Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
niNNj@

[FM 2016] Manual Táctico ( em construção)

Publicações recomendadas

Concordo contigo na parte a bold. Explicaste bem melhor o que eu queria dizer.

Agora o ultimo paragrafo, nao estou de acordo. Não vejo as instruções à equipa e jogadores como simples retoques. Na minha opinião, são decisivas para transformar uma táctica... para muito melhor ou muito pior.

Sim, já foram, mas em termos da arquitectura do próprio jogo deixaram de ser, isto porque com o FM15 a função do jogador adquiriu uma importância muito maior com instruções não editáveis, portanto, as que são editáveis são pequenas afinações que podemos ou não usar. Nas instruções à equipa aplicou-se o mesmo conceito por causa dos automatismos que são impostos quando se selecciona a Mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Capone disse está correto, mas queria só dar mais uma achega...

Indo para os extremos da filosofia a implementar, temos que com uma filosofia muito estruturada vais ter jogadores a respeitar mais as instruções que lhe são dadas, em geral com menos liberdade criativa.

No lado oposto, uma filosofia muito fluída vai permitir que os jogadores se libertem mais, com mais criatividade.

Isto tem algumas consequências. Com uma táctica muito fluída os jogadores vão estarem mais próximos uns dos outros, o que pode facilitar tácticas que apostem nas sobreposições.

De uma maneira geral, no entanto a filosofia adoptada tem pouca influencia no desempenho final da táctica. As instruções à equipa e aos jogadores são bem mais importantes.

Desde o ano passado, tenho escolhido a filosofia da equipa em função de um atributo dos meus jogadores. Se tenho uma equipa com uma média no atributo "decisões" alta (>14) opto por uma filosofia Fluída ou Muito Fluída. Se essa média for baixa, então escolho Estruturada. O motivo é que dar liberdade criativa a jogadores com baixa capacidade de decisão geralmente leva a muitos erros escusados.

Para quem está a criar a táctica de raiz, o ideal é começar pela filosofia Flexível. No meio geralmente está sempre a virtude, e depois analisando os jogos e a equipa alterar se necessário.

Tens andado desaparecido...welcome back, em relaçao ao sublinhado nunca tinha pensado nisso mas parece-me uma grande ideia a ser explorada...

Não é uma questão de respeitarem mais ou respeitarem menos: o jogador procura manter-se sempre fiel à sua função e tarefa, não é por ter mais liberdade criativa que o deixa de fazer. Em esquemas que recorrem a mais fluidez, é dito ao jogador que deve executar a sua função e tarefa E AINDA contribuir para mais aspectos / fases (como se lhe queira chamar) do jogo. É como ter uma casa com 11 pessoas: ou optamos por cada uma executar uma tarefa a limpá-la, ou optamos por cada uma executar a mesma tarefa atribuída e mais umas quantas.

As instruções à equipa e aos jogadores são actualmente vistas como simples retoques. A base do esquema é sempre a Mentalidade, Funções e Tarefas dos jogadores.

na teoria nao deveria ser?? ou seja se tens mais liberdade creativa deverias poder "inventar" mais certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens andado desaparecido...welcome back, em relaçao ao sublinhado nunca tinha pensado nisso mas parece-me uma grande ideia a ser explorada...

na teoria nao deveria ser?? ou seja se tens mais liberdade creativa deverias poder "inventar" mais certo?

Criou-se o mito, talvez por alturas do fm12, que liberdade criativa implicava que o jogador deixasse de cumprir a sua função e tarefa porque tinha liberdade para inventar. Mas foi apenas isto, um daqueles mitos do fm que pegam e colam e depois um engano torna-se uma verdade na cabeça das pessoas. A isto juntou-se a confusão com o atributo criatividade (alterado para visão de jogo para acabar com as "invenções" :biggrin: ) Talvez Liberdade Criativa não seja o melhor dos termos, mas talvez a analogia das limpezas que fiz possa ser mais esclarecedora.

Imagina que tens uma equipa de limpeza com 11 funcionários: por um lado, dizes a um para limpar o pó, a outro para aspirar, a outro para lavar os vidros e assim sucessivamente, ou seja, cada um tem a sua tarefa. Por outro lado, podes dizer ao que limpa o pó para também aspirar juntamente com o que já aspira ou até mesmo que todos eles devem fazer um pouco de tudo, desta forma criando um único grupo. É o que se passa no FM: os jogadores ou apenas contribuem para as acções decorrentes da sua função e tarefa, ou contribuem para mais.

Depois, joga também a Mentalidade: se tens um único conjunto ou grupo (muito fluido) e a mentalidade for ofensiva, estás a determinar que os 11 jogadores vão ser ofensivos; o mesmo se aplica se a mentalidade for defensiva. Ou seja, a fluidez nivela ou reparte a mentalidade dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Criou-se o mito, talvez por alturas do fm12, que liberdade criativa implicava que o jogador deixasse de cumprir a sua função e tarefa porque tinha liberdade para inventar. Mas foi apenas isto, um daqueles mitos do fm que pegam e colam e depois um engano torna-se uma verdade na cabeça das pessoas. A isto juntou-se a confusão com o atributo criatividade (alterado para visão de jogo para acabar com as "invenções" :biggrin: ) Talvez Liberdade Criativa não seja o melhor dos termos, mas talvez a analogia das limpezas que fiz possa ser mais esclarecedora.

