pesquisa no google por modelos iguais ao teu a ver se existem pessoas com o mesmo problema.

Quanto ao overclock, não acho isso possível.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...