Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
niNNj@

[FM 2016] Manual Táctico ( em construção)

Publicações recomendadas

Manual Tactico

Boas pessoal criei este tópico para tentar dar a conhecer a maneira como jogo os meus saves, a ideia é dar a conhecer as diversas mudanças que vou efectuando e como escolho as minhas equipas e os meus sistemas, etc etc

Vou ter como base para este manual a CNS, mas irei implementar todos os conceitos que usei no meu save na primeira liga Portuguesa.

1. Escolha do sistema tactico e do 11 inicial

Normalmente eu faço assim ordeno por ordem decrescente os que tem mais capacidade actual e vou escolhendo e de acordo com essa ordem escolho um sistema táctico que se adeqúe mais a capacidade dos meus jogadores, tentando não criar desequilíbrios no sistema.

b1maex5.jpg

Neste caso o sistema que melhor se adequa ao meu plantel é o 4-2-3-1 com extremos

0RQAjS0.jpg

2. Funções dos jogadores

Ver no perfil do jogador a sua função natural e por o jogador a jogar nessa função, nunca esquecendo de criar dinâmicas na equipa e linhas de passe, isto é, se vocês usarem um PL puro convém não esquecer que ele joga no limite do fora de jogo e da bastante profundidade, o que por sua vez convém que quem jogar nas costas dele tenha também a função de ataque para criar ligação entre o meio campo e o ataque, ou vice versa, se o vosso PL for um avançado recuado ai já é o oposto convém ter um médio de apoio nas costas dele para dar liberdade aos extremos de aparecer na sua frente digamos assim e ai estes já terem que ter uma função atacante, caso usem um Pl puro os extremos convém ter um papel de apoio, no meio campo nunca esquecer que se usarem 3 um deve defender, o outro apoiar e outro atacar e se usarem so dois um deve defender e o outro apoiar, se usarem AI convém depois usarem Alas e se usarem extremos convém usarem Laterais.

Agora é pegarem nisso tudo que eu disse e escolherem a função que melhor se aplica ao vosso jogador de forma a que equipa nao se parta nem se torne demasiado assimétrica.

ZZghz9n.jpg

3. Instruções á equipa

Aqui tem muito a ver com a estratégia que vão usar, convém criar um equilíbrio entre a estratégia e as instruções, ou seja, se usarem uma estratégia mega ofensiva convém dares instruções para ter bola para equilibrar , assim como se usarem uma estratégia que já de si segura a bola convém dar instruções para soltar mais a bola para encontrar o tal equilíbrio

ZZmxwHn.png

4. Jogos amigaveis

Aqui aconselho a escolherem as equipas com muito pouca reputação e vão aumentando o grau de dificuldade conforme a familiaridade da táctica vai crescendo

g8j4pnr.jpg

5. Treinos

Na pré época meto aptidão e tácticas de jogo

Durante a época meto equilibrado e movimento atacante

h9LZbjI.jpg

Treino individual

Por o jogador a treinar a sua posição natural e depois ver quais são os atributos que melhor correspondem á sua função e treina-los um a um numa serie de 2/3 meses cada um, começando pelos físicos, passando para os técnicos e finalmente os mentais

8cBKGQC.jpg

w4Yv9PE.jpg

Os movimentos preferidos normalmente só treino quando quero que o jogador faça algo que naquela função que ele joga não faz e eu gostava que fizesse

6. Conferencias de imprensa

Tentar sempre transmitir confiança a equipa e ridicularizar o treinador e equipa adversaria e meter pressão neles

7. Palestras

Dizer sempre que não espero nada alem da vitoria antes dos jogos em assertivamente e deixar a palestra individual com o adjunto.

Durante o jogo:

- Se estiverem a ganhar e houver jogadores complacentes dizer em agressivo Concentrar

- Ao intervalo se estiverem a ganhar dizer assertivamente nao se deixem amolecer ou mantenham a concentração ou não se tornem complacentes

- Quando sofrem um golo dizer agressivo Mostrem garra

- Ao intervalo se estiver empatado dizerem agressivo nao estou contente

Final do jogo

- Quando o jogo acaba se ganharam dizer assertivamente bom trabalho, se for goleda dizer que estao muito contente, se for derrota dizer agressivo que estao longe de estarem contentes com o que virao

