Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kewl

[FM07] From Zero to Hero

Publicações recomendadas

Escrevi um texto para a actual edição do Jornal Manager (ver aqui) e achei que podia muito bem ser aquilo colocado também neste tópico, resumo que é da minha carreira.

From Zero to Hero III

Este é o primeiro save pelo qual a maioria das pessoas me conhece, mas na verdade já tinha antes aberto 4 tópicos, até com o anterior nick. Não sendo de facto o primeiro, foi sem dúvida o mais marcante e aquele que me prendeu mais à secção do Espelho Meu, que depois do impacto inicial é sem dúvida um sítio agradável para se ter um save e expôr as nossas aventuras de FM, as quais agora só têm realmente piada para mim, quando partilhadas.

Escolhi iniciar mais uma vez um tópico, porque este é o único jogo que me prende ainda ao PC e alio a isso um grande gosto pela escrita, que me faz às vezes escrever posts difíceis, como já lhes chamaram, por terem muito texto. Creio também ter a imaginação necessária para que a minha apresentação não seja aborrecida, mesmo 1 ano e meio depois de me colocar mais a sério aqui.

A escolha do Worksop Town para este save foi puramente ao acaso, pois comecei desempregado - como nos anteriores FZTH - mas a empatia que até algumas pessoas criaram com o clube foi muito interessante.

Nota: as primeiras páginas deste save foram completamente adulteradas aquando da mudança do CMPT para o novo formato.

2006/2007 @ Worksop Town FC - Conference North

O começo de um trabalho complicado, na última divisão das que temos disponíveis para jogar, no futebol Inglês. A ligação ao Sheffield United, nosso clube-pai, acabou por ser importante neste meu trabalho nos Tigers, com jogadores emprestados que nos ajudaram imenso.

Poucos fundos, nada de relevante a nível de contratações esta época. Na FA Cup, perdemos logo na 1ª ronda em que entrámos e na FA Trophy também nada de interessante. Focámos as atenções no campeonato e aí conseguimos agarrar o 1º lugar, com uma temporada em crescendo, ficando 3 pontos à frente do 2º, o Kettering Town, com 80 em 42 partidas.

2007/2008 @ Worksop Town FC - Nationwide Conference

Nesta época já estava mais ambientado ao clube, a gerir dificuldades e comecei também a melhorar o sistema táctico. Finalmente o Sheffield United a emprestar jogadores, um central e um ponta de lança, que viria a ser a grande figura da temporada: Darren Smith.

Entrámos bem na Liga e ao fim de 5 jogos tínhamos 10 pontos, começava a pensar um pouco mais alto e à 17ª jornada entrávamos na zona que oferece um lugar no playoff. Terminaríamos a época com 93 pontos em 46 jogos, mais uma vez com uma distância de apenas 3 pontos para o 2º classificado, desta feita o Stockport. Darren Smith foi o melhor marcador com 36 golos, o matador que nos havia faltado na primeira época. Mais uma vez, nada de interessante nas Taças.

Verão 2008 - Convite da Selecção Portuguesa

Depois do Europeu, substituí Scolari. Uma excelente oportunidade na minha carreira, que me permitiu começar a treinar jogadores de alto nível mais cedo do que esperava.

2008/2009 @ Worksop Town FC - Coca-Cola League Two

A época da profissionalização do clube, a chegada a uma liga de um nível superior, mas que foi para mim provavelmente a temporada mais acessível, até aqui. Talvez porque com o estatuto profissional, atraí jogadores um pouco melhores, porque já estava com um sistema bem afinado e porque a competitividade da liga nos fazia relaxar quando os rivais perdiam pontos.

Darren Smith não continuou no clube, foi para o Crewe. Contratei no entanto alguns jogadores que ficaram famosos: os atacantes Kesandu Okike e Morike Sako, uma dupla que se completava na perfeição, e Anthony Grant, um belo médio defensivo que deu muito equilíbrio ao nosso jogo.

Na Carling Cup fomos cilindrados pelo Sheffield Wednesday por 5 a 0, na FA Cup não fomos longe, mas na Ligas as coisas voltaram a sorrir-nos. Desta vez atingimos a liderança cedo, e não mais a largámos, terminando o campeonato com 97 pontos em 46 jogos, com 14 pontos a separarem-nos do 2º.

