Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Táctica || E-Book] 4-4-1-1| 4-1-2-1-2 || Wanna_Impress(v2)

Publicações recomendadas

NOTA IMPORTANTE:

Se te limitas a fazer o download de uma t?ctica, e de seguida implementas-la sem fazer quaisquer tipo de modifica??es e queres logo ganhar, est?s no t?pico errado. Existem neste f?rum outras t?cticas, como a Wanna_Win, tamb?m da minha autoria, que tem a papinha toda feita.

-------------------------------------------------------------------------------

Wanna_Impress para FM8.0.0

Para os que querem saber porque ? que ganham...

Boas.

Quase um m?s ap?s a sa?da oficial do Football Manager 2008, ainda s?o muitos os que tem problemas com t?cticas, ou simplesmente que n?o conseguem perceber o que a IA do FM08 quer.

A verdade ? que este FM herdou uma excelente IA, vinda do 07, mas tem certas parec?ncias com a do FM2006.

Isto porque ao contr?rio do FM2007, onde eramos quase obrigados a manter um sistema fixo para obter resultados, aqui interessa mais saber como joga o advers?rio para saber tamb?m como vamos jogar...

1.Entender a IA do advers?rio

N?o ? muito complicado faz?-lo. Ali?s, voc?s podem partir para os jogos com mentalidade normal, press?o normal, etc, e ao analisar a t?ctica do advers?rio, fazem as vossas modifica??es.

Uma das formas de compreender a forma como o advers?rio vai jogar ? analisando a relat?rio do treinador-adjunto:

semttulozc7.jpg

Atrav?s destes relat?rios, j? sabemos +/- como reagir ao estilo de jogo advers?rio. Por exemplo, um advers?rio que troque rapidamente a bola e os seus alas tem seta para a frente ? porque est? a jogar com mentalidade ofensiva. Em 99,9% dos casos...Mas vamos por partes, e vamos tentar criar um anti-sistema para o advers?rio:

IA com mentalidade ofensiva - Formas de perceber:

->Setas nos alas at? fazer linha com os avan?ados

->Setas nos alas at? ? posi??o de extremos e a presen?a de 2 avan?ados

->Um m?dio central com seta para a frente e outro para tr?s, e alas com seta para a frente

->Defesas laterais com seta para a frente, assim como os m?dios-alas

Forma de combater: Utilizar mentalidade defensiva caso treines uma equipa pequena, ou mentalidade normal caso giras uma equipa normal/boa. Utiliza passe curto a cair para o misto, afim de evitar perdas desnecess?rias de bola. Joga com tempo lenta a cair para o normal. Nunca ? bom utilizar uma temporiza??o "extremista".

IA em busca da posse de bola - Formas de perceber:

->Jogam com tempo lenta, na maioria dos casos. O que significa que este n?o ? um acontecimento certo.

->Passe directo/misto. Mais um acontecimento prov?vel e n?o certo. Ali?s, esta forma da IA jogar ? a pior para o treinador humano.

->Utilizam frequentemente a t?ctica 4-4-2 simples, 4-5-1 com setas nos alas ou 4-3-3 normal. Resumindo, t?cticas equilibradas.

Formas de combater: Jogar defensivamente, em busca do erro do advers?rio, nas equipas pequenas, e com uma estrat?gia normal nas equipas normais/grandes, com passe misto ou curto, tempo normal, comprimento normal caso tenham qualidade nas alas ou comprimento curto caso as maiores virtudes do advers?rio joguem no centro. Nesta situa??o tirem proveito das vulnerabilidades dos alas atacando por esse sector.

IA ultra-defensiva - Formas de perceber:

->Dada como (muito) derrotada pela imprensa e casas de apostas

->Sem setas para a frente

->Jogo com 5 defesas ou 4 defesas e 1/2 trincos

->T?cticas 3-3-2-1-1; 4-2-2-2; 4-1-4-1; 4-2-1-2-1

->Apenas um avan?ado

->Jogam com tempo muito lenta, passe curto e perdas de tempo frequentes. Observem o tempo que os jogadores demoram a marcar um canto ou um pontap? de baliza.

