Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

[Projecto] Notebook cooler homemade

Publicações recomendadas

Boas pessoal :)

Acho que isto acaba por ficar melhor nesta secção do que na dos trabalhos, visto que isto é algo relacionado com tecnologia/informática.

Há uns tempos surgiu-me a ideia de, eu próprio, fazer uma base refrigeradora para o meu portátil. A ideia assentou em utilizar o máximo de materiais que já tinha cá em casa possível, de modo a fazer algo minimamente económico e ao mesmo tempo agradável aos olhos e simples, tal como gosto de todas as coisas :mrgreen:

Decidi utilizar a madeira porque é um material bastante fácil de trabalhar...

IMG_20150414_135322.jpg

IMG_20150414_135514.jpg

IMG_20150414_142823.jpg

IMG_20150414_142840.jpg

Inicialmente, pensei em utilizar as fans que tinha aqui de uma base anterior, mas depois mudei de ideias e mudei para uma de 120mm. E lá tive que recompor a madeira com um pouco de massa :mrgreen:

IMG_20150414_142833.jpg

IMG_20150414_194636.jpg

IMG_20150415_195250.jpg

IMG_20150415_195300.jpg

IMG_20150415_195313.jpg

IMG_20150416_161055.jpg

IMG_20150416_161114.jpg

IMG_20150416_161122.jpg

Aqui já com a massa aplicada e o recorte final feito + a pintadelazita

IMG_20150418_184050.jpg

IMG_20150424_075207.jpg

E o resultado final :)

IMG_20150424_182752.jpg

IMG_20150424_182833.jpg

IMG_20150424_182842.jpg

IMG_20150424_182905.jpg

IMG_20150424_183807.jpg

IMG_20150424_182819.jpg

IMG_20150424_184457.jpg

Sei perfeitamente que podia ter sido um pouco mais perfeito nos acabamentos da madeira e da pintura, mas a verdade é que o jeito não é muito. Ainda assim, não ficou muito mau, uma vez que andei a fazer remendos.

Não me deu grande trabalho e acabou por me dar um grande prazer ao fazer isto. Consegui mais ou menos o que queria (eficiência, aparência e arrumação, onde os fios não se vêm porque estão amarrados e colocados na madeira) em cerca de 2 semanas, porque ainda tive que esperar 2/3 dias pela ventoinha. Como podem ver, sem gastar grande dinheiro, consegue-se fazer uma coisa minimamente apresentável e de qualidade. Basta usar o pouco jeito que se tem (como eu) e a imaginação/criatividade :mrgreen:

Editado por Reigns

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Gostei muito da cor da fan, boa escolha

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado malta, aceitam-se encomendas! :mrgreen:

Também curti muito, o vermelho fica bastante bem com o preto :D

Compartilhar este post

Link para o post

9,5€ da ventoinha (com portes, não tinha oportunidade de ir buscar à loja) + ~4€ de tintas.

Reutilizei madeira, massa, fita e cabo usb que tinha aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas :)

Passados uns dias, lembrei-me de voltar a pegar nisto e tentar fazer algo melhor com ela (ou não :mrgreen:). Ficou com algumas imperfeições nos cortes, até porque não fui muito rigoroso, mas agora tenho os cortes mais ou menos coincidentes nas saídas de ar do meu computador. Optei também por acrescentar 1,5cm na altura para ficar um pouco mais elevada e não tão junto à secretaria, para poder respirar melhorzinho. Depois, meti lá uma rede que tinha, e optei por pintar de branco para não ir gastar mais dinheiro em tinta, visto que tinha aqui esta. Acabei por gostar do resultado, a grelha juntamente com a ventoinha dá um look bastante bonito. Dou por encerrado as mexidelas nesta base até porque já não tenho muito mais por onde lhe pegar e a "estragar" :lol:

IMG_20150509_175129.jpg

IMG_20150509_175217.jpg

IMG_20150509_175139.jpg

Em futuros projetos espero conseguir tratar de todas as imperfeições que deixo nos projetos e tentar melhorar, porque fazer este tipo de coisas dá-me bastante prazer quando vejo o resultado final e consigo, dentro dos possíveis, aquilo que quero, sem ter que andar a gastar grandes fortunas.

Editado por Reigns

Compartilhar este post

Link para o post

Podias era fazer ai um video ou assim de como fizeste as ligações fan-cabo usb para os que não pescam nada disso :p

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, agora não tenho como te explicar, mas muito rápida e sucintamente:

- Pegas num alicate, cortas a ponta da fan (normalmente será uma ligação de "pinos", pois era suposto ser ligada à motherboard) e descarnas o "plástico" que envolve aquele fiozinho fininho cinzento. Fazes o mesmo com o cabo usb. Depois é só "apertares" os fios cinzentos um no outro e fixa-los de modo a não se desapertarem.

Aconselho-te a fazer com fans de 80mm por causa dos volts. Se fizeres com ventoinhas de 120mm, por exemplo, como eu fiz, vais perder rpm da ventoinha devido aos volts que o cabo usb consegue transmitir, que são insuficientes para os volts da ventoinha. Para ventoinhas de mais de 80mm, precisas de controladores e isto e aquilo, que não te posso ajudar mais pois nunca me dei ao trabalho de saber mais nem de estar a perder mais tempo com isto :mrgreen:

Deixo-te também aqui o vídeo que o Drope me mostrou na altura, que me deu uma pequena ajuda e mostra de forma prática aquilo que eu disse em cima, mas bem explicado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, agora não tenho como te explicar, mas muito rápida e sucintamente:

- Pegas num alicate, cortas a ponta da fan (normalmente será uma ligação de "pinos", pois era suposto ser ligada à motherboard) e descarnas o "plástico" que envolve aquele fiozinho fininho cinzento. Fazes o mesmo com o cabo usb. Depois é só "apertares" os fios cinzentos um no outro e fixa-los de modo a não se desapertarem.

Aconselho-te a fazer com fans de 80mm por causa dos volts. Se fizeres com ventoinhas de 120mm, por exemplo, como eu fiz, vais perder rpm da ventoinha devido aos volts que o cabo usb consegue transmitir, que são insuficientes para os volts da ventoinha. Para ventoinhas de mais de 80mm, precisas de controladores e isto e aquilo, que não te posso ajudar mais pois nunca me dei ao trabalho de saber mais nem de estar a perder mais tempo com isto :mrgreen:

Deixo-te também aqui o vídeo que o Drope me mostrou na altura, que me deu uma pequena ajuda e mostra de forma prática aquilo que eu disse em cima, mas bem explicado :lol:

Obrigado, entendi mais ou menos :p Agora a minha dúvida é a seguinte: e se usar 2 fans?

Compartilhar este post

Link para o post

O procedimento é o mesmo, só que tens que descarnar um pouco mais o cabo usb para o fio ficar maior, porque vais ter 2 fios (de 2 fans) para ligares.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...