Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moisés #7

[FM2016] Desafio Táctico Fernando Santos

Publicações recomendadas

Alguém tem alguma ideia de como "recriar" o sistema que Fernando Santos anda a utilizar na nossa seleção?

Não sou grande perito nestes novos automatismos do FM, por isso, espero que me ajudem.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem alguma ideia de como "recriar" o sistema que Fernando Santos anda a utilizar na nossa seleção?

Não sou grande perito nestes novos automatismos do FM, por isso, espero que me ajudem.

E no entanto, tens vários tópico aqui na secção do FM16 e na do FM15 a explicar esses automatismo e outras questões.

O esquema pode ser este, como pode variar abrindo os médios para as alas.

abK3moOagm.png

No caso da primeira opção, os laterais funcionarão como alas completos; no segundo, apesar da vocação ofensiva, actuam mais como Laterais ou sobrepondo os médios - caso estes fechem mais os espaços interiores - ou proporcionando-lhes apoio - caso actuem mais em largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, desde já, pela tua ajuda.

Certo, a formação que eu calculava não foge muito desse esquema, no entanto, quais serão as funções que cada jogador cumpre, tendo em conta as funções que existem no jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, desde já, pela tua ajuda.

Certo, a formação que eu calculava não foge muito desse esquema, no entanto, quais serão as funções que cada jogador cumpre, tendo em conta as funções que existem no jogo?

Depende da opção que faças em termos das opções que mencionei antes. Na imagem partilhada, considerando que no FM o esquema é SEMPRE relativo à forma como a equipa se posiciona defensivamente, os alas devem fazer todo o respectivo corredor e os médios convém que sejam mais posicionais para que a equipa não fique desequilibrada na fase de transição defensiva. Os avançados devem ser móveis, de forma a criarem espaços. Mais que isto não vale a pena especificar porque entraríamos na lógica de "qual é a melhor função para o jogador".

Compartilhar este post

Link para o post

E em termos de instruções à equipa? Há alguma instrução que deva ter em conta?

EDIT

Outra questão é: O Nani não é "minimamente adaptável" para jogar a PL (não sei o termo específico para isso, mas tem bolinha laranja), tendo isso em conta, irá render a jogar naquela posição?

Editado por Moisés #7

Compartilhar este post

Link para o post

Isso contorna-se com o treino do jogador na posição. É natural que não tenha o melhor rendimento, mas desde que a táctica seja equilibrada e coerente, a coisa corre bem.

De resto, da ideia que tenho do FS, ter a bola não é importante, o importante é o que se faz com ela quando a equipa a tem. A selecção também não pressiona muito alto, mantém um bloco médio, ou seja, o adversário é pressionado quando entra no meio-campo ofensivo. Uma Mentalidade ofensiva já vai criar automatismos próximos do que pretendes, proporciona a verticalidade no jogo; por outro lado, dado que os jogadores parecem focados na sua tarefa, uma formação de equipa mais rígida ou flexível será o mais indicado. É uma questão de fazeres alguns jogos de teste para perceberes o que está bom e o que precisa de ser melhorado.

P.S. Um dos centrais será um Defesa com Bola, geralmente um deles recorre a passes mais longos para ou aproveitar o adiantamento do adversário ou obrigá-lo a abrir as linhas interiores.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

ronaldo - jogador alvo, e seja o que deus quiser

Editado por Seth Rollins

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...