Formas de combater: Jogar com uma t?ctica ultra-ofensiva n?o resolve o problema. Pelo contr?rio. O melhor ser? utilizar uma t?ctica comum e jogar com press?o frequente e poucas perdas de tempo. Contra-ataque poder? ajudar e surpreender a calma advers?ria.

IA ultra-ofensiva - Formas de perceber:

->Precisam de marcar com uma certa urg?ncia

->T?cticas ex?ticas: 4-2-4; 2-3-5; 3-3-4, etc.

->Tempo r?pida e sem perdas de tempo

Formas de combater: Obviamente, uma t?ctica defensiva, com a presen?a de pelo menos um trinco, press?o apenas no nosso terreno e jogo em contra-ataque. Desta forma o advers?rio comparecer? em massa na nossa metade do campo, e ser? surpreendido com um contra-ataque que poder? originar golo. Sem querer fazer publicidade, a minha t?ctica Wanna_Win 1.1a CA resulta muito bem nestas situa??es. ;)

IA Defensiva - Formas de perceber:

->4-4-2 simples

->Perdas de tempo, mas n?o exageradas

->Jogo pausado

Formas de combater: ? uma forma de jogar dif?cil de contrariar, mas podemos apostar num jogo com raras perdas de tempo, e uma mentalidade ligeiramente ofensiva. Nada de t?cticas tipo "gung ho". H? que manter um certo equil?brio...

2.A t?ctica est? mesmo a resultar?

Para os mais n00bs, ? dif?cil entender se est?o a controlar ou n?o o jogo. Se no resumo do jogo apenas aparece a nossa equipa a atacar, n?o significa que seja a que est? a dominar o jogo. ? importante a partir do minuto 15 consultar a posse de bola. Se tiveres posse inferior a 45% significa que quem est? a fazer o jogo ? a IA. A? ? importante jogar acauteladamente, pois com maior posse o advers?rio encontrar? mais facilmente "bugs" na vossa estrat?gia

3.A t?ctica Wanna_Impress:

Depois de algum tempo de jogo,cheguei a uma t?ctica que serve para praticamente todos os encontros e serve para combater todo o tipo de formas da IA jogar. S? que para resultar em pleno, as instru??es ? equipa devem ser modificadas para que passe a ser a esp?cie de um contra-sistema. S? assim d? frutos.

E aqui est? ela: Wanna_Impress 4 FM8.0.0

Devido ao pouco tempo dispon?vel, apenas tenho "algumas" provas do seu sucesso.

Estou actualmente no arranque da 3??poca, no Man Utd.

semttulo1zh8.jpg

semttulo1oc1.jpg

Melhor red devil a corresponder ?s mudan?as t?cticas:

semttulo1jx5.jpg

Disposi??o t?ctica padr?o:

padraogs9.jpg

Espero sinceramente que compreendam esta forma de jogar e que obtenham tanto sucesso como obtive at? hoje. Em forma de profissionalismo, prometo mais screens assim que a ?poca no United terminar, ou assim que treine um outro clube.

E, como sabem, fico ? espera de cr?ticas, para melhorar este documento ou at? mesmo a t?ctica-padr?o.

P.S. Pe?o desculpa ? modera??o por postar algum conte?do na sec??o errada, mas apenas assim a comunidade perceberia a t?ctica.

Hasta e bons jogos! ;)

-----------------------------------------------------------------------------

Wanna_Impress v2

Agora com a papinha mesmo toda feita!

Boas!

a Wanna_Impress v2 ? um desdobramento da vers?o normal, ou seja, ? uma s?rie de t?cticas feitas para os mais diversos jogos. T?m uma enorme inspira??o brit?nica (pq no futebol ingles joga-se muito em 4-4-2)

Para equipas que n?o joguem em 4-4-2, ou para as que usam 4-4-2 ofensivo, por favor sigam os meus conceitos de contra-t?cticas citados acima.