Imagina que tens uma equipa de limpeza com 11 funcionários: por um lado, dizes a um para limpar o pó, a outro para aspirar, a outro para lavar os vidros e assim sucessivamente, ou seja, cada um tem a sua tarefa. Por outro lado, podes dizer ao que limpa o pó para também aspirar juntamente com o que já aspira ou até mesmo que todos eles devem fazer um pouco de tudo, desta forma criando um único grupo. É o que se passa no FM: os jogadores ou apenas contribuem para as acções decorrentes da sua função e tarefa, ou contribuem para mais.

Depois, joga também a Mentalidade: se tens um único conjunto ou grupo (muito fluido) e a mentalidade for ofensiva, estás a determinar que os 11 jogadores vão ser ofensivos; o mesmo se aplica se a mentalidade for defensiva. Ou seja, a fluidez nivela ou reparte a mentalidade dos jogadores.

hum faz sentido sim senhor, thanks :compinchas: , mas ha coisas que eu ja notei, por exemplo quando dou mais liberdade creativa ou seja jogo mais expressivo com mais fluidez os meus extremos correm muito com bola e da a senaçao que jogam mais soltos mas a defesa por sua vez ja nao é tao consistente e da a senaçao que nao faz tao bem as marcaçoes nem ataca tao bem a bola, ja quando é ao contrario quando jogo mais diciplinado e mais extruturado, os extremos parece que ja nao jogam com tanta liberdade mas em compensaçao a defesa da a sensaçao de ficar mais solida e pressionar e roubar melhor a bola... :confuso:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

hum faz sentido sim senhor, thanks :compinchas: , mas ha coisas que eu ja notei, por exemplo quando dou mais liberdade creativa ou seja jogo mais expressivo com mais fluidez os meus extremos correm muito com bola e da a senaçao que jogam mais soltos mas a defesa por sua vez ja nao é tao consistente e da a senaçao que nao faz tao bem as marcaçoes nem ataca tao bem a bola, ja quando é ao contrario quando jogo mais diciplinado e mais extruturado, os extremos parece que ja nao jogam com tanta liberdade mas em compensaçao a defesa da a sensaçao de ficar mais solida e pressionar e roubar melhor a bola... :confuso:

e que tal experimentares mais fluidez com mais disciplinado ou mais rígido com mais expressivo ? :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

e que tal experimentares mais fluidez com mais disciplinado ou mais rígido com mais expressivo ? :wink:

deve dar uma especie de equilibrio, consoante a estrategia,,,tenho que ver isso

Compartilhar este post

Link para o post

Exelente :handclap: :handclap:

Eu ainda uso a tua tactica 442 losango, mas acho que esta e muito mais consistente.

não tens para download ?

Abraço e mais uma vez parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Exelente :handclap: :handclap:

Eu ainda uso a tua tactica 442 losango, mas acho que esta e muito mais consistente.

não tens para download ?

Abraço e mais uma vez parabéns

nao percebi , se usas e esta mais consistente o que queres para download?

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebi , se usas e esta mais consistente o que queres para download?

Eu acho que é um problema de português da parte dele, eu acho que ele quer é esta táctica.

Mas ele não meteu o acento no "e" e assim fica confuso. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é um problema de português da parte dele, eu acho que ele quer é esta táctica.

Mas ele não meteu o acento no "e" e assim fica confuso. :)

então mas esta ele já tem lol

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

então mas esta ele já tem lol

Boas amigos,

Realmente não me expliquei muito bem.

O que quis dizer foi que ainda utilizo a 1º táctica que o capone fez, que é a 442 losango, mas a táctica que está presente neste post me parecia mais consistente. E perguntei se tinhas a táctica para download.

Desculpem este Imbróglio :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Boas amigos,

Realmente não me expliquei muito bem.

O que quis dizer foi que ainda utilizo a 1º táctica que o capone fez, que é a 442 losango, mas a táctica que está presente neste post me parecia mais consistente. E perguntei se tinhas a táctica para download.

Desculpem este Imbróglio :)

Abraços

ah estas a falar do 4231? depois que saiu a nova match mudou alguma coisa a nivel de motor de jogo, e a coisa ja nao estava a sair tao bem, tive que mudar algumas coisas e ainda estou a fazer, quando estiver feita depois meto ai

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação aos cantos ofensivos qual é a vossa opinião ?

Lado esquerdo pé esquerdo ou pé direito ?

Lado direito pé direito ou esquerdo?

Compartilhar este post

Link para o post

que instrução dar quando os jogadores estao nervosos?

Acalmar, como disse o michael andrews, ou sem pressão

Editado por djteixeira2000

Compartilhar este post

Link para o post

Acalmar, como disse o michael andrews, ou sem pressão

Sem pressão não diria, porque o jogador é capaz de deixar de fazer pressão :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem pressão não diria, porque o jogador é capaz de deixar de fazer pressão :mrgreen:

nao se aplica ao aspecto tecnico mas sim psicologico, logo sem pressao podera ser uma boa ideia, visto que pede a equipa para nao ter medo, jogar tranquilo sem a pressao do resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...