- Ver quem foi o melhor em campo e elogiar a sua conduta

8. Alterações a efectuar durante os jogos quando estão a ganhar

Se virem que tem um defesa com pontuação 6.5 façam a dobra a esse defesa ou seja, neste caso é o meu DD que esta a 6.5 , há uma forte possibilidade de ele vir fazer asneira, então eu peço ao meu extremo direito para marcar a homem o ME deles, para quando houver um ataque desse lado o meu DD ter ajuda e caso ele faça porcaria esta la o meu MOD para fazer a emenda, aliado a isso tudo vocês ainda vão dizer em assertivo ao vosso DD pedir mais e se ele baixar para 6.4 vocês pedem agressivamente Mostra Garra

hVPgPfj.jpg

XyM1ric.png

M0mliAj.jpg

abKfS0walA.png

Quando o mesmo acontecer mas no corredor central ou seja com um DC, vocês fazem a dobra a esse central com o vosso médio mais defensivo, mas para que depois não fique um buraco no meio campo vocês tem que por os vossos médios a marcar os avançados e os avançados a marcar o meio campo, ou seja, MCE marca PLD e MCD Marca PLE, depois PLE marca MCD e PLD Marca MCE

abKfSVcahz.png

na pratica o que acontece é isto mesmo que o vosso defesa central esteja a jogar mal se tiver a cobertura dos medios ja evitam um eventual problema nessa zona

4qIFFRV.jpg

SWhhZuu.jpg

Ao intervalo se tirarem quem estava a jogar mal ou amarelado ou canso, retiram a marcação individual a quem estava a fazer essa dobra, so voltam a meter caso quem acabou de entrar também vai cair no mesmo erro de jogar mal ou levar amarelo ou estar cansado

Deixem o vosso GR brilhar

Quando virem que o vosso GR e os vossos defesas estão com classificam acima dos 6.6 e estão bem fisicamente e animicamente mantenham a defesa alta a mesma e deixem-nos brilhar, não se preocupem porque pelo que tenho visto quando estão nestas condições defendem e desarmam tudo e todos eheh, afinal de contas o GR também merece mostrar que sabe :mrgreen: se baixarem a classificaçao ou ficarem nervosos ou frustrados ou levarem algum amarelo entao ai é necessario recorrer aquilo que ensinei em cima ( atençao que estou apenas a referir-me aos defesas )

QdiOE2l.jpg

9. Criação de linhas de passe

Tentem sempre ter no mínimo 2 jogadores prontos a receber a bola, as tais triangulações, quer joguem pelo meio ou pelos flancos, eu pessoalmente aconselho a jogarem pelos flancos

5X2kH9B.jpg

10. Segurar um resultado (apenas quando ja esgotaram as subtituições e tem jogadores cansados, a jogar fora da posiçao, a jogar mal, nervosos, frustrados ou complacentes e já estao a ganhar)

(AQUI ACONSELHO A TREINAR A ESTRATEGIA CONTENÇAO, PARA QUANDO FIZEREM ESTA ALTERAÇÃO DE MUDAR PARA CONTENÇÃO, QUE GRAVEM A TÁCTICA E PONHAM A EQUIPA TAMBÉM A TREINAR ESTA ESTRATÉGIA, PARA QUANDO VOCÊS MUDAREM ELES ESTAREM HABITUADOS A JOGAR DESTA MANEIRA TAMBÉM )

pVqz4VR.jpg

Por pouco aqui não sofri um golo e sabem pq? eu explico, por duas razoes, uma é pq já tenho o meu lateral esquerdo cansado e já não posso fazer mais substituições... e a outra é pq tenho Mdc a jogar a DC pq não tinha mais ninguém para por ali, então o que fazer numa situação destas?? é fácil metem a equipa a fazer a dobra na zona lateral e na zona central também, , ou seja, põem o vossos extremos a marcar os extremos deles, para que os nossos laterais tenham ajuda, e fazem aquela historia que ensinei de por os vossos meios campistas a marcar os avançados deles e os vossos avançados a marcar os meio campistas deles, mas aqui vamos ainda mais longe, visto que já não temos substituições para fazer e estamos com fragilidades e estamos a ganhar então vamos optar por segurar o resultado da seguinte forma:

- contenção

- jogar pelo seguro

- queimar tempo

- recuar a linha defensiva ao máximo

- tirar a defesa em linha

- dizer assertivo juntar linhas

- manter as posições

- baixar a temporização

d06pLWj.jpg

o que se obtém no final é isto, vocês ficam com o vosso lateral esquerdo que esta cansado e o vosso lateral direito que neste caso é um DC e por isso não vai fazer bem o papel de lateral, então tem a ajuda dos extremos desses lados, e no corredor central como ja temos um DC que na verdade não é um DC mas sim um MDC e por sua vez também não ira assumir bem o seu papel mas já temos la o apoio dos nossos MC, e para que não haja o risco de abrir um espaço no meio os vossos avançados estão a marcar os MC deles , sendo assim a equipa esta solida a defender