Disposi??o-padr?o:

semttulojb8.jpg

Este pack cont?m 6 t?cticas, para m?xima versatilidade:

Wanna_Impress Standard: T?ctica-padr?o para jogos normais

Wanna_Impress Defend: T?ctica para defender um bom resultado at? ao minuto 75, ou para utilizar de in?cio caso joguemos contra um advers?rio extremamente complicado.

Wanna_Impress Defend The Lead: Para os 15 minutos finais do jogo, onde desesperadamente tentamos manter o resultado

Wanna_Impress Attack Home: T?ctica ofensiva para jogos em casa

Wanna_Impress Attack Away: T?ctica ofensiva para jogos fora de casa

Wanna_Impress Ultra-Offensive: T?ctica que deve ser usada nos ultimos 15 minutos do encontro, em que desesperadamente andamos atr?s do golo

(P.S: N?o se admirem se a t?ctica tiver outro nome no jogo, tipo "Mike's n?o sei o qu?". Foi o nome que lhes dei ao inicio.. Editei o nome no ficheiro e n?o no jogo)

(P.S.2): Para aqueles que enviei t?cticas por mail n?o precisam destas, porque s?o exactamente estas

Dicas: O defesa central direito deve ter bons ?ndices de cabeceamento

Ponta-de-lan?a esquerdo: usar como jogador-alvo; conv?m ser r?pido

Ponta-de-lan?a direito: conv?m ser forte

Trinco, conv?m ser bom a rematar de longe. Se n?o for desactivar os remates de longe

Jogadores a marcar cantos do lado esquerdo devem ter bom p? direito, e vice-versa

Marca??o apertada e press?o a m?dios ofensivos e avan?ados lentos, mas n?o usar press?o em avan?ados r?pidos.

Em jogos com p?ssimas condi??es temporais, usar estilo de passe mais directo.

Em fracas equipas, utilizar temporiza??o mais lenta e n?o usar remates de longe.

Queres sacar? For?a! Est?o aqui!

Link para FileFront

Dizimem a IA o mais que puderem ;

Abaixo, algumas perguntas frequentes:

-----------------------------------------

FAQ

P:Mika, o meu advers?rio est? a jogar em 3-5-2, com setas nos m?dios ala. Que fazer?

R:Joga com 4 defesas, coloca os Movimentos para a frente dos defesas-ala em Misto e n?o frequentemente, 2 trincos, um m?dio organizador para fazer jogo para 2 extremos, extremos esses que v?o aproveitar o facto dos advers?rios n?o terem alas. Usa um avan?ado alto para cabecear para golo.

P:Mika, o advers?rio joga em 4-4-2 simples, mas mete o medio central mais ? esquerda com seta para baixo, que fazer?

R:Joga tamb?m em 4-4-2 simples, e mete tamb?m um m?dio, neste caso o que est? mais ? direita, com seta para baixo. Se n?o tiverem setas nos alas aproveita e mete tu para criares mais situa??es de perigo.

P:Mika, estou actualmente a treinar o Olhanense, e vou jogar contra o Braga para a Ta?a. Acho que j? fui. Ou n?o? Est?o a jogar em 4-4-2.

R:N?o obrigatoriamente. Retira os movimentos para a frente dos defesas-ala, retira as setas dos m?dios-ala mas d?-lhes oportunidade de avan?ar no terreno, a n?o ser que o Braga joguem em 4-2-4 a atacar. Coloca um trinco em frente ? defesa, depois um m?dio central, e no ataque mete um falso m?dio ofensivo, com seta para o ataque. Isto criar? maior comunica??o no meio campo. Joga em contra-ataque.

P:Mika, odeio o valencia. Jogam em 4-1-2-1-2, mas sem m?dios alas. Isto enerva-me, eles t?m 4 jogadores a meio campo. E agora?