2009/2010 @ Worksop Town & Preston NE - League One / Championship

Esta foi a temporada do famoso equipamento tipo tigre, no Worskop Town. Foi também o ano que chegou o atacante Stephen Opoka, que com Okike e Sako, perfeccionou um pouco mais o nosso jogo de ataque.

Quanto mais tempo se vai estando num clube, mais bases vamos tendo para formar um bom plantel e estávamos também a liderar a League One a 1 de Janeiro, quando recebi proposta do Preston North End, que curiosamente havia defrontado para a Carling Cup.

Pensei bastante, e decidi mudar-me para o PNE. Provavelmente agora que tive um percurso tão agradável no MK Dons, decidisse ficar até à EPL. Cheguei com o clube numa situação pouco famosa, mas assente na dupla Dave Nugent+Neil Mellhor, conseguimos escalar vários lugares na tabela e terminar em 3º lugar, vencendo depois o playoff. Estávamos na Premier League.

Mundial 2010 - Portugal

Uma qualificação pouco brilhante, mas o importante foi conseguido: estar no Mundial. Aí, os jogadores estiveram melhor. Egipto, Rússia e EUA não foram grandes adversários no grupo. Eliminámos o Chile e a Arábia Saudita e assim estávamos nas Meias Finais, sem suar muito.

Finalmente, adversário de nível, e Portugal bateu a Espanha na Meia Final apenas nas grandes penalidades. Vencemos na final a Inglaterra por 3 a 0, com dois golos de Quaresma e um de Djaló, mas o melhor marcador do torneio foi Hugo Almeida. Portugal era Campeão do Mundo.

2010/2011 @ Everton FC - Premier League

Campeão Mundial com Portugal, recebi um convite que não fui capaz de rejeitar. O Everton era um clube com o qual já simpatizava e ofereciam-me mais condições para ter sucesso do que o Preston, que acabou por ser apenas um clube de transição.

Contratei pouco e bem. Um jovem central por 8M€ ao United, um lateral esquerdo e um médio defensivo. As grandes referências já cá estavam: Yobo, Arteta, Cahill e McFadden. Foi com uma equipa muito sólida que consegui pela primeira vez ter sucesso nas Taças (vitória na Carling Cup), estrear-me bem na UEFA (vitória na final contra o Chelsea) e ser Campeão Inglês, num campeonato muito disputado e que fomos alternando entre os primeiros lugares, até roubar definitivamente a liderança a Arsenal e Liverpool. Com o título Inglês, podia sair do País à vontade.

2011/2012 @ SL Benfica - bwin liga

Recebi uma proposta do Benfica e só pude aceitar. Contratei Rui Costa para meu adjunto e construí uma equipa bem interessante, onde as maiores figuras foram Simão, Zahavi e José Gonçalves, este um avançado regen formado no Vitória de Setúbal mas que contratei ao Palermo por 9,75M€ e valeu todos os cêntimos.

Sem grandes dificuldades fomos Campeões na Liga Portuguesa e vencedores da Taça de Portugal, como sempre acessível a uma equipa com qualidade média-alta. Na UEFA fizemos também uma bela prestação, derrubando na final o Real Madrid. Decidi que tinha de sair do Benfica porque Portugal não tem grande nível, e mudei-me para a equipa que tinha acabado de derrotar.

Europeu 2012 - Portugal

Uma qualificação mais tranquila dos actuais Campeões do Mundo, uma presença obrigatória no Europeu. Tínhamos Itália e Espanha no nosso grupo, bem mais complicado do que no Mundial, mas vencemos ambas as partidas com muita garra, podendo inclusive empatar na última jornada contra a Sérvia, descansando jogadores.

Não foi fácil, mas passámos pela Suiça nos Quartos de Final e a Suécia foi arrumada com o mesmo resultado de 1 a 0. Reencontrámos a Inglaterra na Final, tal como havia acontecido em 2010, e mais uma vez vencemos. Não foi tão tranquilo, porque vencemos por 3 a 2 no prolongamento, mas merecido. José Gonçalves brilhava também na Selecção e fez 2 golos, que o transportariam para Madrid.

Saí da Selecção depois dos Jogos Olímpicos, que conquistei com a equipa de sub-23, uma experiência única para mim ainda nestes jogos de Manager.