KPpCsBs.jpg

11. Quando existe uma lesão e já esgotamos as substituições

Quando vocês tiverem o azar de terem uma lesão e ficaram a jogar só com 10 preocupem-se em manter um sistema retirem apenas o jogador mais adiantado, neste caso o PL, para que a equipa continue habituada ao sistema que joga e não perca a consistência táctica principalmente no meio campo, ou seja, neste caso o meu extremo direito lesionou-se e eu vou passar o meu PL para extremo direito e vou jogar o resto do jogo com o mesmo sistema mas sem ter avançado

Não esquecer de retirar as marcações individuais neste caso especifico

DCVm9Uj.jpg

_____________________________________________________________________________________________________________

DICA 1

Se o vosso adversário jogar com DC mais altos que o vosso PL, passem para cruzamentos baixos nas instruções da aquipa

_____________________________________________________________________________________________________________

DICA 2

Se o adversário vai usar extremos vocês usem laterais abertos

Se o adversário for usar AI vocês usem laterais fechados

A melhor maneira de conseguirem isso é usa-los com função automático, assim podem escolher quando querem que eles estejam abertos ou fechados.

Se o adversário jogar com extremos meter jogar aberto nas instruções a equipa, se o adversário jogar com AI jogar fechado nas instruções á equipa

como saber isso? fácil basta ir ao perfil do jogador e ver qual é o pé mais forte , se ele estiver a jogar do lado contrario só seu pé mais forte ira assumir mais um papel de vir para dentro com bola (AI) se estiver a jogar do lado do seu melhor é ira assumir um papel mais de ir a linha cruzar ( Extremo )

DICA 3

Se o vosso adversário usar avançados e extremos rápidos devem recuar um pouco a defesa caso os vossos laterais não tenham velocidade suficiente para os extremos deles

12. Explorar as fraquezas do adversário e não deixar que o adversário explore as nossas

Neste temos o seguinte:

- o adversário esta a usar dois extremos puros que jogam abertos portanto eu vou jogar aberto também

- tem um PL rápido a jogar do lado esquerdo portanto eu vou usar o meu DC mais rápido no lado oposto ou seja direito

- e os DC deles são baixos portanto vou usar cruzamentos altos pq o meu PL tem 1m88

- eventualmente poderei ter que recuar a defesa pois os extremos deles tem praticamente a mesma velocidade que os meus laterais

Consequencias:

- cruzamento alto para PL alto que joga entre defesas baixos deu golo

P5vCVfJ.jpg

- Tentaram meter a bola no PL rápido deles mas eu como meti o meu DC mais rápido a jogar daquele lado, ganhei na velocidade e recuperei a bola

jbUBh29.jpg

- Confirma-se vou recuar a defesa existe um perigo de vir a ter problemas nas costas da defesa...

ZWvB0y8.jpg

jogo terminado, nao conseguimos fazer o 2-0 e o jogo chegou aquela fase que a qualquer momento podiamos sofrer um golo de canto ou livre entrao optei por segurar o resultado eheh ta feito

6GvaiHS.jpg

13. Desmontar sistemas fechados, quando eles não dão espaço

Neste caso passei a primeira parte toda a analisar o jogo e vi que eles estavam a fechar muito o corredor central, ao intervalo optei por usar dois extremos bem abertos e passei a jogar aberto mesmo assim a coisa não desmontava,notei que eles tinham os laterais amarelados e tentei aproveitar melhor os flancos e como vi que os avançados deles estavam a jogar mal resolvi arriscar e ao minuto 60 meti mais um avançado e la conseguimos desmontar a defesa deles pq ao ter dois avançados havia situações que tinha 3 homens a jogar no flanco de ataque obrigando a defesa deles a desmontar e eu aproveitava e virava o flanco e num cruzamento para a área meti-a la dentro :celebracao:

xVcl3CI.jpg

DICA 4

Se tiverem uma situação de verem que estão a segurar um resultado e já estão a jogar o mais defensivo que podem e mesmo assim numa das alas as vezes conseguem ganhar as vossas costas da defesa, optem por passar para uma função defensiva o defesa que joga nessa ala que esta a ser explorada pelo adversário