R: Meu amigo, joga com 3 m?dios centrais, sendo que um deles tem seta para trinco, usa 2 extremos e foca o passe para eles. Usa um avan?ado m?vel e oferece-lhe alguma criatividade, a n?o ser que a tua equipa seja fraca. Se achares que o fosso entre a defesa e o meio campo ? grande, passa um m?dio central para trinco, ficando assim num puro 4-3-3! Good Luck!

P:Mika, o advers?rio joga em 5-3-2 bem defensivo. Como quebrar a defesa deles?

R: 3 defesas centrais, 2 alas (aqela posi??o um pouco ? frente dos defesas-ala) com seta para a frente, 3 m?dios, sendo que um deles ? ofensivo, e 2 avan?ados. Foca o passe pelo meio mas se entenderes que eles t?m um ?ptimo meio campo n?o foques o passe para lado nenhum, deixa misto.

P:Mika, n?o concordo com esta forma de jogar...

R:Azar o teu!

-------------------------------------------------

Hasta!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem... parece-me k deve resultar... vou exprimentar j? de seguida! Abc

:portugal2:

Compartilhar este post

Link para o post

Como n?o comprei ainda o jogo n?o posso experimentar mas parab?ns pelo excelente post. ? bastante ?til e ajuda a compreender como lidar contra as equipas da IA do jogo.

Aguarda-se agora que resultados com equipas "mais pequenas" que o MU ( sem tirar o m?rito pelo teu desempenho ).

Compartilhar este post

Link para o post

nau ? nada mau nao

usei as bases e fiz as devidas modifica?oes e sai-me mesmo muito bem

dei 3 a juventus e dominei

vamos la ver se nao ? fogo de vista

Compartilhar este post

Link para o post

Bem depois dos teus "ensinamentos" consegui ganhar ao Liverpool em Anfield:

arsenal21liverpooldl4.th.jpg

Continuo ? com o problema de as outras equipas fazerem tantos ou mais (!) remates que a minha.

Edit: Desculpem o tamanho da imagem mas ainda n?o percebo muito disto.

Compartilhar este post

Link para o post

boas parabens por este topico.

EU continuo com problema da posse de bola eu remato muito sempre mais que o adversario, muitas vezes ganho 3-0 contra o leiria em casa mas depois com posse de bola tenho 34% e o leiria tem 66%.

Ainda naio consegui acertar cm isto. Tenho temporiza?ao lenta, alguma liberdade criativa.

cumps

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Bom! Desde que comecei a usar esta t?ctica, e estas instru?oes tem sido s? victorias no man utd :D

Este mika ? um g?nio da t?ctica! S? podia ser portista hehe :p

Compartilhar este post

Link para o post
:handclap:

Thank You :)

Muito bem... parece-me k deve resultar... vou exprimentar j? de seguida! Abc

:portugal2:

Boa sorte :)

Hasta

Como n?o comprei ainda o jogo n?o posso experimentar mas parab?ns pelo excelente post. ? bastante ?til e ajuda a compreender como lidar contra as equipas da IA do jogo.

Aguarda-se agora que resultados com equipas "mais pequenas" que o MU ( sem tirar o m?rito pelo teu desempenho ).

Boas.

Ao fim de tr?s ?pocas, cansei-me de treinar o Man Utd. Fui para o desemprego e s? em Fevereiro de 2010 consegui emprego, no Arsenal. Em 3 semanas de trabalho, venci os dois jogos que joguei para o campeonato, e ganhei no total 3-1 ao ACMilan nos oitavos das champions. A equipa passou de 13? para 9? lugar...lol

Mas espero provas concretas (vulgo t?tulos) brevemente...

cumpz

Perfeito man! Parabens ;)

Abra?o

Obrigado ;)

nau ? nada mau nao

usei as bases e fiz as devidas modifica?oes e sai-me mesmo muito bem

dei 3 a juventus e dominei

vamos la ver se nao ? fogo de vista

For?a! Aplica-te que a equipa recompensar-te-? ;)

Como te tem corrido a ?poca com esses teus ideais tacticos Mika ?