2012/2013 @ Real Madrid - La Liga

Cheguei ao Real Madrid com um plantel a precisar de muitas mudanças. Fi-las, criei algumas receitas com vendas e comprei alguns jogadores de qualidade inquestionável, gastando 101M€.

Na Copa do Rei fomos eliminados pelo Barcelona na Meia Final. Vingança na Liga, pois acabámos 9 pontos à frente deles e celebrámos o título, que me permitia também marcar presença na Champions League, pela primeira vez, na próxima época.

2013/2014 @ Real Madrid - La Liga

Afinei um pouco mais a equipa para esta época, e continuávamos a jogar em 3-5-2, com Anderson e León como médios centro, Ñiguez a organizar e Yakubu+Valek na frente. A meio da época contratei ainda José Gonçalves ao SLB... não resisti.

Vencemos tudo esta temporada: Liga, Supertaça, Copa do Rei... e a minha primeira Champions League, onde até defrontei o Sporting! Foi um ano de grande rivalidade com o Barça: ficaram em 2º (-18) na Liga, perderam para nós a Supertaça, Copa do Rei e Champions League! Muito lucro, bom futebol... e a minha missão chegava ao fim em Madrid.

Verão 2014 - Convite da Costa do Marfim, prontamente aceite. Treinava agora uma Selecção Africana.

2014/2015 @ Juventus - Serie A

Depois de Benfica e Real Madrid, outro colosso no seu País: a Juventus. Não atravessavam o melhor dos momentos, daí terem avançado para a minha contratação. Gastei 65M€ em reforços, mas os principais jogadores já cá estavam: Paolo Poi e Vincent Acapandié aos quais se juntaria depois Kun Agüero.

Vencemos a Liga com 23 pontos de vantagem para o Inter, e a final da UEFA contra o AC Milan. Vincent Acapandié marcou 34 golos e foi o jogador mais em foco este ano, mas ficaria na Juventus mais uma temporada para acompanhar a evolução de outros jovens, entre os quais Paolo Poi e também para tentar vencer mais uma vez a Champions antes de sair da Europa.

2015/2016 @ Juventus - Serie A

A época começou com uma mudança de equipamentos, em homenagem à era de Platini. Parecem ter dado bom resultado, pois a prestação da equipa no global foi a roçar a perfeição.

Se já tinha montado uma equipa confortavelmente Campeã na temporada anterior, desta vez investi mais 119M€ em 6 jogadores, depois de receber 121M€ numa dúzia de vendas. Esta época fomos eliminados nas Meias Finais da Coppa Italia, frente à AS Roma, mas conquistámos tudo o resto: Supertaça Italiana e Europeia, Liga dos Campeões (contra Arsenal) e claro, a Liga Italiana, com 27 pontos a separarem-nos dos Romanos. Saía de Itália e da Europa com o sentimento de que tinha vencido tudo de valor no Velho Continente.

Ao serviço da Costa do Marfim, consegui neste ano vencer a Copa das Nações Africanas, numa final soberba e plena de emoção contra Togo. Estava a desfrutar bastante da minha experiência com os Marfinenses.

2016/2017 @ CF Atlante - Primera División México

Comecei o meu percurso pelas Américas num País onde nunca tinha treinado: o México. Posso dizer que gostei bastante e, apesar de ainda não ter lá voltado, planeio fazê-lo um dia.

Esta era uma altura onde o número de jogadores reais ficava menor e os atletas que trouxe eram na grande maioria regens, mas com qualidade, graças também a algum poderio financeiro das equipas Mexicanas. Fiquei apenas uns 10 meses neste clube, mas deu para conquistar a única Copa Libertadores na minha carreira, num percurso que me surpreendeu.

Na Liga, ficámos pelos Quartos de Final na fase de Abertura, mas vencemos o Clausura, com toda a justiça. O sistema competitivo Mexicano é um pouco confuso á primeira, mas bem interessante. Com o título interno e uma competição continental, decidi então sair para a Argentina.

Fui com a Costa do Marfim para a Copa das Confederações da FIFA, e com brilhantismo marcámos presença na Final, tendo aí perdido para a Holanda. Daniel Yeboah era cada vez mais um famoso guarda-redes.