Exemplo:

eu já só estava a jogar com 10 e fechei-me todo e mesmo estando a jogar mega hiper defensivo como uso um ala completo atacar do lado esquerdo e adianta-se no terreno, e eles estavam a vir com tudo para cima e notei que uma das vezes ganharam as costas desse meu ala e ja com a equipa cansada havia o risco disso voltar acontecer então optei por passar ele Ala para DE defender e pronto por aquele flanco eles já não criaram mais perigo

DICA 5

Quando o adversário na táctica deles passa para ATAQUE, por exemplo o adversário esta a jogar em 4231 e derrepente a táctica deles fica com o nome ATAQUE 4-2-3-1. isto significa que eles vão vir com tudo para cima, é uma boa altura para termos mais jogadores no nosso meio campo e explorarmos as costas deles, isto normalmente acontece quando eles estão a perder e querem marcar golo a todo o custo, eu aconselho nestas alturas a mudarem a estratégia para DEFENDER

14. Dinamicas, trinagulações e criaçao de linhas de passe

Tenham sempre atenção ao vosso meio campo, é apartir dai que se cria um modelo de jogo, por exemplo no caso do 4123 (433 ) vocês podem ver que para criar uma linha de passe do lado do médio mais defensivo é importante haver um jogador a sua frente que encorte linhas e depois um outro que apareça nas costas desse para criar uma trinagulaçao, ja no outro flanco é exactamente o oposto, quando temos um médio mais ofensivo é importante que haja um extremo a jogar colado a linha com um lateral a jogar nas suas costas para criar outra triangulação , o mesmo se passa com o avançado, se temos um sistema que não jogamos com um numero 10 puro então convém que esse avançado jogue mais recuado para criar linhas de passe e triangulações com o meio campo e por ai vai...

QJJpEb4.jpg

____________________________________________________________________________________________________________

Dica 6

Quando virem que o adversário esta a meter mais gente no ataque e esta a conseguir explorar as costas da vossa defesa recuem a defesa mas atenção não basta só recuar a defesa , pois ficara um espaço grande entre a vossa defesa e o meio campo, é importante tapar esse espaço, eu concelho nesse caso meter ai mais um médio defensivo e meter marcação a homem nos laterais, pq nessa altura os laterais do adversário começam a ficar muito ofensivos , vocês põem os vossos extremos a marcar os laterais do adversário nessa altura eles costumam ficar muito ofensivos, isto é para se fazer normalmente quando o adversário passa a sua estratégia para atacar

13. Amplitude

a importância de ter sempre um jogador aberto numa das alas, Thierry Henry explica porque

DICA 8

Iniciem os jogos sem marcações individuais e sem marcações apertadas para que a equipa não se parta no momento da transição defensiva e o o bloco fique mais compacto, usem os jogadores mais adiantados em apoio para que ajudem mais e melhor na altura de defender, e muito importante se os vossos defesas forem mais rápidos que os jogadores mais adiantados do adversário usem defesa alta, se por outro lado os vocês defesas forem mais lentos que os jogadores mais adiantados do adversário usem defesa baixa ou seja uma linha defensiva recuada

301lpq8.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap:

Com que regularidade pensas conseguir actualizar o manual?

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap:

Com que regularidade pensas conseguir actualizar o manual?

a medida que vou jogando, so irei utilizar o primeiro post, por isso quando quiserem ver novidades tem que ler o primeiro post

Capone qual a tua skin?

flut dark skin do site fmscout

Compartilhar este post

Link para o post

thanks ;-)

e depois vais a pasta graphics da skin e mudas o nome do background que queres que apareça para default, neste caso eu tenho o da champions

Compartilhar este post

Link para o post

e depois vais a pasta graphics da skin e mudas o nome do background que queres que apareça para default, neste caso eu tenho o da champions

Nao precisas deste trabalho todo.

Em cima do lado direito, tens 2 letras = BS

Carregas ai e escolhes o background que queres :p

Compartilhar este post

Link para o post

offtopic

houve alguma razão por escolher o saca?

perto da minha zona e jogam de vermelho lol

É um carrinho soberbo de Borges a desarmar Deus

mesmo eheh e há aqui um Lopes extremo que não tem muitos atributos aparentemente não seria nada de especial mas andam atrás dele inclusive o Boavista fiquei curioso e meti-o a jogar e agora já não sei se o hei-de deixar ir lol

Nao precisas deste trabalho todo.