V? a resposta ao jopape_BFC ;)

Hasta

:handclap: Vai-me ajudar bastante de certeza, obrigado Mika.

Espero bem q sim ;)

Cumpz

Bem depois dos teus "ensinamentos" consegui ganhar ao Liverpool em Anfield:

arsenal21liverpooldl4.th.jpg

Contino ? com o problema de as outras equipas fazerem tantos ou mais (!) remates que a minha.

Edit: Desculpem o tamanho da imagem mas ainda n?o percebo muito disto.

lol. Mas n?o ? culpa do sistema t?ctico. ? mesmo do FM08. No FM07 garanto-te posses de bola superiores a 60%....ficamos a aguardar por um patch oficial....

Cumpz

Muito Bom! Desde que comecei a usar esta t?ctica, e estas instru?oes tem sido s? victorias no man utd :D

Este mika ? um g?nio da t?ctica! S? podia ser portista hehe :p

Boas.

Obrigado pelo feedback.

Mas isto n?o vai ficar por aqui. Estou a elaborar um tutorial de como devemos enfrentar a imprensa e jogos psicol?gicos.

Juntamente a esse tutorial vou anexar algumas informa??es que coloquei neste post, mas mais detalhadas.

Para m?xima veracidade do conte?do n?o vos posso garantir que poste isso j?, mas talvez ainda esta semana tenham not?cias.

Bem, boas aulinhas para quem estuda e boa semana de trabalho pa quem j? faz a barba ;)

Cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Parab?ns :handclap:

Ajudou-me a melhorar a t?ctica no Sporting.

As minhas t?cticas funcionam sempre melhor em equipas mais fracas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Parab?ns :handclap:

Ajudou-me a melhorar a t?ctica no Sporting.

As minhas t?cticas funcionam sempre melhor em equipas mais fracas :mrgreen:

n aguentas a pressao de treinar equipas grandes

foste feito para continuar entre os pequenos

8)

Compartilhar este post

Link para o post
n aguentas a pressao de treinar equipas grandes

foste feito para continuar entre os pequenos

8)

Maybe...

Mas acabei de ganhar ao Setubal 4-1 no Bonfim

8-)

Compartilhar este post

Link para o post

para mim um problemas que este jogo tem ? em termos de posse de bola

ainda nao vi uma tactica que houvesse uma posse de bola que tenhamos acima dos 50%

muitas tacticas que aqui aparecem nao sao m?s mas a posse de bola nao ? das melhores

pode ate ser um bug , nao sei

Compartilhar este post

Link para o post

boa tactica sim senhor, exprimentei no meu save do SLB na pr?-?poca da segunda temporada, vi que a equipa tem um dominio ofensivo muito grande, nos jogos treino com equipas baixas consegui uma media de 28/29 remates a baliza, dos quais deu uma media entre os 7 e os 10 golos por jogo, j? contra as equipas medias o numero de ramtes manteve-se mas agora com uma media de golos entre os 5/7 por jogo, fiz tambem 2 jogos contra equipas de Toopo, Juventus e Liverpool , frente a juv? empatei a uma bola, com o golo dos italianos a ser convertido de penalty, a media de remates foi alta mas.....

o GK era o grande Buffon, ja frente ao ingleses ganhei por 3 a 0, reparei tambem que a media de remates de todos os adevers?rios foi bastante baixa.

est? de parabens esta tactica e o seu criador.

