Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Publicações recomendadas

TÁCTICA ATUALIZADA! PÁGINA 2, POST #27

Saudações Natalícias,

Após ter testado em vários saves a minha táctica, está na altura de disponibilizar aqui no forum para o pessoal poder dizer "ah, experimentei e perdi todos os jogos! Não vale nada!!" :mrgreen:

A táctica baseia-se num simples 41221, ou como agora se chama 4123 com MD.

IMG_0087.png

Como funciona:

É um 41121, em que temos do lado esquerdo um ala muito atacante que aproveita o espaço criado pelo avançado interior, e do lado direito um extremo em suporte que dá largura para os movimentos atacantes do médio centro atacante.

No meio campo, o criador de jogo avançado é o pêndulo da equipa.

O Médio Defensivo surge com função de apoio para dar mais apoio na fase de construção.

IMG_0088.png

Nas instruções à equipa fica nítido que se pretende uma equipa pressionante a explorar as alas. Não existe uma preocupação extrema pela posse de bola! Peço desculpas a todos aqueles que acham que os jogos se ganham com percentagens de posse de bola! :mrgreen:

Quanto às instruções aos jogadores, pequenos ajustes para ajudar aquilo que pretendo:

Guarda Rede com desarme mais duro para ser mais afoito a sair às bolas, e a distribuir para os laterais.

IMG_0089.png

Ala do lado esquerdo com instruções para ficar bem aberto para dar largura.

IMG_0090.png

Centrais com instruções para marcação apertada.

IMG_0091.png

IMG_0092.png

Lateral Direito com as instruções por defeito

image.png

Médio defensivo, que está com função de apoio, com instrução para manter a posição e de pressionar menos. Quero que este homem fique mais "estático" no momento defensivo.

IMG_0093.png

Criador de Jogo com as instruções por defeito

image.png

Médio Centro atacante, com instruções para arriscar mais no passe e para rematar menos. Quero que ele funcione quase como um construtor de jogo.

IMG_0094.png

Avançando Interior e Extremo com as instruções por defeito

image.png

image.png

Avançado Completo com instruções para jogar pelas laterais.

IMG_0095.png

E é isto.

Testada com o Benfica em vários saves, sempre com sucesso.

Perguntas frequentes:

Há táctica para download?

Não. Jogo a versão FMT num Ipad, logo não há ficheiro para download.

Mas o motor de jogo é o mesmo, e se resulta no FMT então de certeza que resulta no FM, porque no FMT não existe a cena das palestras que serve para "camuflar" muita táctica menos boa.

Instruções ao Adversário?

Nenhumas! Principalmente pressão, marcação e desarme é para retirar tudo!

Aguentar um Resultado:

Ok, ultimos minutos, estamos a ganhar pela diferença minima ou até empatados mas o resultado até dá jeito. O que fazer?

Mentalidade: baixar para contra-atacar ou defensiva

Ala do lado esquerdo, baixar mentalidade para apoiar

Mudar o Avançado completo para Avançado Recuado (apoiar).

Retirar a distribuição do guarda redes para os laterais

Retirar "Explorar os flancos".

Adicionar "Manter Posse de Bola". Este ultimo só se tivermos com baixa percentagem de posse de bola.

Correr atrás do Resultado:

A Primeira opção pode passar por mudar a mentalidade para Controlar. Pode resultar, mas geralmente quando resulta o efeito é imediato. Ou seja, se mudarem a mentalidade para controlar e nos 5 minutos seguintes não marcarem (ou pelo menos não criarem ocasiões de golo) então é preferivel voltar a mudar para a mentalidade normal.

O que costumo fazer é:

1) Passar o lateral direito para uma mentalidade atacante e com a instrução para jogar junto à linha.

2) Passar o Avançado Interior do lado esquerdo para uma mentalidade atacante. Quando faço isto, dou a instrução de aguentar a posição ao Criador de Jogo.

3) Passar o Avançado Completo para Avançado Recuado com mentalidade a atacar

4) Passo a largura para Normal

5) Passo a largura para "mais largo"

Estas modificações são sequenciais. Ou seja, começo pela primeira vejo se resulta, se não der adiciono a segunda, e por ai fora.

Movimentos preferidos dos jogadores:

Os movimentos preferidos são cada vez mais importantes no FM, e a cada versão que passa a sua influencia em como o jogador joga é maior.

Como jogo em inglês não sei ao certo as designações em português. Por isso, vou deixar os movimentos preferidos em inglês. Penso que depois é fácil ver o correspondente.

Os movimentos indicados estão por ordem de importância para o jogador!

Laterais e Alas: "Get forward whenever possible", "hungs the line"; "Curls Ball"

Defesas Centrais: "Marks opponent tightly", "Stays back all the time"

Médio Defensivo: "Likes to switch ball to the other flank"; Stays back all the time"

Criador de Jogo: "Tries killer balls often"; "Dictates Tempo"; Comes Deep to Get ball"

Médio Centro Atacante: "Get forward whenever possible"; "Gets into opposition area"; "plays one-twos"

Avançado Interior: "cuts inside from the flank"; "plays one-twos"; "gets into opposition area", "knocks ball past opponent", "curls ball"

Extremo: "gets into opposition area", "plays one-twos", "knocks ball past opponent"

Avançado Completo: "Comes deep to get ball", "plays one-two", "moves into channels"

E é isto. Bom jogos!

Qualquer dúvida, perguntem! :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

No save atual vou em 16 jogos e tenho 15 vitórias e 1 empate.

Nos outros saves, tenho sempre uma percentagem de vitórias acima de 80%.

Mas, não entendo o interesse de ver os resultados...

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

No save atual vou em 16 jogos e tenho 15 vitórias e 1 empate.

Nos outros saves, tenho sempre uma percentagem de vitórias acima de 80%.