2017/2018 @ Lanús - Primera División Argentina

Confesso que estava mais inclinado para vir para a Liga Argentina, treinar um clube um pouco mais famoso na Europa. Mas não me arrependi nada de ir para o Lanús, que à primeira vista me atraiu com 60M€ para transferências. Gastaria apenas 35M€ em 3 jogadores, porque o plantel que encontrei neste clube agradou-me, tendo em conta as exigências do campeonato local.

Ficámos em 2º lugar na fase de Abertura, perdendo por uma unha negra para o River Plate, mas no Clausura brilhámos ainda mais, fomos seguros em casa e assegurámos a liderança, celebrando o título.

Em Janeiro deste ano voltei a vencer a CAN, ao serviço da Costa do Marfim, numa espécie de aquecimento para o Mundial. Aí consegui passar a fase de grupos, mas fui arrumado logo nos Oitavos de Final... defrontando nada mais nada menos que o Brasil. Terminei assim a minha ligação com esta equipa Africana, tendo cumprido aqui mais um ciclo no futebol Internacional.

2018/2019 @ Lanús - Primera División Argentina

A época em que Juanito se emocionou, quando foram contratados Lionel Messi e Kun Agüero, já pouco utilizados no Barça e Juve, mas ainda assim a custarem 16 e 32 milhões, respectivamente.

Juntando à base que já cá estava estes dois jogadores, dominámos com grande categoria o campeonato, espalhando algumas goleadas na fase de abertura e vencendo também a Copa Sudamericana. Chegados a Janeiro e agora tendo a Clausura do ano passado e o Apertura deste ano, decidi sair do Lanús e tentar a minha sorte no Brasil.

2019 @ Grêmio Porto Alegre - Campeonato Gaúcho

Encontrei aqui uma equipa Brasileira em piores condições do que Atlante e Lanús, mas com capacidade para partir em busca de um melhor futuro.

No pouco tempo que estive no clube, consegui vencer o modesto Campeonato Gaúcho, onde por exemplo o Internacional era nesta altura equipa de Série B. Conquistámos também a Copa do Brasil, e quando o Brasileirão começou e o Grêmio era primeiro, uma nova direcção tomou controlo do clube e acabei por ser despedido, mas sem que uma notícia aparecesse. Achei muito estranho e fiquei sem saber como seguir a carreira. Tentei ainda continuar no Brasil, mas não apareceu nada que me interessasse e o save chegou assim ao fim.

Foi uma carreira longa, a mais longa desde que jogava CM e FM, onde mudei várias vezes de clube, com algumas saídas talvez algo precoces. É um save especial para mim por ser o primeiro de grande sucesso que aqui tive, culpa do muito gozo que me deu jogá-lo e do apoio de várias pessoas que foram passando nos meses em que o tópico esteve aberto, uns mais frequentes, outros menos, mas todos a apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse texto escrito por ti.

Gostava era de ter acompanhado a tua save desde o principio.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns 2 anos, comecei a ler uns saves antigos da secção (não conhecia bem o EMEM, e quis conhecer algumas das melhores aventuras que por aqui se realizaram). Este save só tinha lido por alto, mas na ultima semana lembrei-me de vir a espaços acompanhar esta tua campanha no FM 2007. É incrível ver que em todos os saves a tua escrita transpõe sentimento, emoção, parece claramente que nós estamos na "bancada" a vibrar com os jogos. Não é por acaso que todos nos lembramos de nomes que já passaram pelos teus saves e das tuas conquistas. É que uma coisa é obter uma vitória, outra é perceber e vibrar com todo o trabalho desenvolvido na conquista de algo.

Tal como já me disseste: a escrita é a alma do save !

Parabéns com cerca de 5 anos atrasados para este enorme save :)

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado Fajo :compinchas:

já lá vão quase 6 anos que iniciei este save (o mais antigo ainda guardado no baú do CMPT)... é quase assustador como o tempo voou :p ficaram as boas memórias do EMEM.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Para quando um novo save no Enem, mister kewl?

Boas Universal. Como as coisas andam hoje em dia, é-me muito complicado ter um save no EMEM, mas não ponho de lado a possibilidade de um dia vir a ter outro tópico... mas muito mais minimalista do que era antes em termos de imagens e apresentações. ;)

Mas não me reformei de FM, tenho andado a jogar o 13.

Abraço e boas entradas em 2013.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...