Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Someone

[TUTORIAL] Tudo para treinar bem

Publicações recomendadas

Aqui deixo algo para os novatos que jogam FM aprenderem um bocado mais sobre o jogo

Atributos principais e secund?rios para todas as posi??es:

Guarda-redes

Na minha opini?o os atributos principais dos guarda-redes, s?o: Jogo de M?os, Reflexos (o mais importante), Um para um (H? v?rias situa??es em que a defesa falha, e o guarda-redes vai ter de dar conta do jogador advers?rio sozinho. ? para isto que o Um para um serve principalmente.), Agilidade. Os atributos secund?rios dum guarda-redes s?o Impuls?o, Posicionamento (? importante estar bem posicionado na baliza, embora n?o seja o mais importante) ,Antecipa??o (antecipar-se aos movimentos e remates da equipa advers?ria) e Decis?es.

Centrais

Os centrais, na minha opini?o, precisam de ter bons atributos em Marca??o (precisam de ser bons a marcar o jogador estipulado para eles marcarem, porque se falharem em marcar esse jogador, ? quase golo certo), concentra??o (precisam de estar bastante concentrados para ver o que se passa no jogo, e a? agirem), desarme (isto ? ?bvio, precisam der ser bons a cortar as bolas aos advers?rios) impuls?o e cabeceamento (estes dois est?o relacionados, pois se tiverem de cortar bolas que v?m pelo ar, precisam de saber "saltar" e de cabecear, respectivamente). Os seus atributos secund?rios s?o antecipa??o e posicionamento.

Laterais

Os atributos principais dum lateral s?o velocidade (quer queiram laterais ofensivos ou defensivos, isto ? o mais importante, laterais lentos mais valem n?o jogar) cruzamentos e desarme (ter um bom balan?o entres estes dois atributos ? bom, pois isto poder?-vos valer muitos jogos. Os cruzamentos, quanto maior for, melhor cruzam a bola [l?gico], ou seja, v?o ser bons ofensivamente, e quanto maior for o de desarme, melhores ser?o defensivamente. Procurem ter um lateral completo, bom em desarme e cruzamentos)

Trinco

Um trinco necessita de ser bom em Desarme, ?ndice de trabalho (o que o far? trabalhar arduamente em campo), resist?ncia e for?a, sendo estes tr?s ult?mos os mais importantes, necess?rios em qualquer trinco de qualidade. Procurem um bom balan?o entre estes atributos e o vosso trinco n?o desapontar?.

M?dio

? como se fosse uma mistura entre trinco e um m?dio ofensivo centro. Precisa de ter necessariamente, bons ?ndices de passe, t?cnica, desarme, ?ndice de trabalho e finta.

Extremo

Um extremo precisa de ser bom em velocidade, cruzamentos e finta. Passe e acelera??o e finta s?o os seus atributos secund?rios. Um extremo com bons atributos f?sicos e cruzamentos, j? por si n?o precisa dos outros. Procurem na mesma um bom balan?o entres todos estes atributos quando procurarem por um extremo.

M?dios Ofensivos Centro

Precisa de ter finta (isto ? ?bvio), criatividade (para criar belas jogadas para golo), passe (extremamente necess?rio, se n?o souber passar as jogadas que cria v?o ser caca) e t?cnica. Sem Bola, primeiro toque e decis?es s?o atributos secund?rios, tendo uma boa import?ncia na contrata??o dum jogador.

Ponta de Lan?a

Finaliza??o (o mais importante, se n?o souber finalizar bem a frente da baliza, n?o marca golo), Primeiro Toque (para dar aquele primeiro toque na bola antes de avan?ar com ela ou rematar. Importante), T?cnica e Velocidade (precisa de ser r?pido para aproveitar as oportunidades) s?o os mais importantes.

Mais tarde irei postar mais coisas que vos poder?o ajudar.

N?o sei ? quando...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive a var t?picos como este e penso que n?o tem nada a ver com o titulo. Penso que qualquer sabe os atributos que v?o ser necess?rios para os jogadores se enquadrarem na sua t?ctica.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tive a var t?picos como este e penso que n?o tem nada a ver com o titulo. Penso que qualquer sabe os atributos que v?o ser necess?rios para os jogadores se enquadrarem na sua t?ctica.

Ele referiu no inicio do post que era para NOVATOS!

Compartilhar este post

Link para o post

Falha clara a n?vel do segundo atributo mais importante do guarda-redes: a agilidade.

Fiquei por a

Compartilhar este post

Link para o post

no guarda redes tb devia tar como atributo secundario: as decisoes

? importante ele saber tomar decisoes, saber knd deve sair etc

Compartilhar este post

Link para o post

O Posicionamento deveria ser principal num GR. Se repares no ecr? de jogo, muitas vezes sofres golos com guarda redes fracos nesse aspecto por este estar muito desviado. ? um dos defeitos dos meus guarda redes nas divis?es baixas. Falta posicionamento neles.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o Marc Vaughan (com Nick Habershon),

GR - Comunicação, Jogo Mãos, Reflexos, Impulsão (+ Comando, Saídas, 1 p 1, Posicionamento)

D Lat - Desarme, Antecip, Posicionamento, Velocidade (+ Cabeceamento,, Finta, Marcação, Trab equipa)

DC - Desarme, antecip, posicion, impuls (+ marcação, bravura, trab equipa, força)

MDC - Desarme, posicion, ind trabalho, impuls, resist (marcação, passe)

M Lat - Cruzam, finta, passe, creativ, sem bola, velocidade

MAC - Finta, passe, tec, cret, sem bola (remates longe, decisões)

Av - Finalização, finta, tec, sem bola, acel, veloc

PLc - Cabeceamento, sem bola, impulsão, força (finalização, bravura, decisões, aceleração)

Eles lançam um guia para cada FM (dantes para cada CM) que por algum motivo se chama apenas Vaughan's guide to FM ou qqr coisa assim...

Vai mudando muito pouco (ou nada) em relação aos atributos, sempre o segui e não me dei mal. Não se esqueçam que os atributos têm 1 peso em % na ability do jogador, não podem olhar para eles e dizer "eu acho que este é importante"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...