Mas, não entendo o interesse de ver os resultados...

Acho que é para confirmarem se dás grandes goleadas ou ganhas aflitinho, tipo 1-0, 2-0 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado!

Montei de acordo com o que tu proposustes. Faltou apenas do fullback direito.

Se me permites, posso postar o link aqui para quem quiser.

Estás à vontade. Até agradeçO:)

Mas não percebi a cena do "faltou apenas do fullback direito"...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é para confirmarem se dás grandes goleadas ou ganhas aflitinho, tipo 1-0, 2-0 :mrgreen:

É tudo 15-0 para cima lolololol

Agora a serio, neste save:

17J, 16V 1E

49 golos marcados, 10 sofridos

Mas dos 10 sofridos, 4 foram em Alvalade, numa vitória louca por 5-4...

Acho que a táctica, defensivamente está mesmo muito coesa. Ofensivamente, já vi muito melhor aqui no fórum.

Mas, sempre gostei de tácticas em que não sofra muitos golos. Manias... é como a "posse de bola" para alguns :)

Compartilhar este post

Link para o post

Dois primeiros jogos, ganhei por 2x0 com o Wolfsburg. 2x0 em casa contra o Köln e 0x2 fora contra o Hamburgo. Koln só deu um finalização, Hamburgo nos empatou em número de finalizações mas importa que ganhamos :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não percebi a cena do "faltou apenas do fullback direito"...

Deve estar a referir.se às instruções que dás aos jogadores visto que não colocaste print nenhum para essa posição. Deve ser disso xD

Compartilhar este post

Link para o post

Deve estar a referir.se às instruções que dás aos jogadores visto que não colocaste print nenhum para essa posição. Deve ser disso xD

As posições para as quais não meti imagem, quer dizer que é para ficarem com as instruções que vêem por defeito.

Mas logo vou fazer um update ao post inicial, com algumas dicas sobre o que fazer para aguentar uma vantagem curta, ou como tornar a Táctica mais ofensiva para ir atrás da vitória.

Dois primeiros jogos, ganhei por 2x0 com o Wolfsburg. 2x0 em casa contra o Köln e 0x2 fora contra o Hamburgo. Koln só deu um finalização, Hamburgo nos empatou em número de finalizações mas importa que ganhamos :celebracao:

Nos jogos fora, e jogando com uma equipa como o Wolfsburg, pode ser preferível apostar na mentalidade de contra ataque.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro post atualizado com indicações para segurar resultado, correr atrás do resultado e movimentos preferidos que os jogadores devem aprender.

Coloquei também imagens das instruções para todos os jogadores, para não haver dúvidas para quem quiser usar a táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem a táctica para download?

Editado por atoj

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro post atualizado com o link para download.

Obrigado ao Trafalgarlaw pela ajuda.

Funciona o Patch 17.2

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona o Patch 17.2

Sim.

Hoje em dia já não há essa coisa de às táticas deixarem de funcionar de um patch para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão:

Podes mostrar o desempenho da tática a nível de estatísticas (golos, assistências...)?

E já agora como geres o treino da equipa(mov. Atacante, pos. defensivo)?

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão:

Podes mostrar o desempenho da tática a nível de estatísticas (golos, assistências...)?

E já agora como geres o treino da equipa(mov. Atacante, pos. defensivo)?

Jogo a versão FMT, o treino está mais simplificado.

O treino da equipa costumo deixar no equilibrado

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo a versão FMT, o treino está mais simplificado.

O treino da equipa costumo deixar no equilibrado

Então o FMT não tem o foco de treino?

E em relação às estatísticas?

Compartilhar este post

Link para o post

Então o FMT não tem o foco de treino?

E em relação às estatísticas?

Acho que é diferente da versão completa.

Só vendo depois no jogo.

Mas é como te disse, deixo o treino da equipa sempre em equilibrado com intensidade média. Tirando esse treino, só tenho o individual dos jogadores.

Por isso essa coisa do foco de treino acho que não tem.

Sobre as estatísticas, sorry, não tenho tempo para estar a tirar muitas imagens do jogo.

Mas se tiver interesse para ti posso tirar uma imagem das estatísticas dos jogadores. Tipo jogos, golos, assistências. É isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é diferente da versão completa.

Só vendo depois no jogo.

Mas é como te disse, deixo o treino da equipa sempre em equilibrado com intensidade média. Tirando esse treino, só tenho o individual dos jogadores.

Por isso essa coisa do foco de treino acho que não tem.

Sobre as estatísticas, sorry, não tenho tempo para estar a tirar muitas imagens do jogo.

Mas se tiver interesse para ti posso tirar uma imagem das estatísticas dos jogadores. Tipo jogos, golos, assistências. É isso?

Sim isso exactamente Soze :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que no fim de semana deverei conseguir postar umas alterações que tenho andando a estudar na táctica.

Andava um bocado insatisfeito com o comportamento do avançado e do médio centro ofensivo.

Creio que com estas alterações a equipa ataca com mais qualidade. Vou testar mais uns jogos para ver.

Para breve.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Ficamos à espera :compinchas:

Por acaso usei as tuas ideias e tenho gostado. E a principal lacuna é que o PL não era tão goleador como devia...

Compartilhar este post

Link para o post

Ficamos à espera :compinchas:

Por acaso usei as tuas ideias e tenho gostado. E a principal lacuna é que o PL não era tão goleador como devia...

Pois, mas esta táctica não está pensada para ter um avançado goleador.

Aliás, com estas alterações passei o avançado completo para avançado recuado.

A equipa passou a marcar mais golos.

Mas realmente, para quem gosta de ter uma táctica para garantir que o avançado marca 40/50 golos por época, está não é definitivamente a melhor :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...