Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
footboy23

[FM2017] Diego Simeone | Pressão, pressão e mais pressão

Publicações recomendadas

Eu já coloquei os MC com praticamente as mesmas instruções individuais de um recuperador...mas noto que não metem muito o pé, pressionam de uma forma muito passiva, de contenção...ou seja, como temos uma linha defensiva recuada, o que vai acontecer é que o adversário vai andar a trocar a bola até criar uma rutura e levarmos um golo

Não uses recuada, usa normal para os jogadores terem a liberdade de subirem o bloco ou recuarem

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a inventar na tática tornando-a mais defensiva ainda (visto que o Moreirense não é um Atlético) e está a correr bem, fiz 2 jogos: ganhei 2-0 ao feirense e 2-1 ao porto. Mais tarde posto aqui. Mas deixou de ser "à simeone" em alguns aspectos.

Edit.

ktd0VRt.png

Primeiros 3 jogos na primeira época no Moreirense 8)

Editado por footboy23

Compartilhar este post

Link para o post

A sério, não tem grande ciência

abMyixEams.png

Mentalidade: Contra-Atacar (é uma mentalidade de menor risco, mais paciente, conjugada com a linha defensiva e Pressão permite à equipa recolher / baixar mais ou subir mais consoante os momentos do jogo)

Formação: Muito Fluido (sectores mais juntos, maior coesão entre linhas permitindo uma pressão mais eficaz

Ritmo: Alto / Mais Alto

Linha Defensiva: Normal

Pressionar: Mais

Marcação Apertada

Desarme: Agressivo

Jogar a Partir da Defesa (opcional)

Explorar o Flanco Esquerdo / Explorar o Flanco Direito

Passe para o Espaço Vazio

Ser Mais Disciplinado

Quanto a instruções aos jogadores, não mexi em nada excepto a nível de Marcação (Apertada) e na Pressão. Os médios-ala jogam mais por dentro e cortam para dentro. Nas instruções ao adversário, uso Marcação Apertada e Pressão apenas nos médios ofensivos e avançados e desarme agressivo nos centrais, laterais, médios defensivos e médios. Por fim, levar para o pior pé em todos.

Tudo isto serviu para fazer subir o Atlético da Malveira à II Liga, ficando em 1º lugar na 1ª fase e apenas perdi da final do campeonato nacional prio para apuramento do campeão. Na 2ª época, estou na pré-temporada, consegui reforçar um pouco a equipa e já despachámos o Atlético da Tapadinha com 8-0 (fora) e fomos a Tondela vencer por 3-0, empatámos com a Académica de Coimbra a zero e perdemos 1-0 em Portimão.

Nem é preciso link para download, basta reproduzir isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou explorar a ideia do Michael adicionando apenas o Rematar menos em alguns jogadores, porque a maior parte é remate para a quinta, como se costuma dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério, não tem grande ciência

Mentalidade: Contra-Atacar (é uma mentalidade de menor risco, mais paciente, conjugada com a linha defensiva e Pressão permite à equipa recolher / baixar mais ou subir mais consoante os momentos do jogo)

Formação: Muito Fluido (sectores mais juntos, maior coesão entre linhas permitindo uma pressão mais eficaz

Ritmo: Alto / Mais Alto

Linha Defensiva: Normal

Pressionar: Mais

Marcação Apertada

Desarme: Agressivo

Jogar a Partir da Defesa (opcional)

Explorar o Flanco Esquerdo / Explorar o Flanco Direito

Passe para o Espaço Vazio

Ser Mais Disciplinado

Quanto a instruções aos jogadores, não mexi em nada excepto a nível de Marcação (Apertada) e na Pressão. Os médios-ala jogam mais por dentro e cortam para dentro. Nas instruções ao adversário, uso Marcação Apertada e Pressão apenas nos médios ofensivos e avançados e desarme agressivo nos centrais, laterais, médios defensivos e médios. Por fim, levar para o pior pé em todos.

Tudo isto serviu para fazer subir o Atlético da Malveira à II Liga, ficando em 1º lugar na 1ª fase e apenas perdi da final do campeonato nacional prio para apuramento do campeão. Na 2ª época, estou na pré-temporada, consegui reforçar um pouco a equipa e já despachámos o Atlético da Tapadinha com 8-0 (fora) e fomos a Tondela vencer por 3-0, empatámos com a Académica de Coimbra a zero e perdemos 1-0 em Portimão.