Em cima do lado direito, tens 2 letras = BS

Carregas ai e escolhes o background que queres :p

sim eu sei mas isso tens que andar sempre a escolher cada vez que carregas o save, se fizeres como eu disse já fica para sempre

Compartilhar este post

Link para o post

perto da minha zona e jogam de vermelho lol

de vez em quando vou ver o treino à noite. cumprimento todos jogadores e o presidente. na ultima vez, fui levar o jogo físico ao treinador do saca

EDIT: sempre que há alguma saída ou entrada no plantel, o mister liga-me a dizer. por isso, o clube vai sempre estar actualizado no FM

Editado por estrabiku

Compartilhar este post

Link para o post

de vez em quando vou ver o treino à noite. cumprimento todos jogadores e o presidente. na ultima vez, fui levar o jogo físico ao treinador do saca

EDIT: sempre que há alguma saída ou entrada no plantel, o mister liga-me a dizer. por isso, o clube vai sempre estar actualizado no FM

fixe eheh vou apostar neles então, são satélite do Sporting mas ninguém quer vir para cá :cadeirada: talvez ganhando um pouco mais de estatuto primeiro, vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post

Este manual está qualquer coisa como espectacular!

Iniciei uma época com a Académica, segui à risca o que tu aqui puseste! Ao final da primeira volta estou em 3º lugar!

Excelente trabalho, continua!

Compartilhar este post

Link para o post

Iniciei uma época com a Académica, segui à risca o que tu aqui puseste! Ao final da primeira volta estou em 3º lugar!

eheh ainda bem ainda agora fiz outra modificação durante o jogo que gostei muito, são pequenas coisas que fazem toda a diferença, por exemplo eu já só estava a jogar com 10 e fechei-me todo e mesmo estando a jogar mega hiper defensivo como uso um ala completo atacar do lado esquerdo e adianta-se no terreno, e eles estavam a vir com tudo para cima e notei que uma das vezes ganharam as costas desse meu ala e ja com a equipa cansada havia o risco disso voltar acontecer então optei por passar ele Ala para DE defender e pronto por aquele flanco eles já não criaram mais perigo eheh era para ter postado mas achei que depois já era muita palheta, mas secalhar fiz mal...se voltar acontecer vou postar

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer: :prayer: :prayer: :handclap:

Sim sr, Grande Topico!! es o maior CAPONE!!

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer: :prayer: :prayer: :handclap:

Sim sr, Grande Topico!! es o maior CAPONE!!

nao sou nada lol ando aqui agora a montar uma coisa nova, ate ver tou a gostar...

Relativamente ao ponto 10. Segurar um resultado, mantens o mesmo esquema tático e só mudas as intruções?

mantenho o mesmo sistema, e quando fico so com 10 jogo sem PL

Compartilhar este post

Link para o post

Es grande Capone, podes tentar explicar me uma coisa como podemos chegar a conculsao em relaçao a formaçao da equipa?

Por exemplo tu escolheste altamente estruturado, e porque nao flexivel ou fluido? eu tou com o inter de milao, e tem bons jogadores e gosto muito de usar o 4-2-3-1 mas ainda nao atinei com a tactica :s

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Es grande Capone, podes tentar explicar me uma coisa como podemos chegar a conculsao em relaçao a formaçao da equipa?

Por exemplo tu escolheste altamente estruturado, e porque nao flexivel ou fluido? eu tou com o inter de milao, e tem bons jogadores e gosto muito de usar o 4-2-3-1 mas ainda nao atinei com a tactica :s

Cumprimentos

isso é facil, podes fazer de varias formas sendo que vai depender da tua maneira de pensar o futebol, se es um treinador que gosta de impor um sistema tactico e um modelo numa equipa ou se consuante as caracteristicas dos jogadores que tens crias um modelo e um sistema, se gostas mais de apostar em jovens com potencial aptos para jogar na equipa principal ou se preferes jogadores mais exprientes ou ate uma mistura dos dois.

podes ver quem sao os teus jogadores chaves da equipa e meteres esses a jogar na sua posiçao natural, ou entao vens quais sao os jogadores com mais capacidade actual e poes eles na sua posiçao natural ou entao ves quais sao os que tem mais potencial e fazes o mesmo, e vez mais ou menos a medida que vais introduzindo os jogadores no sistema tactico , qual o melhor sistema onde se enquadre os melhores jogadores que tens

escolhi o estruturado pq apercebi-me que quando menos liberdade creativa o jogador tiver melhor executa a sua funçao, dai ter optador por mais extruturado e mais disciplinado foi so por isso, é uma questao de saberes o que influencia nas isntruçoes do jogador e da equipa cada instrução que escolhes, e moldares de maneira a obteres aquilo que pretendes , tendo em conta aquilo que o motor de jogo te mostra...

