Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Do inferno à glória: 1482 dias na vida do River Plate

Publicações recomendadas

Do inferno à glória: 1482 dias na vida do River Plate

 

"Milionários" venceram o Tigres, do México, e conquistaram a Taça dos Libertadores

 

É uma data que os fervorosos adeptos do River Plate jamais irão esquecer: 26 de Junho de 2011. O histórico emblema de Buenos Aires foi eliminado no play-off de manutenção pelo Belgrano, da cidade de Córdoba, e desceu ao inferno da 2.ª divisão argentina. Foi um período conturbado na história do clube. Mas nesta quarta-feira chegou um momento marcante na redenção, com a equipa a vencer a Taça Libertadores, depois de ganhar ao Tigres, do México, por 3-0.

 

Na penúria e humilhados, os “milionários”, qual Fénix, renasceram das cinzas e reergueram-se. Jogo após jogo conseguiram carpir as lágrimas e desbravaram a dura realidade que é o segundo escalão do futebol das “Pampas”.

 

Sem dinheiro, mas com o prestígio que 114 anos de história lhe confere, a direcção do River conseguiu convencer e recrutar jogadores consagrados como David Trezeguet, Fernando Cavenaghi, Chori Dominguez. A esta experiência juntou a rebeldia de jovens formados no clube. Erick Lamela, Lucas Ocampos, os irmãos Funes Mori – Ramiro e Rogelio, este último com uma fugaz passagem pelo Benfica -, Matías Kranevitter, Éder Balanta, entre outros, mereceram uma oportunidade e não defraudaram as expectativas. Paulatinamente, o gigante acordou.

 

Um ano após ter descido ao inferno, sagrou-se campeão da Primera B Nacional, a 2.ª divisão argentina. Na temporada 2013-2014, o River encerrou um jejum que vigorava desde 2007 e conquistou a Taça Sul-Americana, derrotando os colombianos do Atlético Nacional. Venceu ainda a Recopa Sul-Americana, derrotando os rivais do San Lorenzo, mas o título mais especial veio após o triunfo frente ao Quilmes, vitória que assegurou a conquista do Torneio Final e consagrou a equipa como campeã da Argentina em 2014, suplantando o eterno rival Boca Juniors. Ramón Diaz era o treinador.

 

A cereja no topo do bolo, porém, ocorreu na madrugada de quarta para quinta-feira no Estádio Monumental de Nuñez, o mesmo palco do jogo com o Belgrano que levou a equipa à 2.ª divisão. Frente ao Tigres, e depois do 0-0 na 1.ª mão, Lucas Alario, Carlos Sánchez (g.p.) e Ramiro Funes Mori garantiram a terceira Taça dos Libertadores da América no historial dos “milionários”. Há 19 anos que não se via festa assim por aqueles lados. Estiveram 62 mil pessoas no estádio, mas muitas mais festejaram noite adentro em Buenos Aires e um pouco por toda a Argentina.

 

Depois de ter assumido o comando técnico da equipa em 2014, Marcelo Gallardo, antigo camisola dez do River, entrou mais uma vez para a história, tornando-se o primeiro a conquistar o troféu de clubes mais desejado pelos clubes da América Latina como jogador – em 1996 - e treinador.

 

Título especial, ainda, para o antigo capitão do FC Porto Lucho González, que entrou em campo aos 82 minutos, e para Javier Saviola. Há 19 anos, o ex-avançado do Benfica esteve presente no estádio, como apanha bolas, no triunfo ante o América de Cali (Colômbia) por 2-0, com um bis de Hernán Crespo. Agora, aos 33 anos, regressou a tempo de fazer a festa no clube que o formou.

 

“Gosto muito deste clube. Nasci aqui. Cheguei ao River tinha oito anos. Por isso é um motivo para festejar. Será uma noite que dificilmente irei esquecer. Primeiro como adepto e agora como jogador”, afirmou, emocionado, Saviola.

 

A mesma alegria não teve Pablo Aimar, que viu este segundo regresso ao River ser interrompido por uma série de lesões, mazelas que o levaram a terminar a carreira. Teo Gutiérrez, reforço do Sporting, também poderá sentir-se parte deste triunfo, já que apontou três golos em oito partidas nesta caminhada triunfal.

 

Publico

Editado por Lebohang

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...