Nem é preciso link para download, basta reproduzir isto.

Michael, que achas de usar dois organizadores moveis em vez dos medio ala? O transporte de bola é mais interior. Eu uso um b2b em vez do teu medio centro apoiar, e o meu medio da direita vai tapar o buraco deixado pelo b2b quando ele pressioana mais alto ou mesmo em transporte.

A principal diferenca é que eu uso um desenho de um 4-1-4-1, tenho um recuperador de bolas a frente da defesa e um medio a apoiar em vez de defender como o tens. Mas vou experiementar assim, normalmente a minha construçao é muuito lenta, e quando é rapida, o meu avançado fica muitoisolado na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, que achas de usar dois organizadores moveis em vez dos medio ala? O transporte de bola é mais interior. Eu uso um b2b em vez do teu medio centro apoiar, e o meu medio da direita vai tapar o buraco deixado pelo b2b quando ele pressioana mais alto ou mesmo em transporte.

A principal diferenca é que eu uso um desenho de um 4-1-4-1, tenho um recuperador de bolas a frente da defesa e um medio a apoiar em vez de defender como o tens. Mas vou experiementar assim, normalmente a minha construçao é muuito lenta, e quando é rapida, o meu avançado fica muitoisolado na frente.

A questão aí é que um organizador aberto ( e não o organizador móvel, porque esse joga no meio) tem como principal missão organizar, portanto, tem menos tendência a ser activo na organização defensiva. O Médio-Ala, sendo um universalista, pode ser personalizado para jogar como o organizador, ao assumir o mesmo posicionamento interior, mas é mais talhado para defender.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão aí é que um organizador aberto ( e não o organizador móvel, porque esse joga no meio) tem como principal missão organizar, portanto, tem menos tendência a ser activo na organização defensiva. O Médio-Ala, sendo um universalista, pode ser personalizado para jogar como o organizador, ao assumir o mesmo posicionamento interior, mas é mais talhado para defender.

Hum por acaso nao me queixo muito a nivel defensivo, visto que tenho sempre as 2 linhas de 4 a defender, esses 2, embora um pouco mais adiantados, nao é por ai que va ser sofrivel. Ja agora, o que achas do muito fluido com o mais disciplinado? Contrasenso? Tenho a impressao que se puser muito fluido a resposta da equipa em posicionar-se defensivamente va ser mais rapida, no entanto tenho medo, que num contra ataque, a equipa seja comida por estar em inferioridade numerica.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum por acaso nao me queixo muito a nivel defensivo, visto que tenho sempre as 2 linhas de 4 a defender, esses 2, embora um pouco mais adiantados, nao é por ai que va ser sofrivel. Ja agora, o que achas do muito fluido com o mais disciplinado? Contrasenso? Tenho a impressao que se puser muito fluido a resposta da equipa em posicionar-se defensivamente va ser mais rapida, no entanto tenho medo, que num contra ataque, a equipa seja comida por estar em inferioridade numerica.

Não, não tem nada de contrasenso: fluidez tem apenas a ver com dois aspectos - liberdade criativa (truques, como por exemplo, um passe de letra) e espaço entre sectores. Se a ideia passa por ter os sectores mais juntos, para dar uma maior coesão à equipa, então faz sentido que também se diga à equipa para ser mais disciplinada na tentativa de manter essa coesão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não tem nada de contrasenso: fluidez tem apenas a ver com dois aspectos - liberdade criativa (truques, como por exemplo, um passe de letra) e espaço entre sectores. Se a ideia passa por ter os sectores mais juntos, para dar uma maior coesão à equipa, então faz sentido que também se diga à equipa para ser mais disciplinada na tentativa de manter essa coesão.

Pois, realmente faz sentido. Agradeço, vou experimentar assim. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Depois de época e meia, vou deixar o Atlético da Malveira e assinar pelo Schalke 04. Acho que isto supera largamente a ida do NES do Rio Ave para o Valência :mrgreen:

De qualquer modo, julgo que superámos largamente as expectativas com uma subida à II Liga inédita na história do clube e agora, na 2ª época, temos andado entre o 10º e 13º . Considerando que o objectivo era evitar a luta pela manutenção, não é nada mau. Dado que no Schalke, foi-me pedido futebol de posse e ofensivo, talvez seja desta que experimente os Alas Invertidos.

Quanto ao 442, fica aqui esquematizado no tópico como base de trabalho para quem quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...