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Capone disse está correto, mas queria só dar mais uma achega...

Indo para os extremos da filosofia a implementar, temos que com uma filosofia muito estruturada vais ter jogadores a respeitar mais as instruções que lhe são dadas, em geral com menos liberdade criativa.

No lado oposto, uma filosofia muito fluída vai permitir que os jogadores se libertem mais, com mais criatividade.

Isto tem algumas consequências. Com uma táctica muito fluída os jogadores vão estarem mais próximos uns dos outros, o que pode facilitar tácticas que apostem nas sobreposições.

De uma maneira geral, no entanto a filosofia adoptada tem pouca influencia no desempenho final da táctica. As instruções à equipa e aos jogadores são bem mais importantes.

Desde o ano passado, tenho escolhido a filosofia da equipa em função de um atributo dos meus jogadores. Se tenho uma equipa com uma média no atributo "decisões" alta (>14) opto por uma filosofia Fluída ou Muito Fluída. Se essa média for baixa, então escolho Estruturada. O motivo é que dar liberdade criativa a jogadores com baixa capacidade de decisão geralmente leva a muitos erros escusados.

Para quem está a criar a táctica de raiz, o ideal é começar pela filosofia Flexível. No meio geralmente está sempre a virtude, e depois analisando os jogos e a equipa alterar se necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Capone disse está correto, mas queria só dar mais uma achega...

Indo para os extremos da filosofia a implementar, temos que com uma filosofia muito estruturada vais ter jogadores a respeitar mais as instruções que lhe são dadas, em geral com menos liberdade criativa.

No lado oposto, uma filosofia muito fluída vai permitir que os jogadores se libertem mais, com mais criatividade.

Isto tem algumas consequências. Com uma táctica muito fluída os jogadores vão estarem mais próximos uns dos outros, o que pode facilitar tácticas que apostem nas sobreposições.

De uma maneira geral, no entanto a filosofia adoptada tem pouca influencia no desempenho final da táctica. As instruções à equipa e aos jogadores são bem mais importantes.

Desde o ano passado, tenho escolhido a filosofia da equipa em função de um atributo dos meus jogadores. Se tenho uma equipa com uma média no atributo "decisões" alta (>14) opto por uma filosofia Fluída ou Muito Fluída. Se essa média for baixa, então escolho Estruturada. O motivo é que dar liberdade criativa a jogadores com baixa capacidade de decisão geralmente leva a muitos erros escusados.

Para quem está a criar a táctica de raiz, o ideal é começar pela filosofia Flexível. No meio geralmente está sempre a virtude, e depois analisando os jogos e a equipa alterar se necessário.

Não é uma questão de respeitarem mais ou respeitarem menos: o jogador procura manter-se sempre fiel à sua função e tarefa, não é por ter mais liberdade criativa que o deixa de fazer. Em esquemas que recorrem a mais fluidez, é dito ao jogador que deve executar a sua função e tarefa E AINDA contribuir para mais aspectos / fases (como se lhe queira chamar) do jogo. É como ter uma casa com 11 pessoas: ou optamos por cada uma executar uma tarefa a limpá-la, ou optamos por cada uma executar a mesma tarefa atribuída e mais umas quantas.

As instruções à equipa e aos jogadores são actualmente vistas como simples retoques. A base do esquema é sempre a Mentalidade, Funções e Tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de respeitarem mais ou respeitarem menos: o jogador procura manter-se sempre fiel à sua função e tarefa, não é por ter mais liberdade criativa que o deixa de fazer. Em esquemas que recorrem a mais fluidez, é dito ao jogador que deve executar a sua função e tarefa E AINDA contribuir para mais aspectos / fases (como se lhe queira chamar) do jogo. É como ter uma casa com 11 pessoas: ou optamos por cada uma executar uma tarefa a limpá-la, ou optamos por cada uma executar a mesma tarefa atribuída e mais umas quantas.

As instruções à equipa e aos jogadores são actualmente vistas como simples retoques. A base do esquema é sempre a Mentalidade, Funções e Tarefas dos jogadores.

Concordo contigo na parte a bold. Explicaste bem melhor o que eu queria dizer.

Agora o ultimo paragrafo, nao estou de acordo. Não vejo as instruções à equipa e jogadores como simples retoques. Na minha opinião, são decisivas para transformar uma táctica... para muito melhor ou muito pior.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...