Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Análise da época 2014/15

Publicações recomendadas

Onze ideal

Rui Patrício; Lopes, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson; William, Adrien (merecia mais o André mas nem 1/3 dos jogos fez), João Mário; Nani, Carrillo, Montero.

Melhor jogador

Carrillo - provou finalmente que não era um jogador intermitente e teve a melhor época de sempre com a nossa camisola.

Melhor e pior contratação

Paulo Oliveira - É um miúdo que vêm do Vitória para se assumir como o patrão da defesa do Sporting. A entrada contra o Chelsea é um dos pontos-chave da nossa época, porque não sei quantos mais pontos não tínhamos perdido a jogar com Sarr-Maurício.

Está um senhor central e merece ser chamado à selecção.

Naby Sarr - Não consigo perceber o que viram nele. Não sabe usar a sua altura para cabecear bolas, não tem noção de posicionamento, treme por tudo o que é sítio, enfim. Eu que não jogo nada à bola, fazia melhor figura que ele.

Jogadores revelação e desilusão

Ewerton - veio do Anzhi a meio da época e com poucos jogos nas pernas, mas revelou-se um bom jogador. Ainda agora na Taça fazia tudo praticamente bem e com muita classe. Espero que exerçam a opção de compra.

Cédric - não evolui. Está um jogador burro a atacar que nem um cruzamento bem direccionado consegue fazer. Neste momento é aproveitar o hype e é para vender.

Melhor e pior jogo

A final da Taça :heart: É como o ricky diz, nunca mais me vou esquecer do turbilhão de emoções que senti no Jamor. Mas deixo também uma menção ao jogo com o Porto na Taça, foi talvez o mais bem conseguido em termos de jogo jogado.

A derrota com o Vitória por 3-0. Foi uma autentica "chapada" que provou ali que não estávamos prontos para lutar pelo campeonato.

Pontos mais alto e baixo

A vitória na Taça

A prestação na Europ foi um ponto baixo. Os pontos perdidos com o Maribor e a derrota injusta com o Schalke só provam que tínhamos qualidade para seguir em frente na Champions. E na Liga Europa não conseguimos fazer um mínimo de resistência ao Wolfsburgo.

Sectores a reforçar

Um lateral para cada lado, um central titular (na eventualidade de não se comprar o Ewerton) e um extremo desequilibrador para colmatar a saída do Nani.

Se o William sair é importante um médio mais defensivo, até porque o Rosell já parece estar queimado.

Balanço da época

Sabe a pouco. Conseguimos regressar aos troféus e à Champions mas tínhamos equipa para estar na luta pelo título até ao fim, sobretudo porque o Benfica e o Porto não fizeram equipas por ai além.

Não conseguimos praticar um futebol atractivo, com bons processos ofensivos e isso reflectiu-se em muitos jogos contra equipas mais fechadas e temos de melhorar imenso nisso.

O Marco nem sempre fez as melhores escolhas (aquela dupla de centrais do inicio do ano...) e nem sempre soube mexer bem e isso é outro ponto que tem de ser revisto para a próxima.

Se a primeira época do BdC tinha sido o ano 0, este foi um ano 1 que podia ter sido muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui Patrício; Cedric, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson; William, André, João Mário; Nani, Carrillo, Montero.

Melhor jogador

Carrillo - de longe, calou muita gente que o criticava no ano passado e o queriam despachar a custo zero. Mesmo assim ainda tem uma legião de haters só porque bebe sangria na praia, o que é surreal.

Melhor e pior contratação

Paulo Oliveira - tenho pena que o Marco tenha demorado um século a entender isso. O que custou alguns pontos e a passagem à fase seguinte da Champions.

Naby Sarr - Esta deve ser consensual. Dos piores centrais que vi com a camisola do Sporting (e já vi muitos maus). Dos maiores barretes desta direcção.

Jogadores revelação e desilusão

Carrillo - finalmente revelou aquilo que tem. E ainda acredito que é capaz de bem melhor, ainda tem muito medo de arriscar nos duelos individuais e perde um bocado com isso. Tiques do Leonardo.

William Carvalho - Dos meus jogadores preferidos e continuo a achar que fez uma época aceitável. Mas para aquilo que mostrou no ano passado estava à espera de BEM mais. Mas acho que a culpa não foi só dele.

Melhor e pior jogo

Pá a final do Jamor foi um jogo bom pela surpresa e pela vitória da taça. Mas em termos de futebol propriamente dito fomos fraquinhos. Daí ser difícil para mim de o assumir como o melhor jogo. Dois dos jogos que mais gostei do Sporting foi o jogo frente ao FC Porto para a taça (fomos enormes e nessa fase passei a ter imensa confiança no Marco) e contra o Belenenses na taça da Liga (incrivelmente com alguns miúdos menos rodados).

O pior jogo foi o 3-0 contra o Guimarães. Não entendi o que se passou ali. Mas tivemos outros tantos..

Pontos mais alto e baixo

A vitória na Taça. Fácil.

Ponto baixo? Muitos. Mas destaco novamente a derrota contra o Guimarães, a novela BdC-Marco Silva, o empate contra o Benfica e o péssimo futebol apresentado.

Sectores a reforçar

Interessante este ponto. É obrigatório um lateral direito e na minha opinião emprestava o Miguel e vendia o Cédric à melhor oferta. Mantinha o Estagio + reforço no plantel. Paro o lado esquerdo como já estou a contar com a saída do Jefferson também conto com um reforço e numa aposta efectiva no Jonathan.

No meio-campo se não sair ninguém não mexia.

Extremos: precisamos de um reforço para colmatar a saída do Nani e Carrillo. E já está na hora de subir o Iuri e Matheus. Pelo menos.

Avançado: Só se sair alguém.

Balanço da época

Razoável. Era injusto dizer que a época foi negativa quando se ganhou o 2º título mais importante de Portugal. Mas tirando a taça (e tivemos muita sorte com o sorteio também) fomos fraquinhos em todas as competições. E sim, Champions incluída. Nem tanto por ocupar o 3º lugar no campeonato e por não passar à fase seguinte, mas sim pelo futebol pobre que apresentámos. Merecíamos mais.

Pena que só aqui neste pequeno espaço vejo pessoas críticas em relação à época que passou. Sinto-me triste por saber que o MS é um deus por apresentar que apresentou.

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal: Rui; Lopes; Paulo; Ewerton; Jefferson; William; Adrien; João; Nani; Carrillo; Montero

Melhor jogador: Ewerton - Chegou, viu e venceu.

Melhor e pior contratação: Ewerton/Sarr

Revelação e desilusão: Paulo/Cédric

Melhor e pior jogo: Porto 1-3 Sporting (Taça)/Guimarães 3-0 Sporting

Pontos altos e baixos: Vitória na final da taça/Empate em Alvalade com o Benfica

Setores a reforçar: Lateral Direita e Extremos

Balanço: Época razoável apenas porque ganhamos a taça, pois sem isso foi uma desgraça. Empates absurdos em casa ditaram o nosso afastamento do título mas também não jogávamos nadinha. Na Champions até foi boa a prestação, mas Maurício e Sarr nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...