Compartilhar este post

Link para o post
para mim um problemas que este jogo tem ? em termos de posse de bola

ainda nao vi uma tactica que houvesse uma posse de bola que tenhamos acima dos 50%

muitas tacticas que aqui aparecem nao sao m?s mas a posse de bola nao ? das melhores

pode ate ser um bug , nao sei

boas aconteceme o mesmo passa pelo topico:

http://forumcmpt.ptgamers.com/index.php?sh...2603&st=555

vais perceber que deve mesmo ser o bug pelos resultados e pelas posses de bola

cumps

Compartilhar este post

Link para o post
boas aconteceme o mesmo passa pelo topico:

http://forumcmpt.ptgamers.com/index.php?sh...2603&st=555

vais perceber que deve mesmo ser o bug pelos resultados e pelas posses de bola

cumps

Yep. Tamb?m me parece que sim!

Well pessoal, d?em uma olhadela no meu tutorial de como lidar com a imprensa. Lidar bem com a imprensa pode representar cerca de 30% do sucesso de uma equipa! ;)

Aqui: http://forumcmpt.ptgamers.com/index.php?sh...=0#entry1696992

Cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Venho aqui apresentar mais uma ?poca feita na Inglaterra, desta feita com o Arsenal.

Depois de me ter demitido do Man Utd, fiquei no desemprego at? Fevereiro de 2011, onde fui convidado a substituir Tony Adams.

Quando cheguei estavamos em 13?....

58887888ni7.jpg

Uma grande recupera??o sem d?vida! ;)

Champions:

64869725wn3.jpg

Quadro de honra ap?s 3 anos e meio de trabalho, e meio de desemprego xD :

49854419zk6.jpg

Plantel:

30324274pq0.jpg

Hasta!

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho uma pequena duvida Mika .. D?s instru??es individuais aos jogadores ?

Cumpz

Por vezes sim. Por exemplo, quando est? mau tempo uso passe directo. Se o advers?rio estiver a pressionar bastante baixo a mentalidade aos jogadores mais recuados, etc, se te dissesse tudo o que mudo de partida para partida ficava aqui a noite toda...Mas ?s vezes mudo coisinhas mesmo insignificantes, tipo se um trinco tem menos de 10 a remates de longe ent?o n?o o deixo faz?-los.

Um dia vou encher de t?cticas e manhas minhas este t?pico. ? preciso ? ter tempo como tive hoje, por causa das aulas de condu??o, aulas normais e explicadora...Vamos ver...

Hasta!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok obrigado.

Eu continuo sem conseguir grandes resultados.. acabei de perder 2-1 com o Bolton (treino o Arsenal) estou em 3? na Premiership a 6 pontos do l?der.

Est? a ser uma epoca de altos e baixos.

J? tentei por instru??es nos jogadores e at? n?o p?r nada, as vezes ganho mas o que acontece ? que a minha equipa ? muito irregular.

Compartilhar este post

Link para o post
Ok obrigado.

Eu continuo sem conseguir grandes resultados.. acabei de perder 2-1 com o Bolton (treino o Arsenal) estou em 3? na Premiership a 6 pontos do l?der.

Est? a ser uma epoca de altos e baixos.

J? tentei por instru??es nos jogadores e at? n?o p?r nada, as vezes ganho mas o que acontece ? que a minha equipa ? muito irregular.

talvez seja irregular porque o facto de usares a mesma tactica pa todos os jogos nao ser o melhor...e talvez nos jogos em que nao das intrucoes ate devias ter dado.... e nos que das o melhor ate seria nao teres dado.... como o autor deste topico diz...perde um bocado de tempo a observar a equipa adversaria e o relatorio do olheiro... e a partir dai crias a tactica para esse jogo e poes em cada posicao o jogador mais indicado pa esse jogo...eu por exemplo uso sempre a mesma tactica base e so altero as vezes a posicao de um ou outro jogador no campo...mas em termos de instrucoes a equipa e ao jogador mudo em quase todos os jogos e da sempre bom resultado...e tambem ? importante se por exemplo vais jogar contra um manchester utd usares laterais rapidos caso jogue o nani e o cristiano nas alas...

acho que o autor deste topico disse o mais importante...dizer mais seria ir a casa de cada um e jogar por nos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...